fbpx

Óleo de coco é hidratante para a pele. Aprenda a fazer o seu

Hidratante para a pele, hidratante para o cabelo, demaquilante, pós sol, uso culinário, alimento… as utilidades do óleo de coco são inúmeras e, nos últimos anos, sua fama de produto quase mágico vem crescendo.

O interesse em torno do produto tem levado cientistas a fazerem cada vez mais ensaios clínicos e estudos para comprovar a eficácia do óleo de coco nas mais diferentes utilizações.

É claro que o óleo de coco não faz milagre, mas é fato que suas propriedades somam diversos benefícios para a saúde e bem-estar de quem o utiliza. O óleo de coco para cabelo, por exemplo, tem benefícios comprovados cientificamente. É o que mostram estudos publicados no PubMed, uma das maiores bases de dados de pesquisa e literatura das áreas da biomedicina e farmacêutica, com mais de 22 milhões de citações destes segmentos.

O uso de óleo de coco como hidratante para a pele também tem sido alvo de ensaios clínicos.

Um estudo, também publicado no PubMed, que comparou o uso do óleo de coco extra virgem com o óleo mineral como hidratante para xerose, a conhecida “pele seca”, apresentou resultados muito positivos. O ensaio clínico mostrou que “ambos os óleos apresentaram efetividade através de melhora significativa na hidratação da pele e aumento dos níveis lipídicos da superfície da pele”.

Nesse ensaio, o óleo de coco apresentou, ainda, uma pequena vantagem em relação ao óleo mineral. “A classificação subjetiva da xerose pelos pesquisadores e as escalas analógicas visuais usadas pelos pacientes mostraram uma tendência geral de melhora maior com o óleo de coco do que com o óleo mineral”.

O ensaio clínico foi realizado em 34 pacientes que foram orientados a passar óleo de coco nas pernas duas vezes por dia durante duas semanas. Os pacientes e o investigador avaliaram separadamente, no início do ensaio e em cada consulta semanal, os sintomas de secura da pele, o nível de descamação e a rugosidade. Além da propriedade hidratante comprovada, a segurança do uso do óleo também foi demonstrada por não haver nenhuma diferença significativa no pH da pele. A conclusão do estudo não deixa dúvidas sobre a eficácia do óleo de coco, que foi considerado, portanto, eficaz e seguro para uso como hidratante.

Sono da beleza

Uma das maneiras mais simples de usar o óleo de coco como hidratante é passar uma leve camada no rosto antes de dormir. Deixe o óleo agir durante a noite e enxague o rosto pela manhã. Esse processo já vai conferir um aspecto mais saudável a sua pele. O óleo de coco hidrata a pele, uma vez que é rico em vitamina E e ácidos graxos, que são excelentes hidratantes naturais.

Outra forma bastante popular do uso do óleo de coco na pele é na prevenção do surgimento de estrias. Aliado ao óleo de amêndoa, ajuda a melhorar a elasticidade da pele, principalmente durante a gravidez, evitando o surgimento dessas marcas indesejáveis.

O óleo de coco pode ser utilizado também como loção de limpeza. Basta espalhar uma pequena quantidade com um chumaço de algodão no rosto, em movimentos do centro do rosto para fora. Para servir como demaquilante, basta aplicar com algodão sobre a área maquiada e friccione levemente.

O que é xerose?

Xerose é um termo médico que designa “pele seca”. A origem da palavra é grega, vem de “xero”, que significa “seco”; e “osis” que significa “doença”. É causada pela falta de água na pele, que pode ser decorrente do envelhecimento (xerose senil) ou por doenças como diabetes.

A pele com xerose tende a perder a elasticidade por causa da desidratação e fica menos flexível. Quem tem xerose tem, então, a pele seca e, normalmente, áspera.

Essa aspereza se verifica porque a secura faz aumentar a morte de células nas camadas superiores de pele, deixando uma camada mais grossa destas células na superfície.

Não cuidada, a pele pode se tornar muito seca e áspera, evoluindo para uma descamação.

A pele pode ficar também com aspecto “flocado” quando as escamas se descascam. A pessoa pode sentir coceira, causada pela tensão e fraqueza da pele. As pessoas com xerose também tendem a ter a pele mais sensível, porque a pele seca é menos resistente à penetração na superfície de agentes irritantes, como perfumes, por exemplo.

A xerose é um problema que atinge milhões de pessoas, afetando-as de forma crônica ou aguda.

A melhor maneira de tratar a pele seca é mantendo-a sempre hidratada e ingerir bastante água. Evitar o ar condicionado também ajuda. Quando o tempo estiver muito seco, recomenda-se, inclusive, usar um umidificador dentro de casa. Os banhos não devem ser muito quentes nem muito longos.

Na rotina de limpeza, como lavar louça ou roupas, use luvas para evitar o contato da pele com produtos de limpeza. No caso da lavagem de roupas, utilize sabão neutro, sem corantes ou perfumes, pois esses agentes podem ficar nas peças e irritar a pele sensível. Prefira roupas feitas de materiais naturais como algodão e seda, que não irritam a pele.

Óleo de coco caseiro

O óleo de coco é um produto facilmente encontrado em farmácias e supermercados e você pode adquirir óleos de coco de excelente qualidade na Homeopatia Brasil. Mas, se você quiser fazer o seu próprio óleo de coco, aqui vai uma receitinha caseira:

Ingredientes

  • 3 copos (200ml cada) de água de coco
  • 2 cocos (de casca marrom) cortados em pedaços pequenos

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador. Coe a mistura e coloque a parte líquida numa garrafa em um ambiente sem iluminação por 48 horas. Depois, deixe a garrafa em um ambiente fresco, sem iluminação, por 6 horas. Após esse período, coloque a garrafa na geladeira, na vertical, por 3 horas. O óleovai ficar duro e, para tirá-lo, corte a garrafa plástica na linha onde há a separação da água com o óleo. Transfira somente o óleo para um outro recipiente com tampa, fora da geladeira. Assim que ficar líquido novamente, o óleo de coco estará pronto para consumo. Não é preciso guarda-lo na geladeira.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Fale com a Homeopatia Brasil

O que você achou do artigo? Deixe aqui seu comentário que retornaremos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!

×