Para entender o que é homeopatia animal, a primeira coisa que se precisa saber é que tudo que se aplica à homeopatia humana se aplica à homeopatia animal. São as mesmas leis, os mesmos fundamentos terapêuticos.
O artigo publicado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária deixa isso muito claro. “A homeopatia animal ou homeopatia veterinária é um tratamento terapêutico que atua nos problemas físicos e comportamentais dos animais. Sua atuação pode ser em caráter preventivo, curativo e melhora o desempenho animal, o que incrementa a produção. Nos animais de companhia, permite equilíbrio da saúde física e comportamental, promovendo indiretamente a saúde dos humanos que convivem com os pets”.
Desde o ano 2000 a homeopatia animal é especialidade veterinária reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. (Antes disso, em 1980, já havia sido reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina. É também especialidade odontológica, reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (2015) e especialidade farmacêutica, reconhecida pelo Conselho Federal de Farmácia, em 1993).
Considerando que os mesmos princípios da homeopatia humana se aplicam à homeopatia animal, é importante dizer que a homeopatia animal também vê o paciente como um todo, não foca apenas na doença.
Além desse ponto importante, nesse artigo vamos ver, também, qual a importância da homeopatia animal, quais são os benefícios e vantagens de utilizar a homeopatia animal, porque devo usar a homeopatia animal, quais são os principais problemas que podem ser tratados com homeopatia animal, quais os principais remédios de homeopatia animal, onde encontro e quanto custa remédio para animais de produção.
O que é e qual a importância da homeopatia animal? Por que devo usar?
“Por que devo usar?” e “qual a importância da homeopatia animal?” são perguntas comuns entre aqueles que buscam tratamento para seus animais.
Sendo a homeopatia animal uma terapêutica segura e com ação suave no organismo, é fortemente recomendada para o tratamento de pets.
A homeopatia animal é utilizada sem riscos em todas as espécies animais, desde os pets domésticos, como cães e gatos, assim como aves, peixes, abelhas, e, também, em animais de grande porte como bovinos, suínos e equinos.
No caso do uso para tratamento de animais de corte e leite, por ser uma terapêutica que não deixa resíduos, o tratamento com homeopatia animal ajuda na garantia da qualidade dos alimentos, o que é importante até do ponto de vista econômico, pois atende aos mais exigentes mercados que buscam produtos de origem animal sem resíduos e com respeito ao bem-estar. Veja mais nesse artigo do Canal do Pet.
O medicamento da homeopatia animal age preservando o organismo do paciente e o meio-ambiente. Atua também no equilíbrio orgânico, diminuindo o estresse em todas as suas dimensões (térmico, de manejo, nutricional e ambiental), resultando na promoção “limpa” da saúde animal.
Em uma reportagem do Globo.com, na seção Casa e Jardim, você encontra esse artigo que detalha o uso da homeopatia animal.
O site do Conselho Federal de Medicina Veterinária também traz diversos artigos com tópicos que comprovam a eficácia da homeopatia animal, respondendo à pergunta “qual a importância da homeopatia animal?” e “por que devo usar”.
Os artigos produzidos por especialistas também desmistificam dúvidas como, por exemplo, a tese da homeopatia animal ser apenas um placebo. Confira no próximo tópico “Quais são os benefícios e vantagens de utilizar a homeopatia animal” o trecho de um desses artigos.
Quais são os benefícios e vantagens de utilizar a homeopatia animal?
Responder à pergunta “quais são os benefícios e vantagens de utilizar a homeopatia animal” necessitaria de um texto gigante, pois a utilidade dessa terapêutica médica é enorme.
No caso do tratamento de animais ligados à produção de alimentos (leite, carne e ovos), a homeopatia animal é um recurso eficiente, econômico e saudável, pois o produto não sofre contaminações residuais como as eventualmente provocadas pelo uso de carrapaticidas e antibióticos. Como a medicação homeopática tem quantidades mínimas de matéria, não existe o risco de animais medicados transmitirem para a carne qualquer resíduo dos remédios ingeridos.
A facilidade de administrar o medicamento homeopático é outra vantagem. O remédio pode ser colocado na água de beber do animal sem alterar o seu sabor. Com isso, é possível evitar o estresse ocasionado pela administração forçada de medicação oral ou pelo uso de seringas.
Na terapêutica homeopática, é possível tratar, também, de distúrbios de comportamento (psiquiatria veterinária) que podem levar o animal a deixar de cumprir suas funções, como produção de leite, ovos, carne, monta, companhia e etc.
+ LEIA MAIS: O que é medicina homeopática?
O artigo
Além dos benefícios já mencionados, veja abaixo o trecho do artigo publicado pela Confederação Nacional de Medicina Veterinária que aborda essas vantagens.
“A homeopatia animal é aplicável em todas as áreas: clínica, cirurgia de grandes e pequenos animais, produção animal, piscicultura, apicultura e no meio ambiente, na melhora da qualidade de carne e leite. Com a homeopatia animal, é possível tratamento ambiental de animais silvestres em seu habitat, através da administração de homeopáticos em mananciais de água, conforme trabalho realizado na contenção da febre amarela silvestre em primatas, na cidade de São Paulo.
Como a homeopatia animal trabalha com o paciente como um todo, ela pode contribuir para a redução de doenças e melhorar a qualidade de vida. Quando a enfermidade não tem cura, a homeopatia animal trará diminuição dos sinais clínicos, permitindo que o animal se sinta melhor. A homeopatia animal não é capaz de curar o incurável, porque não é milagre e, sim, ciência médica. Porém, com o uso da homeopatia animal, a sensação de bem-estar está garantida, desde que o médico-veterinário acerte a medicação.”
Confira o artigo completo clicando aqui.
Veja outras vantagens e benefícios ao se utilizar a homeopatia animal
- A homeopatia animal promove a cura do paciente
- A homeopatia animal ajuda a melhorar a qualidade de vida do animal em todos seus aspectos
- A homeopatia animal alivia o que não pode ser curado
- A homeopatia animal não oferece risco de intoxicação nem para o animal, nem para o tratador
- A homeopatia animal não gera resíduos para o ambiente
Veja aqui mais 8 coisas que você precisa saber sobre homeopatia animal.
Quais os principais problemas que podem ser tratados com homeopatia animal?
Mas afinal, quais os principais problemas que podem ser tratados com homeopatia animal? De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a homeopatia animal pode ser usada para tratar todos os casos, desde problemas que precisam ser resolvidos com intervenções cirúrgicas ou imobilizações até doenças incuráveis.
A homeopatia animal é eficaz na prevenção e no controle de dor, inflamações, infecções secundárias e outras intercorrências pós-cirúrgicas. Casos de sucesso são incontáveis. Na clínica de pets, o desvio comportamental de coprofagia, a eliminação de papilomatose oral, o tratamento de desvios de comportamento, como a agressividade e o medo de ruídos altos são alguns dos tratamentos com sucesso. Nesse artigo da Enfoque você pode ler sobre homeopatia animal e tratamento do estresse.
Mas é a utilização da homeopatia animal na pecuária de corte que nos dá a real dimensão da especialidade, pois a ação ocorre em milhares de animais, através da administração do medicamento na comida ou na água. Isso demonstra que não há efeito placebo, porque os animais não sabem que estão sendo tratados.
“O controle de infestação de carrapatos em um rebanho de 26 mil cabeças de bovinos da raça Aberdeen Angus, o controle de desvios de comportamento em bois não castrados (sodomia ou bull steer syndome) em 11 mil bovinos em sistema de confinamento e a promoção de melhoria da cobertura de gordura de carcaça em animais magros são algumas das ações da homeopatia, com trabalhos científicos que comprovam essa ação”, diz artigo do Conselho.
Quais os principais remédios de homeopatia animal?
Assim como no tratamento das pessoas, os medicamentos usados na homeopatia animal são específicos para cada paciente. Por esse motivo, saber quais os principais remédios de homeopatia animai vai depender das necessidades do animal. Por exemplo, dois cães com cinomose podem receber remédios diferentes, pois cada um dos bichinhos tem suas particularidades. O tratamento homeopático vai fortalecer o cão, restabelecer sua energia de forma que seu organismo reaja à doença e encontre o caminho da cura. A homeopatia animal trata qualquer doença não cirúrgica e não deixa efeitos colaterais.
Os principais medicamentos para homeopatia animal são voltados para condição emocional do animal. Mas não se limita a isso. Existe uma gama de medicamentos de diversas doenças para animais, inclusive para combate de câncer.
Além dos casos citados acima, a homeopatia animal também é usada para o tratamento de:
- Dermatites
- Artrite
- Artrose
- Otites
- Gastroenterites
- Problemas de coluna
- Questões psicológicas e comportamentais
- Ansiedade (relativamente comum em cães)
- Pânico
- Automutilação
- Hiperatividade, (medicamentos homeopáticos podem funcionar
- Gravidez psicológica em cadelas ou gatas
- Cistites frequentes e outros tipos de complicações urinárias
- Alergias e rinites em pets
Veja aqui a história de Zeus, um cãozinho que se curou e ganhou enorme qualidade de vida graças ao uso da homeopatia animal.
Onde encontro homeopatia animal e quanto custa remédio para animais de produção?
Duas dúvidas bastante comuns entre interessados na homeopatia animal é “onde encontro e quanto custa remédio para animais de produção”.
É possível encontrar medicamentos para homeopatia animal tanto em lojas físicas quanto pela internet. O importante é pesquisar um local reconhecido pela qualidade e segurança dos produtos que oferece. O preço também varia muito em função, é claro, da quantidade, mas também do tipo de medicamento que se precisa e o local onde se pretende adquiri-lo.
Na Homeopatia Brasil você encontra uma equipe capacitada para lhe orientar a respeito do assunto.