fbpx

9 dicas importantes para evitar as infecções e crises alérgicas da rinite

A rinite pode ser confundida com a sinusite muitas vezes, mas elas são completamente diferentes (ver mais sobre rinite aqui). A rinite é a inflamação das mucosas do nariz que recobrem a área interna. Em geral, essa inflamação pode acontecer por dois motivos: pela infecção causada por bactérias, vírus ou fungos (rinite infecciosa); ou pela reação do sistema de defesa do corpo a agentes alérgicos, como ácaros, pólen e poeira doméstica (a chamada rinite alérgica). Em ambos os casos, será o médico o responsável por indicar o tratamento mais adequado para cada uma delas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, centenas de milhões de pessoas de todas as idades sofrem dessas alergias respiratórias em todos os países do mundo. A rinite alérgica pode ser considerada a doença de maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas e problema global de saúde pública, acometendo cerca de 20 a 25% da população em geral (fonte: Ministério da Saúde).

A melhor forma de prevenir as crises é evitar o contato com a causa do problema. Se a alergia envolve ácaros, deve-se ter um controle mais rigoroso do ambiente do alérgico. Medidas simples, como manter sempre o ambiente limpo, evitar acúmulo de poeira, não fumar, beber bastante água e se alimentar de forma saudável são fundamentais para viver bem.

Outras dicas importantes são tomar sol, pois ele favorece a produção de vitamina D e ela está relacionada ao cuidado de uma série de doenças do aparelho imunológico. Estar sempre bem agasalhado durante o frio e evitar cheiros fortes também ajudam a prevenir crises alérgicas. Abaixo, algumas dicas de comportamentos saudáveis para aliviar os sintomas da rinite ou até mesmo evitar suas crises.

para-rinite:hidrate-seu-corpo

1 – Hidrate seu corpo

Em dias de tempo seco e temperaturas altas, ficar horas sem ingerir líquidos pode contribuir para alguns sintomas causados pela rinite, como sensação de secura nas mucosas, por exemplo. Beba água com mais frequência. Isso ajudará a manter sua pele com um aspecto mais saudável, bem hidratada e as mucosas menos irritadas.

para-rinite:evite-carpetes-cortinas-e-tapetes

2 – Evite carpetes, cortinas e tapetes

Evite tapetes, carpetes, cortinas e almofadões no quarto de dormir. Dê preferência a pisos laváveis e cortinas do tipo persianas ou de material que possa ser limpo com pano úmido.

para-rinite:colchão-e-travesseiros-em-capas-protetoras

3 – Mantenha seu colchão e seu travesseiro em capas protetoras

Evite travesseiros de paina ou penas. Use os de espuma, sempre que possível, envoltos em material plástico (napa). Da mesma forma, faça uma capa para o colchão de material que possa ser limpo com pano úmido. Prefira edredons a cobertores, uma vez que juntam menos poeira

para-rinite:evite-almofadas-e-bicho-de-pelúcia

4 – Evite almofadas e bichos de pelúcia

Evite animais de pelúcia e estantes de livros no quarto. Evite spray ou saches no quarto de dormir.

para-rinite:retire-a-poeira-dos-móveis-com-pano-úmido

5 – Retire a poeira dos móveis e outros objetos sempre com um pano úmido

Evite vassouras e espanadores de pó. Passe pano úmido diariamente na casa antes do uso de aspirador de pó e, de preferência, duas vezes ao dia no quarto de dormir.

para-rinite:evite-odores-fortes

6 – Evite odores fortes

Evite desinfetante e produtos de limpeza com odor forte. Dê preferência a pastas e sabões em pó para a limpeza de banheiro e cozinha. Não use inseticidas em spray nem do tipo espiral. Verifique periodicamente as áreas úmidas de sua casa, como banheiro (cortinas plásticas do chuveiro, embaixo das pias etc), cozinha e porões para evitar o aparecimento do mofo.

para-rinite:animais-de-estimação

7 – Animais de estimação

Evite animais de pelo. Animais de estimação ideais para pessoas alérgicas são os peixes e tartarugas. Caso seja impossível evitar os mascotes, eles devem tomar banho pelo menos uma vez por semana e não podem, de forma alguma, permanecer no quarto de dormir.

8 – Deixe o ambiente bem ventilado para evitar a criação de bolor

Camas e berços não devem ser colocados junto à parede. Evite mofo e umidade, principalmente no quarto de dormir. Uma solução de ácido fênico a 2,5% pode ser passada nos locais mofados, até uma medida definitiva ser tomada.

para-rinite:cuidados-pessoais

9 – Cuidados pessoais

Evite talcos e perfumes. Evite banhos extremamente quentes. A temperatura ideal da água é a temperatura corporal. Não fume nem deixe que fumem dentro de casa. Roupas raramente usadas devem ser arejadas e, se possível, lavadas antes do uso. Dê preferência à vida ao ar livre. Esportes podem e devem ser praticados.

Com informações do site da ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Fale com a Homeopatia Brasil

O que você achou do artigo? Deixe aqui seu comentário que retornaremos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!