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Prevenir é melhor do que remediar

Quem nunca ouviu o ditado popular “Prevenir, é melhor que remediar”? Pois bem, embora muito antiga, essa expressão continua fazendo todo sentido. Quando se trata de saúde, ela ganha ainda mais força.

No artigo anterior, nós falamos de que maneira os alimentos podem atuar como um ‘remédio natural’ contra a ansiedade, certo? Seguindo o raciocínio da alimentação como um tratamento natural para a saúde, agora nós vamos abordar a questão dos alimentos e da prevenção a doenças como o câncer, por exemplo.

Ter hábitos de vida saudáveis e uma alimentação equilibrada é tão importante para a prevenção do câncer e de outras doenças, que o Centro de Diagnóstico A.C.Camargo Câncer Center elaborou um livro de receitas com mais de 300 páginas e que contém o passo a passo para preparar mais de 250 pratos salgados, doces e bebidas saudáveis e funcionais (www.accamargo.org.br).

O mais interessante dessas receitas é que são muito gostosas e resgatam o prazer da alimentação saudável e cheia de sabor, aromas, cores e texturas. A ideia é aproveitar o máximo de cada alimento, abordando temas voltados à prevenção do câncer, controle de diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, intolerância ao glúten e à lactose, entre outros.

As receitas estão divididas como “entradas”, “pratos principais” “sobremesas” e “bebidas”. Entre as centenas de receitas deliciosas selecionamos essas 4, indicadas à prevenção do câncer de mama, e que são muito fáceis de preparar.

Biscoitinhos de soja

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 5 colheres (sopa) de margarina
– 3 ovos
– 1 xícara (chá) de farinha de soja
– 4 xícaras (chá) de polvilho doce
– 1 xícara (chá) de fubá

Rendimento: 30 porções
Valor calórico por porção: 38 kcal

Modo de preparo
Junte o açúcar, a margarina, os ovos e mexa bem. Reserve. Misture à parte, a farinha de soja, o polvilho e o fubá. Junte aos pedaços a mistura reserva e amasse até obter uma massa homogênea. Modele os biscoitinhos em formato de bolinhas e faça uma ligeira pressão em cada um. Disponha-os em uma assadeira untada e leve para assar em forno médio preaquecido até começar a dourar. Desenforme frio.

Torta de brócolis e quinoa

Ingredientes

– 1 ½ xícara (chá) de farinha de quinoa
– 3 colheres (sopa) de margarina
– 5 colheres (sopa) de água gelada
– 250g tofu
– 1 ovo
– 1 maço de brócolis cozido
– 1 cebola pequena picada
– 1 colher (chá) de orégano
– Sal a gosto

Modo de Preparo – Massa

Misture a farinha de quinoa, a margarina e 1 colher (café) de sal até formar uma massa. Adicione a água aos poucos e sove. Quando a massa estiver uniforme, faça uma bola e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Tire a massa da geladeira e utilize metade para forrar o fundo e as laterais de uma assadeira untada.

Modo de preparo – Recheio

Bata no liquidificador o tofu, o ovo, o brócolis, a cebola, o orégão e o sal. Distribua o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno preaquecido a 180°C até dourar.

Rendimento: 4 porções
Valor calórico por porção: 167 kcal

Picolé de melancia e hortelã

Ingredientes

– 3 xícaras (chá) de suco de melancia
– 4 folhas de hortelã

Modo de preparo

No liquidificador, bata o suco de melancia com as folhas de hortelã. Transfira a mistura para formas de picolé e leve ao congelador por quatro horas ou até ficar firme.

Rendimento: 5 porções

Suco de laranja e framboesa

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de framboesa congelada
– 3 xícaras (chá) de suco de laranja
– Açúcar a gosto (se desejar)

Modo de preparo

No liquidificador, bata a framboesa ainda congelada com o suco de laranja. Se desejar, adoce. Sirva a seguir.

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