Homeopatia para dor de garganta

A dor de garganta é um sintoma muito comum que provoca dificuldade para engolir e falar e tem e é originada, normalmente, por inflamação, infecção ou irritação por agentes como ar seco, fumaça e até uso excessivo da voz entre outros.

A dor de garganta pode ser resultado de uma gripe ou resfriado, por exemplo, e passar em alguns dias, mas pode ser persistente, como nos casos de amigdalites ou faringites, e precisar de tratamento específico para melhorar.

Além da dor e da vermelhidão anormal na garganta, outros sintomas podem aparecer, como inchaço, pontos de pus e febre. As crises agudas são normalmente tratadas com antibióticos ou antiinflamatórios, mas a homeopatia para dor de garganta surge como uma opção mais suave, segura e muito eficaz de tratamento.

A homeopatia para dor de garganta, por meio da lei do semelhante, auxilia no tratamento das amigdalites, amigdalite caseosa, faringites e seus sintomas. Além da homeopatia para dor de garganta, o floral para garganta, remédios naturais para curar dor de garganta e remédios caseiros também estão na lista de alternativas para curar dor de garganta.

Neste artigo vamos conhecer um pouco dessas alternativas mencionadas, assim como vamos abordar como tratar dor de garganta, o que é bom para desconforto na garganta; afinal, qual o melhor remédio para dor de garganta?

Homeopatia para dor de garganta: Qual o melhor remédio?

A lista de remédios para curar dor de garganta é grande. Mas para indicar qual o melhor remédio, o mais indicado é consultar um especialista. Isso porque a dor de garganta pode ter origens diferentes.

No caso da homeopatia para dor de garganta, o especialista vai analisar o paciente como um todo, não apenas a doença ou os sintomas, e prescrever qual o melhor remédio para cada caso. Mas existem alguns remédios da homeopatia para dor de garganta que normalmente são prescritos. Veja quais são:

Homeopatia para dor de garganta

Baryta Carbônica tem ação glandular, com afinidade na região da garganta. É usada para o tratamento de amigdalite crônica.

Homeopatia para dor de garganta: Qual o melhor remédio?

Homeopatia para dor de garganta

Phytolacca decandra é indicada para faringe seca e dolorida e, também, para amigdalas inchadas.

Homeopatia para dor de garganta

Belladonna é comumente prescrita para os casos em que há febre e inflamação aguda, brusca e violenta, com secura das mucosas, assim como secura de faringe e laringe com rouquidão dolorosa.

Homeopatia para dor de garganta

Psorinum costuma ser usado nos casos de amigdalite aguda e deglutição dolorosa.

Um dos pilares da homeopatia para dor de garganta, assim como de toda a homeopatia, é a cura através do semelhante. Ou seja, toda substância capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia, também é capaz de curar uma pessoa doente que apresente esses mesmos sintomas. Veja mais abaixo

Homeopatia para dor de garganta: Como curar dor de garganta (lei do semelhante)

Como mencionado acima, a cura pelo semelhante é um dos pilares da homeopatia. Para deixar mais claro, veja essa explicação do site de saúde Minha Vida, que explica o funcionamento da homeopatia para curar dor de garganta:

“A ingestão de doses subtóxicas de Belladona (Atropa belladona) provoca rubor facial, dilatação das pupilas, boca seca, sede, febre com irradiação de calor e delírios. Uma pessoa com congestão das amídalas, rubor facial, febre elevada de início abrupto, boca seca com sede e dilatação das pupilas poderá receber Belladona, pelo princípio da semelhança, para seu tratamento.

A picada de abelha provoca um inchaço rosado, dor ardente e pinicante, sensível ao menor toque, e que melhora pela aplicação de compressas frias. Um paciente com inflamação das amídalas, com uma tonalidade rosa pálida, com dores ardentes e em ferroadas, que melhora bebendo água fria e piora bebendo líquidos quentes, sem sede apesar da febre, evitando estar agasalhado, poderá receber Apis mellifica para ser curado”.

Homeopatia para dor de garganta: Como curar dor de garganta (lei do semelhante)

Lembrando sempre, claro que mesmo um diagnóstico idêntico, com sintomas parecidos, não significa que o paciente deverá receber a mesma homeopatia para dor de garganta. Cada pessoa tem seu histórico de saúde e doença e isso é levado em conta na hora de prescrever a homeopatia para dor de garganta.

Homeopatia para dor de garganta: O que é bom para desconforto na garganta

A resposta para o que é bom para desconforto na garganta pode ser uma dica simples como fazer um gargarejo com água morna ou colocar um pano com álcool na região da garganta. Essas medidas podem aliviar o incômodo (veja mais aqui), mas a homeopatia para dor de garganta é a melhor opção para tratar não só os sintomas, mas, também, a origem do problema.

A farmácia da Homeopatia Brasil oferece uma gama vasta de medicamentos, o que é bom para desconforto na garganta.  Vamos ver alguns deles:

Homeopatia para dor de garganta

Angin-Heel SD é indicado para afecções clínicas da amigdalite, de origem viral ou bacteriana. Ele modula a inflamação local e alivia a dor de garganta.

Homeopatia para dor de garganta

O óleo essencial de Tea Tree diferencia-se por combater bactérias, fungos e vírus. É um poderoso estimulante do sistema imunológico e possui atividade antisséptica e anti-inflamatória. Essas propriedades tornam o Tea Tree um poderoso óleo essencial eficaz no tratamento de dor de garganta, tosse, febre, inflamação, resfriados entre outros problemas. Tem, também, ação expectorante.

Homeopatia para dor de garganta

Óleo de Alecrim é famoso por ser eficiente estimulante. Entre outros benefícios, auxilia no tratamento de resfriados, asmas, bronquite e sinusite. Exerce efeito analgésico, sem atuar como sedativo.

Homeopatia para dor de garganta

Vinagre de maçã – Entre os vários benefícios pelo uso do vinagre de maçã, um deles é o uso no tratamento de inflamação na garganta e aftas.

Veja mais aqui.

Homeopatia para dor de garganta: O que é bom para desconforto na garganta

Homeopatia para dor de garganta: homeopatia ajuda na inflamação?

Mesmo quando as dores de garganta são muito intensas, elas são sintomas de que alguma outra coisa não vai bem. Podem ser sinais de inflamação da faringe, amígdalas ou laringe. A Homeopatia para a dor de garganta surge também como uma opção de tratamento para essas dores mais fortes.

A homeopatia para dor de garganta trabalha com a dinamização (agitações e diluições sucessivas) de substâncias cujo intuito é, não somente curar um sintoma orgânico, como também fortalecer o organismo para que esse encontre o bem-estar do indivíduo como um todo. Isso é possível por meio do reestabelecimento do equilíbrio da energia vital.

Homeopatia para dor de garganta: O que é amigdalite?

A amigdalite é, também, um processo inflamatório das amigdalas. As amigdalas são parte do sistema imunológico e auxiliam na produção de anticorpos que combatem infecções. A amigdalite pode ser causada por bactérias ou vírus, e um dos seus sintomas é, justamente, a dor de garganta, a dificuldade de engolir, as placas vermelhas ou amareladas nas amígdalas, localizadas no fundo da boca, febre, mau hálito, nódulos ou ínguas no pescoço e dor de cabeça.

A homeopatia para dor de garganta se mostra eficaz no tratamento da amigdalite até mesmo em casos mais graves, inclusive quando há indicação de cirurgia.

O uso da homeopatia para dor de garganta tem alcançado resultados muito positivos no cenário médico, como indicam, inclusive, pesquisas científicas, como essa publicada na Biblioteca Virtual de Saúde e que traz a seguinte conclusão: a homeopatia para dor de garganta “foi eficaz nas crianças com amigdalites recorrentes, quando comparado ao placebo, excluindo 14 crianças (78%) da indicação cirúrgica. O medicamento homeopático não provocou eventos adversos nas crianças”.

Homeopatia para dor de garganta: O que é faringite?

A faringite é uma infecção que causa a inflamação da faringe (parte superior da garganta). Além da dor e do desconforto, também provoca coceira na garganta.

Homeopatia para dor de garganta: O que é faringite?

A homeopatia para dor de garganta pode ser indicada também nesse caso. Lembrando que diante de sintomas como febre alta, dificuldade para respirar, nódulos no pescoço ou voz rouca por mais de duas semanas, o médico deve ser consultado. Leia mais sobre faringite aqui.

Homeopatia para dor de garganta: O que é amigdalite caseosa?

A amigdalite caseosa é também conhecida como Tonsilite Caseosa. Conforme o site do Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e Sono, “a amigdalite caseosa se dá pelo acúmulo de alimentos nas amigdalas, assim como a própria descamação da mucosa, causando uma sensação de desconforto ou irritação, além do mal hálito presente.

Os remédios da Homeopatia para dor de garganta são recomendados para aliviar e combater os sintomas, sendo eles dores de garganta, rouquidão e faringite.

Homeopatia para dor de garganta: Remédios naturais

Assim como é grande a variedade de medicamentos da homeopatia para dor de garganta, também é grande a lista de remédios naturais. O site Tua Saúde dá algumas dicas:

“Gargarejo com água morna e sal, tomar chá de limão com mel e gengibre, tomar chá de malva, sálvia ou alteia, tomar vitamina de morango com mel e água com própolis são alguns dos tratamentos naturais repassados com o tempo”.

Para além desses remédios naturais, há outras dicas de como tratar a dor de garganta. São ações simples que podem, também, favorecer a ação da homeopatia para dor de garganta, de forma a ter um resultado ainda mais efetivo. Veja abaixo

Homeopatia para dor de garganta: Como tratar dor de garganta

Homeopatia para dor de garganta: Como tratar dor de garganta

Manter o corpo protegido contra vírus e bactérias é uma medida que deve ser rotineira. Por isso, o sistema imunológico deve ser sempre um foco de atenção. Manter as vitaminas em dia, evitar o ar-condicionado e o contato com agentes irritantes como a poeira e beber bastante água ajuda muito no caminho de como tratar dor de garganta.

+LEIA MAIS: Fortaleça seu corpo: aprenda a usar a homeopatia para imunidade

“Mesmo que a garganta esteja doendo para engolir, aumentar o consumo de líquidos traz muitos benefícios. A hidratação deixa as secreções mais fluídas, lubrificando a garganta. Além disso, o hábito também melhora a expectoração. Se você sofre de um quadro viral, como um resfriado, liberar mais toxinas faz você se sentir melhor, diminuindo aquela sensação de corpo mole”, disse Beatriz Luccheta, otorrinolaringologista da Santa Casa de São José dos Campos (SP), em entrevista ao Viva Bem, da UOL.

Homeopatia para dor de garganta: Floral para garganta

É comum surgir dúvida sobre o uso de Florais de Bach para problemas físicos, como, por exemplo, o uso do floral para garganta. Isso porque os Florais de Bach são essências energéticas extraídas das flores e plantas e são usados para transformar estados emocionais e mentais negativos em positivos.

São 38 essências que foram descobertas entre os anos 20 e 30 pelo médico inglês Edward Bach. Ele era um patologista que se sentia insatisfeito com o fato de a medicina focar nas doenças, ignorando o indivíduo em sua totalidade.

+LEIA MAIS: Floral de Bach, o que é e como surgiu?

De acordo com artigos publicados pelo Instituto Bach, o médico estava convencido de que ‘o bem-estar emocional era a chave para a boa saúde geral e entendia que a personalidade e as atitudes das pessoas afetam seu estado de saúde física.

No site Biologicanet é possível ler artigos que reforçam que o pensamento positivo possa ajudar a curar doenças e promover o bem-estar. “Com base neste princípio o médico criador do Floral de Bach desenvolveu várias essências que ao serem ingeridas podem auxiliar na cura de doenças físicas ou emocionais”.

Homeopatia para dor de garganta: Floral para garganta

Para sabermos qual essência Floral para a garganta é a mais adequada, o ideal é passar pela avaliação de um especialista.

+LEIA MAIS: Os 38 Florais de Bach e a essência Rescue

No Brasil, existem empresas que produzem florais e, entre elas, está a Floral Therapi, cujos produtos estão disponíveis na Farmácia da Homeopatia Brasil.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram