fbpx

Shampoo orgânico: produto está entre os mais procurados quando o assunto é cosmético

Usar cosméticos está na rotina diária de homens e mulheres do mundo todo. O objetivo está sempre ligado à possibilidade de se embelezar, se perfumar, manter os cuidados de higiene e de bem estar. Mais recentemente, o consumo desse tipo de produto tem se mostrado, também, atrelado a preocupações do nosso tempo, como aquelas relacionadas à saúde, à natureza e à sustentabilidade. Por esse motivo, o mercado de cosméticos orgânicos, natural e vegano tem ganhado muito espaço entre os consumidores, em especial, por conta dos muitos benefícios alegados. No artigo de hoje, vamos entender melhor o que são esses cosméticos e vamos nos aprofundar em um item que está entre os mais procurados pelas pessoas: shampoo orgânico.

Pra começar, vamos entender o que é um shampoo orgânico, inclusive o caseiro, e vamos aprender a como fazer um shampoo orgânico.

De acordo com o IBD (maior certificadora da América Latina de produtos orgânicos), o cosmético a ser classificado como orgânico deve conter pelo menos 95% de matérias-primas orgânicas que têm que ser certificadas de acordo com o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (leia mais aqui)

Ou seja, para serem certificadas, as marcas de shampoo orgânico devem obedecer a uma série de requisitos. O mesmo, claro, vale para o shampoo orgânico em barra (ou sólido), o infantil, aquele que é para cabelo cacheado, antiqueda… enfim, toda a linha de shampoo orgânico, além, é claro, de toda a gama de produto orgânico, como sabonetes, cremes, hidratantes, etc.

O shampoo orgânico deve ser produzido dentro dos princípios de sustentabilidade, dos conceitos do ecologicamente correto e do socialmente justo e não pode ser testado em animais.

Todo ingrediente usado na formulação de um shampoo orgânico, como qualquer outro produto orgânico, além de ser natural, tem que ser oriundo de uma produção orgânica. Ou seja, livre de agrotóxicos, organismos geneticamente modificados e adubos sintéticos. Já falamos sobre a produção orgânica nesse artigo.

mulher-de-cabelo-longo

Os benefícios do shampoo orgânico

Muitos shampoos convencionais possuem em sua formulação o sulfato de sódio, considerado um agente que pode causar irritação na pele e nos olhos e, também, sua dispersão é um risco para a vida animal aquática (leia mais nessa Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos publicada pela USP.

Esse ingrediente é o responsável pela espuma, que muita gente associa, erroneamente, ao poder de limpeza.

Um dos grandes benefícios do shampoo orgânico é que ele não usa esse componente em sua formulação e, sim, utiliza componentes naturais que o substituem. Dessa maneira, o shampoo orgânico é capaz de promover uma limpeza saudável e profunda dos fios, sem prejudicá-los, e é muito utilizado como produto antiqueda. Diante dos benefícios ao meio-ambiente, a natureza também agradece.

mulher-cabelos-cacheados-shampoo-orgânico

Shampoo orgânico é natural?

Sim. Shampoo orgânico é natural. Todo produto usado em sua formulação tem que ser natural e orgânico. Embora um shampoo orgânico seja sempre natural, um shampoo natural não precisa ser necessariamente orgânico. Ficou confuso? Vamos explicar.

Uma diretriz global do mercado diz que um shampoo natural tem que ter, ao menos, 95% do seu conteúdo de matérias-primas naturais, mas elas não precisam ser orgânicas. Ou seja, um shampoo natural pode ter matéria-prima oriunda de produção que use defensivos agrícolas, por exemplo. Já o shampoo orgânico tem restrições mais rígidas: a matéria-prima, além de ter origem natural, tem que ter, também, origem orgânica (conforme explicado acima).

mulher-cabelo-loiro-shampoo-orgânico.

O que é um shampoo orgânico vegano?

O shampoo orgânico vegano soma as caraterísticas do shampoo orgânico aos padrões estabelecidos pelo estilo de vida chamado veganismo, que envolve outros aspectos como a dieta alimentar, itens de moda e até entretenimento.

Seguindo essa filosofia, o shampoo orgânico vegano tem que, além de ser elaborado com produtos orgânicos, ser livre de ingredientes animais ou derivados de animais. Isso inclui cera de abelha, sebo de carneiro, albumina, gelatina e muitos outros. (no portal da PEA você encontra uma relação de empresas que trabalham com todo tipo de produto vegano).

shampoo-orgânico-em-barra

Shampoo orgânico em barra

Você já ouviu falar em shampoo orgânico em barra? Ou shampoo orgânico sólido? Pois bem, esse produto existe e tem ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores que buscam um produto natural e que não prejudique o meio ambiente.

O shampoo orgânico em barra possui ativos de extratos naturais e, por isso, promove uma limpeza suave, e ainda traz todos os benefícios antioxidantes e regeneradores que são tão bem vindos ao tratamento dos cabelos. A diferença entre o shampoo orgânico líquido e o sólido é que, por ser um produto em barra, o shampoo sólido dispensa o uso de frascos e bisnagas, sendo mais econômico e, também, mais ecológico, ou seja, ótima pedida para quem quer se cuidar e, também, cuidar da natureza.

Dicas para extrair todos os benefícios do shampoo orgânico sólido

O shampoo orgânico sólido deve ser colocado na saboneteira, mas uma dica valiosa é: corte o produto em barra ao meio. Depois disso sim você coloca na saboneteira (com um furinho para o escoamento da água) e a outra metade guarde ainda seca na embalagem. Fazendo assim, você evita o desperdício. O shampoo orgânico sólido de 100 mg rende o equivalente a uma embalagem de 350 ml de shampoo líquido. Aproximadamente 40 lavagens.

O modo de usar o shampoo sólido é o mesmo do shampoo líquido. Com os cabelos e o couro cabeludo molhados, passe a barra de shampoo sólido suavemente no couro cabeludo e faça uma massagem de modo a espalhar o produto pelos fios. Enxague como de costume.

Outros dois benefícios do shampoo em barra: ocupa menos espaço e é ótima opção para viagens, com a vantagem de não ter o risco de derramar. Além disso, se você quiser enfeitar e perfumar seu banheiro, basta decorá-lo com os blocos cheirosos do shampoo em barra.

shampoo-orgânico-para-cabelo-cacheado

Shampoo orgânico para cabelo cacheado

Quem tem cabelo cacheado, sabe: é difícil manter os cachinhos hidratados. Isso acontece porque o formato em espiral do fio dificulta a chegada da oleosidade até as pontas do cabelo.

Sendo assim, quando se usa um shampoo com sulfato de sócio, por exemplo, a tendência é que o cabelo cacheado fique ainda mais ressecado. O shampoo orgânico surge como ótima opção, pois promove uma limpeza profunda, mas, gentil ao cabelo cacheado.

Portanto, se você tem cabelo cacheado, dê preferência a shampoo que contenha extratos vegetais, manteiga de karité e azeites, por exemplo, que são grandes aliados do cabelo cacheado e crespo.

Shampoos com óleos vegetais como o de argan, de macadâmia, de coco, de jojóba, de uva e de amêndoas e outras manteigas como a de cupuaçu, de abacate ou de murumuru, também são boas opções para cabelo cacheado.

shampoo-orgânico-antiqueda

Shampoo orgânico antiqueda

A queda dos cabelos é um processo natural. Especialistas estimam que perder até 150 fios de cabelo por dia é normal para todo ser humano. A situação começa a preocupar quando esse volume é muito maior.

A queda exagerada pode ser provocada por diversos fatores, desde estresse até falta de nutrientes na alimentação. Nessa lista entra também, o uso de produtos agressivos que ressecam o couro cabeludo e enfraquecem os fios.

O shampoo orgânico antiqueda é uma ótima opção, pois promove uma limpeza suave, sem prejudicar o couro cabeludo ou o cabelo, uma vez que o shampoo orgânico antiqueda não possui ingredientes agressivos, evitando assim irritações no couro cabeludo.

O shampoo orgânico que leva em sua composição óleos essenciais é muito indicado no tratamento antiqueda.

O shampoo orgânico com óleo essencial de alecrim, por exemplo, é comumente utilizado como antiqueda porque ajuda na circulação sanguínea, o que auxilia na redução da queda dos fios.

Você pode usar os óleos essenciais para fazer massagens, como o óleo de argan, que restaura a fibra capilar, e o óleo de lavanda, que aumenta a oxigenação do couro cabeludo, ambos normalmente utilizado como antiqueda.

Produto que contenha Aloe Vera ou agrião também é popularmente usado como antiqueda, além de estimular o crescimento de novos fios.

criança-lavando-cabelo-com-shampoo-orgânico-infantil

Shampoo orgânico infantil

O couro cabeludo dos bebês e das crianças é muito mais sensível e delicado que o dos adultos. Além disso, a pele infantil é mais fina e absorve com mais facilidade o que é aplicado sobre ela. Por isso, é importante uma atenção especial na escolha de um shampoo infantil. Uma ótima opção é o shampoo orgânico infantil, que é mais suave, e possui ótima capacidade de limpeza, de maneira delicada.

Existem muitas marcas especializadas em shampoo orgânico infantil. A maioria desse tipo de produto apresenta fragrância e formulação suaves. De qualquer maneira, todo e qualquer produto infantil deve ter indicação de especialista. No caso de shampoo orgânico infantil, é sempre mais seguro consultar o dermatologista ou o pediatra.

Shampoo orgânico caseiro

Muitas pessoas adeptas de produto orgânico acabam por querer elaborar seu próprio shampoo orgânico caseiro. O principal motivo é a certeza de utilizar apenas produtos orgânicos na formulação, além de outros benefícios, como o fato do shampoo orgânico caseiro ser mais barato.

A preparação do shampoo orgânico caseiro segue praticamente as mesmas orientações do shampoo orgânico comercializado em lojas especializadas. Todo produto usado na composição do shampoo orgânico caseiro deve ser… orgânico!

Numa rápida pesquisa pela internet é possível encontrar dezenas de receitas de como fazer um shampoo orgânico caseiro. Selecionamos 3 delas que são extremamente simples, rápidas e econômicas. Confira logo abaixo.

Em que pese a difusão dessas receitas e o fato de utilizarem apenas produto orgânico e natural, o ideal, sempre que se vai usar algo na pele ou no cabelo, é consultar antes um dermatologista.

shampoo-orgânico-caseiro

Como fazer o seu próprio shampoo orgânico caseiro

Como fazer um shampoo orgânico caseiro é pergunta bastante comum entre as pessoas que querem usar um produto cada vez mais natural.  O shampoo orgânico caseiro mais simples que existe é o vinagre. Basta diluir meio copo de vinagre orgânico em um copo com água e lavar os cabelos com essa solução. O vinagre, atestam blogueiras especialistas em cuidados capilares, retarda o envelhecimento dos frios e diminui riscos de inflamações no couro cabeludo.

Outra receita muito simples é misturar meio copo de geleia de babosa (Aloe Vera) a duas colheres de azeite de oliva. Lave os cabelos com essa mistura e enxague bem. É um bom produto para tratar cabelos cacheados, cabelos ressecados.  A babosa também é muito usada como antiqueda.

Outra receita queridinha das blogueiras é o shampoo de limão e pepino. Basta colocar um limão e um pepino descascados em um processador de alimentos até que se forme uma pasta lisa e espessa. Depois, é só aplicar essa mistura nos cabelos, massagear e enxaguar abundantemente em seguida, até retirar completamente o produto do cabelo. Esses ingredientes são antirresíduos e são, também, nutritivos.

criança-com-cabelo-longo-shampoo-orgânico-para-crescimento

Marcas de shampoo orgânico prometem benefícios adicionais e apostam em crescimento

Além dos benefícios citados nos tópicos acima, muitas marcas de shampoo orgânico oferecem benefícios adicionais para os fios, como, por exemplo, deixar a cor do cabelo mais viva, melhorar a textura do fio, reduzir caspas, manter a hidratação natural do cabelo por mais tempo e deixar o cabelo com mais brilho.

Com formulações específicas para cada tipo de cabelo, o fato é que o shampoo orgânico vem ganhando espaço e as marcas apostam em um crescimento ainda maior no segmento. Analisando pesquisas de mercado, é possível perceber que os números – no que se refere à ampliação do mercado de shampoo orgânico – variam, mas a tendência de crescimento sempre aparece.  As marcas encomendam pesquisas para avaliar a chance de um grande “boom” da cosmetologia à base de produto orgânico nos próximos anos, a partir de 2020.

A Grand View Research (um dos maiores banco de dados de pesquisa de mercado do mundo) prevê que o tamanho do mercado global de produto de higiene pessoal orgânico atinja US$ 25,11 bilhões até 2025, com um crescimento anual de 9,4% durante o período previsto.

Um dos caminhos é a inovação, na qual marcas de produto orgânico têm investido, além de demonstrar preocupação com a natureza. Algumas marcas investem em produtos com fórmulas biodegradáveis, ricas em ativos naturais de frutas, flores e vegetais orgânicos e embalagens de plástico 100% reciclado.

Veja outros:

Fale com a Homeopatia Brasil

O que você achou do artigo? Deixe aqui seu comentário que retornaremos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre o produto Lorem Ipsum?

Nos envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas!

×