O magnésio está presente e se faz necessário em células do nosso corpo inteiro. Ele é um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo devido a sua atuação. A deficiência do magnésio pode causar danos em praticamente todo o nosso sistema. A falta de magnésio no corpo, ou hipomagnesemia, pode provocar diversas doenças e sintomas.
Nesse artigo, você vai aprender mais sobre o magnésio, a falta de magnésio sintomas e ver esses tópicos: falta de magnésio sintomas; o que devo fazer caso tenha algum deles; qual o pior sintoma da falta de magnésio; falta de magnésio sintomas; como saber se tenho: falta de magnésio sintomas; qual o nome desse distúrbio; falta de magnésio sintomas: pode causar diabetes?; quais exames podem confirmar a falta de magnésio e falta de magnésio sintomas: como devo tratar.
Quando o corpo apresenta a falta de algum mineral, o que não faltam são sinais para identificar essa deficiência. Mas você sabe quais os principais sintomas da falta de magnésio que o organismo pode apresentar? Vamos a eles:
1. Falta de magnésio sintomas: fadiga
O magnésio é responsável pela produção de Trifosfato de Adenosina, responsável por trazer energia ao organismo. A falta do magnésio faz com que o corpo apresenta cansaços em excesso com atividades físicas não condizentes com a fadiga apresentada. Portanto, se você apresenta falta de energia e fica mais cansado do que o costumeiro, esse pode ser um indicativo.
2 – Falta de magnésio sintomas: dores de cabeça
O magnésio também atua nos mecanismos neurogênicos e vasculares. Se ultimamente você anda apresentando queixas de dores de cabeça ou até mesmo enxaqueca, a falta de magnésio pode ser o seu problema.
3 – Falta de magnésio sintomas: cãibra e espasmos
É isso mesmo, costumeiramente relacionada ao potássio, as partes musculares de nosso corpo também apresentam alteração mediante a atuação do magnésio. Isso porque o mineral é o responsável pelo relaxamento dos músculos. Portando, em casos de falta de magnésio, é natural que um sintoma seja os espasmos corporais e a cãibra em excesso.
4 – Falta de magnésio sintomas: insônia
A falta de magnésio pode provocar também sintomas de insônia. O magnésio atua também na produção de melatonina, hormônio que age na qualidade do sono. O magnésio também trabalha no equilíbrio do cortisol, hormônio que, em falta, pode causar estresso excessivo
5 – Falta de magnésio sintomas: constipação
Não, não está havendo nenhuma confusão, a falta de magnésio pode, sim, apresentar sintomas de constipação. Isso porque o mineral atua no aumento de peristaltismo, fazendo com que o fluxo intestinal funcione corretamente.
6 – Falta de magnésio sintomas: Arritmia cardíaca
A falta de magnésio pode provocar sintomas no funcionamento do coração, alterando a frequência de batimentos. Isso porque o mineral é um dos responsáveis pelo pleno funcionamento do ritmo cardíaco. Os sintomas podem ser arritmia e palpitação.
7 – Falta de magnésio sintomas: resistência à insulina
A suplementação frequente com magnésio pode fazer com que a resistência a insulina seja notada, melhorando assim o controle glicêmico. Por outro lado, a falta de magnésio pode causar o desequilíbrio de açúcar no sangue.
Falta de magnésio sintomas: o que devo fazer caso tenha algum deles?
Agora que você já viu quais os principais sintomas da falta de magnésio, é importante responder à pergunta “o que devo fazer caso tenha algum deles”. Ao apresentar sintomas de falta de magnésio, antes de tudo, recomenda-se buscar um diagnóstico médico. A partir disso, o profissional irá, se for o caso, recomendar um tratamento para reposição de magnésio.
A reposição de magnésio pode ser feita de formas diferentes. A depender do paciente e do diagnóstico, o médico pode escolher uma forma de reposição ou até fazer uma combinação de maneiras diferentes.
A primeira forma de reposição é combater a falta de magnésio e sintomas a partir de uma dieta especial. A dieta voltada para a reposição de magnésio terá presente alimentos que carregam o mineral em sua composição. Esse processo para repor o magnésio e combater os seus sintomas pode ser feito a partir de um nutricionista.
A segunda alternativa, também muito usada e recomendada pelos médicos, é a suplementação a partir de comprimidos. A lista de suplementos com um rico teor em magnésio é extensa. Confira mais a respeito ao longo deste artigo.
Veja mais sobre falta de magnésio sintomas aqui.
Qual o pior sintoma da falta de magnésio?
Dentre tantos malefícios e sintomas apresentados pela falta de magnésio é comum surgir a dúvida sobre qual o pior sintoma. Dessa lista, dois dos sintomas devem ser observados com cuidado redobrado. O primeiro é o excesso de fadiga.
Como já mencionado, o mineral é responsável pela substância que traz energia ao corpo, o Trifosfato de Adenosina. Um corpo fadigado, apresentando cansaços recorrentes, pode levar o paciente a uma vida mais sedentária, provocando aumento de peso e surgimento de diferentes doenças como a pressão alta e outras que surgem em decorrência da hipertensão.
O segundo sintoma é a alteração nos batimentos cardíacos. Isso porque o mineral é um dos principais responsáveis pelo controle do ritmo do coração. Com o magnésio em falta, é comum que o paciente apresente sintomas como palpitação e arritmia cardíaca. Indicativos que a médio ou a longo prazo podem ser muito nocivos à saúde e ao funcionamento do coração. Podendo até ocasionar uma parada cardiorrespiratória.
Falta de magnésio sintomas: como saber se tenho?
Para além dos sintomas, a maneira mais segura de como saber se tenho falta de magnésio é a partir de um diagnóstico médico. Portanto, se você está apresentando fadiga corporal, arritmia cardíaca, insônia, tensão muscular ocasionando excessos de cãibras e espasmos, constipação intestinal, dores de cabeça ou enxaqueca, procure um profissional. Lembrando que os sintomas da falta de magnésio variam de paciente para paciente, podendo ele sentir um ou mais destes citados. Em todo caso, o mais seguro é buscar uma indicação médica, pois em caso de autodiagnostico, o paciente muitas vezes pode também buscar o tratamento por conta própria. O risco mais recorrente é de pacientes que se suplementam para repor este magnésio por conta própria, devido a algum desses sintomas, e isso pode mascarar outros problemas de saúde, podendo ser uma doença mais grave.
Falta de magnésio sintomas: qual o nome desse distúrbio?
Os sintomas da falta de magnésio são muito presentes no relato de quem enfrenta a falta desse mineral. O que pouca gente sabe é qual o nome desse distúrbio: Hipomagnesemia. A hipomagnesemia, como mencionado no começo do artigo, é justamente um nível baixo de magnésio no organismo.
LEIA MAIS: Floral de Bach para ansiedade é bom? Funciona?
Como também já mencionado, a hipomagnesemia pode ser responsável por um cansaço descomunal, dores de cabeça, insônia e até palpitações e arritmia cardíaca. Os sintomas da falta de magnésio podem ser melhor compreendidos a partir de um diagnóstico vindo de um especialista. O mesmo pode recomendar o tratamento de reposição de magnésio.
Leia mais sobre a importância do magnésio no organismo aqui.
Falta de magnésio sintomas: pode causar diabetes?
Uma dúvida comum a respeito da falta de magnésio e seus sintomas é se esse quadro pode causar diabetes. E a resposta é sim.
Um dos sintomas causados pela falta de magnésio é o desequilíbrio no açúcar do sangue. Com as taxas de insulina desreguladas, o paciente pode chegar a ficar pré-diabético ou até mesmo diabético. Em suma, o magnésio atua no controle da glicemia, por vez, a glicemia age na prevenção do diabetes. Se o sangue apresenta um desequilíbrio de glicemia, logo, este paciente está mais propenso ao diabetes.
Confira um trecho de um dos maiores portais de artigos científicos do mundo, a Scielo, no qual é citada a relação direta entre o magnésio e o diabetes:
“O magnésio é um íon predominantemente intracelular, que participa como cofator de mais de 300 reações enzimáticas, dentre elas na atividade da tirosino-cinase. Sua deficiência pode aumentar a resistência periférica à insulina, especialmente em pacientes com síndrome metabólica e diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Isso foi revelado em trabalho que avaliou, em 27 pacientes com DM2 descompensado, o conteúdo intracelular de magnésio, correlacionando-o com índices laboratoriais de resistência insulínica e controle glicêmico. Hipomagnesemia foi encontrada em 75% dos pacientes e déficit intracelular em 30,8%. Houve correlação negativa do Mg intracelular (Mg IC) com HbA1 e com IMC. 59,2% dos pacientes apresentaram HOMA IR > 3,5, e tendência para correlação negativa com o Mg IC, porém sem significância estatística. Apesar do número pequeno de pacientes, ressalta-se que uma vez que deficiência de magnésio é comum em pacientes com diabetes, sua relação com resistência insulínica deve ser mais estudada.”
Você pode conferir aqui esse artigo na íntegra.
Quais exames podem confirmar a falta de magnésio?
Agora vamos ver quais exames podem confirmar a falta de magnésio. Existem duas maneiras de se identificar a hipomagnesemina. A partir de uma avaliação médica, o profissional passará um encaminhamento de exame para identificar a falta de magnésio. Os níveis de magnésio podem ser identificados de duas maneiras, a partir de um exame de sangue comum ou a partir de um exame de urina. Entretanto, no momento do exame, atente-se para informar o profissional sobre todos os medicamentos consumidos, pois algumas medicações podem provocar alteração no resultado final.
Falta de magnésio sintomas: Como devo tratar?
Uma pergunta comum é como devo tratar os sintomas da falta de magnésio. O tratamento para os sintomas da falta de magnésio acontece a partir da reposição do mesmo.
A partir do momento em que é identificado que a falta de magnésio é de fato o grande pivô dos sintomas do paciente, é hora da reposição.
Como forma de prevenção, é recomendável ingerir alimentos que sejam ricos em magnésio. Confira abaixo, uma lista de alguns alimentos que podem ajudar na manutenção e até na recuperação deste mineral em falta no organismo do paciente. Entre os mais conhecidos, estão:
- Abacates
- Nozes
- Amêndoas
- Leguminosas
- Peixes gordurosos
- Chocolate amargo
- Sementes de Abóbora.
Outra alternativa bastante usual é a suplementação. Confira a lista de suplementos ricos em magnésio:
Falta de magnésio sintomas e como combater: óxido de magnésio — 60% de magnésio, melhora a digestão e tem propriedades laxantes
Falta de magnésio sintomas e como combater: glicinato de magnésio — é constituído por magnésio e por glicina
Falta de magnésio sintomas e como combater: hidróxido de magnésio — também conhecido como leite de magnésio, é utilizado como laxante e para melhorar a má digestão
Falta de magnésio sintomas e como combater: cloreto de magnésio — 12% de magnésio e permite uma boa absorção do nutriente
ATENÇÃO: a automedicação não é recomendada. Em casos de palpitação cardíaca, fadiga, dores de cabeça e outros sintomas, procure um médico.