Colesterol alto pode matar? Saiba como prevenir, os sintomas, como tratar e conheça opções de dieta

O colesterol alto é considerado um dos grandes vilões ocultos entre as principais doenças do ser humano. Ele é tido como “oculto” justamente porque não apresenta sintomas específicos. Mas é possível indicar os sinais recorrentes de quem sofre com o colesterol alto. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, indigestão, mau hálito, prisão de ventre e palpitações são indicativos da alta presença de gordura ruim no organismo estão entre eles (leia mais aqui).

Mas você, certamente, já ouviu falar de colesterol bom e colesterol ruim. Isso se dá porque o colesterol tem papel importante no nosso corpo. Ele é uma substância cerosa que se assemelha à gordura e está em todas as células do organismo. Sua função ajuda acima de tudo na produção de hormônios e vitamina D, além de auxiliar na construção da estrutura da parede celular e contribuir na digestão dos alimentos.

Para saber se seus níveis de colesterol estão adequados, o mais indicado é realizar exame de sangue num laboratório ou posto de saúde para ter um diagnóstico preciso.

Mas o que pode causar o colesterol alto? O nosso corpo é capaz de fazer todo o colesterol necessário para cumprir as funções vitais do organismo, porém esta substância pode ser encontrada em uma grande quantidade de alimentos, e é aí que mora o problema. Ou seja, quando se consome esse tipo de alimento em excesso.

Os altos e preocupantes índices dos brasileiros que sofrem com o colesterol alto têm sido motivo de alerta entre os especialistas, em virtude do risco de morte que o consumo elevado de gordura ruim pode causar.

Nesse artigo, vamos esclarecer dúvidas que sempre surgem quando o assunto é colesterol, como, por exemplo: O que colesterol alto pode causar no corpo? Colesterol alto pode matar? O que é bom para diminuir colesterol alto? Como tratar? O que comer para controlar o colesterol alto? Como prevenir colesterol alto? Existe dieta ou chá para colesterol alto? Quais os valores ideais de colesterol?

O que colesterol alto pode causar no corpo

O que colesterol alto pode causar no corpo?

Para quem já tem diagnosticado o colesterol alto, o que é bom para é um acompanhamento médico próximo e a manutenção de atividades físicas e alimentação saudável. E a pergunta que sempre surge é o que colesterol alto pode causar no corpo? Se essas medidas não forem adotadas, os problemas causados pelo colesterol alto podem ir silenciosamente prejudicando a saúde.

+ LEIA MAIS: 10 bons hábitos para uma vida saudável e plena

Para saber como isso acontece, vamos entender como é o ‘movimento’ do colesterol dentro do organismo. O colesterol é enviado ao sistema circulatório em pequenos pacotes denominados lipoproteínas, os quais têm em sua composição gordura tanto em sua parte interna quanto na externa. Assim, existem dois tipos de lipoproteínas: as de baixa densidade, chamadas de LDL, e as de alta densidade, chamadas de HDL. Ambos os tipos devem se manter em equilíbrio e são conhecidos como o colesterol ruim e colesterol bom, respectivamente. Há, ainda, o VLDL, sobre o qual você pode ler aqui

Encontrado em alimentos saudáveis, o HDL é bom para o coração, pois carrega a gordura das artérias até o fígado e as elimina. Enquanto o ruim pode ser identificado em alimentos com gordura trans e saturada, que leva essa gordura para os tecidos. Ou seja, se consumidor em excesso, pode causar danos graves nas paredes internas das veias sanguíneas, como seu entupimento, podendo levar a ataques cardiovasculares e derrames.

Vale ponderar que o colesterol alto pode ser alcançado não só por alimentação, mas também por meio do consumo excessivo de álcool, uso de anabolizantes, assim como pode ter origem em herança familiar ou diabete descompensada, por exemplo.

Colesterol alto pode matar?

Sim, colesterol alto pode matar. Colesterol alto é um quadro sério e é um dos principais fatores de mortes por doenças cardiovasculares e acomete, inclusive, pessoas jovens. Em pesquisa feita e divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018, a cada 100 brasileiros, 40 sofrem de doenças cardiovasculares pelo aumento do colesterol ruim. Outro estudo importante realizado pela InterHeart, mostrou que 57% dos casos de infarto no Brasil poderiam ser evitados, caso os pacientes tivessem observado melhor o quadro de colesterol alto.

Colesterol alto pode matar

Muitas das vezes pessoas não adotam os devidos cuidados com a saúde, como atividade física e sono adequado, em virtude da correria do dia-a-dia. Essa falta de tempo, muitas vezes, também pode levar o indivíduo a consumir produtos industrializados, por exemplo, por serem mais práticos. O que é bom para mudar a realidade é virar a chave, adotar estilo de vida saudável, que inclui alimentação balanceada. Isso é fundamental, independente da fase de vida em que você se encontre.

O que é bom para diminuir colesterol alto? Como tratar?

O que é bom para diminuir colesterol alto, ou como tratar o colesterol alto são perguntas muito frequentes. O tratamento para o colesterol alto pode incluir o uso de remédios. A indicação vai depender do médico. Mas independente do uso de remédio, é fundamental, como já dito, adotar um estilo de vida mais saudável.

As mudanças no estilo de vida incluem alimentação saudável, controle de peso e atividade física regular.

O plano alimentar DASH é um exemplo (leia mais aqui). Outra é a dieta de mudanças terapêuticas no estilo de vida, que recomenda que você escolha gorduras mais saudáveis. Você deve limitar a gordura total e a gordura saturada. Além disso, como dito anteriormente, assim como a saturada, a gordura trans também traz graves problemas. Esse tipo de gordura é encontrado em alimentos fritos, assados ​​(bolos, crostas de torta, pizza congelada e biscoitos), margarinas etc. Por isso, há diversas campanhas pelo mundo afora sobre medidas para remover esse tipo de produto da rotina alimentar.

Com uma dieta mais saudável, naturalmente você perderá um pouco de peso e isso já será o suficiente para ajudar a baixar o colesterol.

O mais recomendado é que você consulte um médico ou nutricionista, que vai indicar a melhor dieta e o quanto você deve perder de peso. Mas, seja como for, o ideal é fazer isso de forma gradativa, com a perda de um quilo por semana, aproximadamente.   

O que é bom para diminuir colesterol alto Como tratar

O que comer para controlar o colesterol alto?

A editoria Viva Bem do portal UOL (Universo Online) reuniu profissionais para listar alimentos mais benéficos, ou seja, o que comer para controlar o colesterol alto. Fernando Costa, diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), Anna Carolina Alves, nutricionista do InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas de São Paulo e outros profissionais sugeriram uma lista para adicionar na sua dieta. Confira:

Aveia

A aveia contém um tipo de fibra solúvel, a betaglucana, que se liga ao colesterol da dieta no intestino, não permitindo a absorção e sendo excretado pelas fezes.

Maçã

A maça carrega fibras em sua casca que ajudam na diminuição de LDL e seus antioxidantes ajudam a reduzir a oxidação do colesterol.

Abacate

O abacate contém uma substância que compete no intestino com o colesterol, os fitoesteróis, que impedem que o colesterol seja absorvido. Essa fruta também é rica em gorduras monoinsaturadas, contribuindo para a diminuição do LDL circulante.

Oleaginosas (nozes)

Oleaginosas, conhecida como nozes, têm bastante similaridade com as propriedades do abacate, sendo fonte de fitoesteróis e boas gorduras para a saúde cardíaca e controle do colesterol. Entretanto, o consumo de nozes é recomendado de forma equilibrada, pois elas possuem um alto de teor de calorias. O consumo em excesso também pode se tornar prejudicial.

Soja e companhia

A soja e toda a família de grãos contêm substâncias que atuam no aumento do HDL circulante, como é o caso do isoflavonas. Substância benéfica ao controle de colesterol.

Como prevenir colesterol alto?

Uma rotina regular de atividades físicas, pois exercícios regulares ajudam a queimar gorduras e a baixar o nível de colesterol, e uma alimentação saudável, são maneiras de como prevenir o colesterol alto.

Como prevenir colesterol alto

Essa dieta deve evitar alimentos gordurosos como carnes vermelhas, pele de frango e frituras em geral, pois aumentam o risco de colesterol alto. Assim como o tabagismo. Parar de fumar é uma das medidas para se controlar ou prevenir o alto nível de colesterol.

Lembrando sempre que, apesar das dicas convencionais para manter o colesterol em níveis controlados, o mais recomendado é a consulta com um profissional.  

Existe dieta ou chá para colesterol alto?

Sim, existe dieta e também chá para colesterol alto. Essa dieta deve ser rica em frutas e vegetais, legumes, carnes brancas como peixe e frango. A opção mais saudável também deve evitar o consumo desses alimentos fritos. O ideal é consumir verduras e legumes cruz ou cozidos.

+ LEIA MAIS: Prevenir é melhor do que remediar

Quanto aos chás medicinais, eles ajudam, sim, a baixar os níveis de colesterol, entretanto, não substituem o tratamento recomendado pelo profissional para controlar o colesterol, sendo apenas um auxiliar ao tratamento, que de preferência, também deve ser recomendado por um nutricionista. Com base na cultura popular, é comum o uso de chá de alcachofra, de dente-de-leão, cúrcuma, mate, verde e vermelho.

Quais os valores ideais de colesterol?

Existem 3 tipos de colesterol, o LDL, o HDL e o VLDL. Vamos ver quais os valores ideais de colesterol:

LDL: “Colesterol ruim”

Os níveis adequados do colesterol LDL em pessoas saudáveis deverão estar abaixo dos 130 mg/dL sangue e para as pessoas que apresentam algum quadro de risco os níveis não deverão ultrapassar os 70 mg/dL.

HDL: “Colesterol bom”

Os níveis adequados de colesterol HDL devem ser superiores a 40 mg/dL de sangue.

VLDL

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

Quais os valores ideais de colesterol

Homeopatia para prevenir colesterol alto

Além de todas as medidas mencionadas de como prevenir e como tratar colesterol alto, a homeopatia é mais uma opção segura e confiável. Muitos dos produtos elaborados a partir do processo homeopático podem ser usados no tratamento de colesterol alto. Na farmácia da Homeopatia Brasil, você encontra esses produtos. Confira alguns deles:

Óleo de abacate

O óleo de abacate é rica fonte de vitamina E e vitamina A, é um antioxidante natural e, devido a presença de gorduras monoinsaturadas, auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom).

Mel flor de angico orgânico

Estudos científicos já demonstraram que o mel reduz o colesterol considerado “ruim” (LDL) enquanto aumenta o colesterol “bom” (HDL). Por esse motivo, ele é um excelente substituto para o açúcar. Além disso, é benéfico para o coração, uma vez que o colesterol e os triglicerídeos elevados são fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Linhaça

A linha regula a pressão arterial e a coagulação, ajudando reduzir o colesterol total e o mau colesterol. Também auxilia na proteção cardiovascular, dilatação vascular, resposta imunológica e prevenção de depósitos de gorduras nos tecidos e artérias.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram