fbpx

10 bons hábitos para uma vida saudável e plena

Saúde e bem-estar são tesouros que todos buscam e são essenciais para uma vida melhor. Consumir alimentos saudáveis e manter-se hidratado o tempo todo sempre estão no topo da lista de quem planeja o futuro levando uma vida plena, longe dos inúmeros remédios para os quais o avanço da idade pode nos empurrar e com boa mobilidade, por exemplo. Porém existem outros bons hábitos que podem nos guiar para esse caminho e que se praticados com regularidade tornará ainda menos árduo nosso futuro, independentemente da idade que se esteja agora.

A prática regular destes dez passos que colocamos logo abaixo poderá transformar sua forma de agir, proporcionando satisfação física e psicológica, prazeres raros no nosso dia-a-dia tão corrido e de multitarefas. Não será necessário se descolar do mundo real para alcançar essa melhora na qualidade de  vida. Mas será necessária uma boa dose de ânimo, persistência e perseverança para que esses passos se tornem hábito e passem a fazer parte de sua rotina até que você nem perceba, mas tenha atingido seus objetivos iniciais. Vamos lá?

1 – Alimente-se bem

Comer bem inclui escolher alimentos que contém menos ou nenhum agrotóxico, in natura e de preferência orgânicos. Vá à feira livre. Toda cidade tem uma. Pesquise no local as barracas onde proprietários levam sua própria produção para serem vendidos. Você vai se surpreender com a qualidade das frutas, verduras, dos ovos de galinhas caipiras, peixes e carnes, mel, por exemplo. Vai descobrir novos sabores até mesmo nas mesmas coisas que já consumia. Seu corpo e sua mente serão gratos.

hábitos saudáveis

2 – Beba bastante líquido

Beba água para se hidratar. Água de coco também é uma ótima pedida! Coma frutas vermelhas carnudas e suculentas ao longo do dia. Tome chás. Enfim, se hidrate.

3 – Pratique exercícios habitualmente

Não é preciso ser um atleta para ter uma vida saudável. Mas movimentar-se tem que ser um hábito para quem quer estar com o corpo saudável. Afinal, nosso corpo é uma máquina. Foi programada para estar em movimento. Até mesmo a água parada se deteriora, apodrece. Por isso saia, vá caminhar! É melhor andar à toa do que ficar à toa, diziam os antigos. Não importa qual atividade física escolha, mas escolha e faça. Consulte um profissional para ter a certeza de que não fará exageros, de que sua escolha não lhe trará malefícios. De resto, movimente-se.

4 – Evite refrigerantes

Você não precisa ser radical com tudo o que come e bebe diariamente. Mas retirar o consumo de refrigerante de seu dia-a-dia vai ajudar você a reduzir a sua cota de consumo de sódio e açúcar diários. Talvez já tenha ouvido esta frase alguma vez na vida, seja do médico, nutricionista ou de alguma pessoa próxima: “mais dia ou menos dia a vida te cobrará cada excesso praticado no passado”.

5 – Saia da rotina

Independentemente de qual seja a sua profissão, muitas vezes ela pode tornar sua vida maçante se só fizer isso o tempo todo. Saia da rotina, arrume um hobby. Faça tricô por alguns minutos do dia, entre nas aulas de violão, volte a estudar, pratique outra língua, faça marcenaria. Não importa a sua escolha, o importante é escolher. Forçar seu cérebro a aprender uma nova atividade pode ajudá-lo a criar novas conexões neurais, além de lhe proporcionar sensações de prazer e bem-estar.

6 – Durma bem

Tenha boas noites de sono. Durma o tempo que seu corpo precisa para se recompor, pois cada um tem seu próprio relógio biológico. Quando jovens, nosso tempo na cama pode ser maior do que quando ficamos mais velhos. O importante é reservar um período para cada coisa que fazemos no dia-a-dia e assim termos o nosso momento para o descanso. Nosso corpo e nosso cérebro precisam dos hormônios liberados durante o sono para que possamos nos reconstituir para o novo dia.

7 – Mantenha boas relações

Fazer amizades e formar laços sociais são fundamentais para a espécie humana. Mas manter relações saudáveis é primordial para que nossas saúdes física e mental mantenham sua integridade. Afinal, manter em nosso círculo pessoas que não acrescentam e, pior, sugam tudo de bom que podemos ofertar pode nos afetar profundamente. Uma boa conversa com amigos do trabalho, amigos da infância, um passeio em família, visitar nossos entes podem ser produtivos e saudáveis para toda uma vida. Procure estar perto de pessoas que praticam a gentileza e a educação diariamente, em qualquer lugar, com qualquer pessoa. E faça isso também. Sempre!

8 – Evite o estresse! Seja positivo!

Saiba que nem tudo estará sob seu controle. E achar o contrário só lhe trará frustrações e angústia, aumentará a sua ansiedade e o seu estresse. Saiba esperar o tempo das coisas e das pessoas. Cada um tem o seu próprio limite, tempo, rotina, conhecimento, expectativa, interesse, enfim, dê valor ao instante de cada um. Participe, ajude, apoie, ensina e aprenda. Atuar positivamente pode te ajudar a compreender o todo e qual a sua participação diante da vida. Além disso, evitar o estresse pode te livrar de inúmeras doenças atribuídas a ele, inclusive as do coração.

9 – Evite excessos

Dormir demais, beber demais, comer demais, malhar demais, se estressar demais, enfim, tudo em excesso não será benéfico para o seu corpo muito menos para sua mente. O segredo de uma vida saudável é o equilíbrio de tudo, tudo mesmo. O equilíbrio nas relações, nos humores, nos sentimentos, nas doses, nos pratos, nas atividades…

10 – Goste de você

Goste de você em primeiro lugar para assim poder dar ao outro a sua melhor versão. Ninguém valoriza ou gosta de pessoas que se vitimizam por tudo. Elas nem têm tempo para ouvir seus lamentos. Você é protagonista da sua vida. Dê-se valor sem depreciar o outro. Cultive bons relacionamentos sem criar dependências afetivas. Cuide-se sempre e saiba que a felicidade é uma escolha e estará sempre em suas mãos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Fale com a Homeopatia Brasil

O que você achou do artigo? Deixe aqui seu comentário que retornaremos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!