O que é e para que serve Traumeel?

Se você sofre com dores nas articulações, certamente já deve ter ouvido sugestões para fazer tratamento usando Traumeel. Mas o que é Traumeel? Traumeel é um medicamento homeopático muito conhecido como auxiliar no tratamento de inflamações, dores e hematomas. Mas sua abrangência vai muito além disso.

Podendo ser encontrado nas versões em pomada, gotas, comprimidos ou injetáveis, Traumeel tem sido utilizado com muito sucesso no tratamento de diferentes problemas, como no tratamento de artrose de joelho. Especialistas também têm recomendado, inclusive, fisioterapia associada a Traumeel injetável, como veremos mais abaixo.

Neste artigo também vamos ver exatamente para que serve Traumeel e como ele funciona.

Traumeel pomada: para que serve?

Além das ações já mencionadas acima, Traumeel pomada também é indicado para torções, contusões, fraturas, edemas pós-cirúrgicos e pós-traumáticos, inchaços em geral, processos inflamatórios; tratamento de artrose do joelho, do quadril e das pequenas articulações. As informações constantes da bula desta pomada indicam que ela serve, também, para acelerar processos de cicatrização.

Como funciona o Traumeel?

Traumeel é um medicamento preparado segundo a farmacotécnica homeopática, cujos métodos de diluição e de dinamização estão descritos na Farmacopéia Homeopática Alemã.

Traumeel, seja nas versões pomada, gotas, comprimido, injetáveis, funciona considerando as enfermidades como a expressão de uma resposta defensiva do organismo contra toxinas e tem a finalidade de ajudar a restabelecer equilíbrio biológico.

+LEIA MAIS: O que é Homeopatia e para que serve? como funciona, princípios e medicamentos

Você pode encontrar Traumeel em todas as suas formas de apresentação na farmácia da Homeopatia Brasil.

Traumeel para tratamento de artrose de joelho

A artrose no joelho é um tipo de comprometimento crônico da articulação o que ocasiona degeneração, inflamação e frouxidão do joelho, provocando sintomas como dor, rigidez ao se levantar da cama pela manhã, limitação dos movimentos, estalos ou sensação de “crepitar” a cada movimento, inchaço e calor, dor ou dificuldade ao apoiar a perna no chão. Traumeel é um dos medicamentos homeopáticos mais utilizados no tratamento da artrose de joelho.

Traumeel para tratamento de artrose de joelho

Se não tratada, a artrose tende a piorar com o passar do tempo, piorando as dores e ocasionando, inclusive, dificuldades para andar.

Tudo isso ocorre em virtude do desgaste natural da articulação, que pode se agravar em função da idade ou excesso de peso. O problema também pode surgir em decorrência de queda de joelhos ou doença inflamatória.

Este problema afeta principalmente pessoas com mais de 45 anos, mas, se o indivíduo estiver muito acima do peso ou tiver alguns destes fatores de risco, por exemplo, pode desenvolver uma artrose ainda jovem, por volta dos 30 anos de idade.

Traumeel para tratamento de artrose de joelho é um excelente auxiliar, desde que prescrito pelo especialista, que irá observar as restrições de uso, como, por exemplo, a dosagem para criança. Traumeel é contraindicado para uso de gestantes, em pacientes com tuberculose, leucocitose, doenças vasculares, esclerose múltipla, SIDA e outras doenças autoimunes.

Traumeel e outros tratamentos para artrose

Além do uso de Traumeel, o tratamento de artrose de joelho pode ser feito com outros medicamentos, como anti-inflamatórios, desde que indicados pelo médico, uma vez que a toxicidade desse tipo de medicamento é alta.

Existe, também, a possibilidade de se usar suplementos alimentares que ajudam na restauração da articulação. Associados ao uso de Traumeel, o resultado do tratamento de artrose de joelho é mais efetivo.

O uso de Traumeel ou de outros medicamentos, no entanto, não substituem a prática da fisioterapia, em especial nos casos mais graves. Se o quadro se agravar demais, há possibilidade de o médico indicar, inclusive, uma intervenção cirúrgica, que pode ser uma artroscopia, por exemplo.

Traumeel e exercícios para diminuir dores no joelho

Associado ao uso de Traumeel, o paciente pode praticar exercícios indicados para melhorar as dores no tratamento de artrose do joelho, como o alongamento dos músculos das pernas. Isso pode ser feito de maneira simples, como andar de bicicleta, por exemplo.

Mas é importante que seja o fisioterapeuta a indicar este ou qualquer outro exercício, pois, quando realizados de forma errada ou quando a articulação ainda se encontra muito dolorida, determinados exercícios podem agravar a doença em vez de provocar melhora.

+LEIA MAIS: Mente sã em corpo são: exercícios físicos curam o corpo e a mente

Nesse vídeo é possível ver outras dicas de exercícios simples que, associados ao uso de Traumeel, vão reduzir as dores e ajudar no tratamento de artrose de joelho.

Fisioterapia associada a Traumeel injetável

O recomendado é que a fisioterapia para artrose no joelho seja realizada todos os dias, mesmo nos momentos de maior dor. O fisioterapeuta tem condições de avaliar a articulação e traçar o melhor tratamento, respeitando as limitações do paciente. O profissional, normalmente, faz uso de aparelhos, bolas, pesinhos, e ensina a execução de exercícios alongamento muscular e de fortalecimento.

Tem sido recomendado por especialistas, a prática da fisioterapia associada a Traumeel injetável. Neste vídeo, publicado no Sua Saúde no Canal, um fisioterapeuta dá o seu depoimento sobre o sucesso no tratamento de um de seus pacientes que, ele avalia, se deu, justamente, pela fisioterapia associada a Traumeel injetável.

Cuidados no uso de Traumeel

Em que pese ser um medicamento da terapêutica homeopática e que, portanto, tem ação mais segura para o organismo, Traumeel, como todo medicamento, só deve ser utilizado sob a orientação do especialista e o paciente deve respeitar os horários, as doses e a duração do tratamento indicado.

Entre os componentes do Traumeel pomada está o álcool cetoestearílico, que pode causar reação local na pele, como dermatite de contato. Por esse motivo, é melhor evitar a aplicação prolongada de Traumeel pomada sobre regiões muito extensas.

Durante o uso de Traumeel, fique atento ao aparecimento de sintomas novos, agravação de sintomas já existentes ou a volta de sintomas antigos. Se isso ocorrer, informe ao especialista que lhe prescreveu Traumeel. Com essas informações, o médico ou farmacêutico pode fazer nova orientação do uso de Traumeel.

Traumeel e seus componentes

Traumeel e seus componentes

Como já mencionado anteriormente, o Traumeel é um medicamento preparado segundo a farmacotécnica homeopática. Feito à base da mistura de vários componentes, o que o torna um medicamento muito eficiente para diferentes tipos de dores e problemas de saúde, em especial os já mencionados acima.

Vamos conhecer, agora, um pouco a respeito de alguns dos componentes usados na composição de Traumeel. A relação abaixo contempla as principais características de cada planta que tenham relação mais direta com os problemas mencionados neste artigo, quais sejam: torções, contusões, fraturas, edemas pós-cirúrgicos e pós-traumáticos, inchaços em geral, processos inflamatórios; tratamento de artrose do joelho, do quadril e das pequenas articulações e processos de cicatrização da pele ferida por queimaduras ou cortes.

Arnica montana

A arnica montana utilizada como auxiliar no tratamento de processos inflamatórios, analgésico, dores reumáticas, nevralgias, entorses e contusões.

Tem capacidade de agir no combate às situações dolorosas como contusões, dores de cabeça, machucados. Além disso, é, também, funciona como um anti-inflamatório, comprovadamente efetivo.

Melhora o suprimento sanguíneo local e funciona no adiantamento da reparação dos tecidos lesados.

Tem ação analgésica, antisséptica e é usada, também, na melhora de quadros como reumatismo, contusões, hematomas, entorses, edemas, fraturas, articulopatias, furúnculos, picadas de insetos e flebite. 

Calendula officinalis

A calêndula é uma planta medicinal muito utilizada na cultura popular para o tratamento de problemas de pele, principalmente queimaduras e inflamações.

Ela é reconhecida por sua capacidade de acelerar a cicatrização da pele, sejam feridas ocasionadas por cortes ou por queimaduras.

Este efeito parece estar relacionado com suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e antimicrobianas, que além de diminuírem a dor e o inchaço no local, também evitam o desenvolvimento de microrganismos. Além disso, outros estudos também têm demonstrado vários benefícios trazidos pela calêndula, entre eles, o fato de que a calêndula aumenta a circulação de sangue no local da ferida e estimula a formação de colágeno, que são dois pilares essenciais para uma boa cicatrização.

Traumeel e seus componentes: Calendula officinalis

A calêndula também pode ser utilizada para complementar o tratamento de feridas infectadas, já que possui uma forte ação antimicrobiana, capaz de eliminar fungos, bactérias e parasitas.

Além disso, algumas investigações feitas em laboratório também observaram que o uso de extratos aquosos de calêndula também parece aumentar a ativação dos linfócitos, que são células importantes do sistema imunológico.

Chamomilla recutita 

A Camomila é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento da ansiedade, devido a seu efeito calmante. Mas seus benefícios vão muito além disso. De nome científico é Matriaria recutita, a camomila tem, entre outras características, ação estimulante da cicatrização e, por esse motivo, é usada como auxiliar no tratamento de irritações da pele, tem, também, ação antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e calmante.

Atropa bella-donna

A beladona, de nome científico é Atropa bela-donna, é uma planta extremamente tóxica, mas que pode ser utilizada na preparação de alguns medicamentos naturais.

Os usos mais comuns são para aliviar dores como cólicas gástricas. As propriedades da beladona incluem sua ação antiespasmódica, calmante, diaforética e diurética.

Hamamelis virginiana 

A Hamamélis é uma planta medicinal que tem ação anti-inflamatória, anti-hemorrágica, levemente laxante e adstringente, podendo, por isso, ser usada como auxiliar no tratamento de ferimentos superficiais da pele, como cortes e hematomas; queimaduras, hemorroidas; varizes ou má circulação entre outros.

Mercurius solubilis

O Mercurius solúbilis é indicado para as inflamações locais. É um excelente medicamento para tratar as dores. É especialmente indicado para dores de garganta, dores de dente e otite crônica supurada.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram