Homeopatia para cães: alternativa suave para cuidar do nosso melhor amigo

A busca por terapias alternativas e tratamentos menos invasivos e danosos à saúde – humana, animal e vegetal – tem levado cada vez mais pessoas a buscar na homeopatia a ajuda para muitos e muitos tratamentos. A homeopatia veterinária é uma dessas áreas. E o uso da homeopatia para cães se tornou um nicho ainda mais procurado ao mesmo tempo em que o número de pets tem aumentado nos lares dos brasileiros. 

Por se tratar de um método suave e com princípios menos agressivos do que o uso da medicação convencional ou alopática, a homeopatia para cães tem ajudado animais de diversas raças a reduzirem certos comportamentos ou a tratarem os sintomas de determinadas doenças. Também não possuem contraindicações, pois a homeopatia para cães segue as mesmas leis e fundamentos terapêuticos da homeopatia humana.  

A homeopatia para cães, assim como a humana, trata o paciente como um todo, garante um tratamento mais suave ao organismo, sem toxidade, focado em auxiliar o organismo a buscar seu equilíbrio dinâmico através dos ajustes da energia vital. 

Os tratamentos podem ser indicados para cães ansiosos, idosos, com alergia de pele, agitados, com câncer, alérgicos, com bronquite, com convulsões, diabéticos, para acalmar, entre outras muitas buscas de donos de pets. E mais uma vez para provar que remédio homeopático funciona, lembramos que o animal não sabe o que é fé e mesmo assim oferece resultados satisfatórios em seus tratamentos. Como no caso de Zeus, já descrito aqui no blog como um tratamento da homeopatia para cães que se mostrou bastante positivo com inúmeros benefícios e com resultados surpreendentes (saiba mais sobre a história de Zeus clicando aqui e aqui). 

homeopatia-para-cães-ansiosos

Homeopatia para cães ansiosos 

A homeopatia para cães pode ser usada tanto em casos agudos quanto em casos crônicos, portanto o tratamento pode ocorrer inclusive para tratar distúrbios comportamentais desenvolvidos pelos animais, como a ansiedade. Para ajudar num melhor diagnóstico o dono de um pet deverá relatar com o máximo de detalhes o comportamento de seu cachorro durante o dia, semana, final de semana… enfim, todo relato será estudado para o diagnóstico mais preciso e prescrição da homeopatia para cães ansiosos, por exemplo. 

homeopatia-para-cães-idosos

Homeopatia para cães idosos 

A homeopatia para cães idosos é muito utilizada para determinados comportamentos desenvolvidos ou intensificados por conta da idade. Alguns dos exemplos são os florais para diminuir a ansiedade e depressão ou mesmo para dar disposição para os “velhinhos”; medicamentos para amenizar as dores e inflamações causados por artrites e artroses; e outros para ajudar a equilibrar a imunidade e o bom funcionamento cardiorrenal. Assim como na humana, a homeopatia para cães ameniza os desconfortos da idade oferecendo uma vida mais digna para os animais nesta etapa de suas. 

Homeopatia para cães com alergia de pele 

A busca de tratamento de homeopatia para cães com alergia de pele é uma das principais em clínicas veterinárias de todo o país. De acordo com uma pesquisa da Comac (Comissão de Animais de Companhia do Sindan – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), intitulada Radar Vet, em 2018, o atendimento aos cães corresponde a mais da metade dos atendimentos em clínicas veterinárias, sendo as ocorrências mais comuns: as doenças gastrointestinais (43%), as doenças transmitidas por vetores (carrapatos), como as hemoparasitoses (babesiose e erliquiose) com 34% das ocorrências, e as  afecções dermatológicas (32% dos casos) (com informações da Revista Clínica Veterinária). 

As alergias nos pets podem ter diferentes causas, como as alérgicas, parasitárias (como carrapatos) e infecciosas, por exemplo. É preciso estar atento ao comportamento dos cães e ao ambiente onde estes animais frequentam para que o uso da homeopatia para cães com alergia de pele possa ter um diagnóstico preciso para seu efetivo tratamento. 

homeopatia-para-cães-agitados

Homeopatia para cães agitados 

O medicamento homeopático pode trazer muitos benefícios e ser uma excelente alternativa para o tratamento para cães agitados. Sua fácil administração (podem ser encontrados em glóbulos – bolinhas – de açúcar ou em forma de spray, por exemplo) diminui o estresse causado pelos medicamentos alopáticos convencionais. Por isso, a homeopatia para cães agitados tem sido uma forma mais comum e menos agressiva para o tratamento. 

homeopatia-para-cães-com-câncer

Homeopatia para cães com câncer 

Em casos oncológicos, a homeopatia para cães com câncer pode ser utilizada de forma exclusiva ou concomitantemente com a terapêutica convencional, porém ela não substitui o tratamento cirúrgico. 

A homeopatia pode ser utilizada como suporte imunológico do paciente, com otimização da absorção intestinal dos nutrientes, do apetite e ainda diminuindo os efeitos colaterais da quimioterapia. Ela vai auxiliar no ganho de qualidade de vida do paciente oncológico. 

E em casos crônicos, a homeopatia para cães com câncer consegue manter o paciente dentro de um equilíbrio relativo em uma determinada doença e isso gera muita qualidade de vida. A homeopatia para cães com câncer ajuda a manter o animal ativo, disposto e com condições de realizar suas necessidades básicas, como ter um sono de qualidade, se alimentar, beber água, tomar sol e se relacionar com dignidade. 

Homeopatia para cães alérgicos 

Assim como os seres humanos, os animais podem desenvolver algumas alergias. O tratamento na homeopatia para cães alérgicos pode sugerir mudanças no ambiente dos animais além de receitar medicamentos específicos para o tipo de alergia. As mais comuns entre os cães são as de pele e serão tratadas de acordo com o que o médico veterinário especialista identificar como agente causador. 

Homeopatia para cães com bronquite 

Você pode não saber, mas a bronquite, assim como para os humanos está entre as doenças que mais afetam o trato respiratório também podem afetar os animais, especialmente os cães. A bronquite crônica canina, por exemplo, é uma enfermidade bastante corriqueira. Entre os cachorros, porém, a patologia ocorre mais em animais idosos e de pequeno porte. 

Essa condição pode ser desencadeada por uma série de fatores, como a ação de vírus e bactérias ou a exposição a agentes poluentes e irritantes, incluindo fumaça ou nicotina.  

Como alternativa a tratamentos mais agressivos, existe homeopatia para cães com bronquite que amenizam as alergias, que levam à bronquite, e ajudam a equilibrar o sistema imunológico dos pets. 

Homeopatia para cães com convulsões 

Outra doença que afeta humanos e animais são as neurológicas e suas manifestações. E a tendência a buscar tratamentos que substituam ou pelo menos diminuam o uso dos convencionais alopáticos vem ganhando corpo. A homeopatia para cães com convulsões é uma das alternativas quando o seu pet passa pelo estresse das crises diárias. Para evitar o sofrimento dos bichinhos a indicação da homeopatia para cães com convulsões tem surtido resultados satisfatórios. 

A prescrição da homeopatia para cães com convulsões tem como objetivo aliviar o estresse causado pelas crises nos animais. Outro benefício deste tratamento é a possibilidade de ao menos diminuir a toxicidade dos remédios administrados ao pet, já que muitos deles podem ter efeitos colaterais danosos, como por exemplo serem prejudiciais às funções hepáticas dos cães. 

É importante lembrar que apenas o médico veterinário pode indicar o uso de quaisquer medicamentos. Levar o seu cão a um consultório veterinário é sinal de uma posse consciente e responsável do animal. 

Homeopatia para cães diabéticos 

A diabetes mellitus é uma doença crônica sistêmica decorrente de uma deficiência relativa ou absoluta de insulina. É uma das endocrinopatias mais comuns nos cães e pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada adequadamente.  

Importante ressaltar que todo tratamento despendido aos animais para qualquer doença deve ter a orientação de um especialista. Só ele poderá indicar o melhor remédio indicado e a homeopatia para cães com diabetes existe e deve ser experimentada como auxiliar no equilíbrio do metabolismo do animal. 

homeopatia-para-cães-remédio-homeopático-medicia-veterinária

Remédio homeopático para a medicina veterinária 

O remédio homeopático é um medicamento menos agressivo que atua no organismo do indivíduo como um todo e funciona por meio de estímulos sutis e discretos para que o organismo busque o caminho natural de cura e saúde. Ele pode ter origem vegetal, animal, mineral como também sintética e são usados na homeopatia para cães. 

Assim como na medicina comum para seres humanos, a medicina veterinária se serve do uso dos medicamentos homeopáticos. Eles são produtos preparados a partir de substâncias extraídas da natureza – mineral, vegetal ou animal – e podem, também, ter origem sintética. No processo de preparo, são diluídos e sucussionados, em um processo chamado dinamização, com a utilização de veículo adequado e agitação rigorosa e ritmada. 

A homeopatia para cães usa remédio homeopático em diversas formas farmacêuticas, tanto líquidas (gotas, doses únicas, etc.) como sólidas (glóbulos, tabletes, comprimidos, papéis, etc.) e seu uso tem a finalidade de causa o menor estresse possível aos bichinhos. 

A homeopatia para cães também pode fazer uso de remédios homeopáticos para o controle de pulgas e carrapatos. Existem produtos homeopáticos industrializados que têm apresentado ótimos resultados no controle de ectoparasitas, sem a necessidade de usar um veneno no animal. 

No caso de animais que têm problemas hepáticos ou problemas renais, a homeopatia para cães, que age de forma mais suave no organismo, se torna uma opção ainda mais segura diante de limitações orgânicas que alguns animais podem apresentar. 

homeopatia-para-cães-acalmar

Homeopatia para cães para acalmar 

Um animal agitado, agressivo, com manias, comportamentos inadequados ou de automutilação pode estar estressado ou com alguma doença. A homeopatia para cães pode ser uma ótima aliada para acalmar os ânimos dos pets, mas é importante um diagnóstico adequado para a indicação dos remédios homeopáticos.  

A velocidade da resposta para cada tratamento dependerá da observação do tutor do animal. Quando o proprietário consegue dar todas as informações necessárias e o homeopata observa todos os detalhes a probabilidade de se escolher o remédio certo e o tratamento ter uma resposta rápida é maior. Por outro lado, quando o proprietário não fornece muitas informações sobre o animal o médico veterinário pode ter dificuldade de escolher o remédio adequado para indicar a homeopatia para cães. 

Homeopatia para cães funciona 

A homeopatia para cães, assim como para os seres humanos e plantas funciona e foi desenvolvida para tratar doentes em sua totalidade e pode ser utilizada para tratar todos os pacientes, independente das doenças que eles tenham. Milhares de depoimentos mundo afora de pacientes que se beneficiaram do uso da homeopatia encontram ressonância em inúmeras pesquisas científicas realizadas por respeitados estudiosos da área da saúde, demonstrando de forma inequívoca que a homeopatia funciona.  

Entre esses cientistas que acredita que a homeopatia para cães funciona está a renomada médica veterinária homeopata, pós-doutorada, Leoni Villano Bonamin, que foi presidente (2002-2008) e vice-presidente (2008-2014) do GIRI (Groupe International de Recherche sur l´Infinitésimal) (leia mais sobre ela aqui). 

A homeopatia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina; é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde); é matéria ensinada em várias faculdades do país, é o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo, sendo usada por cerca de 500 milhões de pessoas. É, também, uma especialidade farmacêutica e médico-veterinária. Por isso, profissionais veterinários se utilizam da homeopatia para cães em suas consultas e tratamentos. 

O farmacêutico homeopata Alexandre Leonel, responsável pela Homeopatia Brasil, acostumou-se, ao longo dos anos, tanto aos questionamentos das pessoas se a “homeopatia funciona mesmo” quanto ao alívio apresentado por inúmeros pacientes que optaram pela abordagem homeopática nos cuidados à saúde. Também relata tratamentos de sucesso de colegas médicos veterinários que lançam mão do uso da homeopatia para cães e outros animais, como é o caso de Talita Thomaz Nader, que é médica veterinária e presidente do Instituto Homeopático e de Práticas Integrativas.  

Nos casos das doenças agudas, a homeopatia funciona ao proporcionar alívio dos sintomas característicos dessas doenças. A homeopatia para cães, assim para a saúde de seres humanos, funciona ajudando o organismo a desenvolver sua própria capacidade de resposta e defesa, proporcionando assim uma melhor condição de enfrentamento da doença, uma maior resiliência desse indivíduo quando submetido à novas causas de doenças. 

“O foco da homeopatia para cães é o animal por completo. Independente do problema de saúde que esse animal tenha, seja uma doença crônica ou uma crise aguda, a homeopatia para cães funciona”, afirma especialista, que atua há mais de 22 na área. 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram