Homeopatia para menopausa: auxílio no alívio dos sintomas

A menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. A menopausa ocorre dentro do climatério, que é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase pós-menopausa, quando ocorrem várias transformações físicas e emocionais e nas quais a homeopatia para menopausa tem ação bastante efetiva.

As principais características da menopausa são, justamente, essas transformações físicas e emocionais decorrentes do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos pelos ovários. A homeopatia para a menopausa ajuda a amenizar os sintomas nesse período e cada medicamento deve ser indicado por profissionais especializados, de forma que seus efeitos ajudem a mulher a se sentir melhor.

Os sintomas que marcam a entrada no climatério são semelhantes aos de uma TPM, só que acentuados e prolongados. A homeopatia para a menopausa ajuda a reduzir a sensação de inchaço no corpo e mamas, as dores fortes de cabeça ou enxaquecas, as alterações de humor (nervosismo, irritação, tristeza profunda e mesmo depressão).

O climatério também pode ocasionar ondas de calor e transpiração, tonturas, palpitações e suores noturnos.

Homeopatia-para-menopausa-como-tratamento-alternativo

Em seu trabalho “A homeopatia como tratamento alternativo no climatério” realizado em 2014, para a obtenção do título de especialista em homeopatia, a pesquisadora Patrícia Morais Martins encontrou evidências observacionais no uso da homeopatia para a menopausa. Essas evidências demonstraram “uma associação entre o tratamento homeopático e a melhora dos fogachos, fadiga, ansiedade, depressão, qualidade de vida para as mulheres na menopausa e as sobreviventes do câncer de mama”.

A pesquisadora cita um estudo do médico homeopata Marcus Zulian Teixeira (Distúrbios do Climatério e Tratamento Homeopático), que vê a homeopatia para menopausa como alternativa para tratar os sintomas do período.

Também pode ser aliada à Terapia de Reposição Hormonal (THM). A reposição hormonal só é necessária quando a queda na produção de estrogênio possa causar alguma doença mais grave. Esta avaliação deve ser feita por profissional de saúde, e não é indicada a auto medicação.

Em qualquer situação, o uso precoce de remédios da homeopatia para menopausa para amenizar os sintomas, funciona como alternativa menos agressiva.

Diversas fórmulas da homeopatia para menopausa podem ser encontradas na farmácia Homeopatia Brasil. A fórmula certa para cada sintoma e cada estágio do climatério deverão ser indicados por especialistas da área. (Com informações do site Gineco.com.br)

como-tratar-com-homeopatia-para-menopausa

Como tratar com homeopatia para menopausa

Menopausa não é doença, é apenas um importante estágio no amadurecimento da mulher. Por tanto, o tratamento com a homeopatia para menopausa faz bastante sentido nesse caso, pois o foco serão os sintomas apresentados pelas mulheres em cada fase do período.

Quanto mais as mulheres compreenderem o sentido desta mudança, mais preparadas estarão para escolher junto com os especialistas o medicamento mais adequado para tratar com a homeopatia para menopausa.

O composto Vital Flór 1000mg, por exemplo, é um preparado da homeopatia para menopausa especialmente para mulheres. Ele contém ácido gama-linolênico que pode atuar beneficamente na prevenção da saúde da mulher e nos sintomas da TPM e menopausa. Pode ser indicado por um especialista que identifique seus componentes como importantes para aquele momento do ciclo.

O Laboratório Almeida Prado tem em seu portfólio o Menoex, cuja fórmula de homeopatia para menopausa possui seis ativos homeopáticos que promovem um tratamento que equilibra o organismo, com resultados visíveis. Para saber mais sobre esse medicamento, clique aqui.

homeopatia-para-menopausa-uma-fórmula-para-cada-caso

Homeopatia para menopausa: uma fórmula para cada caso

Os sintomas surgidos durante o climatério e a menopausa podem durar pouco, mas, também, podem permanecer por anos. Estatisticamente, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e pode se estender até os 65 anos.

A homeopatia para menopausa pode reduzir os incômodos do climatério e menopausa. A fórmula de homeopatia para menopausa que será prescrita para cada caso levará em consideração vários fatores. Entre eles quais são, exatamente, os sintomas, qual reação, qual mudança – se física ou emocional – a mulher está sentindo. Porque cada ser é único e a homeopatia para menopausa segue os princípios básicos da homeopatia de tratar o paciente e não a doença.

homeopatia-para-menopausa-medicamentos-e-tratamento

Durante o período da menopausa, as mulheres desenvolvem diversos sintomas e comportamentos. O acúmulo de gordura, fragilidade óssea com perda de massa óssea (osteopenia), maior sensibilidade (mais chorosa, depressiva) estão entre eles. Ondas de calor principalmente durante a madrugada, insônia ou hipersonia (sono excessivo), ressecamento de pele e de secreções genitais e dores articulares, também são sintomas bastante comuns. A homeopatia para menopausa ajuda a diminuir cada uma destas sensações.

Encontrar o remédio da homeopatia para menopausa adequado para esses quadros é trabalho que o especialista homeopata fará, considerando a Lei da Semelhança. Além disso, como já dito, serão medicamentos que comtemplem o que ocorre para cada paciente. A partir daí, será feita a individualização – pois cada mulher tem seus próprios sintomas – para, só então, indicar a homeopatia para menopausa ideal para cada caso.

Um-medicamento-da-homeopatia-para-menopausa-para-cada-tipo-de-sintoma

Um medicamento da homeopatia para menopausa para cada tipo de sintoma

Cada mulher reage de forma diferente à menopausa e ao climatério. Algumas terão menos ondas de calor e mais insônia. Algumas vão engordar mais durante a fase e outras nem sentirão mudanças de peso. O fato é que o especialista deverá indicar a melhor alternativa da homeopatia para menopausa de acordo com cada mulher.

Homeopatia para menopausa é alternativa de prevenção

O uso da homeopatia para menopausa como prevenção dos sintomas a partir dos 40 anos de idade poderá ser excelente alternativa indicada por um especialista homeopata.

Esse uso da homeopatia para menopausa, assim como para outros distúrbios ou doenças orgânicas e psíquicas, surge como ótima alternativa, pois reduz os riscos de interações e age de forma mais sutil no organismo.

homeopatia-para-menopausa-é-alternativa-de-prevenção

O medicamento da homeopatia para menopausa pode ser usado para tratar qualquer problema de saúde, uma vez que a homeopatia para menopausa foca na pessoa, e não na doença. Na lista do que o medicamento homeopático pode tratar estão distúrbios nos âmbitos físicos e emocionais que o organismo apresenta, como ansiedade, depressão, irritabilidade.

A homeopatia para menopausa funciona proporcionando alívio dos sintomas e auxiliando o organismo a desenvolver sua própria capacidade de resposta e defesa. O medicamento homeopático atua ajudando no restabelecimento do equilíbrio da Energia Vital, que, quando em desequilíbrio, leva ao adoecimento.

homeopatia-para-menopausa-tratamento-precoce-é-melhor-solução

Homeopatia para menopausa: tratamento precoce é melhor solução

Melhor que tratar é prevenir. Por isso, identificar os sintomas da menopausa e iniciar o uso da homeopatia para menopausa de forma precoce pode ajudar a reduzir seus efeitos. Um desses efeitos é o estado de ansiedade e a depressão. O uso precoce da homeopatia para menopausa vai ajudar a reduzir esses efeitos sobre as mulheres durante o climatério, quando as manifestações hormonais e psíquicas se intensificam.

A ansiedade é o transtorno mental mais comum na sociedade moderna, segundo dados de órgãos internacionais de controle de doenças. Por esse motivo, as drogas utilizadas para seu tratamento estão na lista das mais vendidas. A situação merece atenção, uma vez que se constata que o uso indiscriminado desses medicamentos pode causar diversos sintomas indesejados como confusão mental, insônia, agressividade e pode levar à dependência. Diante desse quadro, a homeopatia para menopausa é importante opção de tratamento, uma vez que é capaz de agir de forma efetiva sem causar efeitos colaterais, além de ter uma ação mais suave no organismo e não causar dependência.

homeopatia-para-menopausa-bem-estar-e-equilíbrio-na-saúde-mental

Nos casos de depressão, os medicamentos da homeopatia para menopausa atuam sobre a mulher na sua globalidade e promovem um maior equilíbrio na saúde mental e física e o alcance do bem-estar. A homeopatia para menopausa pode ser administrada em conjunto com os antidepressivos. No decorrer do tratamento, com a melhora da paciente, o uso de antidepressivos pode ser paulatinamente reduzido.

O uso da medicação da homeopatia para menopausa ajuda o corpo a aprender a reagir de forma menos exagerada aos estímulos do dia a dia, e dessa forma, a paciente vai reencontrando naturalmente seu equilíbrio. Por essa razão, os resultados positivos do tratamento são duradouros.

homeopatia-para-menopausa-driblando-a-falta-de-estrogênio

Homeopatia para menopausa: driblando a falta de estrogênio

A menopausa é causada pela redução na produção de hormônios, especificamente o estrogênio. Ele é crucial durante todo o ciclo reprodutivo da mulher. Ao passar dos anos o corpo gradualmente para de produzir o estrogênio até chegar à menopausa, período em que a menstruação cessa. A homeopatia para menopausa pode ajudar a “driblar” esta falta do estrogênio com medicamentos que podem estimular o corpo a produzir as doses do hormônio.

A expressiva diminuição dos níveis de estrogênio por conseqüência da menopausa, leva a ocorrência de modificações fisiológicas. Entre elas: deposição reduzida de cálcio e fosfato nos ossos e diminuição da atividade osteoblástica (tipo celular que sintetiza a parte orgânica que compõe o tecido ósseo).

Na homeopatia para menopausa, alguns medicamentos podem auxiliar o corpo a produzir pequenas doses do hormônio para reduzir os efeitos de sua falta.

Atualmente também podemos contar com a atuação benéfica do ácido gama-linolênico na prevenção saúde da mulher. Proveniente do óleo de borragem, trata-se de um ácido graxo poliinsaturado classificado como ômega-6, que tem a capacidade de amenizar os sintomas do climatério. Este componente pode ser encontrado no medicamento da homeopatia para menopausa Vital Flór.

Um estudo recentemente publicado demonstrou que o ácido gama-linolênico, encontrado no remédio da homeopatia para menopausa, foi extremamente eficaz na melhora da saúde. Ele foi responsável pela modificação da deposição de gordura corporal em mulheres na menopausa.

homeopatia-para-menopausa-como-funciona-o-remédio-homeopático-para-tratar-sintomas

Homeopatia para menopausa: como funciona o remédio homeopático para tratar sintomas

A homeopatia para menopausa funciona como qualquer outra terapêutica que obedeça aos princípios da biologia. O remédio homeopático atua na promoção da harmonia e equilíbrio da energia vital do organismo. E faz isso utilizando uma quantidade mínima de substâncias. Afinal, está provado cientificamente que os modelos biológicos – seres humanos, plantas, animais e até o solo – respondem a estímulos micro e que eles são capazes de promover um realinhamento, um ajuste desse modelo biológico. A doença física ou psíquica, os distúrbios e mudanças fisiológicas são perturbações da energia vital e a homeopatia para menopausa busca restabelecer seu equilíbrio e ajuda a preparar o organismo para resistir a elas. Por isso, o uso da homeopatia para menopausa é importante.

O medicamento da homeopatia para menopausa é menos agressivo e atua no organismo como um todo. Ele atua por meio de estímulos sutis e discretos para que o organismo busque o caminho natural de cura e saúde. Ele pode ter origem vegetal, animal, mineral como também sintética.

A farmacologia da homeopatia para menopausa se fundamenta em 3 princípios básicos: a lei do semelhante, as doses infinitesimais e a prescrição individualizada. Leia mais sobre os pilares da homeopatia aqui.

homeopatia-para-menopausa-tratamento-suave

Homeopatia para menopausa: tratamento suave

Durante muitos anos, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) era tida como um dos mais importantes tratamentos para as mulheres na menopausa e para a redução dos efeitos do climatério. No entanto, pesquisas a partir de 2002 (vide Biblioteca Virtual de Saúde – BVS) algumas pesquisas com rigor metodológico mostraram que a TRH combinada com estrógenos e progesterona pode aumentar o risco de câncer de mama, AVC e doença venosa tromboembólica. Nesse sentido, a indicação de medicamentos para a TRH deverá ser feita por um médico especialista.

O uso da homeopatia para a menopausa visa justamente diminuir esses riscos apontados por pesquisas e oferecer um caminho mais suave para o tratamento dos distúrbios. Por ser menos agressiva, a homeopatia para menopausa pode ser complementar à TRH.

Um número significativo de pacientes em países desenvolvidos usa medicina complementar, alternativa ou não convencional. A homeopatia para menopausa é uma das terapias mais difundidas, sendo que a homeopatia é ciência desenvolvida há mais de 220 anos e que é utilizada com sucesso em diferentes frentes da busca pela saúde.

Dados de histórias de casos, estudos observacionais e ensaios não controlados relatados pela pesquisadora Elizabeth A. Thompson na BVS sugerem que a abordagem da homeopatia para menopausa é muito positiva. Ela pode ser uma escolha clinicamente relevante para mulheres com sintomas da menopausa e aquelas com câncer de mama, estejam elas tomando tamoxifeno ou não. Ensaios clínicos randomizados estão sendo conduzidos para investigar esse benefício potencial da homeopatia para menopausa.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram