fbpx

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos

O adubo orgânico é um produto de origem vegetal ou animal que melhora a fertilidade do solo e contribui para o aumento da produtividade e qualidade das culturas. O adubo orgânico pode ser adquirido em casas especializadas ou você mesmo pode fazer o seu. O adubo orgânico caseiro pode ser produzido com restos de vegetais, como folhas secas; com dejetos de animais, como esterco de vaca, e com restos de comida, por exemplo. Nesse artigo vamos tratar justamente de como fazer adubo orgânico com restos de alimentos.

O adubo orgânico caseiro resultante de processos de compostagem, pode ser aplicado direto na terra ao redor das plantas, frutas e verduras como nutrição. Outra opção é enterrar o adubo orgânico caseiro como preparação para o plantio.

O resultado do uso do adubo orgânico caseiro inclui a produção de vegetais e frutas com sabor mais acentuado, não deixar resíduos químicos no solo e redução na quantidade de lixo produzida, uma vez que os restos de alimentos são utilizados nesse processo.   

adubo-orgânico-de-restos-de-comida

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos e restos de comida pronta

Como fazer adubo orgânico com retos de alimentos e comida pronta? Praticamente tudo o que descartamos em nossas casas pode ter uma nova utilização. No caso dos alimentos in natura, boa parte do que vai para o lixo pode ser aproveitado como alimento saudável para plantas, frutas e verduras.

De uma forma geral, você pode produzir seu adubo orgânico caseiro com cascas de frutas, verduras, vegetais e até restos de comida pronta. No caso de restos de comida pronta, o uso deve ser cuidadoso. Comida preparada ou processada, como o arroz, o feijão e carnes, pode atrair moscas e dar mau cheiro.

restos-de-alimento-e-compostagem

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos: compostagem

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos usando a compostagem? Adotar a compostagem é uma das maneiras de transformar seu lixo em adubo orgânico, o húmus. Você pode usar na compostagem os ingredientes já citados, como restos de frutas, verduras, legumes, assim como sementes, restos de alimentos cozidos ou estragados, folhas secas etc. O processo é simples e higiênico.

Você pode adquirir uma composteira ou fazer uma mini-composteira em casa. Com dois potes de sorvete você consegue simular uma caixa coletora de compostagem e produzir um pouco de adubo orgânico caseiro para seus vasos de plantas. Veja como fazer a compostagem abaixo.

adudo-orgânico-e-restos

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos: compostagem passo a passo

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos: essa compostagem caseira é uma das maneiras mais práticas e econômicas. Faça vários furos de drenagem no fundo de um dos potes de sorvete, cubra com terra e adicione as cascas de legumes, verduras, folhas secas, restos de comida já triturados.

Em seguida, cubra todas as cascas com terra, tampe e pronto. Depois de cerca de 40 dias você terá feito um adubo orgânico com seus restos de alimentos.

Faça alguns furos também na tampa para aumentar a oxigenação. Coloque o segundo pote embaixo do pote que você encheu com os restos de alimentos. Ele vai coletar o chorume que escorre durante a compostagem.

plantação-ocm-adubo-orgânico

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos: a reutilização do lixo ajuda o meio ambiente

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos: reutilizar o lixo está inserido dos 3 “Rs” da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.

É mais comum adotarmos esse raciocínio para lixo não-biodegradável, como como plástico, metal e vidro. Mas é sempre bom reforçar que lixo orgânico também polui o meio ambiente, mesmo sendo biodegradável. Por esse motivo, a compostagem orgânica, além de favorecer o cultivo das plantas com nutrientes naturais, é uma maneira de reduzir a produção desse tipo de lixo.

adubo-orgânico-através-de-compostagem

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos: Não quer fazer compostagem? Basta enterrar o lixo

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos da maneira mais prática possível? Se você não quer fazer uma compostagem, você tem a opção reunir o lixo produzido na cozinha, como os restos de legumes e vegetais, e enterrar no jardim ou horta, esperando que se decomponha e “nutra” o solo.  

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos: cascas de vegetais

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos usando cascas de vegetais? Cenoura, batata e abóbora são ricas em vitaminas E. Quando você enterra esses ingredientes ou simplesmente os mistura à terra, eles podem auxiliar no crescimento saudável das plantas.  

Além de ter custo praticamente zero, o adubo orgânico caseiro tem outras vantagens. Ele pode ser aplicado direto no solo, ajuda o meio ambiente (diminui o acúmulo em aterros sanitários); aumenta a produção em jardins e hortas caseiras; ajuda a reter a água no solo; estimula o desenvolvimento saudável da raiz, entre outros.

adubo-orgânico-com-restos-de-alimentos

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos: até a água de verduras e legumes cozidos pode ser adubo orgânico caseiro

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos, usando a água do cozimento de verduras e legumes? O adubo é a “comida” da planta e, sem isso, ela pode não ter energia suficiente para se manter forte e verde, dar flores e produzir frutos. Os nutrientes orgânicos para as plantas podem ser servidos na forma líquida ou sólida.

A água que sobra do cozimento de verduras e legumes, que retém resíduos de nutrientes, por exemplo, pode ser utilizada para regar as plantas.

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos: restos da cozinha são riqueza

Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos diferentes? Os restos da cozinha podem representar, portanto, riqueza em termos de nutrientes. Além dos ingredientes já citados, a borra de café, cascas de ovos, saquinhos de chá utilizados, são ótimas opções para uso no adubo orgânico caseiro.

folhas-secas-no-adubo-orgânico

Como usar folhas secas no adubo orgânico caseiro

As folhas secas também podem ser utilizadas como adubo orgânico caseiro. Basta recolher as folhas secas do seu jardim, triturá-las e distribuir em vasos, ao redor das plantas, para ajudar no crescimento delas. Seus nutrientes serão absorvidos sempre que as plantas forem regadas

Veja nesse artigo outras formas de obter adubo orgânico caseiro. E, se quiser saber sobre agricultura orgânica, clique aqui.

Vale lembrar que os produtos Agro e Horta & Jardim da Homeopatia Brasil têm o certificado do IBD, sendo permitido seu uso na agricultura orgânica.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Fale com a Homeopatia Brasil

O que você achou do artigo? Deixe aqui seu comentário que retornaremos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!

×