fbpx

O poder dos óleos essenciais

Você provavelmente já ouviu falar de óleos essenciais, certo? Mas o que são exatamente esses óleos que têm aparecido cada vez com mais frequência nas áreas da saúde, incluindo a farmacêutica, cosmética e alimentícia?

Óleos essenciais são líquidos altamente concentrados e voláteis extraídos de sementes, cascas, caules, raízes, flores, frutos e outras partes das plantas. 

Nas palavras da diretora médica de saúde integrativa da UCLA (Universidade da Califórnia), Elizabeth Ko, “os óleos essenciais carregam a essência da planta. E a essência de cada planta tem uma composição química diferente que afeta seu cheiro, absorção e efeito”.

Os óleos essenciais são os responsáveis por dar as plantas seus diferentes aromas, além de oferecerem proteção contra o ataque de insetos e pragas e atuarem na polinização de cada espécie.

Os óleos essenciais são produtos extremamente complexos e cada um deles pode reunir centenas de substâncias.  Esses compostos vêm sendo pesquisados pela comunidade científica há muito tempo em diversas áreas do conhecimento e já foram identificados mais de 3 mil dessas substâncias.

Óleo essencial nas indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia

De acordo com o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais da Univasf (universidade federal do Vale do São Francisco), “os óleos essenciais são matérias-primas de extrema relevância, dada suas aplicações nas indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia.

Os óleos essenciais são costumeiramente empregados como conservantes e flavorizantes de alimentos, na fabricação de perfumes nobres, cremes, na síntese de fármacos e compostos aromáticos, assim como recurso terapêutico na aromaterapia”.

A bióloga Marta Cristina Duarte, do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Universidade Estadual de Campinas (CPQBA-Unicamp), por exemplo, estuda as qualidades antimicrobianas dessas misturas voláteis há mais de 17 anos. “A observação começou por causa da resistência das bactérias aos antibióticos já conhecidos”, disse ela.

No laboratório da pesquisadora foi criada uma micropartícula que pode ser adicionada às rações de suínos para o controle de doenças bacterianas e para servir de ativo de origem natural, atuando também como promotor de crescimento.

Na conclusão dos estudos, os animais alimentados com a ração acrescida do produto baseado nos óleos essenciais apresentaram melhor desempenho do que o grupo que não recebeu nenhum tipo de aditivo. Essa tecnologia, que foi elaborada com óleos essenciais de capim-limão e palmarosa, teve sua patente concedida nos Estados Unidos e na Europa.

Óleos essenciais: poderosos aliados da beleza da pele e dos cabelos

Também têm recebido atenção da comunidade científica os benefícios dos óleos essenciais à saúde humana e seus usos na cosmetologia.

O Centro de Medicina Integrativa da Cleveland Clinic (centro médico acadêmico norte-americano, em Ohio) já elencou alguns desses benefícios e possíveis utilizações dos óleos essenciais, entre eles, o uso para ajudar a reduzir a ansiedade, dor de cabeça e inflamação.

Na área da beleza, o uso de óleos essenciais é ainda mais amplo. Em rápida visita pela internet é possível encontrar centenas de receitas de como usar os óleos essenciais para a pele, cabelo e unhas.

Mas é preciso ter em mente que os óleos essenciais são altamente concentrados e, embora os testes de segurança mostrem poucos riscos, a aplicação direta na pele ou cabelo pode não ser recomendada. O ideal é misturá-los a outros produtos, como cremes e shampoos, ou usar produtos feitos à base de óleos essenciais (leia mais abaixo).

Os queridinhos da beleza

Entre os milhares óleos já estudados e desenvolvidos, alguns estão na lista dos produtos mais utilizados quando o assunto é beleza e cuidados com a pele e cabelos.

Abaixo listamos alguns óleos essenciais que, além da fama popular, vêm sendo, também estudados por instituições científicas. Antes de investir em qualquer um deles, no entanto, recomendamos consultar um especialista, para identificar qual o óleo mais indicado para o que você precisa.

Óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim é considerado um estimulante do folículo piloso e favorece o crescimento saudável dos cabelos. É rico em antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres, responsáveis ​​pelo envelhecimento e queda de cabelos. É muito utilizado como relaxante e, também, no tratamento da caspa, oleosidade, coceira e irritação do couro cabeludo. 

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda tem uma vasta tradição de uso popular. É muito utilizado por suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antimicrobianas. É considerado cicatrizante, sedativo, desodorizante entre outras ações. Favorece, também, o desenvolvimento de novas células e exerce ação hidratante e equilibrada sobre a oleosidade.

Óleo essencial de cedro

O óleo essencial de cedro é reconhecido por sua ação antisséptica e adstringente. Possui, ainda, propriedades cicatrizantes e é muito utilizado no alívio de dores das articulações e tendões. É calmante e ajuda a melhorar a circulação, além de ser muito utilizado como amaciante da pele. Usado com a citronela, converte-se em eficiente repelente contra insetos.

Óleo essencial de gerânio

Em aromaterapia, o óleo essencial de gerânio é usado em tratamentos para cura da ansiedade, depressão, estresse, insônia e dor de garganta. Para a pele, o óleo essencial de gerânio apresenta propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, anti-sépticas, adstringentes, tônicas e repelentes.

Óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão é obtido a partir da casca de limão e possui muitas propriedades terapêuticas: é antibacteriano, melhora a circulação e estimula o sistema nervoso. O óleo essencial de Limão é, também, amplamente utilizado por suas propriedades refrescantes, revigorantes e adstringentes, sendo especialmente benéfico para cabelos oleosos.

Óleo essencial de camomila

A camomila, certamente, está entre os mais populares ingredientes naturais. Ela é considerada excelente calmante, anti-inflamatória, digestiva, sedativa, tonificante, entre outras características. Por seu potencial calmante e hidratante é muito utilizada em produtos para a pele.

.

Homeoquântica: cosméticos com o melhor dos óleos essenciais

Pesquisando os benefícios que os óleos essenciais podem oferecer, a Homeopatia Brasil desenvolveu uma linha de cosméticos naturais, seguros e eficazes que utilizam em sua composição os óleos essenciais citados acima, específicos em cada um dos produtos que compõem a linha, além de óleo de coco e  silício orgânico. Este último é responsável por auxiliar na produção das das fibras de elastina e na construção da síntese de colágeno no nosso corpo, funcionando como se fosse um anti-idade. O silício orgânico, inclusive, está presente em todos os produtos da linha Homeoquântica, além, é claro, dos preparados homeopáticos especiais.

Os produtos Homeoquântica não agridem a pele e a saúde, não possuem derivados de petróleo, nem parabenos, corantes, conservantes ou aromatizantes artificiais. Também são livres de silicones e essências sintéticas. Além disso, não contêm nenhum produto de origem animal e não são testados em animais. Todos os produtos são desenvolvidos com base no compromisso que Homeopatia Brasil tem com o desenvolvimento sustentável, a preservação e a recuperação do meio ambiente.

A linha Homeoquântica é composta por Shampoo Fortalecedor, Condicionador Fortalecedor, Hidratante Corporal Pele Sensível, Loção Relaxante para as Pernas e Hidratante para os pés.

Conheça um pouco mais de cada produto:

Para cabelos macios e brilhosos

O Condicionador e o Shampoo Fortalecedor Homeoquântica possuem óleos essenciais de alecrim e limão. São dois produtos eficazes no controle da oleosidade dos cabelos, visto que o óleo essencial de limão possui propriedades adstringentes e antissépticas e o óleo essencial de alecrim auxilia no crescimento capilar. Além disso, estão entre os componentes dos produtos o silício orgânico, que atua como um fortalecedor capilar, e óleo de coco, que restaura a maciez, leveza e o brilho do cabelo.

Para a pele hidratada e com toque suave

O Hidratante Corporal Pele Sensível Homeoquântica possui uma tecnologia inovadora que hidrata profundamente a pele sensível e delicada. Contém cristais de hidratação, enriquecidos com silício orgânico que atua como um reestruturador da pele; óleo essencial de lavanda, que é calmante e relaxante; óleo essencial de camomila, que é também calmante e regenerador celular; óleo de coco, hidratante e formador de filme protetor da pele, e vitamina E, que nutre a pele. A combinação dos ingredientes garante uma hidratação prolongada, deixando a pele com um toque deliciosamente agradável.

Para ter os pés bem cuidados

O Hidratante para os Pés Homeoquântica, com sua tecnologia moderna e inovadora, possui óleo essencial de cedro, que é um regenerador dérmico, e óleo de coco que hidrata e restaura a barreira cutânea, além do silício orgânico que atua como um reestruturador da pele. Indicado para pele ressecada. Possui textura leve e rápida absorção.

Para pernas relaxadas e hidratadas

A Loção Relaxante para as pernas Homeoquântica possui uma tecnologia inovadora que foi desenvolvida a partir de óleo essencial de gerânio, que confere hidratação e tônus à pele, e óleo essencial de alecrim, que relaxa, fortalece o sistema circulatório, proporcionando leveza e bem estar. Contém também silício orgânico que atua como um reestruturador da derme e óleo de coco que hidrata e melhora a aparência das pernas. Indicado para todos os tipos de pele.  

Veja outros:

Fale com a Homeopatia Brasil

O que você achou do artigo? Deixe aqui seu comentário que retornaremos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!

×