Floral de Bach: o que é e como surgiu

O Floral de Bach foi descoberto entre os anos 20 e 30 pelo médico inglês Edward Bach. Ele era um patologista que se sentia insatisfeito com o fato de a medicina focar nas doenças, ignorando o indivíduo em sua totalidade.

O médico passou a desenvolver um trabalho com uma visão mais holística, ou seja, focando na pessoa como um todo e não somente em sintomas. Assim, ele desenvolveu uma forma de tratar a saúde emocional e espiritual através do uso das plantas. Desta forma foi criado o Floral de Bach.

Bach passou quase 20 anos estudando e analisando plantas e ervas e foi assim que desenvolveu seu sistema de 38 essências florais; os Florais de Bach.

De acordo com artigos publicados pelo Instituto Bach, o médico estava convencido de que ‘o bem-estar emocional era a chave para a boa saúde geral e entendia que a personalidade e as atitudes das pessoas afetam seu estado de saúde’. Era por isso que ele também estudava detidamente cada paciente e observou que o mesmo tratamento e a maneira como funciona não curava a mesma doença em pessoas diferentes.

Durante seus estudos, ficou surpreso pelo fato de Samuel Hahnemann, pai da homeopatia, ter reconhecido a importância da personalidade na doença 150 anos antes (leia mais sobre homeopatia aqui). Combinando estes princípios com seus conhecimentos da medicina convencional, desenvolveu os Sete Nosódios de Bach, que são vacinas orais baseadas em bactérias intestinais que purificam o trato intestinal, com efeitos notáveis na saúde geral do paciente e em estados crônicos difíceis.

Neste artigo, descobriremos quanto tempo o Floral de Bach começa a fazer efeito; como os Florais de Bach agem; Floral de Bach para dormir; Floral de Bach para estresse; Floral de Bach para ansiedade para que serve o Floral de Bach; se o Floral de Bach funciona e se existe Floral de Bach para o público infantil.

floral de bach feito com plantas terapia

Passou a fazer preparados com plantas, como fazia com vacinas orais e passou a receitá-los de acordo com a personalidade do enfermo. Observou cada resultado e descobriu para que serve cada Floral de Bach, como funcionam, seus efeitos colaterais, qual tomar, e qual o melhor Floral de Bach para cada situação.

Bach alcançou ótimos resultados com sua terapia de florais e foi ampliando seu trabalho na busca de remédios na natureza, até chegar aos 38 florais que compõem seu sistema de tratamento.

No seu entendimento, esses 38 florais cobriam todos os aspectos da natureza humana e todos os estados de espírito negativos como ansiedade, nervosismo, depressão, entre vários outros males.

A terapia de Floral de Bach é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil como uma PIC (Prática Integrativa e Complementar). Hoje em dia, existem muitas empresas que produzem. Existem, também, os florais quânticos, sobre os quais vamos descobrir um pouco mais nesse artigo.

floral de bach como é obtido

A terapia das flores: como Bach obtinha os florais?

Para se obter a essência floral era utilizado, na maioria dos casos, o método solar: consiste em manter as flores flutuando em um recipiente com água pura e expô-las ao sol por 3 horas. Assim, a essência da planta passa para a água através do calor.

Outras investigações sugerem que Bach colhia o primeiro orvalho da manhã de cada flor para obter o floral, e para as plantas que floresciam quando o sol está menos forte, obtinha o remédio através da fervura.

Para que serve o Floral de Bach?

As 38 essências de florais de Bach podem ajudar o paciente a administrar as pressões emocionais do dia a dia. Cada Floral de Bach é indicado para uma emoção específica e ajuda a pessoa a lidar com estado de nervosismo, ansiedade e depressão. O Floral de Bach pode ser tomado individualmente ou misturado de acordo com o que a pessoa estiver sentindo.

Como funciona o Floral de Bach?

O Floral de Bach é uma essência energética extraída das flores. Um dos princípios do Floral de Bach é que o estado emocional do indivíduo influencia o bem-estar físico produzindo ou curando doenças.

No site biologicanet é possível ler artigos que reforçam que o pensamento positivo possa ajudar a curar doenças e promover o bem-estar e que os pensamentos negativos possam causar doenças físicas ou emocionais. “Com base neste princípio o médico criador do Floral de Bach desenvolveu várias essências que ao serem ingeridas podem auxiliar na cura de doenças físicas ou emocionais.”

Pesquisas recentes sobre as emoções e o sistema imunológico reforçam o fato de que a saúde emocional e a saúde física estão diretamente relacionadas. Cada vez mais, os médicos concordam que uma mente saudável ajuda a garantir um corpo saudável. É na promoção do equilíbrio dos sentimentos que o Floral de Bach pode contribuir de forma efetiva.

floral de bach qual tomar

Floral de Bach: qual tomar?

Para sabermos qual Floral de Bach é o mais adequada para ansiedade, depressão, nervosismo ou qualquer um dos outros males para os quais os florais são indicados, é preciso a avaliação de um especialista.

Embora o objetivo de Bach fosse que os florais fossem de fácil administração, o conhecimento do especialista ajuda a identificar melhor o que se passa com cada um.

Por exemplo: se você está com azia, pode ser que ela seja gerada por ansiedade e preocupação, assim, o ideal é tratar esses sentimentos para conseguir tratar o sintoma físico. Mas é preciso ter conhecimento para relacionar o emocional ao físico. Por isso, a consulta a um especialista é importante. Lembrando sempre que a terapia com floral não substitui a consulta ou o tratamento médico convencional.

Qual o melhor Floral de Bach?

“Tudo o que necessitamos fazer é entender o que está errado em nossa natureza e tomar a planta que lhe corresponde.”

                                                                   Dr. Edward Bach, 1933

De acordo com Dr. Bach, é importante que a pessoa se concentre nos seus sentimentos atuais. Depois, ela precisa refletir sobre sua própria personalidade e avaliar como esses sentimentos influenciam seu comportamento. A partir daí, ao conversar com o especialista, juntos vão encontrar qual o melhor Floral de Bach para cada caso.

Bach concebeu o sistema floral com o objetivo de ser, acima de tudo, simples. A maioria dos remédios é vendida em concentrados líquidos e o conceito dessa terapia criada por Bach é que misturando os remédios apropriados, indicados por um especialista, a pessoa encontre a fórmula que corresponda ao seu estado emocional do momento.

O objetivo do Floral de Bach é tratar a pessoa, não a sua doença ou seus sintomas. As essências atuam na condição emocional de cada paciente. É por esse motivo que duas pessoas que apresentam a mesma doença podem utilizar florais diferentes.

floral de bach efeitos colaterais

Floral de Bach possui efeitos colaterais?

Floral de Bach nada mais é um medicamento feito a partir das essências de flores e plantas que podem ser utilizadas como tratamento complementar contra doenças e desequilíbrios emocionais. De acordo com o site Biologicanet, ele não tem efeito colateral. Mas, é possível que pessoas mais sensíveis às essências florais apresentem algum desconforto e associem a sensação ao uso do floral.

De acordo com Dione Navarro, farmacêutica-bioquímica com doutorado em Química de Produtos Naturais, o uso do floral pode provocar reações passageiras. “Como a essência floral age numa dimensão além do corpo físico, na esfera mais sutil do organismo onde se encontram as emoções e estados mentais, às vezes pode provocar reações passageiras de catarse, que agem como válvulas de escape em busca do equilíbrio interior. É comum se apresentarem em forma sonhos, gemidos ou suspiros fora de hora, sonolência ou diurese e sudorese sem motivo aparente, quando se utilizam essências purificadoras. No entanto, muito passageiras.

Uma das únicas contraindicações é não colocar conservante alcóolico (normalmente utilizado) para pacientes dependentes químicos do álcool. Por isso a importância do acompanhamento do profissional qualificado”, explica ela.

E a dosagem do Floral de Bach? Como funciona?

A utilização do Floral de Bach é bem simples. A dosagem padrão é de 4 a 5 gotas diretamente na boca, no mínimo de 3 a 4 vezes ao dia.

Não existe uma idade mínima para recomendação de floral, qualquer pessoa pode usar. Entretanto, como temos frisado, é importante a orientação de um especialista, especialmente no caso de bebês, gestantes e mães amamentando, pois, talvez, a dose tenha que ser diluída em água.

floral de bach usado como terapia

Floral de Bach é uma terapia reconhecida pelos órgãos de saúde?

O Floral de Bach é uma terapia complementar utilizada no mundo todo em diversas especialidades, como a odontologia, ginecologia, psicologia, ortopedia, fonoaudiologia, obstetrícia, veterinária, para plantas, entre outras

No Brasil, a Anvisa, através da portaria 917, implantou no SUS (Serviço Único de Saúde) a Terapia Floral de Bach como Medicina Complementar e Integrativa, podendo ser disponibilizada por profissionais habilitados em postos de saúde.

O Conselho Federal de Odontologia, através da Resolução 82/2008, também integra a Terapia Floral de Bach entre as Práticas Integrativas e Complementares para Saúde Bucal.

Qual a diferença entre Floral de Bach e florais quânticos?

O Floral de Bach, como dissemos, possui 38 essências produzidas a partir da diluição em água de plantas silvestres, flores e árvores do campo, geralmente usando álcool como conservante. Ele se pauta na bioquímica e atua nas desordem da personalidade e age diretamente para melhorar o bem-estar da pessoa.

Os florais quânticos da Fisioquântic têm mais de 200 itens que prometem ativar e modular as funções orgânicas. Eles se pautam na biofísica e não passam por diluição. São produzidos em maquinários que imprimem as vibrações e informações na molécula da água e têm como objetivo harmonizar o corpo etéreo, emocional, mental e espiritual do indivíduo. 

floral de bach para ansiedade e depressão

Floral de Bach para ansiedade

“O Floral para ansiedade foi elaborado para auxiliar no controle da ansiedade através das transformações das sensações e reflexos emocionais. A ansiedade gera sensações como tensão, aflição e medo por antecipação e atrapalha até mesmo aas atividades cotidianas mais básicas. Os princípios ativos desta composição buscam fortalecer na alma as energias de tolerância serenidade, paciência e tranquilidade, reequilibrando dessa maneira o bem-estar.”

floral de bach diferença entre bach e quântico

O produto é natural e não possui efeitos colaterais, podendo complementar qualquer outro tipo de terapia, porém, não substitui o tratamento médico convencional.” Saiba mais aqui.

Floral de Bach para depressão

“Esse floral foi particularmente desenvolvido para auxiliar aqueles que precisam despertar sua alegria interior. Tristeza, melancolia, desespero, aperto no peito e falta de vontade de viver são sentimentos comuns em pessoas que sofrem de depressão

O uso deste composto floral contribui para despertar no indivíduo o gosto pela vida, incentivando o ressurgimento da iniciativa, da coragem, do ânimo, da motivação, da fé e da alegria.” Saiba mais aqui.

Floral de Bach para estresse

O Floral ajuda você a evitar o estresse e “a se manter calmo em todos os momentos”. Ele foi desenvolvido especialmente para auxiliar quem sofre com nervosismo, estresse e tensão rotineiros, pois tais distúrbios são capazes de enfraquecer as energias de um indivíduo.

Além disso, promete revitalizar as energias emocionais e espirituais, proporcionando tranquilidade e segurança. Saiba mais aqui.

O que é a Floral Therapi?

O floral de Bach tem sido usado nos últimos 80 anos mundialmente como terapia complementar. No Brasil, existem algumas empresas que produzem florais e entre elas está a Floral Therapi, cujos produtos estão disponíveis na Farmácia da Homeopatia Brasil.

“Com esse Floral de Bach você poderá harmonizar suas emoções, trabalhando sutilmente para restaurar seu equilíbrio. Para uma vida saudável e feliz, é de extrema importância a saúde emocional, pois as boas energias e o bom humor fortalecem nosso sistema imunológico, de forma a tornar-nos menos suscetíveis a doenças. O objetivo do tratamento floral não é, em hipótese alguma, substituir o tratamento médico, mas sim, potencializá-lo, ou seja, torná-lo mais efetivo”, segundo texto publicado no site.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram