fbpx

Cosméticos naturais: opção de beleza há 30 mil anos

Ficar mais bonita, com a pele e os cabelos mais saudáveis, está certamente entre os desejos da maioria das pessoas do mundo todo. É por essa razão que a indústria de cosméticos naturais ou “tradicionais” não para de crescer.

Esse crescimento se verifica mesmo em períodos de crise econômica. Segundo o empresário Leonard Lauder, presidente da Estée Lauder – uma das marcas mais famosas de cosméticos norte americanas – a explicação para esse aumento de vendas está no lipstick index, ou ‘indicador do batom’, criado por ele. O empresário avalia que mesmo durante as crises, as pessoas continuam comprando cosméticos, pois querem melhorar a autoestima.

Nessa esteira do embelezamento, há produtos que têm destaque especial: os cosméticos naturais. Os cosméticos naturais, categoria em que se encaixam os veganos, estão em alta, agradam consumidores preocupados com o meio ambiente e a sustentabilidade e são muito lucrativos: as estimativas apontam para um mercado que movimenta, em média, R$ 3 bilhões por ano.

Essa paixão da humanidade por cosméticos naturais é história antiga, bem antiga: começou cerca de 30 mil anos atrás! Ainda na época pré-histórica, quando o homem vivia nas cavernas, ele já pintava seu corpo com tinta proveniente da mistura de folhas e cascas de árvore.

Esse hábito cresceu ao longo da história, tornou-se um poderoso ramo da indústria, que oferece milhares de itens de cosméticos naturais. Nesse artigo você vai conhecer alguns produtos para revenda e descobrir, também, receitas e o passo a passo de como fazer alguns cosméticos naturais.

pincéis-óleos-e-produtos-de-cosméticos-naturai

 

Qual a diferença entre cosméticos naturais e cosméticos veganos?

A palavra cosmético vem do termo grego kosmetés, que era o escravo que tinha a função de arrumar as pinturas, perfumes e também as roupas da sua senhora. Resumidamente, traduz-se como “feito para adornar”.

Desde quando, há milhares de anos, os homens usavam tintura para enfeitar o corpo, a indústria de cosméticos evoluiu muito e a gama de produtos disponíveis tecnologicamente avançados é incontável. E, em meio a tanta modernidade, os cosméticos naturais e veganos ganham cada vez mais espaço. Mas, qual é a diferença entre cosméticos naturais e os veganos?

Cosméticos naturais são aqueles em que todos os ingredientes utilizados em sua composição (base, fragrância, aditivo, princípio-ativo, conservante…) vêm da natureza (seja origem vegetal, mineral ou animal). Ou seja, os cosméticos naturais não possuem aditivos químicos em sua composição, nem substâncias tóxicas. Os cosméticos naturais têm uma formulação mais suave e, normalmente, possuem ativos ricos em antioxidantes naturais.

Ingredientes como óleos vegetais, pigmentos naturais, óleos essenciais, minerais, extratos vegetais e produtos de origem animal, como o mel, por exemplo, estão na lista de ingredientes que podem ser usados na elaboração de cosméticos naturais.

Os cosméticos veganos têm uma característica fundamental que os diferencia dos cosméticos naturais: para serem considerados veganos, os cosméticos não podem ter nada de origem animal, nem serem testados em animais.

Marcas apostam em cosméticos naturais

A cada dia que passa mais e mais pessoas optam por produtos considerados ecológicos e que não agridem o meio ambiente. Para atender a esse mercado, muitas marcas com propósitos sustentáveis têm apostado na produção de cosméticos naturais.

Entre essas marcas está a Homeoquântica, que produz uma linha de cosméticos elaborados com ingredientes naturais que não agridem a pele e a saúde. “São produtos livres de parabenos, silicones e derivados de petróleo, além disso, não são testados em animais e também não contém nenhum produto de origem animal em sua composição. São desenvolvidos com base no nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a preservação e a recuperação do meio ambiente”, disse Alexandre Leonel, farmacêutico homeopata, diretor da Homeopatia Brasil, responsável pela Homeoquântica.

A linha de cosméticos naturais da Homeoquântica é composta por Shampoo Fortalecedor, Condicionador Fortalecedor, Hidratante Corporal para Pele Sensível, Loção Relaxante para as Pernas e Hidratante para os Pés.

Alexandre explica que a Homeoquântica surgiu da sua vontade de produzir uma linha de cosméticos que fossem seguros e, ao mesmo tempo, capazes de entregar o resultado cosmético e sensorial de cada um deles. Os produtos têm em sua composição óleos essenciais como o de limão, de alecrim, de cedro, de gerânio, de lavanda, de camomila e óleo de coco, entre outros ingredientes naturais.  Os cosméticos naturais da linha Hoemeoquântica são produzidos a partir de uma tecnologia inovadora que mantém os princípios ativos dos ingredientes naturais, além de serem enriquecidos com silício orgânico, que é um fortalecedor e reestruturador da pele, unhas e cabelo. 

Cosméticos Naturais para revenda

Em um mundo onde tudo tende a ser artificial, os cosméticos naturais crescem como uma alternativa para quem quer levar uma vida utilizando menos produtos químicos.  Isso vale não só para o cliente final, como também para quem quer trabalhar nessa área. O mercado é promissor para quem deseja trabalhar com cosméticos naturais para revenda, segmento que pode oferecer bom retorno financeiro.

A linha de cosméticos naturais para revenda da Homeopatia Brasil, a Homeoquântica, é vendida por revendedores credenciados para tal. Caso tenha interesse em se tornar um revendedor Homeoquântica, clique aqui.

homem-lavando-o-cabelo-com-cosméticos-naturais

Como fazer cosméticos naturais?

Num passeio rápido pela internet é possível encontrar centenas de receitas ensinando como fazer cosméticos naturais. Muitas dessas receitas têm elaboração simples e utilizam produtos facilmente encontrados à venda.

Mas, o mais indicado é que, antes de usar qualquer produto na pele ou cabelos, a pessoa busque conhecer as propriedades, contraindicações e modos de usar esses produtos. Veja abaixo uma receita caseira de máscara hidratante de pepino e uma de shampoo caseiro. Ambas muito simples e muito fáceis de fazer. Inclusive, são daquele tipo de receitas passadas de mãe para filha e usadas há muitas gerações. Mas, lembre-se, a recomendação é sempre testar e conhecer os efeitos dos produtos antes de utilizá-los.

Receitas caseiras de cosméticos naturais      

Máscara hidratante de pepino.

¼ de pepino com casca

¼ copo de leite de amêndoas

¼ de copo de folhas de hortelã

¼ copo de farinha de aveia

Como fazer

Bata o pepino, o leite de amêndoas e a hortelã no liquidificador. Coloque a mistura em uma tigela. Depois, adicione a farinha de aveia, aos poucos, até engrossar e chegar na consistência desejada. Aplique com um pincel, deixe por 15 minutos na pele e depois enxague.

Shampoo caseiro

½ xícara de água

½ xícara de sabonete vegetal líquido

1 colher de chá de óleo vegetal leve ou glicerina (caso tenha cabelo oleoso, não use)

Como fazer

Coloque os ingredientes numa tigela e misture bem. Depois, coloque a mistura em uma embalagem reciclada de xampu. Use como habitualmente utiliza seu shampoo.

Veja outros:

Fale com a Homeopatia Brasil

O que você achou do artigo? Deixe aqui seu comentário que retornaremos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!

×