Oscillococcinum Homeopatia para tratar gripe

O Oscillococcinum Homeopatia é um remédio que ajuda a aliviar os sintomas da gripe, dor de cabeça, febre, arrepios e dores no corpo.

O Oscillococcinum Homeopatia tem uma origem pouco comum. Ele é um remédio produzido a partir de extratos diluídos do coração e do fígado de pato. Essa substância extraída do pato é capaz de provocar num organismo sadio reações semelhantes as que são causadas pela gripe, sendo assim, o Oscillococcinum Homeopatia foi desenvolvido com base na lei da cura da homeopatia: “o semelhante pode curar o semelhante”.  (LEIA MAIS AQUI). Ou seja, as substâncias que provocam alguns desses sintomas da gripe, são utilizadas na formulação do remédio e ele ajuda na prevenção e tratamento desses mesmos sintomas.

O Oscillococcilum é uma marca registrada do laboratório Boiron e tem sido considerado por muitos como uma solução contra a gripe. Vamos tratá-lo de Oscillococcilum Homeopatia, porque é como se dá a maioria das buscas por esse termo.

Nesse artigo vamos ver para que serve exatamente o Oscillococcilum Homeopatia, em que tipo de tratamento ele é bom, como funciona e se funciona mesmo, como diluir, o que é a diluição 200CH, como tomar e se pode ser manipulado

Para que serve o Oscillococcilum Homeopatia?

Para que serve o Oscillococcilum Homeopatia?

O Oscillococcilum Homeopatia é o nome de um medicamento muito conhecido, mas, para que serve exatamente o Oscillococcilum Homeopatia? Como já mencionado, o Oscillococcilum Homeopatia é um medicamento muito utilizado no tratamento dos sintomas da gripe. O Oscillococcilum Homeopatia pode ser usado por adultos e crianças e, além de utilizado no tratamento, é, também, utilizado como auxiliar na prevenção dos estados gripais.

Como tomar o Oscillococcinum Homeopatia?

O Oscillococcinum Homeopatia é produzido sob a forma de pequenas doses com esferas, conhecidas como glóbulos, que devem ser colocados debaixo da língua. A dose pode variar de acordo com o objetivo do tratamento.

 No site da Boiron, laboratório que patenteou o Oscillococcinum Homeopatia, é possível encontrar as indicações de como tomar o Oscillococcinum Homeopatia: “o conteúdo completo de um tubo, 1g de glóbulos, corresponde a uma dose, que deve ser colocada diretamente sob a língua até a completa dissolução. A posologia varia conforme o momento da intervenção”.

Como é o tratamento feito com Osillococcinum Homeopatia?

Ainda de acordo com informações do site da Boiron, se for um tratamento preventivo, a indicação é tomar uma dose, 1g de glóbulos, por semana, por via oral, no Outono (abril a junho), prevenindo a gripe no inverno.

Se já estiver no início dos sintomas da gripe, a indicação é tomar uma dose, 1g de glóbulos, por via oral, assim que aparecerem os primeiros sintomas da gripe. Repetir eventualmente 2 a 3 vezes, a cada 6 horas de intervalo.

Se já está instalado um estado declarado de gripe, a indicação da Boiron é tomar uma dose, 1g de glóbulos, por via oral, pela manhã e uma dose à noite, de 1 a 3 dias. Se os sintomas persistirem após 3 dias de uso, o médico deve ser consultado.

Se o paciente for criança pequena, o laboratório indica que se deve deixar os glóbulos dissolverem em um pouco de água numa colher de sobremesa e administrar em seguida.

Como funciona o Oscillococcinum Homeopatia?

Como funciona o Oscillococcinum Homeopatia?

O Oscillococcinum Homeopatia é indicado para auxiliar a atuação do sistema imunológico do paciente. A imunidade é o mecanismo de defesa do organismo.

A imunidade é desencadeada pelo sistema imune, que atua pela ação de células de defesa e pela produção de anticorpos (proteínas produzidas pelo organismo em reposta à presença de antígenos). Esse sistema de defesa é responsável por manter o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo.

Além de proteger, a imunidade pode também impedir que uma doença já instalada avance. Como ela faz isso? A imunidade identifica e destrói células estranhas ao organismo, ou que estejam com problemas.

A prescrição do Oscillococcinum Homeopatia visa a aumentar o estímulo do sistema imunológico, provocando sintomas parecidos com os da gripe e promovendo o equilíbrio para que o próprio corpo se defenda quando, de fato, for atacado. Leia mais aqui.

O Oscillococcinum Homeopatia funciona mesmo?

O Oscillococcinum Homeopatia funciona mesmo?

Uma das dúvidas que circulam a atuação do medicamento homeopático é se ele funciona mesma e com o Oscillococcinum Homeopatia não é diferente.

No site da Pubmed (uma das principais bases de dados do mundo sobre pesquisa biomédica e que contém mais de 30 milhões de resumos de literatura biomédica em seu banco de dados) é possível encontrar inúmeros artigos que tratam do uso de Oscillococcinum Homeopatia no tratamento dos sintomas da gripe, causada pelo vírus Influenza.  Um desses esclarece que “o uso de medicamentos homeopáticos durante o período de exposição à influenza pode ter um impacto benéfico na redução do número e duração de infecções das vias aéreas”.

O site do médico homeopata Dr. Lucas também traz inúmeros artigos, estudos e matérias médicas a respeito dessa ciência que é a homeopatia e, também, do uso do Oscillococcilum Homeopatia.

Num dos ensaios clínicos controlados com placebo que ele reproduz em seu site, os pesquisadores tiveram como objetivo avaliar a eficácia do Oscillococcinum Homeopatia no tratamento de pacientes com gripe. Após 48 horas, os sintomas dos pacientes no grupo que receberam homeopatia foram significativamente mais leves do que no grupo placebo. O número de pacientes sem sintomas foi significativamente maior no grupo verdadeiro a partir do segundo dia. O ensaio clínico demonstrou que o tratamento de síndromes do tipo influenza com o medicamento homeopático  Oscillococcinum Homeopatia tem um efeito positivo no declínio dos sintomas e na duração da doença.

Leia o artigo científico na íntegra clicando aqui.

O Oscillococcinum Homopatia é bom para tratar estados gripais

O Oscillococcinum Homeopatia é bom para tratar estados gripais

Oscillococcinum é um medicamento homeopático registrado e patenteado pela empresa francesa Boiron, o maior laboratório especializado em homeopatia no mundo. É indicado como auxiliar na prevenção e no alívio dos sintomas relacionados à gripe e aos estados gripais.

De acordo com o site Saúde Business, o Oscillococcinum Homeopatia é uma referência em antigripais na França. Leia transcrição de parte do material publicado no site, a respeito do Oscillococcinum Homeopatia.  “Sua notoriedade atinge 80% da população do país – o Oscillococcinum Homeopatia é um medicamento específico para a prevenção e tratamento dos estados gripais, com facilidade de uso – doses em micro glóbulos, sem efeitos colaterais – principalmente a sonolência produzida pelos medicamentos alopáticos, e que pode ser usado em qualquer idade, por crianças, adultos, idosos e por gestantes.

O medicamento mostrou-se eficaz tanto na prevenção, quanto no tratamento de estados gripais, através de diversos estudos clinicos.  Oscillococcinum Homeopatia reduz tanto a duração quanto a intensidade da doença. Num estudo realizado na Alemanha constatou-se que 62,9% apresentaram nenhum sintoma de gripe ou nítida melhora após 48 horas de tratamento.

O Oscillococcinum Homeopatia é solução contra a gripe?

O Oscillococcinum Homeopatia é solução contra a gripe?

De acordo com o a revista científica Santé (saúde, em francês),

o Oscillococcinum Homeopatia tem eficácia comprovada por meio de diversos estudos clínicos, que demonstram que ele reduz a duração e, também, a intensidade dos estados gripais. Abaixo reproduzimos trecho de artigo publicado pela revista.

“Num estudo realizado na Alemanha constatou-se que 66% dos pacientes que usaram Oscillococcinum Homeopatia preventivamente, não apresentaram estados gripais e os que apresentaram tiveram nítida melhora após 48 horas de tratamento.

Realizaram-se outros dois ensaios: o primeiro com 100 pacientes em início de estado gripal, testados com Oscillococcinum Homeopatia e o grupo-controle com placebo, sendo verificada no primeiro grupo melhora do quadro em 48 horas, com redução de calafrios, rigidez e febre. No segundo ensaio, realizado com 300 pacientes, a substância foi testada após a instalação do quadro da gripe, com resultados semelhantes.

É claro que o sucesso do tratamento depende de outros fatores como, por exemplo, a resposta orgânica de cada paciente frente à substância ( como acontece com todos os medicamentos);porém, de maneira geral, o resultado com Oscillococcinum Homeopatia tem sido satisfatório para médicos e pacientes.

O Oscillococcinum Homeopatia pode ser manipulado?

O Oscillococcinum Homeopatia pode ser manipulado?

O Oscillococcinum é uma marca registrada e pateteada pelo laboratório francês Boiron. Por esse motivo, nenhum medicamento, nem mesmo manipulado, pode usar essa marca. Mas as farmácias de manipulação podem, sim, manipular o mesmo princípio ativo usado na produção do Oscillococcinum Homeopatia que é o Anas barbariae.  

O Oscillococcinum Homeopatia é preparado a partir dessa matriz homeopática, a Anas barbárie, então, é possível manipular o medicamento correspondente, usando a mesma matriz homeopática e o mesmo método de preparo.

Por que e como diluir o Oscillococcinum Homeopatia?

Em seu trabalho científico na busca de um medicamento que proporcionasse cura rápida, suave e permanente, Samuel Hahnemann (pai da Homeopatia) aprimorou a técnica de manipulação das drogas, e estabeleceu um sistema para preparar o medicamento homeopático.

Desta forma, ele começou a diluir as substâncias que tencionava utilizar. O senso comum aponta que se diluirmos uma quantidade muito pequena, a ação da substância deve diminuir, e talvez até desaparecer. Mas Hahnemann, observador atento, notou que ao agitar a solução, ela em vez de perder sua força, tornava-se mais potente, mais ativa. A este processo de diluir e agitar, ele deu nome de dinamização (que vem de dynamo – força).

Por exemplo, na escala centesimal idealizada por Hahnemann (CH), a proporção da diluição é de 1:100 (uma parte de insumo ativo para 100 partes de insumo inerte), ou seja, uma parte de soluto para 99 partes de solvente. (Leia mais sobre diluições no Portal da Educação)

Anos depois, o médico homeopata russo o Semion Nikolaievitch Korsakov inventou um método de dinamização conhecido como método korsakoviano ou método do frasco único. Semion Korsakov tratava os feridos nos campos de batalha e precisava tratar o maior número de pessoas no menor tempo possível, e utilizando um número mínimo de frascos. Ele propôs que se diluísse a substância, sucussionasse e depois vertesse o conteúdo do frasco aberto, deixando escorrer todo o conteúdo. Desta maneira, restaria no frasco 1% da dinamização anterior. Depois disso, novamente se enche o frasco, sucussiona e esvazia. Isso é feito sucessivamente, até a potência K desejada. O método do frasco único chegou a ser aprovado por Samuel Hahnemann, que, após experimentação, considerou que a sua eficiência era idêntica à das diluições então utilizadas.

No caso do Oscillococcinum Homeopatia, a Boiron o produz usando um método korsakoviano, na potência 200K. O remédio equivalente a esse é o Anas barbárie 200CH (leia mais abaixo)

O que é a diluição em 200CH?

Esse número refere-se à potência e ao método utilizado para a diluição do medicamento. Quando usado o método Korsakoviano, que é o caso do Oscillococcinum Homeopatia, usa-se a denominação 200K. Quando usado o método hahnemanniano, utilizado para produzir o remédio equivalente ao Oscillococcinum Homeopatia, usa-se o Ana Barbarie 200CH.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram