Um dos suplementos mais consumidos na América, probióticos, ou probióticos para diarreia, são micro-organismos vivos que atuam no organismo facilitando a digestão e a absorção de nutrientes fundamentais, minerais e vitaminas. Outra contribuição importante do probiótico para diarreia diz respeito ao fortalecimento da imunidade, ao deixar o organismo menos propício ao desenvolvimento de doenças. Ele age combatendo bactérias prejudiciais ao intestino.
O probiótico para diarreia age diretamente na microbiota, ou mais conhecida como flora intestinal, local esse que possui um conjunto imenso de bactérias (por volta de 100 trilhões) que vivem no nosso aparelho digestivo e constituem um grande ecossistema. Os probióticos para diarreia auxiliam esta população bacteriana a viver em harmonia e facilita o bom funcionamento do metabolismo, para ajudar no sistema imunológico do corpo.
Seja tratar com probióticos para diarreia é o mais indicado para o tratamento de muitas doenças, uma vez que seu uso tem a capacidade de restaurar o equilíbrio da flora intestinal do indivíduo de forma muito eficaz.
O costume de consumir probióticos para diarreia surgiu por meio de iogurtes, mas ao passar do tempo as terapias evoluíram e hoje em dia é possível encontrar muitos suplementos probióticos.
Nesse artigo vamos esclarecer muitas dúvidas que surgem com relação ao uso de probióticos para diarreia, como, por exemplo, se probióticos para diarreia são produtos naturais, como os probióticos para diarreia funcionam, quem pode tomar probiótico para diarreia, se existe probiótico para diarreia infantil, qual o melhor probiótico para diarreia, se existe probiótico para diarreia em cápsulas e até mesmo se cães e gatos podem fazer uso do probiótico para diarreia.
Probióticos para diarreia são produtos naturais?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, os probióticos para diarreia possuem o benefício reconhecido à saúde do usuário, administrado nas quantidades adequadas ao paciente. É possível consumir a probiótico para diarreia tanto por meio de produtos naturais quanto em medicamentos industrializados. Há diversos alimentos que possuem probióticos para diarreia e é possível se beneficiar com a capacidade de regular a flora intestinal, equilibrar distúrbios gastrointestinais, prevenir e tratar doenças.
A ingestão de alimentos que contam com os probióticos para diarreia vão desde iogurte até alimentos à base soja. Nesse sentido, veja alguns dos alimentos naturais que contêm probióticos para diarreia e podem ser consumidos no dia a dia.
Iogurte
O iogurte é um alimento probiótico para diarreia com sabor ácido e é feito a partir do leite fermentado, que pode também ter frutas ou outros ingredientes adicionados. É um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais e contém lactobacilos e bifidobactérias, micro-organismos benéficos para o organismo. Dentre os benefícios, o iogurte ajuda no controle da fome e, consequentemente, na perda de peso, pois tem altas quantidades de proteína.
Kefir
O kefir é uma bebida fermentada cremosa de sabor ácido e é considerado um alimento probiótico para diarreia completo, pois é rico em cálcio e vitaminas do complexo B, ajudando a manter a flora intestinal saudável. O kefir contém mais microrganismos benéficos do que o leite, sendo um alimento que tem melhor digestão, principalmente para quem tem intolerância à lactose, e ainda contribui para o equilíbrio da flora intestinal, ajudando a prevenir e tratar a diarreia, a prisão de ventre e outras inflamações no intestino.
Kombucha
O kombucha é uma bebida preparada com a fermentação do chá verde, ou do chá preto, e o açúcar, tendo um sabor doce e refrescante que lembra uma cidra. A bebida é rica em micro-organismos que ajudam nas defesas do corpo, combatendo fungos e bactérias prejudiciais ao organismo e ajudando a prevenir muitos problemas de saúde. O kombucha pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, restaurantes e cafés e as opções de sabores variam de acordo com as frutas e especiarias adicionadas à bebida.
Chucrute
O chucrute é um alimento probiótico para diarreia produzido pela fermentação do repolho com um pouco de sal e normalmente tem um sabor mais ácido. Este alimento tem altas quantidades de lactobacilos, de minerais e vitaminas A, B, C e K, além de ser baixo em calorias. Ele possui altas quantidades de fibras e contém muitas bactérias e leveduras benéficas para o intestino, evitando prisão de ventre, diarreia e contribuindo para uma boa digestão.
+LEIA MAIS: Lactobacilos acidófilos: o que são, onde se encontra e como tomar
Alimentos fermentados à base de soja
Entre os alimentos fermentados à base de soja, os mais conhecidos estão missoshiro ou miso, o tempeh e o natto. Os alimentos fermentados à base de soja combatem a prisão de ventre, evitam a diarreia e facilitam a absorção de nutrientes dos alimentos pelo organismo. Estes alimentos também são ricos em antioxidantes, fortalecendo o sistema de defesa do corpo e prevenindo doenças como o diabetes, câncer de estômago, câncer de próstata e a pressão alta.
Kimchi
O kimchi é um alimento probiótico para diarreia fermentado à base de vegetais e sal. O tipo mais comum de kimchi é o preparado com repolho, rabanete, pimenta vermelha em pó, alho, gengibre, anchova, açúcar, cebola e sal. O kimchi é muito rico em vitamina C e vitaminas do complexo B, minerais e fibras, além de ser um alimento com poucas calorias, sendo considerado um dos alimentos mais saudáveis do mundo.
Como os probióticos para diarreia funcionam?
A diarreia está relacionada entre as doenças mais graves e é uma das dez principais causas de mortes no mundo, chegando a matar por volta de 1,5 milhão de pessoas anualmente. É uma enfermidade preocupante que tem nos probióticos para diarreia uma das melhores soluções para a prevenção e tratamento.
+LEIA MAIS: Homeopatia para depressão – o desequilíbrio pode estar no intestino
Os probióticos para diarreia funcionam agindo no nosso corpo de forma a consumir tanto as bactérias naturais vivas quanto as mortas e podem restaurar o equilíbrio da flora intestinal com grande eficácia comprovada há décadas.
Os probióticos para diarreia fortalecem a barreira natural da mucosa intestinal, diminuem o pH no intestino, eliminam microrganismos danosos à saúde e modulam o funcionamento do sistema imunológico.
Quem pode tomar probiótico para diarreia?
No geral não há restrições sobre quem pode tomar os probióticos para diarreia, mesmo crianças que apresentam diarreia, cólicas, gastroenterites, dores abdominais, alergias e infecções do trato respiratório podem se valer dos benefícios do probiótico. Porém deve-se sempre fazer uso com orientação médica, pois não existem muitos estudos sobre o uso do suplemento em crianças menores de um ano.
Muitos artigos científicos indicam que há diversos benefícios sobre consumir várias espécies de probióticos para diarreia, até mesmo os menos conhecidos. Nesse sentido, o conhecimento da prática clínica e o bom senso do profissional de saúde deve ser levado em consideração no momento da prescrição para quem pode tomar. Por isso, é importante conversar com o médico ou nutricionista de sua confiança antes de oferecer probióticos a crianças.
Existe probiótico para diarreia infantil?
Sim. Existem probióticos para diarreia infantil. Em linhas gerais, os probióticos para diarreia atuam para a normalização da composição da microflora intestinal. Além disso, os probióticos ativam as toxinas bacterianas, inibem a ligação das toxinas com os receptores intestinais e a resposta inflamatória induzida pelas toxinas, e estimulam o sistema imune, criando condições desfavoráveis à multiplicação dos agentes patogênicos, levando a uma menor duração da diarreia.
+LEIA MAIS: Homeopatia pediátrica – atenção aos pequenos detalhes
Dentre os probióticos para combater a diarreia infantil, alguns se destacam como são os casos do Saccharomyces boulardii (Floratil, Repoflor) e os Lactobacillus (Colikids, Provance, ZincoPro).
É importante ressaltar que o uso desses suplementos citados ou qualquer outro probiótico para diarreia só é recomendado a partir de uma indicação médica.
Qual o melhor probiótico para diarreia?
A lista de probióticos para diarreia é imensa, entretanto, estudos e pesquisas apontam que alguns são mais eficazes no combate à diarreia. Quem traz esse estudo é o portal eCycle, que aponta probióticos para diarreia com bons resultados, em especial o Lactobacillus rhamnosus GG (LGG). Além desse, também são mencionados os abaixo.
Probiótico para diarreia – Lactobacillus rhamnosus GG (LGG)
Está entre as cepas mais comumente suplementadas. A pesquisa mostra que o LGG é um dos probióticos mais eficazes no tratamento da diarreia em adultos e crianças (6, 16).
Probiótico para diarreia – Saccharomyces boulardii
S. boulardii é uma cepa benéfica de levedura que é comumente usada em suplementos probióticos para diarreia. Foi demonstrado que trata a diarreia infecciosa e associada a antibióticos (6, 17).
Probiótico para diarreia – Bifidobacterium lactis
Esse probiótico para diarreia possui qualidades estimulantes do sistema imunológico e protetor do intestino e pode reduzir significativamente a gravidade e a frequência da diarreia em infantil (18).
Probiótico para diarreia – Lactobacillus casei
L. casei é outra cepa probiótica que foi estudada por seus benefícios antidiarreicos. Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos (19, 20).
+LEIA MAIS: Lactobacilos vivos: o que são e quais os benefícios?
Existe probiótico para diarreia em cápsulas?
Dentre as diversas apresentações de probióticos para diarreia, uma delas é a apresentação em cápsulas. O probiótico para diarreia em cápsulas tem o mesmo efeito dos demais e pode ser encontrado em embalagens com 30 unidades. Inclusive, alguns dos citados no tópico acima, podem, sim, ser encontrados em cápsulas.
Outra forma bastante comum de se apresentar esse medicamento probiótico para diarreia é por meio de porções líquidas.
A recomendação de ingerir o probiótico para diarreia em cápsulas ou líquido varia de acordo com cada caso e paciente, a depender da avaliação que um especialista fará sobre seu quadro clínico e qual será a necessidade que deve ser atendida.
Segundo o recomendado, independente da apresentação, os probióticos para diarreia devem ser ingeridos antes ou logo após uma refeição para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviver ao ácido gástrico e chegar até ao intestino, onde podem se multiplicar mais facilmente. Também é recomendado que o suplemento tenha entre 2 e 10 bilhões de bactérias ativas.
Cães e gatos podem fazer uso do probiótico para diarreia?
Entre as causas mais comuns da diarreia nos pets estão os vermes. Em cães parasitados, além da diarreia, outros sinais são observados, como presença de vermes nas fezes, perda de peso, diminuição ou falta de apetite, vômitos e anemia. Manter o pet sempre vermifugado é um gesto de carinho com ele e com sua família.
Existem também as diarreias que são provocadas por distúrbios psicológicos, dentre as causas dos distúrbios estão: a chegada de um novo animal à família, viagens, ausência do dono, mudanças de ambiente e até mesmo a diminuição de passeios. Qualquer alteração de rotina gera estresse nos animais e, nestes casos, os probióticos podem ser utilizados para prevenir o desequilíbrio da microbiota intestinal e problemas decorrentes desta situação.
Então sim, cães e gatos podem tomar probiótico para diarreia. Qual o melhor? Existem probióticos para diarreia exclusivamente voltados para animais. Se o seu cachorro ou gato está sofrendo de problemas intestinais, o probiótico para diarreia pode ser uma alternativa para combater esse problema.
+LEIA MAIS: Homeopatia para cães – alternativa suave para cuidar do nosso melhor amigo
Em geral, o uso de probióticos para diarreia tem a função de auxiliar a colonização de bactérias benéficas, melhorar a absorção de nutrientes e auxiliar na síntese de vitaminas e proteínas.
Lembrando que, assim como em humanos, a recomendação de uso e dosagem do probiótico para diarreia deve ser estabelecida por um profissional, no caso o veterinário.
Possíveis efeitos colaterais relacionados ao uso de probiótico
Embora os probióticos sejam geralmente considerados seguros para crianças e adultos e os efeitos colaterais graves sejam raros em pessoas saudáveis, alguns efeitos adversos potenciais podem ocorrer em determinadas populações.
As pessoas vulneráveis a infecções, incluindo indivíduos em recuperação de cirurgia, bebês gravemente enfermos e aqueles que têm cateteres residentes ou estão cronicamente doentes, correm maior risco de sofrer reações adversas após tomar probióticos.
Os probióticos podem causar infecções sistêmicas graves, diarreia, estimulação excessiva do sistema imunológico, cólicas abdominais e náusea em indivíduos imunocomprometidos.
Efeitos colaterais menos graves relacionados ao uso de probióticos também podem ocasionalmente ocorrer em pessoas saudáveis, incluindo inchaço, gases, soluços, erupções cutâneas e constipação.