fbpx

Óleo de coco para cabelo: tratamento cientificamente comprovado

Que o óleo de coco tem mil e uma utilidades, todo mundo já sabe, mas uma delas que é pouco difundida é seu uso como enxaguante bucal para reduzir o mau hálito. Além disso, também é cientificamente comprovada sua eficácia no combate às cáries. Isso mesmo!

Cada vez mais o consumo do óleo de coco tem se popularizado entre pessoas que buscam uma vida mais saudável. Afinal, esse óleo de origem vegetal apresenta inúmeros benefícios para o corpo. Ultimamente tem se destacado, também, o uso do óleo de coco para cabelo, seja para crescer, para cabelo cacheado, ondulado, cabelo loiro ou para tratar pontas secas. 

O que talvez pouca gente saiba é que muitos dos benefícios do óleo de coco para cabelo são comprovados cientificamente. No site PubMed, uma das maiores bases de dados de pesquisa e literatura das áreas da biomedicina e farmacêutica, com mais de 22 milhões de citações destes segmentos, é possível encontrar artigos mostram que o óleo de coco para cabelo é um efetivo tratamento para os fios e tem, inclusive, um poder penetrante maior que o de outros óleos naturais. Esse artigo, por exemplo, mostra que “entre os três óleos pesquisados – coco, girassol e mineral -, o óleo de coco foi o único óleo encontrado para reduzir notavelmente a perda de proteínas, tanto para cabelos danificados quanto quando usado como produto de pré-lavagem e pós-lavagem”.

Esse outro artigo científico também prova que o óleo de coco para cabelo ajuda na perda proteica dos fios, pois é mais penetrante que outros óleos “o óleo de coco, que é um melhor penetrante que o óleo mineral, pode fornecer uma melhor proteção contra os danos causados ​​pela fadiga hidráulica” (ocasionada pela perda de água dos fios)

Ou seja, óleo de coco para cabelo deixa os fios hidratados, nutridos, protegidos e saudáveis.

Mas como usar o óleo de coco para cabelo e atingir esses resultados? Nesse artigo, você vai aprender a como fazer, como usar e como aplicar cremes, shampoos, umectações usando o óleo de coco para cabelo, e vai descobrir onde comprar produtos de qualidade.

Os benefícios do óleo de coco para cabelo

Entre as principais propriedades do óleo de coco para cabelo podemos destacar a presença de ácidos graxos, proteínas, ferro e gorduras, além de suas características antifúngicas e antibacterianas.

Mas quais são os benefícios que isso tudo traz para o cabelo? Os benefícios do óleo de coco para cabelo são muitos. Como já vimos, ele ajuda a fortalecer os fios, protege contra a perda de proteína da fibra capilar e ajuda a reter a umidade no fio, deixando-o úmido e hidratado por mais tempo.

Além disso, se usado em massagens circulares no couro cabeludo, ele pode estimular a circulação sanguínea e, por isso, é tido como produto auxiliar para crescer os fios de cabelo.  

Graças a hidratação que proporciona, deixa os cabelos mais brilhantes, também reduz pontas duplas e frizz. E, talvez você não saiba, mas o óleo de coco para cabelo pode ser usado, também, como pré-shampoo.

mulher-hidratando-o-cabelo-com-óleo-de-coc

Como usar o óleo de coco para cabelo

Existem mil e uma maneiras de usar o óleo de coco para cabelo. O importante, para usufruir de todos os benefícios do óleo de coco, é saber como usar da forma mais adequada para o seu cabelo.

É possível usar o óleo de coco para cabelo fazendo uma umectação. Esse tipo de uso é muito indicado para cabelo cacheado, ondulado ou que está com as pontas secas. 

Você pode, também, fazer uma máscara capilar com óleo de coco, uma hidratação caseira, um condicionador, desembaraçante ou finalizador e o já citado shampoo de óleo de coco para cabelo.  Veja abaixo como fazer e como aplicar de diferentes maneiras o óleo de coco para cabelo.

Como aplicar o óleo de coco para cabelo

Como aplicar o óleo de coco para cabelo, de forma a conseguir uma nutrição poderosa em cabelo cacheado e com pontas secas?

De maneira geral, o óleo de coco para cabelo pode ser aplicado diretamente no fio, principalmente para cabelo cacheado e com pontas secas.

Para cabelo ondulado e liso, o mais indicado é aplica-lo misturado a um pouco de óleo de coco a produtos que você já usa, como máscara de hidratação.


O óleo de coco para cabelo também pode ser aplicado na forma de um pré-shampoo, uma vez por semana.

Aplicar o óleo de coco para cabelo, no final da lavagem, borrifando pequena quantidade, é um ótimo desembaraçante. Veja abaixo como fazer uma umectação, uma hidratação, um condicionador, um desembaraçante e um pré-shampoo de óleo de coco para cabelo

coco fruta

Como fazer: técnicas simples para um cabelo mais saudável

Umectação com óleo de coco

1 – Aplique uma boa quantidade de óleo de coco nos cabelos sujos e secos, mecha a mecha.

2 – Como fazer: massageie as mechas, enluvando-as, e o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

3 – Prenda o cabelo em um coque. Para potenciliazar o resultado, coloque uma touca térmica ou plástica

4 – Deixe agir por uma hora

5 – Enxágue com bastante água e lave como de costume

Hidratação caseira com óleo de coco

1 – lave o cabelo com shampoo, enxágue e retire o excesso de água com uma toalha

2 – misture uma colher (chá) de óleo de coco com uma colher (sopa) de mel em uma vasilha e mexa bem.

3 – Aplique a mistura no cabelo mecha a mecha e aguarde 40 minutos. Lave novamente com shampoo e aplique um condicionador.

Condicionador de coco

1 – Lave os cabelos como de costume  e enxague bem

2  – Aplique o óleo de coco para cabelo depois de enxaguar e use um pente para espalhar no comprimento e pontas. Deixe agir por 2 minutos e enxague novamente.

Óleo desembaraçante de coco

1 – Lave os cabelos como de costume

2 – Aplique uma pequena quantidade de óelo de coco para cabelo nos fios úmidos

3 – Desembarace com um pente de dentes largos

Pré-shampoo de coco

1 – Passe o óleo no cabelo ainda seco e sujo, 20 minutos antes de lavá-los

2 – Massageie por alguns minutos

3 – Lave como de costume

Para crescer

Como tem o poder de reparar a fibra capilar danificada, fazendo com o que o cabelo quebre menos, o óleo de coco para cabelo se converte em ótimo produto para crescer o fio. 

As adeptas do óleo de coco para cabelo o consideram um dos melhores aliados para o crescimento saudável dos fios. Se você quiser potencializar o efeito do óleo de coco para cabelo, combine-o com algumas gotinhas de vitamina E antes de massageá-lo nos cabelos.

mulher-com-cabelo-cacheado-usando-óleo-de-coco

Para cabelo cacheado

O cabelo crespo e com pontas secas são os que mais precisam de hidratação e nutrição. O óleo de coco para cabelo cacheado é uma alternativa para tratar esse tipo de fio.

Para cabelo cacheado ou ondulado, você pode aplicar o óleo de coco diretamente no fio. Mas, se preferir, você pode também misturar sua máscara capilar favorita com um pouco de óleo de coco para cabelo. São duas excelentes maneiras de tratamento para cabelo cacheado.

Cabelo loiro requer cuidado específico

O cabelo loiro precisa de cuidados específicos e, quando ele é descolorido por meio de química, precisa de tratamento ainda mais especial. O processo de descoloração é agressivo e pode danificar os fios.

A umectação ajuda a nutrir os fios proporcionando oleosidade ao cabelo loiro ressecado e ela apresenta uma diferença em relação à umectação tradicional veja abaixo como fazer e como aplicar a umectação de óleo de coco para cabelo loiro:

1 – Coloque uma colher de óleo de coco em um potinho e esquente por dois minutos no micro-ondas

2 – Com o cabelo seco e antes de lavar, aplique um pouco de óleo em mecha por mecha. Massageie bastante os fios e o couro cabeludo, pois ajudará a circulação sanguínea e estimulará o crescimento dos fios saudáveis.

3 – Deixe o produto agir por 2 horas no cabelo, no mínimo. Ou passe à noite, durma com o produto nos cabelos e lave no dia seguinte

4 -Enxágue os cabelos e lave como de costume

Mais hidratação para o cabelo ondulado

Como o cabelo ondulado é mais oleoso do que o cacheado e o crespo, por exemplo, ele pede muito mais hidratação do que nutrição. Sendo assim, você pode aplicar o óleo de coco para cabelo uma vez a cada 10 dias. Observe como seu cabelo reage e, se necessário, aumente ou diminua a frequência.

Para pontas secas

Para pontas secas, o óleo de coco para cabelo se apresenta também como excelente opção de hidratação. O uso do pré-shampoo – como já ensinado acima – é uma das formas de se proteger essa região do cabelo. Basta aplicar o óleo de coco para cabelo nas pontas dos fios e deixar agir por alguns minutos. Depois, lave o cabelo normalmente

Onde comprar

óleo de coco extravirgem copra

Para que o tratamento caseiro com óleo de coco para cabelo seja efetivo, é importante que você use um óleo de qualidade; por isso é importante saber onde comprar. Na Homeopatia Brasil, cujo site atende todo o Brasil, você vai encontrar produtos com a garantia de procedência e qualidade.

O óleo de coco extravirgem, por exemplo, é composto por ácidos graxos saturados, na forma de triacilgliceróis de cadeia média, sendo fonte de ácido láurico, que tem excelente ação antibacteriana e antifúngica, que pode ajudar o organismo no combate a vários microrganismos maléficos à saúde.

O Óleo de Coco Copra Sem sabor é uma ótima opção para quem deseja cozinhar, sem o sabor do coco, e estender os benefícios desse óleo para a alimentação.  Esse óleo não é hidrogenado, é fonte de TCM ( triglicerídeos de cadeia média), não contém conservantes e substitui os óleos de cozinha comuns para refogar, cozinhar e fritar os alimentos:

Além dos óleos, há ainda um produto desenvolvido com óleo de coco e recomendados para ajudar na prevenção de doenças. É o Vital Inib F, que contém os puros óleos de coco e de orégano prensados a frio, que podem auxiliar a fortalecer o sistema imune graças às ricas propriedades antibacteriana, antifúngica e antiviral que apresentam.

vidro com óleo de coco

Óleo de coco para cabelo, faça em casa!

Se quiser fazer seu próprio óleo de coco para cabelo, confira o passo a passo fácil neste artigo.

Outras funções do óleo de coco?

Além da hidratação comprovada, o óleo de coco possui propriedades antissépticas! Você poder ler mais no texto sobre Óleo de coco e mau hálito.

Veja outros:

Fale com a Homeopatia Brasil

O que você achou do artigo? Deixe aqui seu comentário que retornaremos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!

×