Fertilizante orgânico: o que é, como usar, vantagens e onde comprar

Sumário

Damos o nome de fertilizante às substâncias que são capazes de acrescentar nutrientes ao sistema solo-planta, conferindo “fertilidade”, fortalecendo e/ou aumentando a produtividade vegetal. Os fertilizantes, podem ser divididos como minerais, sintéticos ou orgânicos. Então, o que é fertilizante orgânico? É um produto de origem vegetal ou animal, como esterco bovino, restos de comida, galhos de árvores e até cinzas de madeira e podem ser produzidos de forma caseira e artesanal. Existem, também, fertilizante orgânico produzido por empresas, como é o caso da linha de produtos da Homeopatia Brasil (veja mais abaixo).

O fertilizante orgânico é um produto super potente que pode ser obtido através da compostagem que transforma resíduos mencionados em ácidos húmicos. Esses ácidos atuam diretamente sobre as plantas, promovendo alterações benéficas ao desenvolvimento vegetal, principalmente por possuir efeito tipo hormonal.

Nesse artigo vamos ver mais sobre o que é fertilizante orgânico caseiro e um guia rápido de “aprenda a fazer o seu fertilizante orgânico caseiro”. Também vamos saber como usar fertilizante orgânico nas plantas, quais os tipos de fertilizante, vantagens e desvantagens do fertilizante orgânico, quais são os melhores fertilizantes orgânicos, o que é fertilizante orgânico composto classe a e onde comprar o melhor fertilizante orgânico.

Quais são os melhores fertilizantes orgânicos?

Dentro do item fertilizante orgânicos existem diversas subdivisões como o fertilizante orgânico simples, fertilizante orgânico tipo misto e fertilizante orgânico composto.

É possível, também, encontrar outras combinações como o fertilizante organominerais, fertilizante orgânico de vermicomposto e até fertilizante orgânico de lodo de esgoto. Entenda um pouco mais sobre cada um desses tipos de fertilizantes orgânicos.

Fertilizantes orgânicos simples

Trata-se da forma mais convencional de fertilizante. Originado a partir de matérias naturais e vegetais como esterco bovino ou restos de plantas e folhas e afins.

Quais são os melhores fertilizantes orgânicos?

Fertilizantes orgânicos tipo misto

O fertilizante orgânico tipo misto surge da mistura entre dois tipos de fertilizantes simples. Ex: fertilizante de esterco bovino misturado com fertilizante de resto de folhas e plantas.

Fertilizantes orgânicos composto

Esse provém de um preparo um pouco mais complexo. O fertilizante orgânico composto é produzido a partir de processos físicos, químicos, físico-químicos ou bioquímicos, naturais ou controlados.

Pode ser produzido – além do material natural animal ou vegetal – com o uso de matérias industriais e urbanas. Sendo enriquecido no seu processo com nutrientes minerais, princípios ativos ou agentes capazes de intensificar as características físicas, químicas ou biológicas do fertilizante.

Fertilizantes organominerais

Essa é uma combinação entre o fertilizante orgânico juntamente com o mineral.

Fertilizantes de lodo de esgoto

É um resíduo sólido não perigoso e não inerte gerado no tratamento biológico de esgotos sanitários. A sua composição é predominantemente orgânica, devido ao excedente de biomassa microbiana cultivada no processo de tratamento dos esgotos.

Fertilizante vermicomposto

Quem nunca viu minhocas sendo usadas para melhora do solo? Pois é exatamente disso que se trata o fertilizante vermicomposto. A partir da digestão de matérias animais ou vegetais feita pelas minhocas, apresenta uma melhora nas propriedades do solo.

Além desses todos já citados, existe também o fertilizante feito a partir do lixo. Sendo de todos eles o mais benéfico do ponto de vista ecológico, visto que reduz a produção de lixo e o reaproveita para uma outra utilidade. Mas como que surge do lixo, um material que melhora a propriedade do solo? Simples! Surge a partir da separação da parte orgânica dos resíduos sólidos domiciliares e sua compostagem, resultando em produto de utilização segura na agricultura.

O que é fertilizante orgânico composto classe A?

O que é fertilizante orgânico composto classe A?

Além dos tipos de fertilizantes já mencionados, vamos ver também o que é fertilizante orgânico composto classe A.

O fertilizante orgânico composto classe A é um composto rico em matéria orgânica, feito para estruturar o solo de diversas culturas.

Conhecido também como composto bioestabilizado, ele é composto concentrado em microrganismos que são transferidos para o solo, proporcionando maior atividade microbiológica e formação de ácido húmico.

O que é fertilizante orgânico caseiro?

Fertilizante orgânico caseiro pode ser feito com restos de borra de café, casca de ovo, casca de banana e muitos outros resíduos de alimentos, seja animal ou vegetal, que você gera no seu cotidiano, dentro de sua casa. Aprenda a fazer o seu fertilizante orgânico caseiro no tópico abaixo.

+ LEIA MAIS: Adubo orgânico para horta? Preço, como fazer e mais!

Aprenda a fazer o seu fertilizante orgânico caseiro

Quando pensamos na preparação de um fertilizante orgânico caseiro, pela força da palavra, imaginamos um processo longo e que exige vasta mão de obra. Porém é bem mais simples do que parece. A revista Casa e Jardim, do Globo.com, traz uma maneira de fazer seu fertilizante orgânico caseiro de maneira bem simples. Aprenda a fazer agora:

“Existem muitos tipos de adubos orgânicos, constituídos por resíduos de origem animal e vegetal – como restos de alimentos e de vegetais, esterco animal etc. Um deles é o NPK – sigla que significa nitrogênio, fósforo e potássio –, que possui macronutrientes importantes e, por isso, auxilia na manutenção da saúde das plantas.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto. ‘Um segredo é, depois de tudo batido, acrescentar um pouco de terra da composteira para adicionar microrganismos’, explica Gabriela Heringer, sócia e diretora criativa do Studio Lily, ateliê de cerâmicas e curadoria de plantas ornamentais.

Depois, é necessário deixar o adubo descansando por três dias. Como a mistura fermenta durante esse tempo, é bom colocar o recipiente dentro de outro, como uma vasilha, para o caso de transbordar o líquido. Após esse período, é recomendável usar o adubo orgânico uma vez por semana colocando diretamente na terra das plantas e, em seguida, um pouco de água para absorver bem. Já no inverno, quando a planta está em dormência e não absorve tanto, uma vez por mês é o bastante para as plantinhas ficarem felizes”.

Aprenda a fazer o seu fertilizante orgânico caseiro

Você pode ver mais receitas e dicas sobre adubos orgânicos caseiros aqui e aqui.

Como usar fertilizante orgânico nas plantas?

Como usar fertilizante orgânico nas plantas não tem grandes mistérios. Entretanto, alguns macetes podem ajudar a obter resultados melhores.

Aquele adubo orgânico feito com folhas e grama, por exemplo, não requer muita manutenção: basta cortar o gramado, juntar os resíduos e jogá-los de forma homogênea na horta ou no jardim.

A compostagem e o húmus de minhoca requerem atenção maior. É preciso abastecer a composteira e o minhocário com resíduos diariamente para que a compostagem funcione corretamente. Além disso, é preciso sempre observar se há mau cheiro, larvas, insetos ou outros problemas nos locais.

No caso de adubo orgânico feito com esterco de animais, é preciso manter uma baixa umidade apenas para que a decomposição seja eficiente.

Quais são os tipos de fertilizantes orgânicos, suas vantagens e desvantagens?

Como já apresentado ao longo desse artigo existem diversos tipos de fertilizantes orgânicos. Agora vamos ver as vantagens e desvantagens em relação ao uso do fertilizante orgânico nas plantas.

Vantagens

Entre quais são as vantagens de se usar fertilizantes orgânicos são diversas, podemos destacar que os fertilizantes orgânicos apresentam um aumento na biodiversidade do solo. Seus micro-organismos e fungos fazem com que as plantas tenham um melhor aproveitamento no seu processo de evolução.

Além disso, em comparação com os fertilizantes convencionais, o orgânico entrega mais produtividade ao solo a longo prazo.

Os fertilizantes convencionais, inorgânicos, também impactam negativamente no seu processo de produção. Aumentando a produção de lixo e poluição. Além disso, oferecem riscos de contaminação do solo, das plantas e dos trabalhadores das lavouras.

Quais são os tipos de fertilizantes orgânicos, suas vantagens e desvantagens?

Desvantagens

Estudos apontam que, se não produzido de maneira correta, os fertilizantes orgânicos podem conter a presença de agentes patogênicos. Entretanto essa desvantagem só aparecerá caso o processo de produção não siga as instruções. Outra desvantagem é a falta de exatidão dos nutrientes presentes nos fertilizantes orgânicos.

Apesar das desvantagens, os fertilizantes orgânicos ainda são a melhor escolha para quem quer um solo de mais qualidade e um mundo menos poluído e mais sustentável.

Onde comprar o melhor fertilizante orgânico?

Diante de tantas opções para se preparar adubo orgânico, pode surgir a dúvida sobre onde comprar e qual é o melhor.

As receitas aqui mencionadas apresentam ótimo resultado e ficam ainda melhores se forem reforçadas com ingredientes que vão deixar o sistema solo-planta mais saudável e resistente às doenças.

A Homeopatia Brasil possui produtos classificados pelo Ministério da Agricultura como fertilizantes e que podem ser adicionados ao adubo orgânico para melhorar os resultados. O fertilizante orgânico reforçado estimula o sistema solo-planta como um todo.

A Homeopatia Brasil tem uma linha de produtos específica para a horta e jardim.

  1. HBR 1 Horta&Jardim (Equisetum arvense), que auxilia na nutrição funcional para cuidados e recuperação de solos e hortaliças desvitalizados e desnutridos. Pode ser adicionado ao adubo orgânico preparado de modo caseiro, por exemplo.
  2. HBR 2 Horta&Jardim (Achillea millefolium), indicado para recuperar hortaliças danificadas por doenças.
  3. HBR 3 Horta&Jardim (Delphinium staphisagria), indicado para recuperar hortaliças danificadas pelo ataque de pragas e para nutrição funcional.
  4. HBR 4 Horta&Jardim (Calendula officinalis), indicado para a recuperação de plantas submetidas a podas, danos mecânicos, transplante ou enxertia.
Onde comprar o melhor fertilizante orgânico?

A Homeopatia Brasil também trabalha com uma linha de produtos voltados para a agricultura. Os produtos também são funcionais para cuidado e recuperação de solos e plantas desvitalizados.

  1. Equisetum arvense
  2. Achillea millefolium
  3. Delphinium staphisagria
  4. Cymbopogon winterianus
  5. Calendula officinalis
  6. Artemisia cina
  7. Teucrium marum

Vale frisar que os fertilizantes da Homeopatia Brasil podem ser usados tranquilamente, sem ferir a legislação que regula o sistema de  produção orgânica pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A homeopatia está incluída na lista positiva de insumos que são permitidos na agricultura orgânica e os produtos da Homeopatia Brasil são certificados pelo IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), o que confere segurança e credibilidade para sua utilização perante órgãos de agricultura nacional e internacionais.

+ LEIA MAIS: A história da homeopatia no Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn