Os triglicerídeos são a principal gordura do nosso organismo. Essas gorduras estão presentes em nossa corrente sanguínea, portanto, circulam pelo nosso corpo e são responsáveis pela nossa reserva de energia. Mas, em níveis elevados, os triglicerídeos podem estar ligados a doenças manifestadas pelo nosso corpo como diabetes, obesidade, síndrome metabólica, hipertensão arterial, dislipidemia, entre outras. Quando há excesso de triglicerídeos circulando no sangue, damos o nome de hipertrigliceridemia, quadro que está também muito relacionado ao risco de doenças cardiovasculares.
Como explica matéria da Saúde Abril, a maior parte dos triglicerídeos é produzida pelo próprio fígado. O restante vem através de alimentos ricos em carboidratos e gordura.
Nesse artigo você vai ver qual o nível normal de triglicerídeos, quais os sintomas quando está alto? quais seus riscos? O que devo fazer para diminuir os triglicerídeos, qual chá e bom para abaixar os triglicerídeos, como controlar os triglicerídeos, o que provoca seu aumento e quais alimentos ajudam a aumentar os triglicerídeos?
Qual o nível normal de triglicerídeos?
Saber qual o nível normal de triglicerídeos no sangue é importante para uma boa saúde. E esse nível deve estar abaixo de 175mg/ml, levando em consideração um paciente sem estar em jejum. Caso o número seja mais alto que esse, os profissionais da saúde indicam ligar o alerta para possíveis doenças futuras. Entretanto, para um nível ainda mais ideal, os profissionais indicam que a taxa de triglicerídeos deve estar na casa de 150 mg/l, considerando também um paciente sem jejum.
Quais os sintomas quando está alto? Quais seus riscos?
Já vimos a quais doenças os triglicerídeos em excesso podem provocar. Mas quais os sintomas quando está alto? Quais seus riscos?
Deve-se tomar muito cuidado com o alto nível de triglicerídeos no sangue, pois essa taxa elevada pode provocar doenças dentro do organismo de maneira silenciosa. Mas alguns sinais devem despertar a atenção da pessoa para a necessidade de exames mais detalhados. A pessoa com triglicerídeos elevados pode apresentar cansaço excessivo, dores na região do pâncreas, visto que a alta nos níveis de triglicerídeos pode vir a causar pancreatite no paciente, assim como a esteose hepática, mais conhecida como gordura no fígado.
Esses sintomas são bastante comuns no paciente que apresenta excesso de triglicerídeos. Mas outra característica desse quadro é a falta de sintomas. Ou seja, as taxas elevadas de triglicerídeos podem se manifestar de maneira silenciosa. Portanto, o mais indicado, é a realização de exames de rotina para a detecção de eventual problema.
Afinal, como já visto, o nível alto de triglicerídeos no sangue pode causar uma série de doenças, algumas de desenvolvimento lento e outras repentinos, podendo levar a morte. Doenças como as já citadas gordura no fígado, pancreatite e diabetes indo até a casos mais graves como paradas cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais.
O que devo fazer para diminuir os triglicerídeos?
O que devo fazer para diminuir os triglicerídeos é dúvida bastante comum. E as medidas devem ser tomadas assim que o problema for diagnosticado pelo médico. A restrição do consumo de bebidas alcoólicas, melhora significativa na alimentação, com o acréscimo de frutas, legumes e vegetais assim como um considerável aumento de fibras na dieta. Outro fator para diminuir a taxa de triglicerídeos é restringir o consumo de açúcar. Evite também o consumo de alimentos gordurosos ou de massas muito pesadas. Tudo isso, alinhado a uma vida mais saudável que tenha a presença constante de atividades físicas.
Somado a isso, surge também o uso de medicações. Claro que, nesse caso, vai depender exclusivamente do que será indicado pelo médico que realiza o acompanhamento e do estágio em que o paciente se encontra.
Qual chá é bom para abaixar os triglicerídeos?
Existem vários chás e medicamentos naturais que podem colaborar no equilíbrio do triglicerídeos presente no sangue. O site especializado em saúde e bem-estar Tua Saúde traz uma matéria sobre qual chá é bom para abaixar os triglicerídeos e apresenta uma lista com sugestões de chá, sucos, águas de sabores e até vinagre. Confira:
Chá de cúrcuma: O chá de cúrcuma é um excelente remédio caseiro para baixar os triglicerídeos, pois esta planta medicinal contém propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar as gorduras e toxinas do sangue e, consequentemente, os triglicerídeos e colesterol.
Suco de abacaxi e bagaço de laranja: O suco de abacaxi e bagaço da laranja é ótimo para baixar os triglicerídeos porque tanto o bagaço da laranja quanto o abacaxi possuem fibras solúveis que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea, contribuindo para baixar os valores de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Água de aveia com canela: A aveia contém beta-glucanos, um tipo de fibra solúvel que ajuda a diminuir a absorção de gorduras a nível intestinal, enquanto a canela é rica em antioxidantes e, por isso, as duas em conjunto favorecem a diminuição dos triglicerídeos e do colesterol.
Suco de beterraba com maçã: A beterraba é um vegetal com grande quantidade de fibras, assim como a maçã e, por isso, quando juntas ajudam a diminuir tanto os triglicerídeos quanto o colesterol LDL, também chamado de colesterol “ruim. Além disso, o limão também ajuda a limpar o organismo devido ao seu alto teor de vitamina, minerais e antioxidantes.
Água de alho: O alho possui propriedades antioxidantes que favorecem a diminuição dos níveis de triglicerídeos e de colesterol, reduzindo o risco de sofrer doenças cardíacas.
Vinagre de maçã: O vinagre de maçã é rico em compostos fenólicos, principalmente flavonoides, os quais atuam como antioxidantes e poderiam favorecer a diminuição dos triglicerídeos e do colesterol, sempre quando acompanhado por uma alimentação saudável
No artigo elaborado pelo Tua saúde você encontra as receitas detalhadas e desenvolvidos por nutricionistas
Como controlar os triglicerídeos?
Saber como controlar os triglicerídeos é muito simples. Ter uma vida regrada, evitar alimentos ultra processados, industrializados e com alto teor de gordura e carbo-hidrato são alguns dos principais passos.
O ideal para um bom nível de triglicerídeos é uma dieta repleta de fibras e uma rotina de atividades físicas. Além disso, é de suma importância manter uma periodicidade nos exames de rotina, visto que como já citado, as altas taxas de triglicerídeos no sangue podem se comportar de maneira silenciosa no corpo humano e não manifestar nenhum sintoma específico e a pessoa demorar a perceber que há algo errado. E, como em todos os casos de manutenção de saúde, quando se tem o diagnóstico precoce é sempre mais fácil de se fazer o tratamento.
Também já citado, uma opção para manter a taxa de triglicerídeos equilibrada é com a utilização de medicamentos.
A Abril trouxe um interessante material sobre o controle dos triglicerídeos no sangue, confira um trecho do artigo:
“Tirando os remédios, a prevenção é bem parecida com o que acabamos de abordar. Valorize uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos frequentes. O controle na ingestão das bebidas alcoólicas também é fundamental.
Cabe destacar ainda a necessidade de tratar enfermidades que fazem os triglicerídeos se acumularem na circulação, como é o caso do hipotireoidismo.
Triglicerídeos: o que provoca seu aumento?
Além dos maus hábitos, como uma má alimentação, uma vida sedentária e o alto consumo de bebida alcóolica, que elevam os níveis de triglicerídeos, o que provoca seu aumento são doenças já existentes, como é o caso do diabetes. O diabetes não cuidado faz com que o nível de gordura no sangue ultrapasse os 174mg/l indicados como limite máximo do normal. Mas não somente o diabetes, o hipotiroidismo, doenças renais ou hepáticas também são causadoras desse aumento de gordura no sangue, aumentando assim o risco de uma parada cardiovascular. Portanto, o portador dessas doenças deve manter uma dieta regrada para não correr risco de um agravante ou de contratempos com a saúde do coração.
Quais alimentos ajudam a aumentar os triglicerídeos?
A lista de alimentos que disparam os níveis de triglicerídeos no sangue é extensa e a maioria delas envolve carboidrato e muita gordura.
Confira quais alimentos ajudam a aumentar os triglicerídeos:
Açúcar e alimentos com alto teor de sacarose: Alimentos muito doces como os chocolates, sorvetes, refrigerantes e vários outros que têm como principal ingrediente o açúcar não são indicados para aqueles que lutam contra a gordura no sangue, pois estes provocam um salto muito grande em suas taxas.
Massas e alimentos ricos em carboidratos: As comidas de origem italiana como as pizzas, lasanhas e macarronadas são um prado cheio para o nível de gordura no sangue disparar. O pão francês e o arroz, se consumidos em excesso, também estão na lista
Alimentos com um alto teor de gordura: Não é novidade que as carnes de churrascos como a picanha e outras de gordura aparente, são um verdadeiro “veneno” para que se aumente os níveis de triglicerídeos no sangue. Variados tipos de queijo, em especial os mais gordurosos como a muçarela e o requeijão, podem auxiliar para que o nível de gordura no sangue aumente.
Bebidas alcóolicas: Citada deste o início do conteúdo, quando o assunto é aumento de triglicerídeos, bebidas alcóolicas também estão na lista. Cerveja, vinho, uísque, conhaque, cachaça ou qualquer outra bebida com um teor de álcool elevado pode fazer que com que o nível de triglicerídeos ultrapasse o nível do normal recomendado para o sangue.
No mais, o sedentarismo colabora para que o sangue acumule essa alta quantidade de gorduras adquiridas por esses alimentados citados acima.