fbpx

Homeopatia pediátrica: atenção aos pequenos detalhes

O uso da homeopatia para o tratamento de diversos distúrbios e desequilíbrios da saúde do corpo e da mente é amplo e não há limite. Assim como não há limite de idade para sua prescrição. De “mamando a caducando” – como no dito popular -, crianças, jovens e adultos podem se beneficiar do uso dos medicamentos homeopáticos. Estar atento aos detalhes é a chave para a indicação da homeopatia em diversos tratamentos e, no caso da homeopatia pediátrica, é ainda mais importante.

Diferente de uma consulta com um adulto, o médico homeopata pediátrico se utiliza de suas habilidades para, junto com os pais e a família, descobrir os sintomas de uma doença, por exemplo, ou comportamentos “anormais” da criança. A entrevista minuciosa levará à indicação da melhor combinação de medicamentos de homeopatia pediátrica para reequilibrar a energia vital das crianças, dando suporte para que o corpo e a mente se ajustem.

Por ser um meio mais suave de se restabelecer a saúde, muitos pais recorrem à homeopatia pediátrica para tratar seus filhos. Mais do que controlar os sintomas, a homeopatia pediátrica visa tratar os desequilíbrios orgânicos (como a recorrência de infecções, gripes e resfriados), psicológicos (como fobias e medos) e emocionais (como estresse, por exemplo).

Tais desequilíbrios podem desencadear diversas anomalias comportamentais e doenças. A homeopatia pediátrica pode ajudar em transtornos para ansiedade, para bebê agitado, dificuldade para dormir ou até mesmo em doenças que podem atrapalhar o crescimento infantil.

homeopatia-pediátrica-para-ansiedade

A homeopatia pediátrica para ansiedade

Dificuldade para dormir, irritabilidade de crianças e bebês, agitação, medo do escuro ou fobias são alguns comportamentos que devem ser relatados ao especialista quando se busca a homeopatia pediátrica. Esses sintomas podem estar relacionados à alimentação, à dentição (nascimento dos dentinhos do bebê), por exemplo, ou a qualquer outro desequilíbrio orgânico e devem ser observados para que a indicação do tratamento adequado se torne mais eficaz.

Certos comportamentos podem ser tratados com medicamentos próprios da homeopatia pediátrica para ansiedade, por exemplo, como o Kids Ansiedade Floral Thérapi, que auxilia no reequilíbrio das emoções das crianças. Diluídos em sucos ou vitaminas ou mesmo puro, este floral ajuda a criança na sensação de ansiedade, alimentando a energia vital para proporcionar poder de concentração, bem-estar e calma.

Leia mais sobre homeopatia para ansiedade aqui e sobre como a alimentação pode ajudar nesse quadro, aqui.

 homeopatia-pediátrica-para-bebê-agitado.

A homeopatia pediátrica para bebê agitado

O acompanhamento do desenvolvimento do bebê deve ser feito com frequência não só pelo médico pediatra de confiança da família como por um especialista em homeopatia pediátrica. Nessas consultas focadas em homeopatia pediátrica, os desenvolvimentos do peso e da altura serão somados aos relatos sobre comportamentos diferentes ainda que sutis das crianças. Essas análises servirão de parâmetro para a tomada de decisão dos médicos.

Para bebê agitado, por exemplo, o especialista em homeopatia pediátrica poderá indicar, além de florais, uma dieta diferenciada para a criança e até mesmo para as mães. Muita gente não sabe, mas a alimentação das mães que estão amamentando pode influenciar na saúde e o comportamento dos bebês.

Chás calmantes (Chá Misto da Mamãe, da Weleda) ingeridos pelas lactentes podem auxiliar no equilíbrio de seu organismo, causando sensação de relaxamento, o que ajuda a liberar oxitocina, componente importante para a produção e liberação do leite materno. Muitas vezes, o comportamento do bebê pode indicar falta de leite, o que o deixa com fome e estressado.

homeopatia-pediátrica-para-o-crescimento-infantil

A homeopatia pediátrica para o crescimento infantil

A maioria dos pais – senão sua totalidade – imagina seu filho forte, saudável e “grandão” sempre e acaba por projetar o tempo todo estes anseios sobre os ombros dos pequenos. Não por acaso, em suas comparações com outras crianças, veem seus filhos em maior ou menor desenvolvimento. Nos consultórios, os pedidos por suplementos para o crescimento infantil estão entre os mais comuns por parte dos pais.

Mas é preciso muita calma nessa hora, pois a ansiedade dos pais pelo “super filho” se depara com a genética da família, entre outros fatores. Mais do que suplementar a alimentação das crianças, dar importância a uma dieta rica em diversidade e equilibrada é fundamental.

Nesse sentido, a homeopatia pediátrica pode ser uma grande aliada dos pais ao auxiliar no reequilíbrio orgânico, psíquico e emocional, controlando a ansiedade deles mesmos e dos filhos. Um indivíduo ansioso poderá “descontar” no alimento comendo em excesso alimentos que nada contribuem para a saúde. Para o crescimento infantil, uma dieta balanceada é fundamental e deve ser prioridade no cuidado com as crianças.

homeopatia para dormir

A homeopatia pediátrica para dormir

O distúrbio do sono ou dificuldade para dormir são fatores determinantes para o desequilíbrio emocional de adultos, crianças e bebês. Por isso, descobrir as causas para tais desequilíbrios devem ser prioridade pela homeopatia pediátrica para reequilibrar a energia vital.

Crianças com dificuldades para dormir não se alimentam direito, podem ter dificuldade de aprendizagem, desenvolver distúrbios psíquicos e até mesmo ter o crescimento infantil afetado. Por isso, a homeopatia pediátrica deve focar suas atenções ao restabelecimento do sono.

Bebês com dificuldades para dormir podem indicar sensibilidade a barulhos ou terem medo do escuro, por exemplo. Ajustar a alimentação noturna pode ser indicado pela homeopatia pediátrica, assim como o controle de determinados comportamentos que possam aumentar a ansiedade das crianças antes de se deitar. Os especialistas podem sugerir florais como o Kids Ansiedade Floral Thérapi  como coadjuvante em tratamentos comportamentais das crianças e o Sédafit para reequilibrar a energia vital dos pais insones.

consulta-homeopatia-pediátrica

Como surgiu a homeopatia pediátrica

A homeopatia pediátrica não tem diferença da homeopatia convencional ou para adultos. Ela está focada no restabelecimento do equilíbrio da energia vital. (leia mais a respeito no site da Associação Médica Homeopática Brasileira)

Diferente da alopatia, o tratamento homeopático foca no paciente e não na doença e dá o estímulo que o organismo precisa para processar a autocura.  Com o uso de medicamentos homeopáticos, o paciente faz um tratamento sem agressões ao organismo (leia mais sobre medicamento homeopático aqui). O mesmo ocorre na homeopatia pediátrica; a saúde infantil é restabelecida com um tratamento sutil e não agressivo. Processo idêntico é verificado na odontologia homeopática e na veterinária homeopática.

O médico homeopata, o dentista e o farmacêutico homeopatas são os responsáveis por indicar medicamentos adequados, que serão adquiridos em farmácias do gênero.

A homeopatia pediátrica funciona e foi desenvolvida para tratar doentes em sua totalidade (leia mais a respeito nesse texto). E ela pode ser utilizada para tratar todos os pacientes, independente das doenças que eles tenham (orgânicas ou psíquicas), conforme comprovam inúmeras pesquisas científicas realizadas mundo afora (veja mais aqui). Você também encontra inúmeros trabalhos científicos a respeito da homeopatia no site da Pubmed.

Gostaria de se aprofundar sobre o que cientistas falam sobre a homeopatia? Leia esse texto.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Fale com a Homeopatia Brasil

O que você achou do artigo? Deixe aqui seu comentário que retornaremos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!

×