O que é Ansiodoron e para que serve?

Sumário

Ansiodoron é um medicamento antroposófico indicado no tratamento auxiliar da insônia e sintomas de ansiedade, como tensão, nervosismo e mente cansada.

Ansiodoron é fabricado pelo laboratório Weleda, empresa global que tem sede na Suíça.

Neste artigo vamos trazer o conteúdo resumido da bula de Ansiodoron e responder a dúvidas muito frequentes a respeito desse medicamento, como, por exemplo, se Ansiodoron emagrece e se funciona.

“Ansiodoron é natural?” é outra pergunta que aparece com muita frequência e que vamos responder detalhadamente. Além disso, vamos abordar os efeitos de Ansiodoron, o preço e apresentar depoimentos de pessoas que fazem uso de Ansiodoron e qual o resultado que obtiveram.

Ansiodoron é natural?

Sim, Ansiodoron é natural. Trata-se de um medicamento antropofósico (que são produzidos com elementos da natureza, a partir de substâncias minerais, vegetais ou animais. No caso do Ansiodoron, seus princípios ativos são a Passiflora alata (maracujá), a Valeriana Officinalis e a Avena Sativa (aveia). Ou seja, um remédio 100% natural.

Ansiodoron funciona?

Os princípios ativos usados na composição de Ansiodoron são, como já dito, são a Passiflora alata, a Valeriana Officinalis e a Avena Sativa.

A Avena nada mais é do que a aveia, aquela que utilizamos na alimentação.

A Passiflora alata é o nome científico do maracujá doce. Substâncias presentes no extrato da Passiflora alata têm ação no sistema nervoso central, ação ansiolítica, que pode levar ao relaxamento muscular e à indução do sono.

O médico Bruno Machado também explica a ação da Valeriana Officinalis na composição de Ansiodoron. “A Valeriana é muito utilizada em chás fitoterápicos e tem ação gaba, pode mimetizar as ações do ácido gama aminoburítico. Tem em sua composição algumas substâncias que têm essa propriedade e tem ação levemente sedativa. É muito utilizada na Europa”, conta.

Ele ainda destaca que Ansiodoron tem doses muito baixas dessas substâncias. O fato de ser um remédio de ação suave leva alguns pacientes a considerá-lo “fraco”. Machado explica que outros medicamentos têm, realmente, uma dosagem mais concentrada de princípios ativos. “Mas talvez isso possa ser compensado na posologia, uma vez que a dosagem recomendada pelo laboratório fabricante é de uma vez ao dia, podendo chegar a até três comprimidos quatro vezes ao dia, o que é bastante”, diz.

A vantagem da quantidade mínima de substâncias em cada comprimido é “permitir uma experiência com uma dosagem bastante baixa”. Se isso já surtir efeito, ótimo. Caso contrário, é possível aumentar a dosagem paulatinamente. Lembrando sempre que, embora não seja necessária a bula para comprar Ansiodoron, nenhum medicamento deve ser tomado sem a orientação médica.

+ LEIA MAIS: Para que é indicado o medicamento Ansiodoron? Funciona para ansiedade e para dormir?

Como usar o Ansiodoron?

Crianças maiores de 5 anos

1 comprimido, 1 ou 2 vezes ao dia até melhora dos sintomas ou conforme orientação médica.

Adultos

1 a 2 comprimidos, 2 vezes ao dia até melhora dos sintomas ou conforme orientação médica.

Vitamina D para bebê

Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidos. Os comprimidos também podem ser mastigados.

Para obtenção de resposta terapêutica satisfatória, recomenda-se o uso deste medicamento por no mínimo 30 dias.

Mantenha sempre a dose e a frequência de uso indicadas pelo prescritor ou o modo de usar sugerido nesta bula. Não desaparecendo os sintomas em até 30 dias, consulte um profissional de saúde. No caso de aparecimento de sinais e sintomas de alerta que indiquem gravidade, procure avaliação médica com urgência.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.

Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de sintomas novos, agravação de sintomas atuais ou retorno de sintomas antigos. O uso inadequado do medicamento pode mascarar ou agravar sintomas. Consulte um clínico regularmente. Ele avaliará corretamente a evolução do tratamento. Siga corretamente suas orientações

Ansiodoron emagrece?

Entre as dúvidas mais frequentes a respeito de Ansiodoron é se ele emagrece. A função do remédio não é para emagrecer e, sim, como já explicado, é um auxiliar no tratamento de distúrbios como a insônia, a ansiedade e a irritabilidade.

Ansiodoron emagrece

O que ocorre é que muitos pacientes que estão com esses sintomas, podem comer de forma exagerada para aliviar a tensão. Sendo assim, usando Ansiodoron para tratar da ansiedade, é possível que o paciente que use a comida como uma “válvula de escape” não faça mais isso. Assim, ele adota uma alimentação mais equilibrada, o que pode levar ao emagrecimento.

+ LEIA MAIS: Remédio natural contra ansiedade: alimente-se bem

Depoimentos: “me sinto mais calma”

O principal efeito buscado pelo uso do Ansiodoron é ajudar no relaxamento e os depoimentos de vários pacientes que fazem uso do remédio apontam que ao longo de algumas semanas de uso já se sentem mais calmos e menos ansiosos. “Eu estava muito irritada, brigando muito com minha mãe. Nesse período de isolamento, por causa da pandemia, fiquei ainda pior. Agora, tomando Ansiodoron, me sinto mais calma”, afirma a estudante Rebeca Souza.

Os depoimentos também trazem relatos de melhora da qualidade do sono. Há mulheres que relatam, inclusive, se sentirem mais tranquilas ao usarem Ansiodoron para lidar com os sintomas da TPM.

É o caso, por exemplo, da jornalista Nyle Ferrari. Em seu blog ela conta que começou a tomar Ansiodoron para amenizar a ansiedade que a deixava quase louca nos períodos de TPM. “Os resultados começaram a aparecer depois de uma semana de uso contínuo, mais ou menos, como diminuição da irritabilidade e da falta de foco. Também passei a dormir melhor. E todos esses efeitos vieram de maneira gradual, como é esperado de um remédio natural”, disse.

“O que ele faz é trazer equilíbrio e amenizar os sintomas. Tanto que eu só fui perceber que estava de TPM quando realmente estava muito perto de menstruar, e mesmo assim senti que estava muito menos doida que de costume. Fiquei irritada, sensível, carente, implicante, sim, mas em níveis completamente aceitáveis”, acrescenta.

Para saber mais sobre o uso de Ansiodoron, leia aqui e aqui.

Weleda está presente em 50 países

A Weleda é uma empresa global, líder na fabricação de medicamentos antropofósicos e cosméticos holísticos.

Fundada em 1921, por Rudolfo Steiner, hoje está presente em 50 países e tem aproximadamente dois mil funcionários. Essa equipe é a responsável pela produção de cerca de 2.500 medicamentos a partir de matérias-primas cuja maior parte é processada pela própria empresa, a partir do cultivo próprio de plantas medicinais.

Ansiodoron é fabricado pela Weleda, de Rudolfo Steiner

“A antroposofia de Steiner tem como ponto de partida o pensamento científico exato, com métodos equivalentes da pesquisa objetiva, estendido ao espiritual por meio da ciência. Nós, como uma empresa, temos esses valores imbuídos em todas as nossas operações”, diz o texto no site da Weleda.

Onde comprar Ansiodoron e qual o preço?

Ansiodoron é apresentado em embalagens com 80 ou 220 comprimidos. Está à venda nas farmácias e drogarias especializadas. A Homeopatia Brasil trabalha com o medicamento Ansiodoron e fornece para todo país. Veja mais clicando na imagem do produto abaixo.

Onde comprar Ansiodoron e qual o preço

Bula de Ansiodoron está disponível na internet

A Weleda disponibiliza em seu site a íntegra da bula de Ansiodoron e informa que a mesma foi aprovada pela Anvisa.

Na bula é possível encontrar todas as informações habituais a respeito da composição e apresentação do medicamento Ansiodoron, indicações de uso, como funciona, posologia, reações adversas e etc.

O que é medicina antropofósica

Como já dito, Ansiodoron é um medicamento antropofósico. Mas o que isso significa? O que é a medicina antropofósica?

A medicina antropofósica faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (Sistema Único de Saúd) e é definida pelo Ministério da Saúde como uma abordagem médico-terapêutica complementar.

Transcrevemos abaixo um trecho de texto publicado no site da Weleda, que traz informações interessantes a respeito da medicina antropofósica.

O conceito da Medicina Antropofósica foi desenvolvido pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925).

A médica holandesa Ita Wegman (1876-1943), co-fundadora da Weleda, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da medicina antroposófica.

A medicina antroposófica sempre começa com um diagnóstico convencional, porém, o médico não é guiado simplesmente pelos sintomas de uma doença. Em vez disso, o profissional examina aspectos psicológicos e mentais do paciente e sua capacidade de autocura e a aptidão para o desenvolvimento contínuo.

A relação entre os fatores emocionais e físicos no diagnóstico e no tratamento é apenas um dos princípios que norteiam a medicina antroposófica. Além disso, o médico também observa aspectos da personalidade e as características do paciente, incluindo o porte físico e a linguagem corporal, os movimentos, o aperto de mão, as rotinas de sono, a intolerância ao frio ou calor, a respiração e os ritmos corporais.

O ser humano é visto e compreendido em quatro planos:

1) O plano material ou físico – que pode ser examinado física ou tecnicamente, como na medicina convencional;

2) O plano das forças vitais, ou a vitalidade do indivíduo;

3) O plano mental – que pode ser entendido como a esfera psicológica ou emocional;

4) O plano individual – a individualidade ou o caráter da pessoa (ego)

Facebook
Twitter
LinkedIn