Homeopatia para parar de fumar

“Só quem fuma sabe como é difícil parar”. Essa frase é comumente ouvida entre os fumantes que querem abandonar o cigarro, mas encontram dificuldade para isso. A homeopatia para parar de fumar surge, então, como uma opção segura e eficaz para quem quer realmente parar de fumar.

Uma das principais dificuldades de quem quer largar o vício são os sintomas da abstinência. Isso ocorre porque a nicotina, uma das milhares de substâncias tóxicas presentes no cigarro, é uma droga psicoativa que causa dependência química. Quando a pessoa tenta parar de fumar e vem a fissura, uma vontade enorme de fumar, e a pessoa se sente até mal, o que interfere no seu estado nervoso, deixando-a irritada e até agressiva. A homeopatia para parar de fumar tem ação muito eficaz nesse caso.

No tabagismo, a dependência vem do hábito. A pessoa começa a fumar cigarro e a tomar café, por exemplo. Depois de um tempo ela já não toma mais café sem acender um cigarro e vai, assim, fazendo associações de comportamento e uma sensação de prazer reforça a outra.

Embora gere uma sensação de bem-estar, todos sabem que o cigarro faz muito mal para a saúde. Muitos de seus componentes são cancerígenos e aterogênicos (causam doença cardiovascular). É por isso que o fumar é um fator de risco importante para câncer de pulmão, laringe, boca, esôfago, bexiga, mama e outros. Para quem tem o vício do tabagismo, também são maiores as chances de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral entre outras complicações.

Diante de tantos malefícios à saúde, é grande o número de pessoas que busca ajuda para parar de fumar. Neste artigo vamos ver como abandonar o vício do cigarro e, também, como eliminar sintomas da abstinência, usando a homeopatia para parar de fumar, aprendendo a como usar floral para parar de fumar, descobrindo quais florais são indicados, como é o uso de fitoterápico e abordando uma dúvida muito comum: qual é o melhor remédio para parar de fumar?

Homeopatia para parar de fumar: Qual é o melhor remédio para parar de fumar

Homeopatia para parar de fumar: Qual é o melhor remédio para parar de fumar

Entre as muitas opções disponíveis no mercado, sempre surge uma dúvida: qual é o melhor remédio para parar de fumar?

A homeopatia para parar de fumar é um método seguro e eficaz de se livrar do tabagismo. De acordo com a literatura homeopática alguns medicamentos homeopáticos podem auxiliar de forma efetiva aqueles que desejam para de fumar.

Os principais medicamentos relacionados ao hábito de fumar são Caladium, Nux vomica, Lobelia inflata e Plantago. Outros medicamentos homeopáticos são citados como auxiliares no tratamento dos sintomas da abstinência do hábito de fumar, entre eles, o Gelsemium, para a ansiedade; Arsenicum album para os sintomas respiratórios e Calcarea phosphoria para a insônia.

+LEIA MAIS: O que são os Sais de Schüssler?

Além da homeopatia para parar de fumar, vamos ver, abaixo, outros métodos mostram como eliminar sintomas da abstinência e como abandonar o vício do cigarro.

Lembrando sempre que o mais indicado é sempre ter a orientação de um especialista.

Homeopatia para parar de fumar: Remédios naturais ajudam

Além da homeopatia para parar de fumar, existem vários “remédios naturais” que podem ajudar, e muito, as pessoas que querem parar com o tabagismo.

A hipnoterapia é um deles. O uso terapêutico da hipnose tem se tornado muito comum para se combater o tabagismo. Outro método natural é a acupuntura. Esse estudo publicado no PubMed aponta que a acupuntura pode reduzir o desejo de fumar.

Existem, também, truques que são muito úteis para deixar o cigarro. Mastigar algo é um deles. Mascar alguma coisa pode dar uma sensação de bem-estar, facilitando o processo para parar de fumar. O mais comum, além do chiclete, é mastigar cravos, folhas de hortelã ou de alecrim.

Homeopatia para parar de fumar: Remédios naturais ajudam

Homeopatia para parar de fumar: Monografia aponta resultado impressionante

Uma monografia publicada no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) mostra um trabalho de pesquisa que buscou agregar ao Programa de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde, a utilização da homeopatia para parar de fumar. Na conclusão do trabalho, o autor, Jaci Lavrada, aponta que, ao final de dois meses, pararam de fumar 42,86% dos pacientes que utilizaram somente as medicações do Programa do Controle do Tabagismo. Já entre os que associaram a homeopatia para parar de fumar, o índice dos que abandonaram o tabagismo foi de 83,3%!

Além das publicações científicas, o relato das muitas pessoas que usaram a homeopatia para parar de fumar e que obtiveram sucesso, reforça a eficácia do uso dessa ciência.

Esse resultado positivo se verifica porque:

  • A homeopatia para parar de fumar age, como toda homeopatia, no indivíduo como um todo.
  • A homeopatia para parar de fumar não foca apenas no sintoma e, sim, no paciente e na sua trajetória.
  • A homeopatia para parar de fumar ajuda o organismo a buscar o equilíbrio, o que é fundamental para se livrar do vício
  • A homeopatia para parar de fumar é excelente terapia para controle do estresse e da ansiedade, fatores que levam ao hábito de fumar
  • A homeopatia para parar de fumar tem atuação efetiva sobre a ansiedade e o estresse, reduzindo a necessidade do cigarro
  • A homeopatia para parar de fumar é excelente tratamento para os sintomas da abstinência

Homeopatia para parar de fumar: Florais, o tratamento que vem das flores

Os Florais de Bach são essências energéticas extraídas das flores e têm sido usados como terapia complementar há mais de 80 anos. São indicados para restaurar o equilíbrio emocional do paciente por meio da diminuição do estresse, ansiedade e outros sentimentos desagradáveis, como os que surgem por conta da abstinência do cigarro.

Homeopatia para parar de fumar: Florais, o tratamento que vem das flores

Existem 38 essências de Florais de Bach e mais uma especial, chamada Rescue, que é uma combinação de cinco essências, também conhecido como a “essência para emergências”. Apenas uma das essências não é feita de flores e, sim, de água de fonte pura; é a “Rock Water”.

+LEIA MAIS: Floral de Bach, o que é e como surgiu?

Veja abaixo como usar floral para parar de fumar.

Homeopatia para parar de fumar: Como usar floral para parar de fumar

Dentre os Florais de Bach existem vários com indicação voltada especificamente para controle da ansiedade, nervosismo, irritabilidade… Sintomas de abstinência muito comuns entre quem está parando de fumar.

A terapia de floral é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil como uma PIC (Prática Integrativa e Complementar). Hoje em dia existem muitas empresas que produzem Floral de Bach, como a Floral Therapy. 

A Floral Therapy produz florais indicados para o tratamento da  ansiedade (veja aqui) e nervosismo (aqui) e desenvolveu, também, um floral especialmente voltado para auxiliar no momento de parar de fumar.

O objetivo do tratamento com floral não é substituir o tratamento médico e, sim, torná-lo mais efetivo. Para saber qual essência floral é a mais adequada para cada caso, a orientação de um especialista é fundamental.

Homeopatia para parar de fumar: Como usar fitoterápico?

Além da homeopatia para parar de fumar e dos florais, é muito comum, também, o uso de medicamento fitoterápico por aqueles que querem uma ajuda para abandonar o vício. A fitoterapia, ou seja, o uso das plantas para fins terapêuticos pode, segundo especialistas, ajuda no controle da ansiedade, do estresse e do nervosismo que a abstinência do cigarro pode trazer.

Embora sejam muitas vezes usadas indiscriminadamente, as ervas com propriedades curativas podem ter contraindicações e, por esse motivo, é necessário consultar um especialista para saber qual fitoterápico usar e em que quantidade. Leia mais sobre plantas e alimentos que podem ajudar a parar de fumar aqui.

Homeopatia para parar de fumar: Como usar fitoterápico?

Homeopatia para parar de fumar: Como abandonar o vício do cigarro

Além da homeopatia para parar de fumar, dos Florais de Bach, dos fitoterápicos, da orientação do especialista, há, também, medidas simples que você pode adotar e descobrir novos caminhos de como abandonar o vício do cigarro.

A médica pneumologista Tatjana Barbovitch de Almeida Prado sugere que, ao sentir vontade fumar, que se beba muita água fria ou gelada. “Quando você fuma a boca saliva, e quando você bebe água, o cérebro entende que a sede acabou e a vontade de fumar também acaba”, explica ela.

Ela também recomenda que se jogue fora cinzeiros, isqueiros e cigarros. Assim, na hora da fissura, não tendo nada à mão, dá tempo de você mudar seu foco, se distrair e não recorrer ao cigarro.

Afinal, a fissura, que é aquela vontade enorme de fumar, dura apenas 5 minutos e passa. Ela pode até voltar, mas passa de novo. Então, se a pessoa não tem cigarro por perto, a chance de ela fumar são bem menores”.

Ela sugere, ainda, que se evite café, bala de café, café com leite e chimarrão; pois quaisquer destes sabores na boca “chamam” o cigarro. Veja mais dicas e orientações de como abandonar o vício do cigarro e como eliminar sintomas da abstinência abaixo.

Homeopatia para parar de fumar: O que é tabagismo?

O tabagismo é uma doença crônica, causada pela dependência da nicotina, presente no cigarro.

A nicotina, quando inalada, altera o sistema nervoso central, modificando o estado emocional e até mesmo o comportamento da pessoa.

Esse efeito provocado pela nicotina gera dependência e, por isso ocorrem os sintomas de abstinência quando se fica sem fumar. Então, uma dúvida comum entre os que querem abandonar o tabagismo é como eliminar sintomas da abstinência. A homeopatia para parar de fumar tem ação efetiva nos sintomas da abstinência, como já foi dito. Mas todo reforço para parar de fumar é bem-vindo. É o que veremos no próximo tópico.

Homeopatia para parar de fumar: O que é tabagismo?

Homeopatia para parar de fumar: Como eliminar sintomas da abstinência

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o cigarro mata mais de 400 brasileiros por dia, sobretudo em decorrência de doenças cardíacas, pulmonares e vários tipos de câncer.

Por todos esses motivos, parar de fumar é uma ótima decisão. Mas como eliminar sintomas da abstinência?

Além da homeopatia para parar de fumar e dos demais métodos já mencionados, há outras medidas que os especialistas recomendam para tornar mais fáceis os dois ou três primeiros dias sem o cigarro e que são, normalmente, os mais difíceis:

Tenha sempre pequenas porções de alimentos não muito calóricos à mão: cenoura, pepinos, castanhas e frutas secas, por exemplo. “Beliscar” comida saudável ajuda a combater a ansiedade,

Como já dito, pratique atividade física. O exercício ajuda controlar o peso e a liberar serotonina e endorfina, neurotransmissores que promovem sensação de bem-estar e ajudam a eliminar os sintomas da abstinência;

Evite permanecer no mesmo ambiente com outros fumantes. Isso pode atiçar a vontade de fumar.

Homeopatia para parar de fumar: Visualize os benefícios

Visualizar os benefícios que deixar o tabagismo lhe traz é uma forma poderosa de se fortalecer para lidar com os sintomas da abstinência. A pele fica mais bonita, o paladar e o olfato ficam mais aguçados e, claro, o mais importante, você fica mais protegido contra doenças graves.

Esses benefícios se estendem às pessoas a sua volta que não estão mais obrigados a respirar a fumaça do seu cigarro.

Homeopatia para parar de fumar: Visualize os benefícios
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram