O que é adubo orgânico para horta? Preço, como fazer e mais!

O adubo orgânico para horta é um produto de origem vegetal ou animal que contribui para o aumento da produtividade e qualidade das hortaliças, uma vez que ele melhora a fertilidade do solo.

Além de ter preço muito baixo, ou quase zero, o adubo orgânico caseiro tem outras vantagens. Ele pode ser aplicado direto no solo, não deixa resíduos químicos; ajuda a reter a água no solo e estimula o desenvolvimento saudável da raiz.

O adubo orgânico para horta pode ser adquirido em casas especializadas ou você pode fazer um adubo orgânico para horta caseiro. O adubo orgânico para horta caseiro pode ser produzido com restos de vegetais, folhas secas, com dejetos de animais e com restos de comida, por exemplo.

Nesse artigo vamos ver quais são os tipos de adubos orgânicos caseiros; como fazer adubo orgânico para horta caseiro com resto de alimentos; como adubar terra para hortaliças, qual é o melhor adubo para horta e vamos ver, também, porque o adubo orgânico para horta pode sair até de graça.

Quais são os tipos de adubos orgânicos para horta caseiros

Além dos benefícios já mencionados, o uso do adubo orgânico para horta caseiro tem outra vantagem: hortaliças com sabor mais acentuado. Mas quais são os tipos de adubos orgânicos para horta caseiros? O adubo orgânico para horta caseiro pode ser líquido ou sólido e é produzido com restos de vegetais, folhas secas, dejetos de animais (como esterco de vaca) e restos de alimentos.

O adubo orgânico para horta líquido é feito da compostagem de restos de alimentos de consumo diário, como vegetais, e dejetos de animais, como crustáceos e peixes. Depois de curados e escoados por algumas semanas, podem ser diluídos em água e aplicados em hortas.

Quais são os tipos de adubos orgânicos para horta caseiros

O substrato sólido que sobra da compostagem também pode ser misturado ao solo, por trata-se de um adubo orgânico para horta rico em fósforo e nitrogênio.

Além desse adubo orgânico para horta que se espalha sobre o solo (conhecido como tipo “laminar”), ou se mistura à terra, é possível, também, fazer uma espécie de caldo para regar as hortaliças e jardins. Para isso, bastar bater no liquidificador os mesmos restos de alimentos já citados acima, coar e utilizar essa água na horta.

+LEIA MAIS: Como obter adubo orgânico caseiro e ainda ajudar o meio ambiente

Há, também, o adubo orgânico para horta feito com estercos de vacas, ovelhas e cavalos e que são muito utilizados em hortas rurais ou urbanas. Se a escolha for esse tipo de adubo orgânico para horta, é importante que eles fiquem curtindo ao sol por duas semanas antes de serem aplicados ao solo.  Esse adubo orgânico para horta pode, também, ser diluído em água e utilizado na rega.

As cinzas de madeira são ricas em potássio, fosfato e microminerais, que auxiliam na resistência das hortaliças. Para usá-la como adubo orgânico para horta doméstica, basta misturar ¼ de xícara de cinza em 1 litro de água e borrifar na horta, uma vez por mês.

Como fazer o adubo orgânico para horta caseiro com resto de alimentos?

Adotar a compostagem é uma das maneiras de fazer adubo orgânico para horta com resto de alimentos. Ou seja, você vai transformar seu lixo em adubo orgânico, o húmus.

Você pode usar na compostagem os ingredientes já citados, como restos de frutas, verduras, legumes, assim como sementes, restos de alimentos cozidos ou estragados, folhas secas etc.

Você pode adquirir uma composteira ou fazer uma mini-composteira em casa. Com dois potes de sorvete você consegue simular uma caixa coletora de compostagem e produzir um pouco de adubo orgânico para horta caseiro.

Como fazer o adubo orgânico para horta caseiro com resto de alimentos

O processo é simples e higiênico. Basta fazer vários furos de drenagem no fundo de um dos potes de sorvete, depois, enchê-lo de terra e adicionar as cascas de legumes, verduras, folhas secas, restos de comida já triturados.

Em seguida, cubra os restos de alimentos com terra e tampe. Faça alguns furos também na tampa para aumentar a oxigenação.

Coloque o segundo pote embaixo do pote que você encheu com os restos de alimentos. Ele vai coletar o chorume que escorre durante a compostagem. Depois é só esperar cerca de 40 dias e você terá feito um adubo orgânico com seus restos de alimentos.

Cascas de vegetais como cenoura, batata e abóbora são ricas em vitaminas ‘E’ e, quando misturadas à terra, podem auxiliar no crescimento saudável das hortaliças.  

A borra de café pode ser utilizada como repelente de pragas invasoras. Basta adicionar cerca de 100g (três colheres mais ou menos) em um litro de água, agitar e deixar descansar por uma semana. Depois de coada, a mistura poderá ser pulverizada na horta. A borra adicionada à água também pode ser dispersada ao solo ou ao adubo orgânico, pois é rica em nitrogênio e carbono.

+LEIA MAIS: Como fazer adubo orgânico com resto de alimentos

Já a canela em pó misturada ao solo evita o surgimento de fungos nas hortaliças e acelera o enraizamento.

Como adubar terra para hortaliças?

Outra maneira de como adubar terra para hortaliças é a já mencionada adubação laminar. Basta colocar o adubo orgânico para horta sobre o solo, em volta das hortaliças, formando uma lâmina que irá ser absorvida aos poucos a cada rega.

A base para sua preparação é, também, utilizar cascas de banana, cascas de ovos e de vegetais, de verduras e de frutas assim como suas raspas e poupas, folhas murchas e talos. Uma dica de ouro neste caso é não utilizar restos de alimentos preparados ou processados, como o arroz, o feijão e até mesmo carnes, para evitar dar mau cheiro e atrair moscas.

Como adubar terra para hortaliças

Os dejetos de animais também são fontes de nutrientes para plantas, principalmente os de vaca. Para hortas urbanas convém comprar pacotes com dejetos de animais em casas especializadas para misturar aos produzidos em casa com os restos de alimentos como fonte de nutrientes para as plantas.

Você só precisa juntar tudo em uma vasilha em local onde haja corrente de ar e iluminação abundantes. Deixar sob o sol fica melhor ainda. Depois de acumular uma quantidade que seja adequada para o uso, é hora da preparação. Você pode realizar este procedimento a cada dois ou três meses.

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador as sobras guardadas. Caso precise, adicione um pouco de água, apenas para que auxilie a triturar o alimento. Quanto menos água melhor;
  2. Ao terminar o processo, distribua toda a mistura imediatamente na horta;
  3. Regue a horta imediatamente após adicionar a mistura como cobertura do solo. Pronto!

Adubo orgânico para horta caseiro tem preço baixo

Outra grande vantagem do adubo orgânico para horta caseiro é que ele tem preço muito baixo. Na verdade, o adubo orgânico para horta pode sair até a custo zero, já que ele pode ser feito somente com a utilização de restos de alimentos que seriam jogados fora. Fora isso, vamos lembrar as outras vantagens:

  • Adubo orgânico para horta pode ser aplicado direto na terra
  • Adubo orgânico para horta ajuda o meio ambiente (diminui o acúmulo de lixo em aterros sanitários)
  • Adubo orgânico para horta aumenta a produção em hortas caseiras
  • Adubo orgânico para horta melhora a estrutura do solo, textura e aeração
  • Adubo orgânico para horta ajuda a reter a água no solo
  • Adubo orgânico para horta fertiliza e melhora o solo e as plantas
  • Adubo orgânico para horta estimula o desenvolvimento saudável da raiz
  • Adubo orgânico para horta tem preço muito baixo e pode sair até de graça

Fonte: Ciclo Vivo

Adubo orgânico para horta caseiro tem preço baixo

Qual é o melhor adubo para horta? O adubo orgânico reforçado

Diante de tantas opções para se preparar adubo orgânico, pode surgir a dúvida sobre qual é o melhor adubo para horta. Todas as receitas aqui mencionadas são ótimas para horta e ficam ainda melhores se forem reforçadas com ingredientes que vão deixar o sistema solo-planta mais saudável e resistente às doenças.

A Homeopatia Brasil possui produtos classificados pelo Ministério da Agricultura como fertilizantes e que podem ser adicionados ao adubo orgânico para horta e, assim, melhorar os resultados. O adubo orgânico para horta reforçado com os fertilizantes estimula o sistema solo-planta como um todo.

Para a horta, a Homeopatia Brasil oferece produtos adequados para esse uso. São eles:

Vale frisar que os fertilizantes da Homeopatia Brasil podem ser usados tranquilamente, sem ferir a legislação que regula o sistema de  produção orgânica pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Conforme o farmacêutico Alexandre Leonel, diretor-responsável pela Homeopatia Brasil, a homeopatia está incluída na lista positiva de insumos que são permitidos na agricultura orgânica. “Nossos produtos são certificados pelo IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), o que confere segurança e credibilidade para sua utilização perante órgãos de agricultura nacional e internacionais”.

Qual é o melhor adubo para horta? O adubo orgânico reforçado

Estes produtos são classificados pelo Ministério da Agricultura como fertilizantes, com quantidades de nutrientes que dão garantias no MAPA (cálcio, magnésio, enxofre, cobre). Essas quantidades de nutrientes não são suficientes para nutrir a planta, ou seja, não substituem a adubação. Mas funcionam como uma nutrição funcional, auxiliando e estimulando o sistema solo-planta.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram