fbpx

Medicamento homeopático é usado para tosse e até para depressão

Muitas pessoas se perguntam o que é um medicamento homeopático e para que serve. Medicamento homeopático é um medicamento menos agressivo que o medicamento alopático e que atua no organismo do indivíduo por meio de estímulos sutis e discretos para que o organismo se fortaleça e encontre o caminho natural da cura.

O medicamento homeopático pode ser usado para tratar qualquer problema de saúde, uma vez que o medicamento homeopático foca na pessoa, e não na doença. Na lista do que o medicamento homeopático pode tratar estão distúrbios nos âmbitos físicos e emocionais que o organismo apresenta, ou seja, pode ser usado em situações mais simples, como para tosse, para herpes, para sinusite, e até em casos mais complexos, como para depressão e para ansiedade.

Para tosse, por exemplo, o medicamento homeopático funciona proporcionando alívio do sintoma e auxiliando o organismo a desenvolver sua própria capacidade de resposta e defesa.

Quando usado para depressão, o medicamento homeopático atua ajudando restabelecimento do  equilíbrio da Energia Vital, que, quando em desequilíbrio, leva ao adoecimento.  

medicamento homeopático produção

O que é medicamento homeopático?

Mas, afinal, o que é exatamente um medicamento homeopático? Em uma definição mais científica, de acordo com a Farmacopeia Homeopática Brasileira (3ª edição) de 2011, medicamento homeopático “é  toda forma farmacêutica de dispensação ministrada segundo o princípio da semelhança e/ou da identidade, com finalidade curativa e/ou preventiva. É obtido pela técnica de dinamização e utilizado para uso interno ou externo”

O medicamento homeopático é preparado a partir de substâncias extraídas da natureza – mineral, vegetal ou animal – e pode, também, ter origem sintética.

No processo de preparo do medicamento homeopático, as substâncias são diluídas e sucussionadas, em um processo chamado dinamização, com a utilização de veículo adequado (normalmente água ou álcool) e agitação rigorosa e ritmada. Para entender melhor o que é sucussão e dinamização e o que é e para que serve a diluição usada na homeopatia, clique aqui.

O medicamento homeopático pode ser dispensado ao paciente em diversas formas farmacêuticas, tanto líquidas (gotas, doses únicas, etc.) como sólidas (glóbulos, tabletes, comprimidos, papéis, etc.) com a finalidade de manter o organismo saudável, num momento prévio às doenças, ou no tratamento dessa já estabelecida. Além de atuar na área da saúde humana, o medicamento homeopático pode ser utilizado na saúde animal e vegetal, atuando no reequilíbrio do sistema solo-planta.

Como o medicamento homeopático passa por processo de dinamização, ou seja, é ultradiluído, não deixa resíduos nas plantas que o recebem e, dessa forma, e não agride o meio ambiente.

medicamento homeopático para depressão

Medicamento homeopático funciona para depressão e para ansiedade

A depressão é o resultado da interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos bastante complexos. Pessoas que passaram por situações difíceis, como luto, traumas psicológicos, violência, desemprego… são mais propensas a desenvolver depressão. Mas ela também pode surgir a partir de um desequilíbrio hormonal ou por causa da disbiose intestinal (leia mais aqui e aqui).

Muitas vezes, os pacientes evoluem para depressão e, ou também, para ansiedade, em consequência das dificuldades que encontram para solucionar um conflito.

Todas essas situações podem levar o paciente ao desgaste de sua Energia Vital. O medicamento homeopático funciona para depressão porque restabelece o equilíbrio dessa energia e promove a restauração de processos bioquímicos, tais como regulação dos níveis de cortisol, serotonina e outros hormônios.  Quer saber mais sobre homeopatia para depressão e para ansiedade? Leia aqui

Medicamento homeopático funciona para tosse

Como já dissemos, o medicamento homeopático trata o paciente e não a doença. Sendo assim, ele pode ser usado para cuidados em qualquer quadro, sejam doenças agudas ou crônicas que o paciente apresente, inclusive para tosse. Mas o medicamento homeopático, assim como qualquer outro, também deve ser prescrito por um profissional da área, no caso, um homeopata. O especialista vai avaliar o paciente integralmente e, assim, considerar a causalidade da tosse (se alérgica, se oriunda de secreção, da gripe…), de maneira que possa prescrever o medicamento homeopático mais adequado para cada caso.

Dessa forma, a tosse será tratada de forma individualizada para cada paciente. Nessa forma de prescrever o medicamento, reside um dos grandes diferenciais da homeopatia, que é tratar o paciente em acordo com a maneira que ele manifesta a doença. É por isso que os resultados são tão efetivos.

corpo humano e o medicamento homeopático

Medicamento homeopático: para que serve?

A homeopatia é uma ciência desenvolvida há mais de 220 anos pelo médico Samuel Hanneman e conta com inúmeros cases de sucesso, seja na área da saúde humana, animal ou vegetal. Muitos desses resultados foram publicados importantes veículos do segmento de pesquisa, como é o caso da base de dados PubMed que conta com mais de 6000 artigos publicados com o tema homeopatia. Mas, afinal, para que serve o medicamento homeopático?

A principal função do remédio homeopático é equilibrar o organismo como um todo, mantendo todas suas funções e sensações de forma harmoniosa. Ele serve para fortalecer o sistema imunológico e conferir ao organismo maior capacidade de resiliência diante de doenças, seja um ser humano, um animal ou um vegetal.

O medicamento homeopático pode ser utilizado em doenças agudas e doenças crônicas, pensando no paciente e não na doença propriamente dita. Cada caso é avaliado de forma integral e única, considerando o indivíduo como um todo, e todo o seu conjunto de sinais e sintomas. Uma enfermidade de mesmo nome em dois pacientes pode originar tratamentos distintos, já que os indivíduos são únicos e podem apresentar sintomas específicos e particulares de cada um.

Além disso, pode ser utilizado previamente à alguma doença, na busca de manter ou reestabelecer o equilíbrio da Energia Vital do indivíduo, responsável por mantê-lo saudável.

mulher tomando medicamento homeopático

Existe uma lista de medicamentos homeopáticos?

Como já dissemos, o medicamento homeopático é utilizado de forma individualizada, tratando cada paciente conforme a doença se manifesta nele. Mas o que pouca gente sabe é que a lista de medicamentos homeopáticos já soma, hoje em dia, mais de 3 mil medicamentos catalogados.

Assim como qualquer outro medicamento, a melhor maneira de saber qual medicamento homeopático é o mais indicado para o seu caso, é consultar um profissional da área. Mas, alguns médicos homeopatas trabalham com uma lista de medicamentos básicos com diferentes finalidades e que atenda de forma geral a enfermidades comuns. A ideia é permtir que o paciente tenha em mãos uma lista na qual possa encontrar possibilidade de usos em casos comuns como diarreia, dores de garganta, resfriados, queimaduras do sol, picadas de insetos, etc.

Nessa lista de medicamento homeopático estão alguns mais comumente usados como o Nux vomica, Arsenicum album, Allium cepa, Sambucus, Kali bichromicum, Apis mellifica, Arnica montana, Histaminum, Pulsatilla, Pyrogenium, Phytolacca, Anas barbariae, entre outros.

O Oscillococcinum é bom para a tosse

O Oscillococcinum é um medicamento homeopático registrado e patenteado pela empresa francesa Boiron, o maior laboratório especializado em homeopatia no mundo. É indicado como auxiliar na prevenção e no alívio dos sintomas relacionados à gripe e aos estados gripais. É um medicamento homeopático preparado de acordo com o conceito da cura pelo semelhante.

medicamento homeopático para herpes

Medicamento homeopático serve para sinusite, para herpes e para infecção urinária

O medicamento homeopático, como já vimos, é efetivo no tratamento das mais variadas doenças e é muito utilizado para sinusite, para herpes e para infecção urinária.

Como existe uma lista de mais de 3 mil medicamentos homeopáticos catalogados, o mais indicado é sempre procurar um homeopata para saber exatamente qual deles é o mais indicado para cada caso. O profissional vai avaliar o quadro por completo, considerando o paciente como um todo, para saber qual é o medicamento homeopático específico para cada caso. A partir dessa análise, ele é capaz de indicar um medicamento para tratar o problema de saúde, usando o medicamento homeopático que ajudará o próprio organismo a se fortalecer diante do ataque de vírus e bactérias.

Onde comprar

A empresa Homeopatia Brasil atua há mais de 20 anos no ensino, pesquisa e desenvolvimento de produtos homeopáticos, com objetivo de oferecer aos clientes produtos de excelente qualidade e eficácia comprovada.

A tecnologia aplicada possibilita a elaboração de remédios que atuam diretamente sobre a energia vital do organismo.

Veja outros:

Fale com a Homeopatia Brasil

O que você achou do artigo? Deixe aqui seu comentário que retornaremos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!

×