O colesterol HDL, também conhecido como o bom colesterol, é uma lipoproteína de alta densidade. Ele é um tipo de colesterol importante para o bom funcionamento do corpo, pois atua no processo de eliminação de gorduras do organismo, ajudando a prevenir doenças do coração. Seu papel é transportar o colesterol dos tecidos do corpo humano para o fígado. Esse transporte é tratado na medicina como o transporte reverso.
O termo HDL vem do inglês high density lipoprotein que em português tem o significado de “lipoproteína de alta densidade”.
O colesterol HDL exerce uma função contraria ao LDL e VLDL, que são considerados os colesteróis ruins (veja mais abaixo).
O colesterol HDL funciona como um elemento de limpeza no organismo. De forma simplificada, é possível dizer que ele tira o colesterol das artérias e os conduz até o fígado, onde será eliminado. Isso impede que o corpo apresente excesso de colesterol nas artérias.
Nesse artigo, além de entendermos melhor o que é o colesterol HDL, vamos ver, também, qual o valor ideal do colesterol HDL no corpo; porque o colesterol HDL é conhecido como bom; quando é considerado alto o nível de colesterol HDL; quais cuidados devo ter com alimentação para manter o colesterol HDL em níveis saudáveis; para que serve o colesterol HDL; onde se encontra o colesterol HDL; quais os outros tipos de colesterol; por que é conhecido como bom; quais cuidados devo ter como o colesterol HDL; como controlar os níveis do colesterol, porque controlar os níveis de colesterol; como a dislipidemia está relacionada ao colesterol; onde ele se encontra; principais sintomas e causas do alto colesterol e como é feito o exame de colesterol.
Colesterol HDL: o que é, porque é conhecido como bom e para que serve o colesterol HDL?
Como já dito, o colesterol HDL remove as moléculas de gordura de dentro dos vasos e as transporta até o fígado, onde são devidamente metabolizadas e eliminadas do corpo. Mas, para que serve o colesterol HDL?
O colesterol HDL possui ação anticoagulante, anti-inflamatória e antioxidante quando está em quantidades ideais no sangue. O colesterol HDL também auxilia na produção de hormônios, da bile e da vitamina D, que são importantes para o bom funcionamento do organismo.
Dessa forma, o colesterol HDL atua como protetor cardiovascular, prevenindo o desenvolvimento de doenças, como infarto, aterosclerose, AVC e trombose, por exemplo.
Colesterol HDL: onde ele se encontra?
Já descobrimos para que serve o colesterol HDL, mas, onde ele se encontra? O colesterol HDL pode ser encontrado em diversos alimentos como:
- Abacate;
- Nozes;
- Avelã;
- Castanhas;
- Peixes ricos em ômega 3;
- Sementes de girassol;
- Sementes de gergelim;
- Óleo de canola;
- Azeitona;
- Azeite.
Qual o valor ideal de colesterol HDL e quando é considerado alto?
Para que o colesterol HDL possa desempenhar suas funções corretamente e trazer todos os benefícios mencionados acima, é importante que os níveis de colesterol HDL e LDL estejam adequados. Mas, afinal, qual o valor ideal de colesterol HDL, por que é conhecido como bom e quando é considerado alto?
Níveis muito baixos de HDL ou altos de LDL podem ter efeitos negativos para o organismo, o que aumenta significativamente o risco de doenças.
O nível ideal de colesterol HDL no corpo humano deve ser superior a 40 mg/dl e inferior a 100 mg/dl. Lembrando que essa taxa é válida apenas para o colesterol HDL. Quanto ao colesterol total, para que seja considerado ideal deve estar pouco inferior a 200 mg/dl. Uma vez que o colesterol total passa de 240 mg/dl já é considerado um colesterol alto e prejudicial à saúde humana.
Mas, atenção! Quem pensa que o “bom” colesterol também não pode ser prejudicial está enganado. O colesterol HDL se acima de 100 mg/dl também pode ser danoso ao organismo. Uma recente pesquisa apresentou resultados que comprovam que pessoas com o colesterol HDL elevado podem apresentar maior perigo de hospitalização causadas por infecções e doenças infecciosas como um gastroenterite ou até mesmo uma pneumonia.
Para saber mais, clique aqui.
Quais são os principais sintomas e causas e como é feito o exame de HDL?
Como já mencionado, especificar quais são os principais sintomas e causas do colesterol HDL não é tarefa fácil, uma vez que colesterol alto em si não causa sintoma. O que pode acontecer é o paciente sofrer com sintomas de doenças acarretadas pelo alto colesterol, como doenças cardíacas, diabetes e uma série de doenças.
Os sintomas também podem ser variados em casos de doenças geradas a partir de um colesterol alto. Podem ser tontura, dor de cabeça, membros inchados e até palpitações cardíacas.
Mas, afinal, como é feito o exame de colesterol HDL? Para medir o nível de colesterol HDL é realizada a coleta de sangue. Sendo colhido, em geral, de uma veia do antebraço. O colesterol HDL, em algumas circunstâncias, também pode ser medido a partir de uma simples gota de sangue retirada do dedo.
Como controlar os níveis colesterol HDL?
Saber como controlar os níveis de colesterol HDL é importante para que o paciente estabeleça uma vida mais saudável. A prática de atividades físicas é fundamental, pois o sedentarismo é um grande aliado do alto colesterol total que se dá por um baixo nível de HDL.
Hábitos como o tabagismo podem ser um grande problema para seu organismo, fazendo com que aumente a concentração nas artérias dos colesteróis ruins (VLDL E LDL); provocando o risco do entupimento de veias. Além disso, outra maneira de manter seu nível de colesterol equilibrado é implementando em sua alimentação alimentos que apresentam um rico percentual de HDL (veja mais sobre o tema aqui).
Sendo assim, esse tripé de atividade física, alimentação saudável e abandono do tabagismo contribui de maneira efetiva para que o colesterol HDL fique equilibrado.
Por que controlar os níveis de colesterol HDL?
Por que controlar os níveis de colesterol HD é importante? Já vimos que o colesterol HDL equilibrado é fundamental para termos mais saúde. E, embora o colesterol alto não costuma apresentar sintomas, já vimos que ele é um componente ativo no quadro de vários problemas de saúde que podem ser evitadas, desde que o colesterol esteja dentro de níveis normais. Entre eles, estão:
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Infarto;
- Pressão alta;
- Entupimento de veias e artérias;
- Insuficiência cardíaca
- Aterosclerose
Levando em consideração que cada doença citada ainda pode apresentar desdobramentos, a lista é um fator bem convincente para se manter um colesterol equilibrado.
Quais cuidados devo ter para controlar os níveis de colesterol HDL?
Para ter o colesterol controlado, é importante se atentar a quais cuidados ter, pois alguns fatores são preponderantes.
Certos hábitos, condições e vícios cotidianos podem, certamente, sinalizar desequilíbrio no colesterol. Sendo que, quase sempre, esse deslocamento é para o alto nível de colesterol. Então, é de suma importância tomar alguns certos cuidados, pois o nível do colesterol HDL está totalmente ligado com alguns fatores, que são:
- Tabagismo;
- Histórico familiar (genética);
- Sedentarismo;
- Obesidade;
- Consumo de leite integral e seus derivados;
- Frituras;
- Carnes gordurosas;
- Consumo de margarina;
- Má alimentação em geral.
A alimentação é fator importante para o equilíbrio do colesterol. Veja 10 alimentos que ajudam a baixar o colesterol ruim.
Quais os outros tipos de colesterol?
Existem 3 tipos de colesterol. Além do colesterol HDL, quais os outros tipos de colesterol?
Há o colesterol LDL, considerado o colesterol ruim, e o colesterol VLDL, que é associado aos triglicerídeos. A soma desses três tipos de colesterol no organismo resulta no que chamado colesterol total.
Em português, o colesterol LDL significa “lipoproteína de baixa densidade”; já colesterol VLDL, significa “lipoproteína de muita baixa densidade”. Portanto, o trio de colesteróis no organismo fica da seguinte forma:
- Colesterol HDL (bom);
- Colesterol LDL (ruim);
- Colesterol VLDL (ruim).
LEIA MAIS: O que é colesterol total?
Como a dislipidemia está relacionada ao colesterol HDL?
Como a dislipidemia está relacionada ao colesterol HDL é uma pergunta recorrente. Mas, antes de responder a essa questão, vamos entender um pouco mais sobre a dislipidemia.
Existem dois tipos de dislipidemia: a primeira delas é a primária, que surge devido à fatores genéticos. Normalmente, o pai ou a mãe também têm dislipidemia.
Depois, temos a dislipidemia secundária, que pode ser causada por outras doenças (como diabetes); por uso de medicações (como diuréticos e corticoides); ou pelo estilo de vida sedentário e consumo excessivo de alimentos gordurosos.
A dislipidemia é caracterizada pelo nível alto de lipídios no sangue, ou seja, gordura no sangue. Quando esses níveis estão muito elevados, há o risco de placas de gordura se formarem ou se acumularem nas artérias. Esse quadro pode levar à obstrução do fluxo sanguíneo que vai para o coração e o cérebro.
Mas como a dislipidemia está relacionada ao colesterol HDL? A dislipidemia é também chamada de colesterol alto e ela surge quando os níveis de colesterol HDL estão baixos ou quando os níveis de colesterol ruim estão altos.
A dislipidemia geralmente está relacionada à obesidade, alimentação inadequada e falta de exercícios. Além disso, a dislipidemia geralmente não causa sintomas. Uma dieta saudável, exercícios físicos e medicamentos hipolipemiantes podem ajudar a prevenir complicações.
Separamos um artigo que fala sobre isso mais profundamente. Para saber se colesterol alto pode matar, clique aqui.