fbpx

Farmácia Homeopática: saúde e tecnologia no mesmo lugar

A Farmácia Homeopática é, antes de qualquer outra coisa, um estabelecimento de saúde e de tecnologia. É nela que são produzidos e vendidos os medicamentos homeopáticos, que são fórmulas farmacêuticas elaboradas a partir de extratos vegetais, animais, minerais e sintéticos. Esses remédios são preparados por meio de diluições e agitações vigorosas e ritmadas, processo a que se dá o nome de dinamização. Essa é a base da formulação de um remédio homeopático.

Toda farmácia homeopática é uma farmácia de manipulação, mas nem toda farmácia de manipulação é homeopática, uma vez que pode produzir, também, remédios alopáticos. Mas então, como funciona uma farmácia homeopática? O que é exatamente e qual a melhor? 

As farmácias, de uma forma geral, são unidades de prestação de serviços destinadas a oferecer assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária. Assim funciona a Homeopatia Brasil, local onde se encontram produtos elaborados com matéria-prima certificada, rigoroso controle de qualidade e com rígidos padrões de controle e produção. 

O que é Homeopatia

Farmácia Homeopática: o que é?

A Farmácia Homeopática é o estabelecimento que manipula e comercializa fórmulas magistrais e oficinais, segundo a sua perspectiva farmacotécnica.  

Para desenvolver esse trabalho, deve contar com profissional farmacêutico habilitado e bem treinado para a elaboração de remédios de acordo com as regras farmacotécnicas e as Boas Práticas de Manipulação preconizadas para a homeopatia. A farmácia deve, também, possuir estruturas física e técnica adequadas e estar regularizada perante a Vigilância Sanitária para o exercício dessa atividade.

Com seu laboratório em Franca, a Homeopatia Brasil tem as credenciais necessárias para atender a demanda de produtos específicos para todo o País. A empresa conta com profissionais da área com conhecimento farmacotécnico e filosofia homeopática que fortalecem ainda mais um vínculo de confiança com nossos clientes.

como funciona a Farmácia Homeopática

Como funciona uma farmácia homeopática

A farmácia homeopática é uma unidade de saúde e o personagem central que vai cuidar para que ela funcione corretamente é o farmacêutico homeopata. O farmacêutico analisa a receita, confere a prescrição do médico, dentista ou veterinário especializado e acompanha o processo de fabricação e manipulação do medicamento assim como a dispensação dos remédios, sejam eles medicamentos magistrais ou industrializados, cosméticos ou insumos, também utilizados na agricultura. 

A presença do profissional graduado em ciências farmacêuticas, com formação teórico-prática em homeopatia e farmácia homeopática, é obrigatória durante todo o funcionamento da farmácia, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia, órgão no qual o farmacêutico também deve ser registrado.

Cuidado e respeito ao cliente, sempre

Na farmácia homeopática o cliente vai receber orientações quanto ao consumo racional de medicamentos do gênero, inclusive no que diz respeito à interação com outros medicamentos. Também vai obter informações sobre possíveis reações de remédios e será orientado sobre as condições de conservação e uso do medicamento. 

A Homeopatia Brasil conta com profissionais detentores de conhecimentos específicos sobre recursos farmacotécnicos e oferece garantia da qualidade de seus produtos, além de propor soluções em medicamentos ajustadas às necessidades individuais de seus pacientes. 

No trabalho cotidiano, a Homeopatia Brasil, assim como as outras farmácias homeopáticas de qualidade, recebe prescrições de formulações para tratamentos personalizados e deve oferecer o medicamento e a atenção farmacêutica de forma particularizada, sugerindo inclusive a melhor forma de uso, uma vez que os remédios homeopáticos têm várias apresentações e podem ser de uso interno, como soluções hidroalcoólicas dinamizadas, glóbulos de sacarose, pastilhas, comprimidos ou pós; podem ser incorporados em pomadas, géis, cremes, óvulos, supositórios, e, eventualmente, na forma injetável.

Qual a melhor farmácia homeopática?

A melhor farmácia homeopática é a que segue as rigorosas normas e técnicas para as preparações de remédios que estão descritas na Farmacopeia Homeopática Brasileira, complementada pelo Manual de Normas Técnicas da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas e pelas Boas Práticas da Produção de Medicamentos da Anvisa.

Assim como a Homeopatia Brasil, existem outras farmácias que seguem todos os cuidados com segurança, transparência e processos de qualidade, que vão desde a compra dos insumos – feita em laboratórios renomados e reconhecidos – até a adoção de métodos e sistemas de armazenamento e estocagem para a produção de medicamentos eficazes.

Na aquisição de medicamentos homeopáticos, é indispensável que se recorra à farmácia de excelência, conduzida por um farmacêutico homeopata que conheça não só a técnica, mas tenha consciência das modalidades dos medicamentos e um sólido conhecimento da filosofia homeopática, para fazer não só uma boa dispensação, mas também uma assistência farmacêutica diferenciada, para assegurar a promoção e a recuperação da saúde do paciente. 

Farmácia de Manipulação 

Farmácia de manipulação é o estabelecimento de saúde onde fórmulas e medicamento são preparados de forma personalizada para cada cliente, de acordo com suas necessidades, sempre seguindo receitas prescritas por profissional da área da saúde. A diferença em relação às farmácias de homeopatia é que em seus laboratórios também podem ser manipulados medicamentos alopáticos.

Nas farmácias de manipulação, as receitas são analisadas e conferidas por farmacêuticos antes de serem enviadas para produção em seus laboratórios, que devem seguir, também, as normas das Boas Práticas de Manipulação preconizadas pela Anvisa, e contar com instalações tecnológicas e uma equipe altamente treinada. Esse processo garante a qualidade e eficácia do produto final. 

Conclusão

A principal diferença que se pode sentir ao ser atendido numa farmácia homeopática de qualidade é a atenção especial do farmacêutico e o tipo de perguntas que ele faz antes de sugerir um remédio de venda livre. Ele analisa o cliente como um todo e procura por informações que possam ser as causas dos sintomas que a pessoa está apresentando. Ao seguir os princípios elementares da homeopatia, ele não foca na doença, ele foca no ser humano, e vê o organismo como um todo. 

O preparo do medicamento pela farmácia homeopática e a orientação do farmacêutico são tão importantes quanto a escolha do medicamento pelo médico. A presença do farmacêutico é a garantia do paciente de receber exatamente o medicamento prescrito. O farmacêutico é o último profissional e, às vezes, o único, que está em contato com o paciente, antes que ele use o medicamento. Daí a sua responsabilidade ética e profissional.

Veja outros:

Entre em contato

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!

×