fbpx

Homeopatia para rinite: como aliviar os sintomas e as crises

Antes de mais nada é preciso saber: rinite é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal. Apesar de ser confundida com frequência com a sinusite, elas não são a mesma coisa. Sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Em comum é o fato de as duas serem inflamações e, também, de haver tratamento de homeopatia para rinite, assim como também existe para sinusite (veja mais aqui).

O tratamento da homeopatia para rinite se dá aliviando seus sintomas mais comuns, que são corrimento nasal, obstrução ou prurido nasal e muitos espirros um atrás do outro. Muitas vezes acompanham sintomas oculares como coceira, vermelhidão e lacrimejamento. Esses sintomas podem melhorar espontaneamente. Nos casos crônicos, pode ocorrer perda do paladar e do olfato. A homeopatia para rinite tem medicamentos específicos para alguns deles e é indicada para ser usada em bebê, na fase infantil e em adultos.

A fórmula homeopática é diversa assim como o complexo homeopático adequado de homeopatia para rinite deve ser considerado para cada indivíduo e elemento causador. O Rinidon, por exemplo, é um medicamento antroposófico utilizado pela homeopatia para rinite que funciona no tratamento auxiliar para coriza e obstrução nasal. É para uso adulto e pediátrico e deve ser prescrito por um especialista da área de homeopatia para sinusite. Outros medicamentos podem ser indicados para homeopatia para rinite, como florais ou mesmo a pulsatilla associada a outros compostos.

Os casos mais graves são, em sua maioria, causados por vírus. Já os casos crônicos ou recorrentes são geralmente determinados pela rinite alérgica. Nesse caso, a exposição a determinados componentes traz maior probabilidade de se desencadear uma alergia respiratória, entre eles os ácaros da poeira domiciliar, baratas, fungos, epitélio, urina e saliva de animais (cão e gato); assim como os ingredientes irritantes, como a fumaça do cigarro e alguns produtos de limpeza. A homeopatia para rinite pode auxiliar no reequilíbrio do organismo para reduzir sua reação à exposição desses agentes.

O diagnóstico de rinite alérgica é clínico, com base nos dados de história e exame físico. Ela é classificada a partir da intensidade dos sintomas e seu impacto sobre a qualidade de vida do paciente. Por isso, um especialista homeopata terá condições de prescrever a homeopatia para rinite com base em sua entrevista detalhada.

É importante procurar um médico que irá pesquisar as causas de alergia e recomendar o tratamento de homeopatia para rinite mais adequado para controlar a doença, promover a prevenção e o alívio dos sintomas de forma segura e eficaz.

rinite fumante

Medidas para evitar as crises de rinite:

–  Parar de fumar

– Prevenir o sobrepeso e obesidade

– Realizar atividades físicas.

– Reduzir a exposição a fatores desencadeantes, como exposição a ácaros ou alérgenos relacionados a mofo, tabagismo passivo, animais domésticos se comprovada sensibilização, odores fortes, produtos de limpeza e locais de poluição atmosférica (Fonte: Blog da Saúde – blog.saude.gov.br).

rinite alérgica

Homeopatia para rinite: quando a rinite alérgica pode se tornar crônica

Em algumas regiões do país, o inverno coincide com o período mais seco do ano. A baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica, asma, sinusite além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal. O cuidado da homeopatia para rinite para fortalecer o organismo deve ser redobrado nesta época para que os sintomas possam ser diminuídos e a doença não passe de uma rinite alérgica para uma crônica.

Quando uma crise de rinite alérgica não é tratada adequadamente ela pode permanecer com seus sintomas por um longo período se tornando crônica. Por isso, a procura pela homeopatia para rinite entre aqueles que já buscaram tratamento nos medicamentos alopáticos é mais comum. A irritação dos pacientes com a frequência da coriza, coceira, espirros excessivos e nariz entupido pode ser amenizada com a prescrição da homeopatia para rinite.

Homeopatia para rinite funciona

A homeopatia funciona e foi desenvolvida para tratar doentes em sua totalidade e pode ser utilizada para tratar todos os pacientes, independente das doenças que eles tenham. Milhares de depoimentos mundo afora de pacientes que se beneficiaram do uso da homeopatia encontram ressonância em inúmeras pesquisas científicas realizadas por respeitados estudiosos da área da saúde, demonstrando de forma inequívoca que a homeopatia para rinite assim como para diversas outras doenças físicas e psíquicas funciona (veja mais aqui).

homeopatia rinite para bebê e criança

Homeopatia para rinite em bebê: reduzindo o desconforto infantil

As alergias que afetam as pessoas na fase adulta também as afetam na fase infantil, e as crianças sofrem com elas. Em bebês é imprescindível que os pais observem o comportamento e o ambiente para ajudar os médicos a chegar a um diagnóstico preciso para a indicação da homeopatia para rinite, entre outros problemas e alergias.

Na consulta com um especialista homeopata, a proposta de tratamento para a criança assim como para um adulto poderá ser terapêutica e preventiva. A homeopatia para rinite atuará na qualidade de vida do paciente, uma vez que o medicamento homeopático age como coadjuvante para o reequilíbrio da energia vital do indivíduo.

Relatos de médicos homeopatas comprovam que o uso da homeopatia para imunidade fortalece o bebê, de maneira que ele adoeça menos e se recupere de forma mais rápida quando acometido de alguma doença (veja mais sobre isso em Homeopatia para imunidade).

Homeopatia para rinite: complexo homeopático

Complexo homeopático é um medicamento preparado segundo os fundamentos da homeopatia e de acordo com as técnicas descritas na Farmacopéia Homeopática Brasileira. Age através do princípio da Lei dos Semelhantes.

Esses medicamentos compostos de um ou mais elementos ou substâncias interligados, funcionam como um todo e agem de maneira a proporcionar o equilíbrio da energia vital do paciente. 

formula homeopática rinite

Homeopatia para rinite: fórmula homeopática

Uma fórmula homeopática é a receita de medicamento, geralmente escrita por um médico, com especificação das substâncias e suas quantidades, para que o farmacêutico a prepare.

homeopatia rinite florais alergias respiratórias

Homeopatia para rinite: florais, pulsatilla e as alergias respiratórias

O uso da homeopatia para rinite e para alergias respiratórias pode se dar de várias formas, com a indicação de medicamentos à base de pulsatilla, Hydrastis canadensis e Kalium bichromicum (que auxilia na diminuição de secreção verde-amarelada com forte odor, dor de cabeça, tosse e coriza, por exemplo) ou até mesmo florais.

A indicação do melhor tratamento deverá ser feita, claro, por homeopata que somente após uma detalhada consulta irá determinar os medicamentos e mudanças comportamentais e ambientais a serem realizadas para atenuar os sintomas da rinite.


Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Fale com a Homeopatia Brasil

O que você achou do artigo? Deixe aqui seu comentário que retornaremos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!