Homeopatia Sepia: um medicamento de usos múltiplos

A Sepia (que trataremos de homeopatia Sepia, pois é a forma mais comum de busca) é um medicamento homeopático que tem múltiplas funções.

A homeopatia Sepia é usada especialmente para o tratamento de sintomas ligados à menopausa. Mas também pode ser prescrita para casos de distúrbios mentais, como ansiedade, e problemas nos órgãos de reprodução, por exemplo. Mas não é só. A homeopatia Sepia está inserida em uma classe de 20 remédios que muitos dos homeopatas consideram como os mais importantes da farmacologia homeopática.

Neste artigo, vamos descobrir para que serve a homeopatia Sepia, que é feita da tinta tirada de um molusco chamado choco.

Também vamos abordar a eficácia do medicamento homeopatia Sepia, o que significam termos relacionados ao remédio Sepia, como homeopatia Sepia 30ch, homeopatia Sepia 12ch e homeopatia Sepia 200ch. Abordaremos ainda o que é Lachesis, remédio normalmente associado ao medicamento homeopatia Sepia.

O artigo também explicará o que é personalidade homeopática, termo muito pesquisado na internet por meio da busca “homeopatia personalidade”, que é como vamos tratar.

Para que serve a homeopatia Sepia

Para que serve a homeopatia Sepia? A homeopatia Sepia ou Sepia Succus é indicada no tratamento de sintomas da menopausa, assim como é prescrita, também, para o tratamento de perturbações mentais como nervosismo excessivo, ansiedade, agitação.

A homeopatia Sepia também é indicada no tratamento de problemas relativos ao aparelho reprodutor. É comum a prescrição da homeopatia Sepia para casos de abortos de repetição, pessoas sensíveis ao movimento do feto e ao toque do útero.

Homeopatia Sepia para tratamento de aborto

A homeopatia Sepia também tem atuação efetiva em problemas como vaginite (inflamação da vagina, que pode resultar em secreções, coceira e dor), cólicas e outros sintomas da TPM (Tensão pré-menstrual).

Para além desses problemas, a homeopatia Sepia também pode ser indicada para o tratamento de catarro crônico relacionado à sinusite; rachaduras dos lábios, acnes (em especial as que pioram durante a menstruação), micose, entre outros.

Remédio Sepia tem ação importante no período da menopausa

O período da menopausa é marcado por muitas mudanças no corpo da mulher. Ela pode, por exemplo, apresentar certa tendência a acúmulo de gordura, perda de massa óssea, e pode sofrer com calores durante a madrugada e insônia. A mulher também pode ficar mais chorosa. Em alguns casos, a mulher pode sentir o ressecamento de pele e de secreções genitais, dores articulares e surgimento de nódulos e verrugas.

Claro que é quase impossível um remédio que resolva tudo isso. Mas, na homeopatia, dentro do que preconiza a Lei da Semelhança, é possível encontrar medicamentos que contemplem o que ocorre com a paciente de forma individual e, a partir dessa avaliação, identificar o melhor remédio para cada uma.

É nesse raciocínio que surgem os medicamentos com ação importante no período da menopausa, como o remédio Sepia, homeopatia Sepia Succus e a Lachesis. Para saber mais sobre o uso da homeopatia na menopausa leia aqui.

O que quer dizer homeopatia personalidade ou personalidade homeopática?

Samuel Hahnemann, pai da homeopatia, defendia que não existem doenças e sim doentes. Por isso, duas pessoas com o mesmo diagnóstico de doença podem receber medicamentos homeopáticos diferentes em virtude de suas personalidades homeopáticas. É aqui que se encaixa o termo “homeopatia personalidade”, que é muito buscado em pesquisas na internet.

Homeopatia personalidade - Homem doente

Existem diferentes tipos de personalidades assim como diferentes tipos de corpos. A homeopatia trata corpos e mentes juntos, na busca do equilíbrio do organismo como um todo. E, nesse processo, a homeopatia personalidade das pessoas é parte fundamental no entendimento de quem ela é.

Quando um medicamento homeopático é prescrito pelo especialista homeopata, esse remédio não vai cuidar apenas dos sintomas que o paciente apresenta, mas, sim, do conjunto dos sintomas totais – físicos e emocionais. O trabalho do homeopata é entender o que provocou o desequilíbrio da energia vital do organismo e prescrever o melhor medicamento para o tratamento.

Os homeopatas reconhecem padrão de sintomas que o paciente apresenta e esse padrão indica a sensibilidade do paciente a um medicamento específico.

Para fazer essa avaliação, o especialista leva em conta fatores como temperamento, disposição, tipo físico e até tendências comportamentais para encontrar o medicamento mais adequado, mais parecido com o indivíduo, que corresponda à essência da personalidade da pessoa.

No caso da homeopatia Sepia, por exemplo, é um medicamento normalmente indicado para mulheres que apresentam tendência à irritação e ao nervosismo excessivo.

De acordo com o site Homeopatas dos Pés Descalços, a homeopatia personalidade Sepia “é triste e chora muito fácil. É ansiosa. Indiferente e apática, desinteressou-se por tudo: os estudos, os negócios, o seu trabalho, a família”.

Artigo publicado no site mencionado, aborda a homeopatia para mulheres e aponta que a homeopatia personalidade Sepia pode entrar em vazio, embotamento mental. “Não consegue raciocinar as coisas, pensar objetivamente sobre elas, nada a motiva. Não há prazer, nem sexual, nem físico”. Aponta, ainda, que o choro de homeopatia Sepia “é fácil e o seu desejo de estar e ficar só a acompanha sempre, especialmente no cair da noite, melhorando quando a noite cai por completo”. O artigo ponta ainda que “quedas de cabelo seguidas de quadros de enxaquecas crônicas com profundas olheiras- nas mulheres” faz pensar em homeopatia Sepia.  

A homeopatia Sepia, ainda de acordo com o artigo, apresenta manchas amarelas ou escuras nas costas, ombros e ventre. “Essas manchas são estão ligadas a deficiências do fígado, metabolismo digestivo lento, seguidos de enjoo, principalmente ao acordarem, marcadas com aversão ao leite e a fama de serem chocólatras – amantes de chocolate”.

A eficácia do medicamento homeopático é comprovada?

A homeopatia funciona e foi desenvolvida para tratar doentes em sua totalidade e pode ser utilizada para tratar todos os pacientes, independente das doenças que eles tenham.

Homeopatia Sepia é medicamento com eficácia comprovado

Milhares de depoimentos mundo afora de pacientes que se beneficiaram do uso da homeopatia encontram ressonância em inúmeras pesquisas científicas realizadas por respeitados estudiosos da área da saúde, demonstrando de forma inequívoca que a homeopatia funciona. 

Entre esses cientistas está a renomada médica veterinária homeopata, pós-doutorada, Leoni Villano Bonamin, que foi presidente (2002-2008) e vice-presidente (2008-2014) do GIRI (Groupe International de Recherche sur l´Infinitésimal). Leoni discorreu sobre a eficácia da homeopatia, em entrevista que concedeu ao blog da Homeopatia Brasil. Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.

No mesmo artigo, o farmacêutico homeopata, responsável pela Homeopatia Brasil, Alexandre Leonel também aborda a eficácia da homeopatia nos casos das doenças agudas “em que a homeopatia funciona ao proporcionar alívio dos sintomas característicos dessas doenças. A homeopatia funciona ajudando o organismo a desenvolver sua própria capacidade de resposta e defesa, proporcionando assim uma melhor condição de enfrentamento da doença, uma maior resiliência desse indivíduo quando submetido à novas causas de doenças”. O especialista abordou, também, a eficácia da homeopatia no tratamento de pacientes crônicos, casos em que “a homeopatia funciona na medida em que ajuda a reduzir a incidência dos episódios agudos dessa doença crônica e minimiza a intensidade e duração dos sintomas agudos que porventura ocorram. Ou seja, um paciente com uma doença crônica, a partir do momento em que inicia um tratamento homeopático, perceberá um espaçamento das crises agudas da sua doença, bem como uma menor intensidade e duração dos sintomas”. Leia mais sobre homeopatia aqui e sobre como os remédios homeopáticos atuam no organismo aqui.

Homeopatia Sepia12ch, homeopatia Sepia 30ch, homeopatia Sepia 200ch. Qual a diferença?

Em seu trabalho científico na busca de um medicamento que proporcionasse cura rápida, suave e permanente, Samuel Hahnemann (pai da Homeopatia) aprimorou a técnica de manipulação das drogas, e estabeleceu um sistema para preparar o medicamento homeopático.

Desta forma, ele começou a diluir as substâncias que tencionava utilizar. O senso comum aponta que se diluirmos uma quantidade muito pequena, a ação da substância deve diminuir, e talvez até desaparecer. Mas Hahnemann, observador atento, notou que ao agitar a solução, ela em vez de perder sua força, tornava-se mais potente, mais ativa. A este processo de diluir e agitar, ele deu nome de dinamização (que vem de dynamo – energia, força).

A partir desses ensaios, Hahnemann idealizou uma escala centesimal que indica a proporção da diluição do medicamento: 1:100. Para fazer essa diluição, usa-se 1 parte da droga para 99 partes de solução água/álcool. É a diluição mais comum entre nós. Leia mais sobre o preparo de remédios homeopáticos e diluições aqui.

Pois bem, os medicamentos produzidos pelo método de Hahnemann são chamados de CH, porque foram diluídos através da escala centesimal (por isto C) e método hahnemanniano (por isso o H).

Portanto, os termos homeopatia Sepia 12ch, homeopatia Sepia 30ch, homeopatia 200ch… referem-se à potência e ao método utilizado para a diluição do medicamento.

Origem da homeopatia Sepia

Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza – mineral, vegetal ou animal – e, também, a partir de substâncias sintéticas. Os remédios homeopáticos podem ser administrados em pessoas, animais e no sistema solo-planta.

A homeopatia Sepia, como já dito, é feita a partir da tinta de um molusco chamado choco, Sepia, aliás, é outro nome desse molusco.

A revista digital Meus Animais, que oferece conteúdo científico para promover o conhecimento sobre as diferentes espécies que existem na Terra, traz interessante artigo sobre os chocos que você pode ler aqui.

O medicamento lachesis

O lachesis é também, um medicamento homeopático indicado para o tratamento dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor, assim como para nervosismo, humor instável, dificuldade para dormir.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram