O que são os Sais de Schüssler?

Os Sais de Schüssler, também conhecidos como sais bioquímicos, são sais minerais que ajudam a equilibrar o organismo e a curar diversos males.

Samuel Hahnemann, o pai da homeopatia, já tinha identificado a grande importância dos sais e chegou a realizar uma investigação sobre seu uso terapêutico. A ele se seguiram alguns médicos que atestaram o uso, mas foi o médico alemão Wilhelm Schüssler, também homeopata, que desenvolveu a base de um “novo sistema” de tratamento a partir dos sais, em 1873. Daí o nome, Sais de Schüssler. (Veja abaixo como foram descobertos os Sais de Schüssler).

Existem 12 tipos de Sais de Schüssler e eles têm os mais diversos usos terapêuticos. Podem ser indicados para tratar a depressão, a ansiedade e nervosismo, para emagrecer, para tratar doenças ósseas, dentárias, pulmonares, infecções, enxaquecas, úlceras entre muitos outros males.

Neste artigo vamos conhecer os 12 tipos de Sais de Schüssler e para que uso terapêutico cada um deles é indicado. Sim, porque cada um dos Sais de Schüssler tem sua especificidade, como é o caso da Calcarea fluórica, que apresenta muitos benefícios no tratamento de varizes, hemorroidas, doenças ósseas e dentárias entre outros males.

Como foram descobertos os Sais de Schüssler

Schüssler fazia pesquisas em cinzas de pessoas que haviam sido cremadas, para ver que minerais faltavam em seus organismos e, também, avaliava o histórico destas pessoas. Depois, o médico fazia uma ligação entre os minerais faltantes e as doenças que elas apresentaram durante a vida. Assim ele determinou os 12 minerais que devem estar presentes no organismo, para garantir uma boa saúde, ou seja, os 12 Sais de Schüssler.

Sais de Schüssler para emagrecer

São 3 os tipos de Sais de Schüssler normalmente indicados para emagrecer. O sal nº 5 – Kalium phosphoricum D6, que é o sal da mente e dos nervos; o sal nº 9 – Natrium phosphoricum D6, o sal do metabolismo; e o sal nº 10 – Natrium sulfuricum D6, o sal da excreção (nomes em latim).

Sais de Schüssler para emagrecer

Você pode estar se perguntando o que um “sal da mente e dos nervos” faz nessa lista de tipos de Sais de Schüssler para emagrecer. Ocorre que a ansiedade e o nervosismo são fatores importantes que podem levar o indivíduo a comer mais. E o sal número 5, Kalium phosphoricum, ajuda a manter o equilíbrio mental e a estabilizar o sistema nervoso, reduzindo a necessidade de comer por ansiedade.

O sal número 9, Natrium phosphoricum D6, regula o metabolismo. Ele tem atuação em caso de digestão pesada e flatulências.

O sal nº 10, Natrium sulfuricum D6, tem ação desintoxicante e de excreção; sendo assim, ajuda o corpo a eliminar líquidos excessivos, auxiliando o emagrecimento.

Os especialistas recomendam uma combinação desses três tipos de Sais de Schüssler (5,9 e 10) de 2 a 3 meses para emagrecer.

Claro que nenhum tratamento, nem mesmo os utilizando Sais de Schüssler, deve ser feito sem a orientação médica. Além disso, nunca é demais lembrar que uma dieta equilibrada e a atividade física são fatores fundamentais não só para a perda de peso, como também, para a manutenção de uma boa saúde.  Leia mais sobre o uso dos tipos de Sais de Schüssler para emagrecer aqui.

Sais de Schüssler: para que serve a Calcarea fluórica

Em seus estudos, Schüssler descobriu, também, que nos seres humanos sempre faltam pelo menos dois sais, o que altera o funcionamento das células, resultando em doenças.

Concluiu que ministrando os sais de maneira bem diluída aos pacientes, eles ficavam mais protegidos ou se curavam mais facilmente das doenças.

Dentre estes 12 Sais de Schüssler, existe a Calcarea fluórica DH6, ou Fluoreto de Cálcio. A Calcarea fluórica é o sal “da elasticidade” – pele, unhas e ossos. Calcarea fluórica é muito indicada para tratar fissuras na pele e apresenta benefícios nas condições associadas ao excesso de flacidez.

Calcarea fluórica é restauradora, também, da elasticidade e fortalecimento dos vasos sanguíneos. Por esse motivo, é indicada para o tratamento de hemorroidas, varizes, arteriosclerose. Ela ajuda a fortalecer também os ossos e dentes.

Calcaria Fluórica ajuda ainda em casos de catarata, lábios rachados, relaxamento dos músculos dos órgãos urinários, expectoração difícil, dores com sensação de queimação nas costas e unhas encravadas.

Para ler mais sobre a Calcárea fluórica e os outros tipos de Sais de Schüssler, clique aqui e aqui.

Sais de Schüssler para depressão

Entre as várias funções dos Sais de Schüssler, uma delas está ligada a cuidados do sistema nervoso. E dentre os 12 tipos de Sais de Schüssler, o usado no tratamento da depressão, de estados nervosos, esgotamento, insônia, apatia intelectual, melancolia, é o Kalium phosphoricum, ou Calcarea fosfórica.

Sais de Schüssler para depressão

Trata-se de um sal orgânico muito significativo para as células cerebrais, nervosas e musculares. O déficit de potássio produz esgotamento destes órgãos, em ocasiões acompanhado de transtornos psíquicos, ânimo depressivo, ansiedade, abatimento e perda de memória.

O Kalium phosphoricum é o agente funcional bioquímico de mais utilidade no tratamento de estados de esgotamento e depressão, assim como melancolia, insônia de origem nervosa, apatia intelectual, debilidade muscular, lombalgias, alterações cardíacas de tipo nervoso, sensação de ansiedade com palpitações (síndrome do pânico), etc.

Dentre os Sais de Schüssler, o Kali phosphoricum é considerado um “tônico para os nervos” e ajuda a equilibrar sintomas como o estresse e a tensão.

Os 12 tipos de Sais de Schüssler

Os Sais de Schüssler são feitos à base de sais inorgânicos. Os Sais de Schüssler têm pontos em comum com a homeopatia, pois também são feitos com quantidades mínimas de matéria prima e dinamizados, em geral na potência 6D e 12D (ou 6X e 12X). Estas potências, D ou X significam a mesma coisa e é uma potência decimal (leia mais sobre diluição e potência aqui, a partir do subtítulo “Por que e como diluir?”).

Sais de Schüssler da Homeopatia Brasil

Por serem feitos com doses mínimas de substâncias e dinamizados, os Sais de Schüssler interagem diretamente com as células, levando a elas o mineral de que necessitam.

Como já dito, existem 12 tipos de Sais de Schüssler e são eles:

  1. Calcarea fluórica (ou Fluoreto de cálcio)
  2. Calcarea phosphorica (Fosfato de cálcio)
  3. Ferrum phosphoricum (Fosfato férrico)
  4. Kalium chloratum (Cloreto de potássio)
  5. Kalium phosphoricum (Fosfato de potássio)
  6. Kalium sulphuricum (Sulfato de potássio)
  7. Magnesium phosphoricum (Fosfato de magnésio)
  8. Natrum muriaticum (Cloreto de sódio)
  9. Natrium phosphoricum (Fosfato de sódio)
  10. Natrium sulphuricum (Sulfato de sódio)
  11. Silicea (Dióxido de silício)
  12. Calcium sulfuricum (Calcárea sulfúrica)

Os benefícios dos Sais de Schüssler

Agora que já sabemos quais são os 12 tipos de Sais de Schüssler, vamos descobrir quais são seus benefícios:

Calcarea fluórica

É o sal da elasticidade. Aumenta a maleabilidade do tecido conjuntivo, ligamentos e tendões. Proporciona estabilidade óssea. Usado para tratar varizes, lesões musculares e em ligamentos.

Calcarea phosphorica

Auxilia no crescimento e cicatrização de ossos e dentes.

Ferrum phosphoricum

Dentre os Sais de Schüssler, esse é o que ajuda a combater infecções em estágio inicial. Recomendado para inflamações, febre, ferimentos, cortes e arranhões. Também pode ser usado em queimaduras solares de primeiro grau.

Kalium chloratum

Facilita a recuperação de inflamações na mucosa, como rinite, bronquite, gastrite, colite e cistite.

Kalium phosphoricum

Contribui para o equilíbrio mental e estabiliza o sistema nervoso. Pode ser usado para depressão, exaustão mental, física e emocional.

Sais de Schüssler- Kalium phosphoricum

Kalium sulphuricum

Proporciona alívio de inflamações e doenças crônicas na pele.

Magnesium phosphoricum

Sal da cólica. Age para aliviar câimbra e espasmos musculares. Ameniza a dor muscular, como dores menstruais, no pescoço e no intestino.

Natrum muriaticum

Regula os líquidos corporais. Sua ação é eficaz em casos de vômito e diarreia.

Natrium phosphoricum

Corrige a acidez metabólica. Equilibra o metabolismo e atenua sintomas relacionados a flatulência, intolerância a alimentos gordurosos e refluxo.

Natrium sulphuricum

Dos 12 Sais de Schüssler, esse é o que favorece a desintoxicação do organismo e a liberação de líquidos. Colabora no funcionamento do fígado.

Silicea

Considerado o sal da beleza. Beneficia a elasticidade e a firmeza das unhas e cabelos. Apresenta benefícios para cabelos e unhas quebradiços, queda de cabelos e crescimento irregular das unhas.

Calcium sulfuricum

Possui efeito anti-inflamatório e incentiva o crescimento celular. Usado em casos de abcessos, pústulas e processos purulentos.

Fontes: Manual da Aplicabilidade dos 12 Sais de Schüssler,  Instituo Ahau, Florais.com

Sais de Schüssler: a Calcarea fosfórica e o autismo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir do indivíduo.

Sais de Schüssler: a Calcarea fosfórica e o autismo

Os sintomas do autismo podem variar muito, mas os mais comuns incluem dificuldade de comunicação e interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.

Os tratamentos para autismo são essenciais para melhorar a comunicação, a concentração e a qualidade de vida ao autista. Esses tratamentos, normalmente, envolvem médicos, fisioterapeutas, psicólogos, professores entre outros profissionais.

O Instituto Banerji, da Índia, estuda o tratamento para várias doenças e desenvolveu uma série de protocolos de saúde baseados no uso da homeopatia para tratamento de doenças com diagnósticos clássicos e conhecidos. Entre esses protocolos existe um específico que aborda o tratamento para autismo. 

Os Protocolos Banerji trazem o tratamento com alguns medicamentos homeopáticos que estão sendo utilizados para crianças autista, entre eles está um dos Sais de Schüssler, que é a Calcaria fosfórica.

Calcaria fosfórica é o sal mais abundante no organismo humano. É o agente bioquímico responsável pela construção e o fortalecimento de todas as estruturas do organismo e está presente em todas as células. Esse sal tem a finalidade de favorecer o desenvolvimento do indivíduo.

O Protocolo Banerji para autismo indica que a Calcarea fosfórica corresponde ao cálcio, e que tem papel nos processos biológicos como segundo mensageiro nas respostas celulares a numerosos estímulos. Sendo assim, a deficiência de Calcarea fosfórica no organismo traz sintomas musculares ósseos e também neurológicos.

De acordo com o médico homeopata Bernardo Vijnovsk, o indivíduo com deficiência de Calcárea fosfórica apresenta dificuldade ou lentidão em pensar e compreender, tem déficit de ideias, pode se mostrar confusa pelo esforço mental. Podem ser crianças irritáveis, e apresentar ansiedade desconfiança e aversão à companhia. Daí o desenvolvimento de estudos utilizando a Calcárea fosfórica para tratamento de autismo.

Para conhecer mais o trabalho do Instituo Banerji, clique aqui. Para saber mais sobre o autismo e seus tratamentos, leia aqui e aqui.

Onde comprar

Na farmácia do site da Homeopatia Brasil é possível encontrar todos os tipos de Sais de Schüssler.

Você pode adquiri-los individualmente ou um kit com todos os sais. Veja abaixo.

O que é preciso para ser um médico homeopata

Sal de Schüssler – Fluoreto de Cálcio 12 DH

Sal do tecido conjuntivo, ligamentos e tendões, veias e músculos. Principais indicações: tecido cicatricial endurecido, pele rachada, rugas, estrias e varizes.

Sal de Schüssler – Fosfato de Cálcio 12 DH

Sal dos ossos e dentes. Principais indicações: fraturas, dores de crescimento em crianças e adolescentes, osteoporose, cárie dentária.

Sal de Schüssler – Fosfato Férrico 12 DH

Sal das infecções em sua fase inicial. Principais indicações: todos os tipos de infecções ou inflamações no estágio inicial, feridas no estágio inicial, cortes, arranhões.

Sal de Schüssler – Cloreto de Potássio 12 DH

Sal das inflamações das mucosas, v.g. rinite, bronquite, gastrite, colite e cistite. Principais indicações: segunda etapa de inflamações ou inflamações das mucosas com as descargas de espessura e brancos.

Kali muriaticum (Cloreto de potássio)

Sal de Schüssler – Fosfato de Potássio 12 DH

Sal do Sistema nervoso e da mente. Principais indicações: esgotamento físico, mental e emocional, fraqueza dos músculos depois de doenças agudas ou overtrain, depressão, fadiga e insônia.

Sal de Schüssler – Sulfato de Potássio12 DH

Sal das inflamações crônicas e doenças de pele crônicas. Principais indicações: terceira etapa de inflamações ou inflamações crônicas, secreção amarelada ou esverdeada e doenças de pele com descamação epitelial.

Sal de Schüssler – Fosfato de Magnésio 12 DH

Sal das cãibras e espasmos dos músculos, como dor menstrual, tensões comuns no pescoço ou ombros e espasmos dolorosos no trato gastrointestinal. Principais indicações: dor espasmódica.

Sal de Schüssler – Cloreto de Sódio12 DH

Sal dos fluidos corporais. Principais indicações: excesso de água ou retenção (edema, vesículas contendo fluidos aquosos) e deficiência hídrica (pele seca, membranas mucosas secas, prisão de ventre).

Sal de Schüssler – Fosfato de Sódio 12 DH

Sal do metabolismo e hiperacidez. Principais indicações: hiperacidez (excesso de ácido gástrico), azia, refluxo ácido, dispepsia, úlcera péptica, vômito azedo, excesso de ácido úrico.

10° Sal de Schüssler – Sulfato de Sódio 12 DH

Sal dos processos de desintoxicação e excreção de fluidos. Principais indicações: distúrbios do fígado e vesícula biliar, icterícia com coceira na pele, pancreatite e flatulência.

11° Sal de Schüssler – Dióxido de Silício 12 DH

Sal do cabelo, unhas, pele. Principais indicações: unhas e cabelos quebradiços, crescimento irregular das unhas, perda de cabelo, envelhecimento prematuro da pele, acne.

12° Sal de Schüssler – Calcarea sulfúrica 12 DH

Sal dos processos supurativos. Principais indicações: processos supurativos (“pus com um respiradouro”), acne, abscessos, pústulas.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram