O que é Homeopatia?
A homeopatia é uma ciência desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann, há mais de 220 anos. Naquela época, os remédios utilizados traziam mais danos do que benefícios e Hahnemann não se conformava com isso. Ele iniciou, então, uma pesquisa farmacológica em busca de medicamentos que promovessem a cura sem prejudicar o paciente. Em seu livro “Organon da Arte de Curar”, uma espécie de código da homeopatia, ele deixa claro esse desejo: “O mais alto ideal da cura é o rápido, suave e permanente restabelecimento da saúde… pelo caminho mais curto, seguro e menos prejudicial”.
Hahnemann desenvolveu sua ciência de forma experimental, na busca do conhecimento do comportamento do organismo na presença das substâncias. Durante a experimentação, percebeu que poderia reduzir as doses até ínfimas quantidades, e ainda assim o poder terapêutico da substância se fazia presente.
O médico estabeleceu, também, como pilar central da homeopatia a Lei da Semelhança, segundo a qual substâncias que são capazes de desencadear num indivíduo saudável um conjunto de sinais e sintomas, pode curar estes sintomas se for aplicada corretamente em um indivíduo doente, ideia anteriormente defendida pelo pai da medicina, Hipócrates.