Remédio natural contra ansiedade: alimente-se bem

Nós somos o que comemos. Assim, de forma simplificada, essa frase pode explicar muita coisa a respeito de nossa saúde. A maneira como comemos e quais alimentos fazem parte da nossa dieta diária podem interferir em nossa vida e essa interação fisiológica pode alterar nossa saúde física e psicológica para um status que varia de “boa” a “ruim” dependendo de nossas escolhas.

Muitas doenças podem estar associadas à alimentação inadequada. Diabetes, pressão alta, gastrite, colesterol elevado, obesidade e até mesmo os distúrbios psicológicos como o estresse, o nervosismo e a ansiedade. Esses são alguns exemplos de doenças que, em algumas pesquisas, são relacionadas não só à hereditariedade, mas também à hábitos como dietas inadequadas. Alimentar-se adequadamente pode ajudar combater os males e ser um remédio natural contra ansiedade e outros transtornos.  

“O meio ambiente e o seu estilo de vida vão ser mais importantes do que a sua hereditariedade”, diz o médico Lair Ribeiro em vídeo de sua Academia Lair Ribeiro. Segundo ele, é possível silenciar o gene de determinada doença hereditária através de uma alimentação rica em nutrientes. Ou seja, o que comemos e como comemos pode ser um remédio natural contra ansiedade e outras doenças.

Seguindo esse raciocínio, em vez de focar no que cortar em uma dieta, o correto seria lançar mão de inserir no cardápio alimentos que sejam capazes de nutrir e proteger o corpo, agindo como um remédio natural contra ansiedade e outros males. Peixes são bons exemplos disso. Ricos em gordura não-saturada (ômega-3), seu consumo pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

chocolate

Chocolate amargo também pode ser um remédio natural contra ansiedade

Um remédio natural contra ansiedade pode ser a inclusão de alimentos ricos em nutrientes como magnésio, ômega-3, fibras e triptofano (aminoácido). A lista de alimentos inclui a banana, aveia e chocolate amargo, que ajudam a regular a flora intestinal e aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Em contraposição é necessário reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e farinha branca, pois podem alterar as taxas glicêmicas e a produção de serotonina, o que pode causar picos curtos de satisfação seguidos de tristeza e ansiedade por causa da diminuição brusca dessa substância no corpo.

Uma planta comumente utilizada no Brasil como “remédio caseiro” na forma de chás é a erva cidreira. Uma espécie de fitoterápico, ela pode melhorar quadros de gases e problemas estomacais, além de ter um efeito calmante que auxilia em casos de insônia, nervosismo, estresse e ser também um usual remédio natural contra ansiedade.

boa alimentação

Boa alimentação como remédio natural contra ansiedade

Na década de 1950, boa parte da população brasileira ainda plantava, criava e produzia o seu próprio alimento em casa. Sem conservantes e agrotóxicos, carnes e vegetais iam para a mesa das famílias e o consumo de determinados alimentos estava associado à atividade do indivíduo.

Até mesmo a medicação das famílias baseava-se no famoso “remédio caseiro”. Remédio natural contra ansiedade e outras doenças eram chás, unguentos, comida boa e farta. De lá para cá, a forma com que os alimentos são produzidos e o tipo de alimentos que passaram a ser mais consumidos pela população mudaram muito.

O desenvolvimento da indústria alimentícia, de eletrodomésticos como a geladeira, o novo ritmo de trabalho e a necessidade de estocar e conservar os alimentos a serem vendidos revolucionou a forma como comemos hoje em dia. O consumo atual leva em consideração a aparência e sabor dos alimentos e nem sempre seu aspecto nutritivo, diferente de remédio natural contra ansiedade, depressão e nervosismo, por exemplo, que são os alimentos “vivos”, in natura.

Nas feiras ao invés das gôndolas de supermercados é onde encontramos esse tipo de comida. As frutas, verduras, carnes, ovos e farinhas são mais saudáveis do que os enlatados, e podem ser nosso remédio natural contra ansiedade, nervosismo, depressão etc.

ansiedade

Remédio natural contra a ansiedade, estresse, depressão e nervosismo: nada vai substituir uma alimentação saudável

Há momentos em que o problema já está instalado e só o uso de remédio natural contra ansiedade e nervosismo, por exemplo, não será suficiente. Nesse ponto, se se faz necessário um tratamento efetivo para resolver esses transtornos.

Embora nada venha a substituir uma alimentação saudável, se esse remédio natural contra ansiedade não está se mostrando eficaz, existem, claro, muitas drogas em cápsula disponíveis a serem usadas no tratamento, sob orientação e indicação médica.

Mas há que se ter cuidado na escolha do medicamento, uma vez que se constata que o uso indiscriminado desses remédios pode causar diversos sintomas indesejados como confusão mental, insônia, impotência sexual, agressividade e pode levar à dependência.

Diante desse quadro, a homeopatia para tratar ansiedade surge como uma importante opção ao remédio natural contra ansiedade, uma vez que tem uma ação sutil sobre o organismo. Sua atuação pode proporcionar melhora efetiva da ansiedade e da condição geral de saúde.  O tratamento fica ainda mais efetivo, claro, se aliado ao remédio natural contra ansiedade, ou seja, alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.

Em crianças e na gestação, a homeopatia é vista como uma das opções terapêuticas mais seguras para ansiedade, nervosismo, pânico, estresse, medo e insegurança, devido à sua segurança. Essa terapêutica funciona de maneira surpreendente inclusive no tratamento de ansiedade canina, em especial quando o cachorro se apresenta muito agitado ou rebelde.

Mas, lembre-se, mesmo no caso da homeopatia, que oferece medicamentos mais suaves, a orientação de um profissional é fundamental. Ele vai avaliar o quadro como um todo e indicar o melhor tratamento, inclusive orientando a buscar remédio natural contra ansiedade.

Na Homeopatia Brasil há farmacêuticos especializados que podem orientar o paciente a respeito do medicamento mais indicado para cada caso, diante da grande gama de remédios homeopáticos, antroposóficos e, também, Florais de Bach disponíveis na farmácia e indicados para o tratamento da ansiedade e vários de seus sintomas.

remédio

Os remédios

É necessário reforçar que desenvolver hábitos saudáveis e manter uma alimentação equilibrada é um efetivo remédio natural contra ansiedade.  Mas, caso a orientação profissional seja para o uso de medicamentos, os homeopáticos surgem como a opção mais  suave e efetiva.  Entre os remédios mais procurados na Homeopatia Brasil estão o Neurexan, que é um medicamento auxiliar contra o estresse, inquietação nervosa e distúrbio do sono. Ele tem ação rápida, é seguro e bem tolerado. Não tem efeito sedativo ou viciante e não apresenta nenhuma interação medicamentosa conhecida.  O Sédatif PC, que é um medicamento homeopático tradicionalmente utilizado em estados ansiosos e emotivos ligeiros: ansiedade, hipersensibilidade emocional e irritabilidade, perturbações ligeiras do sono estresse, crianças agitadas e pessoas idosas.

O Homeopax, que é um medicamento é utilizado como auxiliar no tratamento da ansiedade e nervosismo. Não causa dependência e crianças podem tomar com segurança. O Nervoheel, que é auxiliar no tratamento da ansiedade fadiga, física, mental e desordens neuro-psicossomáticas. Complexo Homeopático Almeida Prado 35, que também é utilizado como auxiliar no tratamento ansiedade e nervosismo.

Na lista dos medicamentos antroposóficos estão o Ansiodoron, indicado no tratamento auxiliar da insônia;  Bryophyllum Argento Cultum,  indicado no tratamento auxiliar dairritação e angústia e Stressdoron, indicado no tratamento auxiliar do estresse, contribuindo para a revitalização e recuperação das atividades sensoriais e mentais.

Entre os florais, a Homeopatia Brasil disponibiliza o Floral de Bach Ansiedade  e o Kids Ansiedade, indicado para auxiliar na sensação de ansiedade dos pequeninos.

Conclusão: sua atitude pode ser um efetivo remédio contra ansiedade

O organismo agradece sempre que o ajudamos a se recuperar de eventuais distúrbios. Nos casos citados, o mais efetivo remédio natural contra ansiedade, nervosismo e estresse é estabelecer um programa saudável de vida e que é, na verdade, muito simples. Sendo assim, vamos ver e rever atitudes simples que ajudam a manter o organismo equilibrado e se convertem em remédio natural contra ansiedade e outros males:

*Remédio natural contra ansiedade:  alimentação equilibrada. Não é só o que comemos é, também, a maneira que nos alimentamos.

*Remédio natural contra ansiedade: hábitos saudáveis. Não é só praticar exercício físico. É praticar atividades adequadas a sua condição física e mental e que lhe dê prazer.

*Remédio natural contra ansiedade: Não é só cortar alimentos que possam fazer mal. É, também, inserir no cardápio alimentos que nutram e protejam o corpo.

*Remédio natural contra ansiedade: chás naturais de plantas e ervas. Além da erva-cidreira,  flor de maracujá e o chá de camomila são usados popularmente como remédio natural contra ansiedade e nervosismo.

*Remédio natural contra ansiedade: magnésio. Nutriente fundamental para o organismo e desempenha diversas funções, sendo também um ótimo remédio natural contra ansiedade. Pode ser encontrado em alimentos ou suplementos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram