Aromatizador elétrico de ambientes e para óleos essenciais: o que é e como funciona

O aromatizador elétrico de ambientes tem feito muito sucesso de venda, sobretudo neste período de isolamento social devido à pandemia da covid. Mas, afinal, o que é um aromatizador elétrico?

Como o próprio nome indica, é um equipamento para perfumar espaços. Mas seus benefícios vão muito além de apenas deixar a casa ou o ambiente de trabalho mais cheirosos, e, sim, deixar o espaço leve e harmonizado.

Nesse artigo vamos detalhar o que é um aromatizador elétrico, para que serve um aromatizador elétrico para óleos essenciais, quais óleos essenciais posso colocar no aromatizador elétrico? Como funciona e como usar um aromatizador elétrico?  O aromatizador elétrico pode ficar ligado a noite toda? Também vamos falar sobre o Aromatizador “Via Aroma”, marca reconhecida no mercado.

Para que serve um aromatizador para óleos essenciais?

Um aromatizador elétrico de ambientes pode ser mais do que se pensa, visto que uma técnica natural tem ganhado gradativamente mais espaço no mercado. Trata-se da aromaterapia, que utiliza das partículas liberadas por óleos essenciais a fim de estimular diferentes partes do cérebro. Assim, promove não só o bem-estar, como também ajuda a aliviar sintomas de ansiedade, depressão, insônia, resfriado e até asma. Ter um aromatizador é, sem dúvida, um ganho nesses aspectos.

Tanto para espaços pequenos quanto grandes, o aromatizador elétrico ajuda a espalhar o aroma que se deseja no ambiente. Por isso, os óleos essenciais servem para dar o cheiro específico, seja de hortelã ou erva-doce, por exemplo, e podem proporcionar sensações de aconchego energia e frescor. 

Aromatizador elétrico e aromaterapia

Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), a aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais. Muitas pessoas têm recorrido à aromaterapia como a citada anteriormente para harmonizar a casa ou trabalho. Até porque, sua técnica de aliar matérias primas como flores, cascas, sementes, madeiras ou ervas no uso dos óleos essenciais se transforma em ritual muito agradável. Tanto para quem está no ambiente, quanto para quem chega e sente um cheiro agradável e ao mesmo tempo relaxante da essência que você mais gosta, é muito prazeroso. Afinal, os aromas suscitam além de sensações, também memórias reconfortantes.

Aromatizador elétrico e aromaterapia

Além disso, as diversas fragrâncias que são comercializadas no mercado colaboram para as mais variadas intenções, desde um aroma mais romântico, até um que energize ou que estimule a paciência e o equilíbrio, por exemplo. Segundo estudo feito pela Universidade de Havard (EUA), o cheiro nos remete a diferentes lembranças e são capazes de direcionar o comportamento dos indivíduos, nos quais podem despertar sentimentos ruins ou bons.

+ LEIA MAIS: O poder dos óleos essenciais

Isso acontece porque, de acordo com Grace Shennato Pereira Moraes, do Núcleo de Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a serotonina (importante modulador de humor), quando é liberada no bulbo olfatório (também no cérebro), afeta a representação neural dos odores. Desta forma, o cheiro alcança clara relação emocional e, como dito, nas memórias.

É necessário escolher o aroma que você mais sente prazer independente do ambiente que esteja. A seguir, veja vários tipos de óleos essenciais que você pode adquirir ou até mesmo colher.

Quais óleos essenciais posso colocar no aromatizador?

O portal especializado em saúde e bem-estar Tua Saúde apresentou uma vasta lista de óleos essenciais que você pode inserir em seu aromatizador elétrico. Confira a lista com os nomes e seus benefícios.

Aromatizador elétrico e óleo de Alecrim

Cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores articulares.

Aromatizador elétrico e óleo de Lavanda

Excesso de estresse, dor de cabeça, resfriados, insônia e problemas respiratórios.

Aromatizador elétrico e óleo de Canela

Cansaço físico ou mental, tonturas, irritabilidade, dor de cabeça, falta de concentração, cólicas menstruais e dificuldade em relaxar.

Aromatizador elétrico e óleo de Jasmim

Diminuição da libido, problemas respiratórios, excesso de estresse, depressão e tensão muscular.

Aromatizador elétrico e óleo de Bergamota

Excesso de estresse, depressão, ansiedade, infecções da pele, má digestão.

Aromatizador elétrico e óleo de Camomila

Excesso de estresse, tensão muscular, depressão e inflamação do sistema urinário.

Quais óleos essenciais posso colocar no aromatizador

Aromatizador elétrico e óleo de Eucalipto

Problemas respiratórios, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares, febre e tensão muscular.

Aromatizador elétrico e óleo de Limão

Falta de concentração, ansiedade, excesso de estresse, falta de energia, sistema imune enfraquecido, dor de cabeça, má digestão e febre.

Aromatizador elétrico e óleo de Sândalo

Dor no peito, excesso de estresse, tensão muscular, diminuição da libido.

Aromatizador elétrico e óleo de Ilangue-Ilangue

Ansiedade, excesso de estresse, dor de cabeça, náuseas, pressão alta, problemas intestinais ou redução no crescimento de pelos.

Caso você queira fazer uma mistura desses óleos dentro do aromatizador elétrico, o mais indicado é buscar indicação de um especialista, já que cada óleo carrega sua composição específica. A mistura não é indevida, porém a indicação é que aconteça apenas com a orientação de um profissional, para que aromas não compatíveis sejam utilizados de maneira indevida.

Aromatizador elétrico pode ficar ligado a noite toda?

O aromatizador elétrico tem uma duração estimada de funcionamento de 4 horas, então, é bem comum que pela manhã, ao acordar, o efeito do aromatizador elétrico não seja mais sentido.

De toda forma, já está comprovado que para efeitos de sono, os óleos essenciais são, sim, benéficos, portanto, o aromatizador elétrico pode ficar ligado por horas. Mas especialistas alertam que, mas valem curtas inalações, do que longos períodos de inalação. A recomendações é ligar o aromatizador elétrico um pouco antes de dormir e desligar quando sentir que o sono chegou. Como explica a professora Mayra em seu site especializado em aromaterapia e vida natural, Casa May:

“Já disse algumas vezes que mais valem curtas inalações que longas inalações. Nosso olfato é um serzinho muito do enjoado: rapidamente “cansa” de um odor (fenômeno da acomodação olfativa), depende de uma mucosa fácil de ficar sensibilizada, e está à distância de poucas sinapses do cérebro (duas entre o nervo olfativo e a amígdala cerebral; três até o hipocampo), de forma que tudo que atravessa o nariz chega chegando pra valer no sistema nervoso. Então, devagar com o andor. Você pode se beneficiar de todo o potencial terapêutico dos OEs (Óleos essenciais) fazendo de 2-3 inalações que durem de 10-20 min por dia, em vez de ficar com um aromatizador ligado por horas no ambiente, ou ficar horas com um colar olfativo dependurado no pescoço. Dito isso, espero que você considere: precisa, mesmo, dormir com um aromatizador ligado na tomada a noite toda?”

Aromatizador elétrico pode ficar ligado a noite toda

Mas a professora explica, de maneira descontraída, que apesar de não ser muito a favor, deixa livre para cada um escolher se deve ou não passar a noite com o aromatizador elétrico ligado:

“Minha opinião pessoal sobre usar OEs a noite toda – que é não – não deve impedir você de tomar sua própria decisão. Eu sou professora, não sou a verdade. Professores apresentam cenários, hipóteses e fazem perguntas. Às vezes dão respostas, quando elas estão presentes – mas na maior parte das vezes, o que a gente faz é enfiar minhoca na cabeça do aluno. Porque nossa missão é fazê-lo pessoa autônoma na geração do conhecimento e na escolha do que fazer com o conhecimento.”

Mas é importante lembrar que, quanto a questões técnicas do Aromatizador elétrico ficar ligado durante toda a noite como risco de superaquecimento, não é um problema. O aparelho não sofrerá dano algum, porém, como já dito, seus efeitos aromáticos duram aproximadamente 4 horas.

Como funciona e como usar um aromatizador elétrico?

Para tirar o melhor proveito do seu aromatizador elétrico, basta saber qual o tamanho do cômodo você vai colocar o equipamento. Isso define a quantidade de gotas do óleo essencial de sua preferência que será usado. Como usar e como funciona? Aos poucos, o aromatizador elétrico vai chegar na temperatura necessária para difundir o aroma em todo o espaço. Cada aromatizador trará especificações a respeito.

Ainda assim, vale ficar atento na voltagem do produto se é a mesma da tomada. Atualmente, alguns aromatizadores já são bivolt (110/220v), ou seja, independem da voltagem do equipamento em relação à voltagem da tomada. Seu consumo é bem em conta no bolso do consumidor.

Aromatizador de ambiente elétrico Via Aroma

Aromatizador de ambiente elétrico Via Aroma

Dentre as marcas mais famosas que existem no mercado hoje, o aromatizador elétrico Via Aroma tem se destacado nas vendas desse setor. A empresa é especializada em aromatizador elétrico e atua desde 1997. Especialista na difusão da prática da aromaterapia, foi um passo para a criação de seu aromatizador elétrico por meio de difusão de calor.

O aromatizador elétrico da empresa feito de porcelana facilita o uso dos diversos óleos essências com economia de energia, segurança e praticidade. O aromatizador elétrico Via Aroma apresenta certificado do Inmetro e não tem riscos de seguir na tomada. Seu consumo equivale a 5W/h e possui um sistema bastante moderno de manter a temperatura constante.

Para utilizá-lo, portanto, basta plugar o aparelho na tomada e adicionar 15 gotas do óleo essência Via Aroma para que o ambiente se mantenha aromatizado por 4 horas.

Os diferenciais presentes no aromatizador elétrico Via Aroma vão desde o fato dele ser adequado para o uso de óleos essenciais e ser pequeno e portátil, o que facilita o transporte para o escritório, loja, recepção, sala de espera, spa, entre outros.

Onde comprar aromatizador elétrico de ambientes e óleos essenciais?

Na farmácia da Homeopatia Brasil você encontra uma grande variedade de óleos essenciais, assim como o aromatizador elétrico de ambientes da Via Aroma.

Entre os óleos essenciais disponíveis na Homeopatia Brasil, estão o de Tangerina, Capim limão, Hortelã e vários outros e, nesses links, você pode conferir a indicação de cada um deles. Ou, se preferir, no link da farmácia, onde constam todos os óleos, assim como o aromatizador elétrico.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram