Hortas rápidas: 5 vegetais que crescem em menos de um mês

Sumário

Que tal formar uma mini horta em casa e ter verduras e legumes frescos e sem agrotóxicos para o resto do ano?

Separamos para você uma lista de 5 vegetais fáceis de plantar, que requerem pouco espaço, ou seja, você pode plantar em um vaso ou num espaço pequeno no jardim ou num canteiro e com uma vantagem adicional: eles que crescem muito rápido!

alface

1. Alface: 30 dias

A alface está entre os vegetais mais consumidos pelos brasileiros. É aquela folha que sempre está presente na nossa mesa, não é mesmo? A boa notícia é que ela é uma hortaliça que cresce rápido e que pode ser cultivada em casa, até mesmo num vaso.

O plantio dessa folha tão popular é simples. Escolha um vaso – que pode ser de plástico, preencha-com terra adubada e coloque algumas sementes na terra, de forma espaçada. Depois, jogue uma camada de terra para cobrir as sementes. Regue todos os dias ou em dias alternados, conforme o clima. O ideal é manter a terra úmida, mas não encharcada. Depois de cerca de 30 dias é só colher desfrutar da deliciosa salada após a correta higienização das folhas!

A alface gosta de clima fresco e solo úmido, com bastante matéria orgânica e arejado.

No caso da luminosidade, o ideal é que a luz solar incida diretamente nas folhas no período da manhã, mas que ela tenha sombra nas horas mais quentes do dia. Por esse motivo, observe o local onde colocará o vaso de alface.

rúcula

2. Rúcula: 10 dias

A rúcula é servida crua em saladas ou como ingredientes de tortas, massas e sanduiches. Também é ótima opção na cobertura de pizza, combinada com muçarela e tomate.

Uma maneira simples de começar sua pequena plantação de rúcula é usando sementes que você pode adquirir em qualquer casa agrícola ou mesmo em supermercados.

Você pode começar a plantação em um vaso, com furos embaixo – para a drenagem – e usando terra adubada. Os meses de outono (de março a junho) são os mais propícios para o início da plantação.

O processo é simples: faça pequenos buracos na terra usando o dedo e coloque duas sementes em cada espacinho. Depois, jogue uma camada fina de terra por cima, apenas para cobrir as sementes. Regue todos os dias, mas não encharque a terra. Se a terra estiver muito úmida, regue a cada dois dias. Deixe a planta exposta ao sol. Em menos de uma semana começam a surgir os primeiros brotos.

Por volta do décimo dia depois que surgirem os primeiros brotos, você já pode colher algumas mudas e plantá-las em outro vaso (pois a rúcula gosta de espaço) ou então usar as folhas para uma salada.

A cada 20 dias, o ideal é semear novas sementes. Isso vai garantir novos brotos e você terá sempre rúcula fresca para colher.

É importante manter a terra adubada para que a rúcula tenha os nutrientes necessários para se desenvolver.  Você pode usar um adubo pronto ou usar material orgânico como folhas mortas, por exemplo. Para manter a planta ainda mais forte e saudável.

3. Agrião: 15 dias

O agrião é uma hortaliça que pode ser plantada em qualquer cantinho, desde que tenha muita água. Ele tem um sabor picante e é muito utilizado como salada, em especial para acompanhar o churrasco.  O agrião pode ser colhido cerca de 15 a 20 dias depois do primeiro broto, quando estiver com 12 centímetros de altura.

O agrião gosta de clima ameno e de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas de sol direto diariamente. 

Você pode plantar sementes, que vai adquirir em mercados ou lojas especializadas, ou pode fazer sua própria muda, o que é muito fácil. Ao comprar um mole de agrião, separe uma rama bonita e coloque esse galho na água. Deixe por uma semana na claridade do sol e pronto. Você perceberá as raízes se formando. Depois, é só plantar no vaso ou canteiro. Se sua escolha for por sementes, semeie várias sementinhas juntas, basta jogar várias sobre a terra e polvilhar terra por cima em seguida.

O agrião gosta de terra encharcada. Para facilitar o plantio em vasos, você pode colocar esse vaso (com furos embaixo) dentro de um recipiente mais largo, cheio de água.

Outra facilidade do agrião é que se você for plantar em vaso, para ficar dentro de casa, ele pode ser semeado em qualquer época do ano.

Depois da primeira colheita, é indicado semear novas sementes a cada 10 dias. Assim você vai garantir uma colheita contínua durante o ano todo.

4. Cebolinha: 21 dias

Além de conferir um sabor especial a saladas, sopas e refogados, um vasinho de cebolinha na cozinha ajuda a compor a decoração. Ela é uma planta rústica e se desenvolve bem em qualquer solo.

Se você quiser plantar a cebolinha em vasos, basta preenchê-lo com areia fértil e rica em matéria orgânica. O vaso deve ser furado no fundo, para que a drenagem da água seja muito boa. A cebolinha aprecia o solo úmido, mas não encharcado. Inclusive, ela é resistente a curtos períodos de seca.

O bulbo da cebola pode demorar até seis meses para amadurecer, mas você pode começar a colher os talos verdes a partir de um mês depois do primeiro broto. Fazendo isso, a planta vai continuar a formar mais e mais.

A cebolinha precisa de solo úmido e bem drenado. O ideal é regar um dia sim e um dia não. Se a terra estiver muito molhada, espace as regas, pois a cebolinha é até resistente a curtos períodos de seca.

rabanete

  5. Rabanete: 22 dias

O rabanete já começa a apresentar brotinhos no terceiro dia depois de plantado. Ele ocupa pouco espaço e pode ser cultivado numa pequena parte do jardim ou mesmo em vasos.

Esse vegetal pode ser plantado em qualquer época do ano e 22 dias depois do primeiro broto já pode ser colhido para consumo. Entretanto, prefere sol pleno e clima frio.

Além da cor linda, seu sabor picante é muito apreciado em saladas. Mas você pode também cozinhá-lo e usar em um belo salteado de vegetais.

A maneira mais fácil de plantá-los é usando sementes que você vai adquirir em casas especializadas. Basta fazer covinhas no chão com o dedo ou colher, colocar algumas sementes em cada buraco e cobrir com terra.

Depois da primeira colheita, o ideal é semear novamente a cada três semanas, assim você vai desfrutar de rabanetes frescos várias vezes. O rabanete gosta de sol direto, solo fofo, sem pedras. Gosta de terra bem úmida, mas não encharcada.

plantio

Homeopatia e hortas saudáveis

Para quem quer ter uma horta saudável e fortalecida, uma excelente opção é o cuidado do sistema solo-planta usando homeopatia. Como o tratamento homeopático não contamina as pessoas, nem deixa resíduos no solo, na água ou nas plantas, é recomendado, inclusive, para quem quer produzir alimentos orgânicos. 

A abordagem homeopática utilizada em hortas e jardins segue o mesmo princípio da usada no tratamento de humanos e animais. O cuidado tem o foco no paciente, e não na doença. O medicamento homeopático  como estimulante dos mecanismos de defesa e repara o desequilíbrio metabólico do sistema solo-planta que prejudica o aproveitamento dos nutrientes, da água e do sol. Essa atuação favorece o crescimento da planta, deixando-a mais resistente.

Mesmo quando a planta está saudável, o tratamento mantém o equilíbrio e pode evitar problemas que seriam capazes de se espalhar por toda a horta ou jardim, dizimando as plantas.

Facebook
Twitter
LinkedIn