fbpx

Homeopatia para ansiedade: a cura para o mal dos novos tempos

A ansiedade é o transtorno mental mais comum na sociedade moderna, segundo dados de órgãos internacionais de controle de doenças. Por esse motivo, as drogas utilizadas para seu tratamento estão na lista das mais vendidas. A situação merece atenção, uma vez que se constata que o uso indiscriminado desses medicamentos pode causar diversos sintomas indesejados como confusão mental, insônia, impotência sexual, agressividade e pode levar à dependência. 

Diante desse quadro, a homeopatia para ansiedade é importante opção de tratamento, uma vez que é capaz de agir de forma efetiva sem causar efeitos colaterais, mantendo a eficácia no tratamento com bons resultados, além de ser mais acessível pelo seu custo mais baixo e não causar dependência.

No uso infantil e na gravidez, seja para tratar ansiedade e nervosismo, ansiedade e pânico, estresse, para medo e insegurança, para depressão ou insônia, a homeopatia se torna opção terapêutica ainda mais desejável, devido a inexistência de reações adversas. 

Essa terapêutica funciona de maneira surpreendente inclusive no tratamento de ansiedade canina, em especial quando o cachorro se apresenta muito agitado ou rebelde.

Homeopatia para ansiedade

A Homeopatia e sua eficácia: funciona mesmo?

A homeopatia tem comprovada eficácia no tratamento da ansiedade. Ela funciona como uma opção mais saudável a tratamentos mais agressivos. O remédio homeopático não provoca dependência e, além da ansiedade, pode ser usado no tratamento de depressão, insônia, síndrome do pânico, medo e estresse. Vamos ver, caso a caso, como a homeopatia funciona nessas situações. 

Homeopatia para emagrecer

A obesidade pertence ao rol das doenças crônicas. O número de obesos cresceu muito nos últimos anos, o que configura essa doença como um problema de saúde pública. Só no Brasil são mais de 20 milhões de obesos. 

A pessoa que sofre de obesidade tem maior risco de desenvolver doenças como hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes além de ter mais chances de ter um infarto ou um acidente vascular cerebral. As pessoas obesas também têm mais probabilidade de prejuízos a suas relações pessoais, uma vez que estão mais propensas à depressão e à ansiedade. 

Por essa razão, tem crescido o número de pessoas que procuram tratamentos com remédios da homeopatia para emagrecer, uma vez que essa terapêutica busca investigar os motivos do ganho de peso e atuar sobre eles. O uso do remédio homeopático adequado contribui para o funcionamento correto do organismo, colaborando para reequilibrá-lo e, dessa maneira, acaba por ajudar na perda de peso.

Quando a pessoa é vista como um todo, como acontece na homeopatia, há mais recursos para se trabalhar o problema. A homeopatia não proporciona a queima de gorduras, mas auxilia o organismo para que o emagrecimento aconteça, na medida em que é terapêutica eficiente para tratar a ansiedade e a depressão, por exemplo, que podem estar diretamente ligadas ao ganho de peso. 

Contra a depressão

Contra a depressão 

Nos casos de depressão, os medicamentos homeopáticos atuam sobre o indivíduo na sua globalidade e promovem um maior equilíbrio na saúde mental e física. A homeopatia pode ser administrada em conjunto com os antidepressivos, porém no decorrer do tratamento, com a melhora do paciente, o uso de antidepressivos pode ser paulatinamente reduzido.

Quando consultamos o “repertório homeopático” encontramos muitos sintomas relacionados à depressão e uma análise homeopática permite encontrar o melhor medicamento. 

O uso da medicação ajuda o corpo a aprender a reagir de forma menos exagerada aos estímulos do dia a dia, e dessa forma, o paciente vai reencontrando naturalmente seu equilíbrio. Por essa razão, os resultados positivos do tratamento são duradouros.

No combate ao medo e à insegurança 

O estresse diário a que as pessoas são submetidas gera uma infinidade de problemas, entre eles, uma predisposição a sentir medo e insegurança. Medo de ser assaltado, de perder o emprego, de adoecer, de andar a pé, de lugares cheios, de ficar sozinho… Se esse medo se torna constante e exagerado, pode se caracterizar como uma Síndrome do Pânico e exige tratamento. A homeopatia tem soluções para medo e insegurança e outras manifestações de descontrole emocional que a pessoa venha a apresentar, ajudando a proporcionar alívio e bem-estar. 

O tratamento homeopático deve ser precedido de um diagnóstico preciso para que haja eficácia no procedimento terapêutico. O homeopata precisa saber qual o quadro da doença que a pessoa apresenta e, para isso, vai investigar detidamente as causas dessas sensações de medo, porque há diferentes substâncias que podem ser utilizadas para os sintomas que a pessoa venha apresentar, como ansiedade, nervosismo, insônia, estresse e pânico.

Homeopatia contra a ansiedade e nervosismo

A Homeopatia contra a ansiedade e nervosismo

A ansiedade e nervosismo em excesso mostram que algo está, literalmente, fora de controle, em desequilíbrio, e é preciso estar atento, tanto às causas quanto às consequências desse quadro, uma vez que esses sintomas podem preceder um colapso nervoso. 

A pressão excessiva no trabalho, dívidas, problemas de relacionamento, situações de violência, traumas e perdas… enfim, há uma série de situações que podem ocasionar esse desequilíbrio e provocar um nervosismo exacerbado.

O medicamento homeopático é uma opção importante para tratar esse tipo de situação uma vez que seu princípio fundamental é, justamente, restabelecer o equilíbrio do organismo, da energia vital do paciente. 

Uma crise nervosa em si não é uma doença, mas é a resposta do corpo a uma situação de grande estresse. É um alerta para que a pessoa busque ajuda e investigue a verdadeira causa desse sintoma, pois o tratamento homeopático dependerá muito de qual é a fonte dessa ansiedade e nervosismo.

No tratamento do Transtorno do Pânico

O Transtorno do Pânico apresenta como características básicas os ataques de ansiedade e nervosismo que surgem especialmente por medo de estar em lugares ou situações nas quais seja difícil sair, como ambientes fechados ou numa viagem de ônibus ou avião. A ansiedade e pânico também podem surgir quando a pessoa está em meio a uma multidão, em uma fila, em uma ponte, etc.

Os fatores que originam o pânico podem ser biológicos, como uma resposta exagerada do sistema nervoso simpático, assim como um desequilíbrio de alguns neurotransmissores como a serotonina. Há, também, fatores genéticos e psicanalíticos, como a perda de um dos pais na infância que gera a ansiedade de estar sozinho em lugares públicos, simbolizando o medo infantil de ser abandonado.

O tratamento homeopático nesses casos busca entender qual é a origem do medo do paciente para tratá-lo de forma personalizada. A experiência de especialistas tem mostrado que essa abordagem traz resposta muito positiva dos pacientes, que conseguem recuperar seu equilíbrio. 

homeopatia para estresse

Homeopatia como a cura para o estresse

A homeopatia também está incluída na lista de terapias que auxiliam, e muito, no combate ao estresse, que é outra forma do organismo demonstrar que há um desequilíbrio da energia vital. Por isso, o objetivo central da abordagem homeopática é promover a cura através do fortalecimento do organismo, permitindo uma recuperação mais rápida. O homeopata busca a causa do estresse e leva em consideração a história de vida do paciente.

Cientificamente, o estresse é uma resposta do organismo para acontecimentos que fazem você se sentir ameaçado ou quando você está sob pressão. Quando está funcionando corretamente, ele ajuda você a permanecer concentrado, energético e alerta. É esse equilíbrio que a homeopatia ajuda a restabelecer. 

Homeopatia x Insônia

A insônia pode ser uma manifestação comportamental que indica estresse e quem fica sem dormir sofre com o mau humor, cansaço e desatenção. Assim como outros quadros, é preciso estar atento ao motivo da insônia, que pode estar ligado a outros problemas como ansiedade ou apneia, para assim estabelecer qual é o tratamento homeopático adequado.

Curar a pessoa insone e não a insônia que a atinge é a proposta da homeopatia. Com remédio individualizado e mudanças de hábitos, a abordagem homeopática é eficiente no tratamento também de sonambulismo, apneia e bruxismo, entre outros distúrbios do sono.

A homeopatia tem a vantagem de não oferecer o risco de privação do sono após o tratamento, uma vez que não causa dependência física e não provoca efeitos colaterais. Esta abordagem medicinal ajuda o corpo a retomar os hábitos de um sono saudável.  

ansiedade infantil

Uma resposta para a ansiedade infantil

A ansiedade é um transtorno emocional democrático. Pode atingir qualquer pessoa e não poupa nem mesmo crianças e bebês e, nos últimos tempos, a ansiedade infantil tem crescido de forma acentuada. A criança com ansiedade sente angústia, medo de ficar sozinha, falta de interesse em atividades de lazer, diminuição do apetite e tem dificuldade de fazer amigos. Como os remédios convencionais causam muitos efeitos colaterais e até dependência, é comum os pais ficarem temerosos em usá-los. A homeopatia, que pode ser utilizada em qualquer pessoa, de recém-nascidos a idosos, é alternativa importante para tratar a ansiedade infantil, porque trata de uma forma sutil e não apresenta contraindicação. 

Uma criança tratada desde pequena pela homeopatia, seja para transtornos emocionais como a ansiedade, seja para problemas físicos, adoece menos, é uma criança mais tranquila, alegre e se socializa com mais facilidade. 

Na gravidez

Muita coisa muda na vida de uma mulher na gravidez: a rotina, o corpo, os hormônios, os planos… Essas mudanças e a expectativa em relação a tudo que envolve a chegada de um filho podem se transformar em ansiedade e levar a mulher a ficar tensa, sentir-se com medo de forma exagerada, preocupar-se com tudo a todo momento e até apresentar sintomas físicos como palpitação cardíaca e dificuldade de respirar. 

Se a angústia chega a esse ponto em relação à gestação, é hora de procurar tratamento. Ocorre que na gravidez é comum que as mulheres tenham receio de usar medicamentos que possam prejudicar a saúde do bebê e, por isso, enfrentam o dilema de como tratar essa ansiedade sem provocar danos. 

A homeopatia é uma solução segura e eficaz, devido ao fato de não ter contraindicações nem efeitos colaterais. E ela age também aliviando os sintomas de outras fontes de estresse e ansiedade que as grávidas conhecem bem como as náuseas e vômitos, azia, tontura, alterações do sono, hemorroidas, prisão de ventre, infecções urinárias, entre outras.

No pós-parto, a homeopatia também pode atuar de forma importante. Ela ajuda na recuperação do pós-operatório, na diminuição de eventual sangramento, na cicatrização, na produção de leite e inclusive, na prostração e cansaço assim como no tratamento da depressão pós-parto.

A homeopatia do Laboratório Almeida Prado

A origem da ansiedade está diretamente relacionada ao desequilíbrio do corpo humano. Como a homeopatia atua especificamente sobre esse desequilíbrio, estimulando o organismo a se reorganizar, seus efeitos são muito positivos em quadros desse tipo. 

A intervenção utilizando remédios homeopáticos no tratamento da ansiedade é efetiva, pois considera a totalidade dos aspectos que envolvem esse transtorno. Esses medicamentos são manipulados em farmácias homeopáticas e também são produzidos industrialmente, como os oferecidos pelo Laboratório Almeida Prado, referência dessa especialidade terapêutica no Brasil, e que estão à venda na Homeopatia Brasil, que atende todo o país. Os medicamentos elaborados nos laboratórios da Homeopatia Brasil também têm eficácia comprovada ao longo dos anos, mostrando que o organismo responde de forma positiva ao tratamento para ansiedade, nervosismo, estresse e insônia. 

ansiedade em animais

Ansiedade nos animais domésticos

Quando o assunto é ansiedade canina, os tratamentos convencionais costumam usar drogas que funcionam suprimindo os sintomas da doença do cachorro. Durante este processo, o mecanismo de defesa do cão fica enfraquecido, criando uma janela para outros problemas. A homeopatia, por outro lado, ajuda o corpo do cão a superar doenças, fortalecendo seu sistema imunológico sem efeitos colaterais. 

A homeopatia pode ser usada para tratar qualquer cachorro, e, mesmo no caso de animais, mantém sua premissa de tratar cada ser como único, priorizando sua individualidade. Quando o tratamento é voltado para tratar a ansiedade canina, a avaliação se faz mais meticulosa por serem animais muito humanizados. Então, o medicamento a ser aplicado vai depender do comportamento que o cão está apresentando como, por exemplo, lambedura excessiva da pata, perda de pelos em excesso, necessidade de marcar território em vários cantos da casa ou agitação exagerada.

Nem todo cachorro com transtorno de ansiedade irá se comportar da mesma forma e muitos dos comportamentos podem até ser mal interpretados. Por esta razão, é preciso conhecer bem o seu cachorro para poder ajudar o homeopata a fazer uma boa avaliação encontrar o melhor tratamento para o cão. 

Conclusão

A ansiedade não se apresenta como um sintoma único. Ela tem diversas características e cada indivíduo sofre de uma maneira diferente, podendo apresentar nervosismo, medo, pânico, insegurança, descontrole emocional… 

A homeopatia enxerga o indivíduo como um todo e vai atuar no organismo para que ele se fortaleça e reaja a essas doenças e sintomas. Por essa razão, a homeopatia é um meio eficaz para o restabelecimento da saúde, uma vez que ela utiliza a capacidade do próprio organismo ao estimular a sua energia vital e reencontrar o equilíbrio.

Veja outros:

Fale com a Homeopatia Brasil

O que você achou do artigo? Deixe aqui seu comentário que retornaremos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!

×