O que é Aminnu, como tomar, o que é preciso saber sobre e qual a importância?

O Aminnu é um suplemento à base de aminoácidos, utilizado para maximizar a síntese proteica no organismo. Síntese proteica, por sua vez, é o processo pelo qual são produzidas as proteínas e é essencial para que ocorra a manutenção e o crescimento celular. A síntese proteica em equilíbrio promove, além de saúde, resultados estéticos, trazendo benefícios para os cabelos, pele, unhas e definição muscular.

O Aminnu é formado pela combinação de 8 aminoácidos essenciais que, após a ingestão, são rapidamente absorvidos pelo organismo e, por isso, é utilizado em situações em que há a necessidade de aumento de síntese proteica.

Para entender melhor quais os benefícios de Aminnu, vamos esclarecer, primeiro, o que é preciso saber sobre aminoácidos, qual a importância dos aminoácidos essenciais e, claro, como tomar Aminnu e o que ele pode fazer pelo seu organismo. Vamos também responder a perguntas frequentes sobre o uso de Aminnu como, por exemplo, se ele engorda.

O que é preciso saber sobre aminoácidos?

Os aminoácidos são compostos orgânicos, formados por carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio e é pela sequência de aminoácidos que se formam as proteínas. O que é, exatamente, o papel da proteína no organismo? Elas são responsáveis por várias funções, entre elas a composição dos músculos, anticorpos e hormônios.

Existem diferentes tipos de aminoácidos, mas apenas 20 são importantes para o nosso metabolismo. Desses 20 aminoácidos, nosso organismo não é capaz de sintetizar 8 e precisamos consumi-los por meio dos alimentos. Esses são os chamados aminoácidos essenciais (EAAs, na sigla em inglês).

Ingerir alimentos que contenham aminoácidos é necessário para reciclar as estruturas do nosso corpo, uma vez que as proteínas são componentes de diversas estruturas do organismo. Entre as fontes de aminoácidos podemos citar alimentos que apresentam em sua constituição proteínas, ou seja, sequências de aminoácidos, como, por exemplo, carne bovina, carne suína, aves, peixes, ovos, arroz, trigo, milho, lentilha, castanhas (amêndoas, amendoim, de caju etc.), leite e seus derivados (iogurte, queijos etc.).

Aminnu: O que é preciso saber sobre aminoácidos?

Mas o organismo absorve apenas uma parte (entre 32 e 48%) dos aminoácidos provenientes da carne e ovo, por exemplo. Por esse motivo, no processo complementar da alimentação, é recomendável o uso de suplementos alimentares à base de aminoácidos. Como esses suplementos têm em sua composição somente aminoácidos essenciais em sua forma livre (veja mais abaixo), após a ingestão, os aminoácidos são levados imediatamente para a corrente sanguínea, apresentando uma absorção mais rápida do que quando se ingere, por exemplo, proteínas direto dos alimentos, uma vez que essas têm que ser digeridas pelo organismo para, então, liberarem os aminoácidos. Ou seja, ao ingerir um suplemento, os aminoácidos são entregues de forma mais eficaz aos músculos ou outros locais, estruturando as demais proteínas.

São muitos os processos fisiológicos (como aqueles relacionados à atividade, energia e recuperação) que precisam de aminoácidos. E quando utilizamos um suplemento em vez de ingerir uma proteína inteira, aumentamos a disponibilidade de aminoácidos para a síntese proteica.

Qual importância dos aminoácidos essenciais?

Nossas proteínas contam com mais de 20 tipos de aminoácidos. Como já dito, alguns desses aminoácidos o nosso corpo produz e são aqueles que chamamos de aminoácidos não essenciais (alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glicina, glutamina, prolina, serina, tirosina e asparagina são exemplos).

Mas há outros aminoácidos que não somos capazes de produzir e podemos adquiri-los por meio da alimentação. Esses são os chamados aminoácidos essenciais. Qual importância dos aminoácidos essenciais? Eles são importantes em diversos processos do nosso organismo. Além das funções já citadas, eles também colaboram no funcionamento dos rins, cérebro e coração, controle do estresse, recuperação muscular, fortalecimento dos cabelos, unhas e pele.

+LEIA MAIS: Prevenir é melhor do que remediar

Por exemplo, para quem pratica musculação e deseja o ganho de massa muscular, a ingestão de aminoácidos essenciais pode ajudar, uma vez que são os aminoácidos que reparam as fibras musculares após a prática de musculação. Além disso, durante a execução dos exercícios, o organismo entra em estado de catabolismo, que é quando o corpo quebra substâncias dos músculos para gerar energia. Essas substâncias são os aminoácidos.

Aminnu: Qual importância dos aminoácidos essenciais

De forma específica, podemos dizer que os aminoácidos essenciais são importantes porque participam da produção de células vermelhas do sangue, de anticorpos, de hormônios importantes, como a serotonina, da regeneração celular (da pele, por exemplo) e da sensação de saciedade no cérebro após a alimentação.

Veja relação de aminoácidos essenciais e suas funções

Leucina – substrato para a síntese proteica, promove sinal para a regulação da síntese e inibição da degradação proteica em diversos tecidos do corpo, entre eles, o tecido musculoesquelético.

Isoleucina – é composta por substâncias bioquímicas, que são encontradas, primariamente, no interior de proteínas e enzimas. Característica glicogênica e cetogênica.

Valina – Aminoácido glicogênico, que participa somente da reação energética pela via glicolítica, produzindo como substrato final a glicose.

Triptofano – precursor da serotonina, um importante neurotransmissor do sistema nervoso central.

Lisina – está associada com a biossíntese de carnitina, colágeno e elastina no organismo.

Metionina – necessária para a produção do potente antioxidante: a glutationa, importante hepatoprotetor.

Treonina- atua na proteção e função intestinal, influenciando assim na absorção dos nutrientes.

Fenilalanina – atua na produção de dopamina, neurotransmissor ligado a memória, humor, cognição, aprendizado e alguns movimentos involuntários.

Leia mais aqui.

Quais os benefícios de Aminnu?

 Como já vimos, as proteínas têm várias funções (estruturar os tecidos, regular a atividade de órgãos endócrinos, atuar nos sistemas de defesa do organismo, participar dos processos de formação de enzimas, participar da formação da estrutura sanguínea, construção muscular) e a produção de proteína é mais eficiente quando são ofertados os substratos para que ela ocorra. É isso o que Aminnu faz.

Ao suplementar o organismo, um dos benefícios é a redução da fadiga causada pelo exercício. Os aminoácidos que compõem o Aminnu estão relacionados com produção de energia e, por isso, melhoram a resistência à fadiga e ajudam na recuperação muscular.

Outro benefício é a construção muscular mais eficiente, uma vez que a absorção dos aminoácidos é mais rápida, e isso melhora o ganho de massa magra.

Quais os benefícios de Aminnu?

A ingestão de Aminnu favorece a síntese proteica que, como já vimos, tem ação fundamental na recomposição de massa magra, inclusive naquela perdida no processo natural do envelhecimento e na recuperação de micro lesões musculares resultantes da atividade física. A ação se verifica, também, em dietas hipocalóricas e hipoproteicas, em protocolos de perda de peso, e em questões estéticas, envolvendo benefícios para cabelos, pele, unhas e definição muscular.

+LEIA MAIS: Remédio para emagrecer natural: caseiro ou manipulado? Conheça ervas e cápsulas liberadas pela Anvisa

Você pode encontrar Aminnu na farmácia da Homeopatia Brasil, disponível nos sabores tangerina e limão. Caixas com 30 saches de 10 gramas cada.  

Veja mais sobre benefícios do uso de Aminnu aqui.

Veja como tomar Aminnu e outras perguntas frequentes

As perguntas e respostas desse tópico foram extraídas do site do Aminnu.

Como tomar Aminnu?

Pode ser diluído em água natural ou gelada.

Aminnu pode ser usado por diabéticos?

O Aminnu, por ser adoçado com pequenas doses de stévia e xylitol, por não conter açúcar, pode sim ser usado por diabéticos.

Aminnu é composto por quais aminoácidos?

São 8 aminoácidos essenciais: L Leucina, L Valina, L Isoleucina, L Lisina, L Fenilalanina, L Treonina, L Metionina, L Triptofano.

Qual a origem os aminoácidos de Aminnu?

Os aminoácidos de Aminnu são produzidos a partir de fontes vegetais e o suplemento é isento de corantes e conservantes

Qual o melhor horário para consumir Aminnu?

A recomendação é de um sachê ao dia, pela manhã ou após a atividade física. Se você não pratica nenhum tipo de exercício, o recomendável é tomar o Aminnu antes do café da manhã

O Aminnu pode substituir uma refeição?

Não, Aminnu é composto por aminoácidos essenciais, não substitui refeições.

O que são aminoácidos?

Aminoácidos são as unidades que formam as proteínas presentes nos alimentos e em todos os seres vivos.

Aminnu: O que são aminoácidos?

Aminoácidos têm sabor ruim?

Os suplementos à base de aminoácidos são constituídos de um grupamento amina e têm um sabor levemente amargo característico e predominante. A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento de Aminnu conseguiu mascarar muito esse sabor amargo/ácido dos aminoácidos. Como a fórmula do Aminnu não contém derivados do leite e açúcares, algumas pessoas com paladar sensível percebem um pouco do gosto dos aminoácidos.

Uso BCAA, preciso usar o Aminnu? Ou posso usar os dois?

O Aminnu é um suplemento composto pelos 8 aminoácidos essenciais e possui uma formulação balanceada de cada um deles. Nesse contexto, não há necessidade de uso do BCAA, visto que o Aminnu contém os 3 aminoácidos presentes no BCAA e mais 5 outros aminoácidos.

Aminnu engorda?  Tem contraindicações?

Outra pergunta bastante comum é se Aminnu engorda. De acordo com a Central Nutrition, site voltado para a área da saúde e beleza: “Com a suplementação alimentar acontece o mesmo que com os alimentos: você engordará apenas se consumir uma quantidade exagerada. Portanto, basta ingerir uma quantidade que esteja de acordo com o seu organismo, levando em conta o seu metabolismo e o quanto você se exercita”

Com relação às contraindicações no uso de aminoácidos, elas se referem às dificuldades metabólicas, insuficiência renal, problemas hepáticos e, ainda, insuficiência cardíaca.

Sendo assim, é sempre indicado consultar o nutricionista e o médico especializado para saber a forma de uso e dosagens corretas em cada caso.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram