Homeopatia para alergia de pele

Sumário

Coceira, vermelhidão, descamação, bolhas, bolinhas, irritação, manchas, inchaços… Os sintomas no corpo de quem tem alergia de pele são muitos, sempre bastante incômodos e, às vezes, preocupantes.

O medicamento tradicionalmente usado para combater as alergias, o anti-histamínico, trata, na verdade, apenas dos sintomas que, normalmente são minimizados, mas esse tipo de remédio normalmente não cura a doença, que sempre volta.

Esse é um dos principais motivos que têm levado muita gente a optar pela homeopatia para alergia de pele.

Quem tem ou já teve alergia de pele sabe que identificar as razões e encontrar o tratamento adequado não são coisas fáceis. Mas, afinal, qual a causa das alergias? Quais são as causas das doenças de pele? Os fatores que desencadeiam uma alergia são tão variados quanto os sintomas das doenças de pele.

A alergia pode ser desencadeada por um desodorante, uma pomada ou outros medicamentos, por contato com o pó, pelo sol, picadas de inseto, maquiagem, sabonetes e até pelo próprio suor.

Como a pele é o maior órgão do corpo humano, cobrindo toda sua extensão, a alergia de pele é uma reação inflamatória que pode se manifestar em qualquer parte… mãos, pés, face, axilas, pernas, costas, barrigas, enfim, literalmente no corpo todo.

Segundo a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) a alergia é um problema comum e chega a atingir 30% dos brasileiros. A associação também defende que a homeopatia para alergia de pele pode ser uma boa alternativa de tratamento para quem sofre desse mal.

Os medicamentos da homeopatia para alergia de pele são indicados de acordo com o histórico de cada paciente, sua resposta aos alérgenos, o grau e o tipo da alergia. Lembrando que a homeopatia para alergia de pele não trata do sintoma e, sim, do paciente como um todo e ajuda o organismo a encontrar o caminho da cura.

Homeopatia para alergia de pele: alergia ao suor

Neste artigo vamos saber mais sobre o uso da homeopatia para alergia de pele, sobre alergia nos olhos, dermatite de contato e dermatite atópica, fungos e melasma.

Homeopatia para alergia de pele: Alergia ao suor

Apesar da produção do suor ser um processo natural do organismo, um mecanismo de resfriamento da pele, muitas pessoas podem desenvolver alergia ao próprio suor.

As reações alérgicas ao suor normalmente incluem vermelhidão, coceira, bolinhas vermelhas e, em alguns casos, a pessoa sente a pele pinicar.

Essas reações geralmente aparecem quando há aumento de temperatura corporal durante atividades físicas, banho quente, ingestão de bebidas ou alimentos quentes e ingestão de bebidas alcoólicas, por exemplo.

Por isso, usar homeopatia para alergia de pele inclui, também, produtos indicados para suor excessivo, com é o caso do óleo essencial de capim limão.

Homeopatia para alergia de pele: Pomada e outros medicamentos

A lista de medicamentos como pomada, óleos e cremes da homeopatia para alergia de pele é extensa. Cada produto é indicado para uma situação e o especialista pode diagnosticar e prescrever o melhor para cada caso. Mas existem alguns componentes da homeopatia para alergia de pele que são de uso muito comum. É o caso da Calêndula.

Seu óleo é extraído diretamente das flores e é muito utilizado para fazer pomada e creme. Como possui propriedades que podem tratar fungos e inflamações, a pomada de Calêndula é uma das alternativas da homeopatia para alergia de pele, trata inclusive eczemas.

O óleo de linhaça é outro produto da homeopatia para alergia de pele muito conhecido. Pode agir como imunoestimulante e é muito indicado como auxiliar no tratamento da dermatite atópica e psoríase, reduzindo a inflamação ocasionada pelas doenças de pele;

+LEIA MAIS: O que são os Sais de Schüssler?

Na farmácia da Homeopatia Brasil é possível encontrar uma grande variedade de homeopatia para alergia de pele e outros produtos recomendados para o cuidado com a pele, doenças de pele e para pele sensível. São cremes, hidratantes, sabonetes, óleos essenciais, desodorantes, Sais de Schüssler entre outros. Você pode ver as opções de homeopatia para alergia de pele aqui.

Homeopatia para alergia de pele: alergia nos olhos

Homeopatia para alergia de pele: Alergia nos olhos

A alergia nos olhos é outro tipo de alergia bastante comum.

Os sintomas da alergia nos olhos incluem vermelhidão, inchaço das pálpebras, coceira, sensação de olho seco ou, ao contrário, lacrimejamento. Existem inúmeros medicamentos homeopáticos comumente utilizados para tratar a alergia nos olhos.

Como todo medicamento homeopático, esses também não tratam a doença ou seus sintomas, mas, sim, tratam o indivíduo o que leva o organismo a buscar a cura para os sintomas mais comuns como inchaço das pálpebras, queimação, irritação.

Um desses medicamentos é a Belladona assim como o já citado óleo de linhaça, que pode ser um coadjuvante no tratamento dos sinais e sintomas do olho seco. Reiterando sempre que qualquer medicamento só deve ser usado com orientação de especialista.

Homeopatia para alergia de pele: Melasma

O Melasma é um problema de pele que se caracteriza principalmente pelo surgimento de manchas escuras, em especial no rosto, normalmente de coloração amarronzada.

Muitas vezes, o surgimento do Melasma está relacionado à exposição ao sol, à gravidez e ao uso de anticoncepcionais. Predisposição genética também pode influenciar no aparecimento do melasma.

O melasma aparece principalmente na testa e maçãs do rosto, mas pode surgir, também, no colo, pescoço e braços.

Homeopatia para alergia de pele: Melasma tem cura?

De acordo com o Portal do Melasma essa é uma “condição crônica, o que equivale a dizer que não existe uma cura definitiva. O problema, no entanto, pode ser controlado. É possível, por exemplo, clarear as manchas”.

Muitos relatos apontam que o óleo de girassol pode acelerar o clareamento da pele com melasma. Mas, como todo tratamento de saúde, só deve ser adotado após orientação médica.

Homeopatia para alergia de pele: O que são fungos?

A relação de medicamentos de homeopatia para alergia de pele é, como já dito, muito grande. Mas, além das alergias, muitas outras doenças e infecções podem surgir na pele. A micose, por exemplo, é uma delas. Os fungos, ou dermatófitos, estão entre os principais causadores de micoses na pele.

Homeopatia para alergia de pele: micose e fungos

As infecções fúngicas que afetam a pele podem ser superficiais ou profundas. Para o tratamento das superficiais, de pele, um produto muito recomendado é o óleo essencial de Tea Tree, que combate bactérias, fungos e vírus. Essas propriedades tornam o Tea Tree um óleo essencial eficaz no tratamento de infecções provocadas por fungos, uma vez que é excelente estimulante do sistema imunológico.

Na farmácia da Homeopatia Brasil você encontra o óleo essencial Tea Tree e Melaleuca.

Homeopatia para alergia de pele: Anti-histamínico

O anti-histamínico (antialérgico) é medicamento muito utilizado para tratar doenças de pele, como a urticária, por exemplo, mas apresenta reações adversas.

De acordo com as Asbai “o mecanismo de ação deste tipo de medicamento bloqueia a ação da histamina, que é a substância que provoca dilatação dos vasos sanguíneos da pele e gera lesões, coceira, sensação de calor e formigamento. Os anti-histamínicos clássicos, de ‘primeira geração’, são considerados sedantes pois podem provocar sonolência e dificuldade para se concentrar e exercer tarefas diárias como dirigir, trabalhar ou estudar”.

O artigo da Asbai indica que o anti-histamínicos não clássicos são mais modernos e proporcionam alívio dos sintomas causando pouca sedação e menos efeito na atividade psicomotora. Em alguns casos, pode ocorrer dor de cabeça. Leia mais aqui.

As reações adversas provocadas por medicamentos convencionais é outro fator que leva muitos indivíduos a usarem a homeopatia para alergia de pele, uma vez que a homeopatia tem ação mais suave no organismo.

Anti-histamínico ou antistamínico

O termo “antistamínico” é frequentemente utilizado pelos brasileiros para referirem-se ao medicamento, mas ele está incorreto. O certo é “anti-histamínico”, com hífen. Mas as duas nomenclaturas se referem ao mesmo tipo de medicamento.

Homeopatia para alergia de pele: Quais os tipos de doenças de pele?

De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) existem mais de 70 tipos de doenças de pele. Entre as mais comuns estão a dermatite atópica e a dermatite de contato.

Homeopatia para alergia de pele: dermatite de contato

A dermatite atópica é genética, crônica, não é contagiosa e provoca secura, coceira e vermelhidão na pele. A dermatite de contato é uma inflamação causada por contato com produtos que podem irritar a pele. Pode ficar restrita ao local de contato ou causar alergia maior.

Homeopatia para alergia de pele: Dermatite de contato

Ainda de acordo com a SBD, a dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele “decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia”

Os sintomas da dermatite de contato são variados e podem levar o indivíduo a sentir coceira, ardor até queimação. As reações alérgicas podem ocorrer repentinamente ou meses após a exposição a uma substância, o que pode dificultar a identificação do agente causador da alergia.

Homeopatia para alergia de pele: Causas da dermatite de contato

Existem dois tipos de dermatite de contato: a irritativa e a alérgica. Reproduzimos, abaixo, trecho publicado no site da SBD que explica a diferença entre as duas e suas causas.

“Dermatite de contato irritativa: causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Pode aparecer na primeira vez em que entramos em contato com o agente causador. As lesões da pele geralmente são restritas ao local do contato.”

Dermatite de contato alérgica: surge após repetidas exposições a um produto ou substância. Depende de ações do sistema de defesa do organismo e pode demorar de meses a anos para ocorrer. Essa forma de dermatite de contato aparece, em geral, pelo contato com produtos de uso diário e frequente, como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha e medicamentos de uso tópico, entre outros.

Alguns produtos causam reações somente após exposição solar, como o sumo de frutas cítricas.

Homeopatia para alergia de pele: Dermatite atópica

Dermatite atópica é uma doença genética (atopia é a tendência hereditária a desenvolver manifestações alérgicas. Segundo a SDB, a dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de alergia cutânea e é caracterizada por eczema.

Homeopatia para alergia de pele: dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença crônica que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas. Seu surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. Não é contagiosa.

Homeopatia para alergia de pele: Qual a causa da dermatite atópica

Dermatite atópica, como já mencionado, é uma doença genética, ou seja, o indivíduo já nasce com predisposição a desenvolver a dermatite atópica.

Alguns fatores podem desencadear ou agravar o quadro. O clima frio, o estresse, tensão emocional, poluição, o pó, mofo, ácaros, pelos de animais também estão entre os fatores que podem piorar os sintomas da dermatite atópica.

O contato com materiais ásperos; exposição a irritantes ambientais, produtos de limpeza em geral; roupas de lã e de tecido sintético; baixa umidade do ar, frio intenso, calor e transpiração; infecções e certos alimentos também entram na lista de desencadeadores da dermatite atópica.

Homeopatia para alergia de pele: Tratamento para dermatite atópica

A Biblioteca Virtual em Saúde traz amplo artigo abordando a homeopatia para alergia de pele e seu uso para o tratamento de dermatite.

O artigo explica que a dermatite atópica é uma doença caracterizada por inflamação crônica da pele e que sua abordagem terapêutica é complexa. Mas um caso médico aponta resultados muito satisfatórios no tratamento da dermatite atópica usando homeopatia para alergia de pele. No caso, o tratamento foi feito com Silicea Terra.

+LEIA MAIS: Silicea Homeopatia, um medicamento para várias doenças

“Tradicionalmente são utilizados corticoides, anti-histamínicos e imunossupressores no tratamento. A relevância clínica da doença e o sucesso terapêutico motiva a realização do trabalho que relata um caso de paciente tratado com Silicea Terra. O sucesso da terapêutica pode ser observado não apenas na evolução positiva da lesão descrita na queixa principal, mas de todo processo de cura que o paciente apresenta ao mobilizar a sua energia vital, melhorando de forma global nos aspectos emocional, físico e social”, diz o estudo.

O médico Samuel Mandelbaum, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, indica que uma das principais medidas de prevenção a dermatite é a hidratação intensa da pele. Da mesma forma, deve-se evitar banhos muito quentes ou demorados, não se deve usar bucha nem esfregar a pele.

Homeopatia para alergia de pele: tratamento para dermatite atópica
Facebook
Twitter
LinkedIn