DHT o que é, para que serve e o que significa a sigla?

O que é DHT? É um hormônio andrógeno sexual masculino encontrado em homens e também em mulheres. Os hormônios andrógenos são responsáveis ​​pelas características biológicas masculinas, como pelos corporais, aumento da massa muscular e voz mais grave. A sigla DHT significa di-hidrotestosterona.

dht o que é

O que é DHT? É considerado um contribuidor para a alopecia androgenética, pois causa a miniaturização dos folículos capilares, ou seja, ele faz com que os folículos pilosos encolham. Como resultado, isso diminui o crescimento do cabelo e, com o tempo, é possível que nenhum cabelo cresça além da linha do couro cabeludo. A alopecia androgênica é o tipo mais comum de perda de cabelo em homens. Por volta dos 50 anos, mais da metade dos homens terá algum tipo de queda de cabelo relacionada ao di-hidrotestosteronas ou DHT.

O DHT também tem sido considerado uma das causas da perda de cabelos em mulheres.  Essa queda resulta num afinamento geral dos fios, o que gera cabelo ralo e aquele rabo de cavalo menor e com pouco volume. 

Nesse artigo, também iremos falar o que é DHT, para que serve o DHT, qual a relação com a queda de cabelo, qual a sua função, o que causa o aumento dele, qual sua função, o que significa DHT, como diminuir o DHT, qual o nível ideal de DHT, como manter equilibrado o DHT, qual a importância para saúde do DHT, quais os sintomas quando está alto o DHT e como aumentar o DHT.

DHT o que é: Para que serve?

o que significa dht

O que é DHT? Embora o DHT ocasione a queda de cabelo indesejável, ele não é apenas um vilão no corpo humano e tem funções fundamentais para a formação corporal masculina. Muitas pessoas se perguntam: para que serve? Ele é o responsável biológico para diferenciação sexual dos genitais masculinos, do desenvolvimento peniano e saco escrotal, como também na formação da próstata. O vilão aqui também é herói. Isso porque o DHT, responsável pela queda de cabelo, está diretamente ligado ao crescimento capilar facial, corporal e púbico durante a juventude, além da produção de sebo e o desenvolvimento/manutenção da próstata.

DHT o que é: Qual a relação com a queda de cabelo?

dht queda de cabelo

Como o hormônio responsável pelo crescimento capilar pode ser também o responsável pela calvície? O que é DHT? Qual a relação com a queda de cabelo? O que causa o aumento? Simples. O mesmo hormônio produz essas duas reações contrárias, pois o fator em questão é o excesso. O DHT, como já mencionado, é responsável por diversas funções no desenvolvimento do corpo humano, em especial o masculino. Ocorre que, ao longo do tempo e com o avanço da idade, esse hormônio vai se multiplicando no corpo e é esse aumento o responsável pela queda de cabelo, as famosas entradas e, por fim, a calvície total.

Entretanto, é muito importante ressaltar que o que é DHT o DHT não se apresenta como o único responsável pela queda capilar. Outros fatores podem ser causadores da alopecia. Para diagnosticar corretamente a causa de queda de cabelo, é necessário consultar um profissional.

Descubra as causas da queda de cabelo masculina e como tratar neste artigo feito pela Natura.

DHT o que é: o que causa o aumento?

o que causa o aumento do dht

Já sabemos o que é DHT; também já vimos para que serve e que é o excesso de DHT no organismo que provoca a queda de cabelo. Mas o que causa o aumento de DHT? 

A Di-hidrotestosterona encontra-se aumentada nos casos de ovários policísticos, tumores testiculares e em casos de aumento da atividade da enzima 5 alfa redutase (que leva à síndrome hiper androgênica ou hirsutismo). Além disso, pesquisas indicam que o que causa o aumento de DHT está ligado a hábitos como tabagismo e má alimentação, além de histórico genético.

É importante controlar esse quadro pois, além da queda capilar, o excesso de DHT pode causar outros problemas. Vejamos quais:

  • Depressão
  • Câncer de mama
  • Câncer de próstata
  • Acne inflamatória
  • Crescimento de cabelo em mulheres

Pesquisas mais recentes indicam também que a Covid-19 pode ter relação com a produção de DHT. Uma reportagem da UOL explica como se dá essa associação. Veja um trecho:

“Em relação à testosterona, ela indiretamente ajudaria o coronavírus a infectar nossas células. O Sars-Cov 2, como todos já ouviram falar, encaixa a sua proteína S em receptores de ECA-2 distribuídos na superfície celular. Eles funcionam como uma fechadura. Mas o encaixe só não basta. A tal proteína S precisa ser quebrada ou clivada, como dizem os cientistas, para expor um pedacinho dela, que seria uma espécie de senha para uma molécula na célula chamada protease. Daí, sim, o vírus consegue entrar. ‘Ocorre que a síntese de protease pelas nossas células depende do estímulo da testosterona’, conta a professora Cristina. Logo, em tese, quanto mais testosterona, mais protease. Daí, sim, o vírus consegue entrar.

Mas a dúvida que fica é, se a testosterona está ajudando o vírus, por que ela quase some em homens com quadros mais graves de covid-19? ‘A hipótese é que a produção do hormônio continue a mesma de sempre. Mas ele está sendo tremendamente consumido em algum outro canto, por isso não conseguimos achá-lo na circulação. É possível que a DHT esteja nos pulmões, procurando diminuir a inflamação por ali. E talvez o sistema endócrino até tente compensar. Mas seria como abastecer um tanque furado. E com um efeito colateral terrível: quanto mais DHT, mais protease ativada e mais células infectadas’, diz a pesquisadora. Daí por que usar o hormônio é dar munição para o Sars-CoV 2.”

LEIA MAIS: Queda de cabelo? Shampoo fortalecedor pode ajudar

DHT o que é: qual a sua função?

qual a função do dht

A função primária do DHT, obviamente, não é a queda de cabelo. Então, qual a sua função? O que é DHT? Para que serve? As principais funções do DHT são benéficas ao corpo humano. O DHT trabalha basicamente em três frentes: na formação de cabelos e pelos no corpo, na formação de músculos e no desenvolvimento do órgão sexual reprodutor masculino, conforme já mencionado.

Mas não só isso, como o nome já indica di-hidrotesterona é parte da testosterona masculina e, portanto, é responsável também pelo suor nas partes intimas e também a diferenciação sexual dos genitais masculinos durante a embriogênese.

DHT o que é: qual o nível ideal de DHT? Como diminuir? Como manter equilibrado?

É importante pontuar que o que é DHT, diagnósticos e tratamento relacionados a qual o nível ideal de DHT e procedimentos focados em como diminuir e como manter equilibrado o DHT no organismo são da alçada exclusiva de um profissional especializado.

Para começar a entender qual o nível ideal de DHT e o que é DHT, é importante saber que, segundo consenso médico, os níveis ideais de DHT no corpo são diferentes em homens e mulheres.

Em mulheres, o nível ideal de DHT varia entre 5 e 46 ng/dL. Já para homens, esse número varia de 16 a 79 ng/dL.

como diminuir o dht

LEIA MAIS: Cabelos mais bonitos de maneira natural: óleo de coco é tratamento cientificamente comprovado

Em caso de DHT em excesso, como já dito, só um profissional pode orientar a respeito das melhores medidas a serem tomadas. Mas é de senso comum que alguns tipos de alimentos podem contribuir para reduzir esse nível. O Portal Socientifica sugere três alimentos que trabalham para diminuir a DHT em excesso, confira:

“Inicialmente, para combater a queda de cabelo, é necessário o saber o que é DHT e o bloqueio do DHT (hormônio Di-hidrotestosterona semelhante à testosterona). Esse hormônio contribui para a queda de cabelo tanto em homens, quanto em mulheres. De que modo ele surge? O seu corpo converte de forma natural em média 5% da testosterona em DHT utilizando a enzima 5-alfa redutase.

Contudo, alguns alimentos bloqueiam essa enzima e, por isso, diminuem a produção de DHT da testosterona e combatem a queda de cabelo, de acordo com a pesquisa publicada na Advances in Dermatology and Allergology. Portanto, listamos três desses alimentos que evitam a queda.

Chá verde

chá verde para dht

O chá verde é uma das bebidas mais populares do mundo, derivado da planta Camellia sinensis.

Cebola (e alimentos ricos em quercetina)

cebola dht

A cebola branca contém poucas calorias, mas possui alto teor de antioxidantes como a quercetina.

Cúrcuma

cúrcuma dht

A cúrcuma é uma erva muito usada na culinária como extrato em pó por causa de seus benefícios à saúde.

Para equilibrar os níveis de DHT é necessário bloquear os causadores de seu aumento. Para isso também deve-se manter bons hábitos e uma boa alimentação. Além dos alimentos citados acima, outros tipos de alimentos que possuem antioxidantes, lisina e zinco e licopeno são recomendados. Esses alimentos são responsáveis pelo bloqueio do aumento do DHT. Alimentos indicados para consumo dessa função são tomates, nozes, castanhas e similares e também chás verdes.

DHT o que é: qual a importância para saúde?

Já sabemos as funções do DHT, o que é DHT, mas qual a importância para saúde de forma efetiva desse hormônio? O que significa cada uma delas? Confira a lista abaixo:  

  • Eficaz no tratamento de doenças autoimunes
  • Importante para a função cognitiva
  • Usado no tratamento de ansiedade e depressão
  • Auxiliar na função sexual
  • Importante para a saúde do coração
  • Auxiliar na redução do risco de câncer
  • Fundamental para o desenvolvimento normal dos homens
  • Importante para o controle dos níveis de açúcar no sangue
  • Auxiliar na melhoria na memória

DHT o que é: quais os sintomas quando está alto? Como aumentar?

Já vimos o que é DHT e que o excesso de DHT é prejudicial à saúde, mas quais os sintomas quando está alto? Como aumentar? Os sintomas de DHT alto podem ser diversos. O mais conhecido pode ser facilmente identificado; a calvície. Mas, infelizmente, existem aspectos mais graves como o favorecimento da formação de cânceres de mama e de próstata.

Como essas doenças não apresentam sintomas claros e imediatos, o mais recomendado é o exame periódico e consultas ao médico. Com relação ao aumento de DHT, com exceção de medicamentos manipulados, próprios para aquela ação, é mais difícil de se controlar esse aumento. Sabe-se que maus hábitos como tabagismo e má alimentação podem ser responsáveis para esse alto nível.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram