Diferente do que alguns empiricamente resumem em seus pensamentos, a homeopatia é, antes de mais nada, uma ciência. Rodeada de aspecto holístico porque trata do paciente como um todo, a mística que envolve a homeopatia se dissipa com a comprovação de que plantas e animais têm resultados positivos de cura através de destes medicamentos. Ou seja, não há como administrar placebo a estes grupos e aguardar um resultado psicológico em plantas, por exemplo.
Para Samuel Hahnemann, médico e químico alemão que desenvolveu a homeopatia, além de um corpo físico e uma alma racional ou pensante, o organismo possui também uma energia vital, que é condição necessária à manutenção da vida em harmonia de interação das partes materiais e funcionais, das reações físicas, químicas e biológicas. É essa energia vital que, perturbada, altera a harmonia da matéria e estado de saúde do homem, das plantas e dos animais.
Nesse sentido, a restauração do equilíbrio é a finalidade da homeopatia. O uso de medicamentos homeopáticos ajuda a promover a autorregulação do organismo seja para evitar doenças, com o uso frequente preventivo, ou mesmo para combater estes males quando o mal já está instalado.
“Uma das grandes diferenças da abordagem homeopática num tratamento de saúde é que a atenção ao indivíduo é maior do que a atenção à doença”, explica o farmacêutico Alexandre Leonel, da farmácia Homeopatia Brasil. “Qualquer pessoa pode ser tratada com a homeopatia, desde crianças até idosos”, reforça o farmacêutico.
Apesar de chamada de medicina alternativa, a Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), sendo ainda uma especialidade farmacêutica, odontológica e médico-veterinária, além de ter seu reconhecimento em vários países da Europa, América do Norte e Índia. Além disso, a homeopatia está integrada na Política Nacional de Práticas Integrativas e Medicinas Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).
De remédios para gripe até para combater a ansiedade
O remédio homeopático é um medicamento menos agressivo que atua no organismo do indivíduo como um todo e funciona por meio de estímulos energéticos. A cura pelo semelhante é o princípio básico do funcionamento dessa ciência.
Entre os medicamentos homeopáticos mais procurados no mundo, os indicados para ansiedade, gripe, sinusite, e para aumentar a imunidade são formulados ou vendidos na Homeopatia Brasil, referência de onde comprar destes medicamentos no País. O medicamento Gripp-Heel, por exemplo, é auxiliar no tratamento e prevenção de infecções virais, gripes e resfriados e vendido na Homeopatia Brasil. Ele estimula o sistema imunológico e a resposta dos anticorpos ao vírus da influenza, além de ser livre de interação medicamentosa conhecida e não ter efeitos colaterais descritos.
Do que são feitos os remédios homeopáticos
Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza – mineral, vegetal ou animal – ou mesmo sintético para o tratamento de doenças ou para a prevenção delas como forma de manter ou restabelecer o equilíbrio da energia vital do organismo. Podem ser vendidos em forma de glóbulos (bolinhas pequenas), de líquidos e em comprimidos e podem ser administrados em plantas e animais. Como o medicamento é feito a partir de partículas infinitesimais da substância, não há agressão ao sistema das plantas nem impactos ao meio ambiente.
Onde comprar
Na Farmácia da Homeopatia Brasil você encontra medicamentos homeopáticos de excelência, elaborados com produtos de primeira qualidade.