fbpx

Óleo de coco para a pele: mais que um hidratante, um superalimento

Maior órgão do corpo humano, a pele é responsável pela nossa proteção e a de nossos órgãos contra atritos, patógenos, perda de água excessiva, além de auxiliar na regulação de nossa temperatura. É o contato de nosso corpo com o mundo exterior. Por ser tão importante, nossa pele, assim como a de todos os animais, precisa de cuidados especiais. Hidratá-la de forma saudável é fundamental para sua manutenção. O óleo de coco para a pele é um excelente hidratante por possuir propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas presentes em sua gordura. 

O óleo de coco tira manchas? Como usar para clarear a pele? Rico em ácido láurico e ácidos graxos, pode ajudar a diminuir a intensidade das manchas quando usado continuamente, além de agir na prevenção de acne pela própria ação antibacteriana e antifúngica, evitando aquelas indesejáveis marcas na pele. Ingerido regularmente, influencia no bom funcionamento do sistema digestivo, o que tem efeito positivo externamente em nosso corpo, especialmente no aspecto da pele. 

O óleo de coco também pode auxiliar acalmando a pele no caso de queimadura solar e pode ser uma alternativa ao demaquilante para o rosto, além de hidratante para os cabelos. Entre outros benefícios, o óleo de coco, sendo de boa qualidade, não possui contraindicações, podendo ser usado antes de dormir para pele seca e também, ao contrário do que muitos imaginam, no rosto oleoso, inclusive para acne. 

Na Homeopatia  Brasil é possível encontrar, além do óleo de coco propriamente dito, produtos que levam esse ingrediente em sua formulação e são usados como excelentes hidratantes.

Benefícios do Óleo de Coco

O óleo de coco quando ingerido acelera o metabolismo e não se acumula no corpo como outras gorduras. Por sua ação antibacteriana, antifúngica e antiviral apresenta vários benefícios e atua, inclusive, como auxiliar no bom funcionamento do sistema digestivo e intestinal facilitando a digestão, acelerando a queima de caloria e influenciando indiretamente na melhora da aparência da pele. 

Como não possui contra indicações, pode ser usado em todo o corpo, principalmente em épocas mais frias e com baixa umidade, quando a pele tende a ficar mais ressecada. Para um melhor resultado, recomenda-se o uso frequente do óleo de coco. Suas propriedades antioxidantes nos protegem contra os radicais livres que, quando em excesso, causam o envelhecimento precoce de órgãos e tecidos. 

Para os cabelos, o óleo de coco atua como hidratante, mantendo a umidade nos fios. A despeito do que muitos pensariam, o óleo de coco pode ser usado na pele oleosa e, inclusive, para combater a acne, por suas propriedades antibacterianos e antifúngicas.

usos do óleo de coco

O óleo de coco e seus diversos usos

Por não possuir contra indicação, o óleo de coco pode ser usado em praticamente tudo. Da culinária aos cosméticos, não há restrição. Para a pele, hidrata, limpa e protege. Mas como usar esse produto da forma ideal? Pode ser usado como demaquilante, ideal para limpar cílios e pálpebras para alérgicos aos produtos usuais. Por sua ação antibacteriana, pode ser usado até mesmo como desodorante. O óleo de coco é ótimo para a proteção dos lábios, calcanhares rachados e cotovelos ressecados. 

Pode ser utilizado também para amolecer as cutículas e auxiliar no tratamento de infecções fúngicas. É perfeito para uma esfoliação corporal, se usado juntamente com açúcar mascavo antes do banho. Pele queimada do sol ou do frio também pode ter seu efeito amenizado com o uso frequente do óleo de coco, assim como sintomas associados a psoríase e eczemas. 

No tratamento caseiro anticaspa, o óleo de coco também apresenta bons resultados. Basta aplicá-lo no couro cabeludo, massagear e deixar repousar durante a noite.

Em animais, o óleo de coco funciona como repelente natural de pulgas e carrapatos, acalma coceiras em caso de dermatites, hidrata peles secas e ajuda na cicatrização de feridas, além de dar brilho e hidratar os pelos dos pets.

Óleo de coco hidrata

Óleo de coco hidrata?

O óleo de coco hidrata a pele, uma vez que é rico em vitamina E ácidos graxos, que são excelentes hidratantes naturais. Ele ainda ajuda a fortalecer e reconstruir os fios de cabelos secos atuando de dentro para fora.  Além dos fios, hidrata o couro cabeludo, aliviando também os efeitos da caspa. Apesar de ser bom para os fios, não deve ser usado com muita frequência em cabelos naturais, sem o uso de químicas e procedimentos de alisamento, por exemplo, pois como penetra nos fios pode impedir parcialmente a entrada da água, também importante para sua hidratação. Nesses casos, recomenda-se sua utilização de no máximo uma vez por semana. 

Outra forma importante do uso do óleo de coco na pele é na prevenção do surgimento de estrias. Aliado ao óleo de amêndoa, ajuda a melhorar a elasticidade da pele, principalmente durante a gravidez, evitando o surgimento dessas marcas indesejáveis.

limpeza da pele

Ideal para limpeza da pele

O óleo de coco pode ser utilizado como loção de limpeza e hidratante para o rosto. Espalhado com pedaço de algodão, antes de dormir e pela manhã, confere aspecto mais saudável à pele. Segundo pesquisas, o ácido láurico presente no óleo de coco tem se mostrado eficaz no combate a bactérias, incluindo a que desenvolve a acne. Além disso, por ser profundamente hidratante, mantém as propriedades da pele sem agredi-la, evitando o ressecamento e preservando suas propriedades naturais.

Antes de dormir, um toque de beleza com óleo de coco

Se você não gosta de perder muito tempo, mas quer manter cuidados efetivos com o seu corpo, o óleo de coco é seu excelente aliado. Largamente utilizado in natura, basta espalhá-lo com as mãos ou com o auxílio de um chumaço de algodão pela região do corpo ou rosto que queira hidratar e pronto. A “mágica” acontece durante a noite, sem a necessidade de mais nenhuma outra intervenção sua. Sua pele ficará hidratada durante o sono.

O óleo de coco tira manchas?

Por conter em sua estrutura ácidos graxos como o ácido láurico e o ácido caprílico, que se caracterizam por serem antibacterianos e antifúngicos, o óleo de coco pode influenciar positivamente na diminuição do tom das manchas da pele. Seu efeito cicatrizante ameniza as marcas e possíveis manchas causadas por feridas ou eczemas. Também sua ingestão frequente ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo, o que reflete no aspecto da pele. 

Para clarear a pele

O uso regular do óleo de coco para clarear a pele pode amenizar as marcas e manchas solares, por exemplo, pois possui propriedades cicatrizantes. Ele também é usado popularmente no tratamento de dermatite, que causa vermelhidão na pele. 

Antes e depois

O óleo de coco pode parecer até mesmo um produto milagroso. Além de ser largamente utilizado em cuidados estéticos ele é, também, um produto com propriedades medicamentosas e um alimento com excelentes propriedades e inúmeros benefícios para os seres humanos e animais sem qualquer restrição. Então, qualquer que seja o seu uso, sua eficácia poderá ser conferida através de observação, mesmo que empírica, do antes e depois de seu uso. 

Para pele oleosa?

O óleo de coco pode, sim, ser usado também na pele de rosto oleoso, pois irá manter esta pele hidratada e higienizada, evitando que o organismo fabrique mais óleo para a área.

Óleo de coco para acne

Óleo de coco para acne

O óleo de coco também pode ser usado no combate à acne, as famosas espinhas. Seu uso na pele do rosto e nas regiões atingidas deixa-as limpas e sua ação antibactericida e antifúngica higieniza as áreas, diminuindo cada vez mais o surgimento de acne.

Conclusão

Enfim, o óleo de coco in natura é considerado um “superalimento” funcional quando consumido e utilizado corretamente por fornecer energia, ajudar na queima de calorias, não se acumular nas células, também por suas propriedades contra bactérias e fungos e, claro, por não possuir contraindicações.

Veja outros:

Entre em contato

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!

×