Entre as mulheres que querem engravidar e, eventualmente encontram alguma dificuldade, sempre surgem dúvidas sobre quais são os métodos mais eficientes para ajudar a engravidar. E uma pergunta muito frequente é se homeopatia para engravidar funciona. E a resposta é sim, a homeopatia para engravidar, segundo o dr. Jorge Haddad Filho, médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital São Paulo, “pode, sim, ser um valioso auxiliar para o tratamento em reprodução humana”.
Usando homeopatia para engravidar, o tratamento é sempre realizado tendo por base os princípios da homeopatia geral. O especialista vai considerar a paciente como um todo, avaliando seu histórico de saúde para poder entender seu problema de fertilidade e indicar o melhor medicamento da homeopatia para engravidar.
Nesse artigo, vamos falar desses medicamentos e tratamentos, qual remédio tomar para engravidar, como funciona, quais métodos naturais para engravidar, se existem efeitos colaterais, o que é indutor de ovulação e se tratamentos com remédios homeopáticos funcionam.
No tópico “homeopatia e gravidez uma parceria saudável”, vamos reproduzir um trecho da entrevista que dr. Moisés Shinchisk, médico homeopata, concedeu ao programa Mulheres, da Tv Gazeta. Ele reitera o potencial que a homeopatia para engravidar tem de ajudar o organismo a encontrar o equilíbrio, facilitando o caminho para a solução de eventuais problemas de saúde. Com a vantagem de que, como tem ação mais suave, a homeopatia para engravidar pode ser usada com segurança.
Homeopatia para engravidar: Tratamentos com remédios homeopáticos funcionam
A infertilidade costuma ser diagnosticada depois de um ano mantendo relações sexuais, sem usar anticoncepcionais, com a ausência de gravidez. Nesses casos, a homeopatia para engravidar entra como opção de tratamento.

A infertilidade pode ser causada tanto por fatores femininos como masculinos. Entre os fatores femininos, estão problemas na ovulação, alterações tubárias, alterações no útero e endometriose3. Os masculinos, por sua vez, têm relação com problemas na formação, transporte ou na ejaculação dos espermatozoides.
+LEIA MAIS: O que é medicina homeopática?
Em qualquer circunstância, a consulta com o especialista é fundamental para identificar o problema e encontrar alternativas para quem deseja realizar o sonho de ter um filho biológico.
Na homeopatia para engravidar, o tratamento é realizado levando em conta tudo o que está ocorrendo com a saúde do paciente. Tratamentos com remédios homeopáticos funcionam, na medida em que atuam sobre a saúde do paciente como um todo e, assim, criam condições mais propícias para a manifestação da fertilidade, disse o Jorge Haddad-Filho, médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital São Paulo, em artigo publicado pela SPMD (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
Em sua opinião, contudo, parece não haver um medicamento específico para a fertilidade, mas que a homeopatia para engravidar tem medicamentos que harmonizam a Saúde da pessoa e isso favorece a fertilidade. Para ele, paciente sempre pode se beneficiar da ação oferecida pela homeopatia para engravidar, ainda que seja em tratamentos associados. “Se, por exemplo, as trompas estão obstruídas, pode haver a opção pelo tratamento por meio de fertilização in vitro. Nesse caso, o medicamento adequado da homeopatia para engravidar poderá melhorar a resposta ovariana aos hormônios administrados, e colaborar nas condições uterinas para a implantação”.
Homeopatia para engravidar: Quais métodos naturais para engravidar?
A dificuldade para engravidar é uma situação bastante comum. Estimativas apontam que pelo menos 15% da população mundial lide com esse problema.

A boa notícia é que a maior parte (de 85 a 90% dos casos) consegue engravidar usando métodos tradicionais ou alternativos. Dentre as várias opções existentes, é muito comum o interesse para saber quais métodos naturais para engravidar e cada vez mais crescente o interesse pela homeopatia para engravidar.
Segundo Arnaldo Schizzi Cambiaghi, ginecologista e obstetra, diretor do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo, todo o tratamento complementar que puder trazer algum benefício à reprodução assistidas são bem-vindos. “Homeopatia para engravidar, fitoterápicos, acupuntura, ou seja, todo tratamento que possa ajudar o casal a passar por esse momento, será muito bem aceito”.
O site Tua Saúde tem publicados diversos artigos abordando quais métodos naturais para engravidar. De uma forma geral, além de sugerir algumas receitas, esses artigos dão várias dicas de atitudes simples que podem ajudar na fertilidade. Manter alimentação equilibrada, ingerir alimentos ricos em zinco, selênio e ferro (feijão, carne bovina, ovos) e em vitaminas A, B6, C e E (como peixe, soja, aveia, cenoura, brócolis, laranja ou limão, noz crua, grãos integrais…), que ajudam na regulação hormonal e reduzem o risco de aborto. Evitar o estresse, o cigarro e bebidas alcoólicas também estão entre as recomendações.
O site Trocando as Fraldas também traz várias matérias que dão dicas sobre métodos naturais para engravidar. Veja aqui.
Homeopatia para engravidar: Como funciona?
A homeopatia para engravidar foca na paciente e não na doença e dá o estímulo que o organismo precisa para se equilibrar e processar a autocura. É uma terapia com uso de medicamentos homeopáticos, durante a qual o paciente tem um tratamento sem agressões ao organismo.

E, afinal, como funciona a homeopatia para engravidar? A homeopatia para engravidar funciona da mesma maneira que a homeopatia de forma geral. Ela tem por base o princípio do semelhante. Ou seja, o homeopata receita uma substância que, ao ser administrada em pessoas sadias, causa os mesmos sintomas que o paciente doente está apresentando. “É como se o medicamento homeopático mostrasse para o organismo como se defender dos problemas que ele vem enfrentando”, explica o Marcus Zulian Teixeira, médico homeopata e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
A homeopatia para engravidar, portanto, funciona de forma sutil e ajuda a restabelecer o equilíbrio da energia vital da paciente.
Homeopatia para engravidar: Qual remédio tomar para engravidar
Uma dúvida muito comum entre pessoas que querem engravidar é qual remédio tomar para engravidar.
De acordo com o médico Marcus Zulian Teixeira, o medicamento que será receitado aos pacientes com problema de fertilidade é indicado de acordo com as consultas. Não existe uma receita pronta de remédio. Cada caso é um caso.
Em pesquisas nos sites de saúde, quando o assunto é homeopatia para engravidar, é possível encontrar muitas menções ao medicamento homeopático Folliculinum CH6. Ele é usado para dar suporte a pessoas com problemas hormonais.
Os especialistas explicam que ele é feito à base de estrona e que esse complemento faz aumentar os níveis de estrogênio e consequentemente aumenta a fertilidade. Mas lembre-se, qualquer medicamento, ainda que seja homeopatia para engravidar, deve ser prescrito sempre por um especialista.
Homeopatia para engravidar: Efeitos colaterais
A homeopatia para engravidar é elaborada com substâncias homeopáticas ultra diluídas para que o princípio ativo das medicações tenha uma ação suave no organismo. Ainda assim, é preciso sempre consultar um especialista antes de tomar medicamentos, pois ele orientará o paciente com relação á posologia e eventuais efeitos colaterais.

Homeopatia para engravidar: Homeopatia e gravidez, uma parceria saudável
Em entrevista ao programa Mulheres, da TV Gazeta, o médico homeopata Moisés Shinchisk, explicou que a homeopatia para engravidar pode ser usada de maneira eficaz não só no sentido de aliviar um sintoma, mas também “desarmando” tendências de algumas doenças que poderiam surgir sem o tratamento adequado. “Na minha experiência, a homeopatia pode auxiliar na prevenção, cura ou atenuação de sintomas comuns que podem gerar um desconforto que interfere, no mínimo, no bom humor e na felicidade da futura mamãe”, disse ele.
Durante a entrevista “Homeopatia e gravidez uma parceria saudável”, o médico discorre sobre várias situações muito comuns que ocorrem durante a gravidez. Ele também aconselha que a gestante consulte, inclusive, um pediatra antes mesmo do bebê nascer, para já receber orientações adequadas. Ele aborda, também, a importância do aleitamento materno e uso de outros medicamentos. Para conferir a entrevista na íntegra, clique aqui.
Homeopatia para engravidar: Indutor de ovulação
O indutor de ovulação é um método muito procurado por mulheres que querem engravidar, mas é preciso cuidado. O médico Agnaldo Viana, ginecologista especialista em reprodução humana do IVI Salvador (clínica especializada em técnicas de reprodução assistida), explica que o indutor de ovulação “é um medicamento muito perigoso quando tomado sem prescrição e acompanhamento médico, pois pode provocar complicações que, em casos mais graves, podem até mesmo agravar o quadro de infertilidade da mulher”.
O especialista também esclarece que o indutor de ovulação é “normalmente é indicado para pacientes jovens que apresentam uma alteração leve da fertilidade associada à ovulação. Também é eventualmente indicado para pacientes jovens com o diagnóstico de infertilidade sem causa aparente”.

Homeopata para engravidar: Alerta
O dr. Agnaldo Viana faz questão de reiterar que, embora seja um método com resultados muito satisfatórios e considerado bastante eficaz, “uso indiscriminado e sem acompanhamento do indutor de ovulação pode levar também a um aumento do ovário que aumenta muito o risco de a paciente ter uma torção de ovários, enfermidade grave, de resolução cirúrgica, que pode levar a perda do mesmo”. Para saber mais, não deixe de consultar um especialista.
Homeopatia para engravidar: Quer saber mais sobre homeopatia?
No blog da Homeopatia Brasil é possível encontrar artigos que tratam do uso da homeopatia para os mais diversos problemas e situações, como:
- Medicina homeopática e depressão;
- Medicina homeopática e ansiedade;
- Medicina homeopática e sinusite;
- Medicina homeopática e epidemias;
- Medicina homeopática para dormir;
- Medicina homeopática para fortalecer a imunidade;
- Medicina homeopática para emagrecer;
- Medicina homeopática para aliviar os sintomas da menopausa;
- Medicina homeopática e seu uso na odontologia.
A homeopatia é usada, também, para tratar animais e o sistema solo-planta. Clique no linke e leia mais a respeito da homeopatia veterinária e sobre a homeopatia na agricultura.