Boa parte das doenças do corpo que acometem os seres humanos – adultos e crianças – está associada a transtornos emocionais e mentais. Inúmeros são os casos já relatados, inclusive aqui no blog, como os casos em que a diabetes ou a gastrite se instala a partir da má alimentação que, por sua vez, está relacionada com a ansiedade. Até mesmo no caso dos animais, uma doença ou mudança comportamental pode estar associada ao ambiente que cerca nossos pets. Assim, a homeopatia para gastrite é procurada para tratar das dores ocasionadas pelas lesões no estômago, dores essas que, comumente, têm o gatilho ligado ao comportamento e ao ambiente que cerca o paciente.
Gastrite é a inflamação das paredes do estômago. Diversas podem ser as causas da inflamação (por medicamentos, infecção ou por estresse), mas o fato é que há um enfraquecimento da mucosa estomacal, o que permite que o suco digestivo possa provocar danos à parede, quebrando a barreira mucosa (Fonte: BVS – Biblioteca Virtual em Saúde). A homeopatia para gastrite é indicada para restabelecer o equilíbrio do trato digestivo. E vai além: é através de uma consulta detalhada realizada por um especialista que se pode identificar as causas para o que ocorre e, aí sim, indicar toda uma gama de medicamentos da homeopatia para gastrite.
As doenças do estômago costumam provocar muitos incômodos. Dores estomacais, queimação, acidez e refluxo são alguns dos sintomas mais conhecidos de um estômago inflamado. Raramente o refluxo gastroesofágico apresenta-se com sintomas atípicos, dentre eles, dor laringofaringea. O tratamento com remédio homeopático funciona se levado em consideração o corpo e a mente. Por isso, a homeopatia para gastrite deverá seguir os preceitos de Samuel Hahnemann, o pai da homeopatia, que visa a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo.

Para saber como funciona a homeopatia para gastrite, o especialista deverá levar em consideração o quadro geral do paciente, para além dos sintomas e tratamentos específicos para cada um deles. Muitas vezes, a causa dos sintomas pode estar relacionada com o uso prolongado de medicamentos como aspirina ou anti-inflamatórios, com o consumo de álcool, com o hábito de fumar. Pode também estar relacionada a uma infecção pela bactéria Helicobacter pylori, por exemplo, ou mesmo pode se tratar de uma gastrite autoimune (quando o sistema imune produz anticorpos que agridem e destroem as células gástricas do próprio organismo). Por isso, a homeopatia para gastrite deverá ajudar o paciente a reequilibrar seu comportamento e seus hábitos prejudiciais.
Alguns medicamentos da homeopatia para gastrite podem ser encontrados facilmente na farmácia Homeopatia Brasil, como é o caso do Complexo Homeopático Almeida Prado 14, por exemplo, mas é importante ressaltar que a mudança de hábitos alimentares também será fundamental para o tratamento do corpo nesse caso. Deixar de lado alimentos processados, ácidos e bebidas alcoólicas e passar a ingerir alimentos naturais, com menos ou sem temperos químicos e evitar o refrigerante podem ser medidas a se juntar à homeopatia para gastrite.
Estômago
A homeopatia para gastrite irá além do estômago do paciente para seu tratamento. Será necessário entender o que está causando desequilíbrio para, então, lançar mão do uso da homeopatia para gastrite. Se as dores do estômago tiverem motivação emocional, o medicamento homeopático poderá ser indicado para restaurar esse desequilíbrio.
Muitas vezes, a má alimentação também pode ser causadora das dores e ulcerações somada a fatores emocionais, como ansiedade. A alimentação adequada e reorientação de como se alimentar adequadamente deverão ser associadas à homeopatia para gastrite.

Homeopatia para gastrite: Refluxo
As doenças do estômago costumam provocar muitos incômodos. Dores estomacais, queimação, acidez e refluxo são alguns dos sintomas mais conhecidos de uma gastrite. Mas o que fazer quando a causa desses problemas é estresse e ansiedade? A homeopatia para gastrite pode auxiliar a restabelecer o desequilíbrio emocional.
A pressão excessiva no trabalho, dívidas, problemas de relacionamento, situações de violência, traumas e perdas… enfim, há uma série de situações que podem ocasionar esse desequilíbrio e provocar um nervosismo exacerbado. Alguns medicamentos da homeopatia para gastrite poderão ajudar no reequilíbrio da mente para a cura do mal ao estômago.
Homeopatia para gastrite: remédio
Como dito no tópico anterior e no texto principal, a homeopatia para gastrite deverá levar em consideração o paciente como um todo e o tratamento não será apenas para o corpo como também para a mente. Nesse sentido, a homeopatia para gastrite lançará mão de remédio ou de mais de um medicamento homeopático para buscar restabelecer o equilíbrio da energia vital do indivíduo. O remédio correto para isso deverá ser indicado sempre por um especialista.
Homeopatia para gastrite: estômago inflamado
A gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago. Pode ser aguda, quando aparece de repente e dura pouco, ou crônica, quando se instala aos poucos e leva muito tempo para ser controlada. A homeopatia para gastrite deverá dar alívio no processo de cura para o estômago inflamado.
E além de fazer uso da homeopatia para gastrite em busca da cura para o estômago inflamado, a mudança de hábitos também será fundamental:
– Respeite os horários das refeições para poder realizá-las de forma tranquila
– Mastigue bem os alimentos;
– Dê preferência a frutas menos ácidas, verduras e carnes magras

Evite:
– tomar analgésicos;
– café;
– chá mate;
– chocolate;
– refrigerantes;
– sal em excesso;
– enlatados;
– embutidos;
– bebidas alcoólicas;
– pimenta-do-reino;
– leite e derivados;
– frituras;
– gorduras em excesso. (com informações do Blog da Saúde)
Homeopatia para gastrite: tratamento com remédio homeopático funciona?
A homeopatia tem comprovada eficácia no tratamento de diversos distúrbios psíquicos, físicos e mentais. Assim, o tratamento com remédio homeopático para gastrite funciona como uma opção mais saudável a tratamentos mais agressivos.
O remédio homeopático não provoca dependência e, além do tratamento para o estômago, a homeopatia para gastrite pode ser usada no tratamento de depressão, insônia, síndrome do pânico, medo, estresse etc.
A homeopatia para gastrite funciona como qualquer outra terapêutica que obedeça aos princípios da biologia. É uma ciência que utiliza medicamentos diluídos capazes de promover a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo. A homeopatia para gastrite faz uso de uma quantidade mínima de substâncias, porém está provado cientificamente que os modelos biológicos – seres humanos, plantas, animais e até o solo – respondem a estímulos micro e que eles são capazes de promover um realinhamento, um ajuste desse modelo biológico. A doença é uma perturbação da energia vital e a homeopatia para gastrite restabelece esse equilíbrio.
Um Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Homeopatia da Associação Paulista de Homeopatia, realizado pela pesquisadora Camila Tais Sperandio, demonstrou o sucesso do tratamento da homeopatia para gastrite de um paciente que, apesar do tratamento convencional, apresentava-se sintomático.
A causa principal do seu problema, segundo relato do estudo, era atribuída principalmente ao estresse psíquico. “Desta maneira, resolveu procurar a homeopatia para gastrite, como medicina complementar. O tratamento homeopático, individualizado, mostrou ser muito eficaz no caso apresentado, com melhora dos sintomas iniciais da epigastralgia e, também, de sintomas secundários, que não foram motivadores da consulta”.

Homeopatia para gastrite: sintomas e tratamentos
No uso da homeopatia para gastrite é importante que se tenha em mente o indivíduo a ser tratado, os sintomas e tratamentos adequados a cada um deles. Os sintomas mais comuns da gastrite são: dor epigástrica ou desconforto abdominal, logo após a refeição ou após longos períodos em jejum; náusea e vômitos; dispepsia; distensão abdominal após digestão e gases. “Nem todos os sintomas são obrigatórios para a caracterização do quadro”, explica a pesquisadora Camila Tais em seu estudo.
De acordo com o estudo “o diagnóstico baseia-se na história clínica e exame físico, sendo a endoscopia digestiva alta (EDA) um exame complementar, na suspeita de complicações”.
O tratamento da homeopatia para gastrite consiste em retirar a causa desencadeante, seja ela medicamentosa ou não, associada ao uso de medicamentos que neutralizem ou bloqueiem a secreção ácida. A homeopatia para gastrite utilizada na pesquisa foi a Nux vômica, que podem ser encontrados na farmácia Homeopatia Brasil, no medicamento Nux Vômica Homaccord, em gotas, e também no medicamento do laboratório Almeida Prado chamado Gripemed, em outras dosagens e associado a outras fórmulas para ser utilizado em crises de gripes. Lembrando sempre que o uso de qualquer medicamento só deve ser feito sob acompanhamento de especialista.
+LEIA MAIS: Homeopatia Almeida Prado
O resultado do uso da homeopatia para gastrite foi descrito como eficaz pela pesquisadora. “Foi instituído tratamento homeopático que, após acerto medicamentoso, obtido no segundo retorno a) reduziu significativamente as queixas digestórias; b) permitiu a redução da dose e até a suspensão dos medicamentos “alopáticos” utilizados; c) trouxe alívio para outras queixas, como a insônia, por exemplo; e d) proporcionou melhora no quadro de pangastrite demonstrada pela redução do grau de inflamação da parede gástrica evidenciada por meio da EDA, comprovando que a melhora obtida pelo doente, não foi apenas em sensações ou sintomas, mas também na diminuição das alterações teciduais.”

Homeopatia para gastrite: como funciona a homeopatia
Como funciona a homeopatia para gastrite? Ela funciona como toda a homeopatia: como uma ciência utilizada para restabelecer o equilíbrio da energia vital.
A homeopatia é uma ciência desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann há mais de 220 anos e é o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo. Ela trata uma infinidade de doenças físicas e psicológicas, sendo considerada, inclusive, uma importante terapêutica para a ansiedade. A homeopatia também é usada para tratar pragas e doenças em plantas e animais.
+LEIA MAIS: O que é homeopatia e para que serve?
Diferente da alopatia, o tratamento homeopático foca no paciente e não na doença e dá o estímulo que o organismo precisa para processar a autocura. Com o uso de medicamentos homeopáticos, o paciente faz um tratamento sem agressões ao organismo. O mesmo ocorre na homeopatia pediátrica; a saúde infantil é restabelecida sem efeitos colaterais. Processo idêntico é verificado na odontologia homeopática e na veterinária homeopática.
