Colesterol HDL: o que é, para que serve e qual o valor ideal

O colesterol HDL, também conhecido como o bom colesterol, é uma lipoproteína de alta densidade. Ele é um tipo de colesterol importante para o bom funcionamento do corpo, pois atua no processo de eliminação de gorduras do organismo, ajudando a prevenir doenças do coração. Seu papel é transportar o colesterol dos tecidos do corpo humano para o fígado. Esse transporte é tratado na medicina como o transporte reverso.

O termo HDL vem do inglês high density lipoprotein que em português tem o significado de “lipoproteína de alta densidade”.

O colesterol HDL exerce uma função contraria ao LDL e VLDL, que são considerados os colesteróis ruins (veja mais abaixo).

O colesterol HDL funciona como um elemento de limpeza no organismo. De forma simplificada, é possível dizer que ele tira o colesterol das artérias e os conduz até o fígado, onde será eliminado. Isso impede que o corpo apresente excesso de colesterol nas artérias.

Nesse artigo, além de entendermos melhor o que é o colesterol HDL, vamos ver, também, qual o valor ideal do colesterol HDL no corpo; porque o colesterol HDL é conhecido como bom; quando é considerado alto o nível de colesterol HDL; quais cuidados devo ter com alimentação para manter o colesterol HDL em níveis saudáveis; para que serve o colesterol HDL; onde se encontra o colesterol HDL; quais os outros tipos de colesterol; por que é conhecido como bom; quais cuidados devo ter como o colesterol HDL; como controlar os níveis do colesterol, porque controlar os níveis de colesterol; como a dislipidemia está relacionada ao colesterol; onde ele se encontra; principais sintomas e causas do alto colesterol e como é feito o exame de colesterol.

Colesterol HDL: o que é, porque é conhecido como bom e para que serve o colesterol HDL?

colesterol hdl o que é

Como já dito, o colesterol HDL remove as moléculas de gordura de dentro dos vasos e as transporta até o fígado, onde são devidamente metabolizadas e eliminadas do corpo. Mas, para que serve o colesterol HDL?

O colesterol HDL possui ação anticoagulante, anti-inflamatória e antioxidante quando está em quantidades ideais no sangue. O colesterol HDL também auxilia na produção de hormônios, da bile e da vitamina D, que são importantes para o bom funcionamento do organismo.

Dessa forma, o colesterol HDL atua como protetor cardiovascular, prevenindo o desenvolvimento de doenças, como infarto, aterosclerose, AVC e trombose, por exemplo.

Colesterol HDL: onde ele se encontra?

alimentos com bom colesterol

Já descobrimos para que serve o colesterol HDL, mas, onde ele se encontra? O colesterol HDL pode ser encontrado em diversos alimentos como:

  • Abacate;
  • Nozes;
  • Avelã;
  • Castanhas;
  • Peixes ricos em ômega 3;
  • Sementes de girassol;
  • Sementes de gergelim;
  • Óleo de canola;
  • Azeitona;
  • Azeite.

Qual o valor ideal de colesterol HDL e quando é considerado alto?

valor ideal colesterol hdl

Para que o colesterol HDL possa desempenhar suas funções corretamente e trazer todos os benefícios mencionados acima, é importante que os níveis de colesterol HDL e LDL estejam adequados. Mas, afinal, qual o valor ideal de colesterol HDL, por que é conhecido como bom e quando é considerado alto?

Níveis muito baixos de HDL ou altos de LDL podem ter efeitos negativos para o organismo, o que aumenta significativamente o risco de doenças.

O nível ideal de colesterol HDL no corpo humano deve ser superior a 40 mg/dl e inferior a 100 mg/dl. Lembrando que essa taxa é válida apenas para o colesterol HDL. Quanto ao colesterol total, para que seja considerado ideal deve estar pouco inferior a 200 mg/dl. Uma vez que o colesterol total passa de 240 mg/dl já é considerado um colesterol alto e prejudicial à saúde humana.

Mas, atenção! Quem pensa que o “bom” colesterol também não pode ser prejudicial está enganado. O colesterol HDL se acima de 100 mg/dl também pode ser danoso ao organismo. Uma recente pesquisa apresentou resultados que comprovam que pessoas com o colesterol HDL elevado podem apresentar maior perigo de hospitalização causadas por infecções e doenças infecciosas como um gastroenterite ou até mesmo uma pneumonia.

Para saber mais, clique aqui.

Quais são os principais sintomas e causas e como é feito o exame de HDL?

principais sintomas colesterol alto

Como já mencionado, especificar quais são os principais sintomas e causas do colesterol HDL não é tarefa fácil, uma vez que colesterol alto em si não causa sintoma. O que pode acontecer é o paciente sofrer com sintomas de doenças acarretadas pelo alto colesterol, como doenças cardíacas, diabetes e uma série de doenças.

Os sintomas também podem ser variados em casos de doenças geradas a partir de um colesterol alto. Podem ser tontura, dor de cabeça, membros inchados e até palpitações cardíacas.

Mas, afinal, como é feito o exame de colesterol HDL? Para medir o nível de colesterol HDL é realizada a coleta de sangue. Sendo colhido, em geral, de uma veia do antebraço. O colesterol HDL, em algumas circunstâncias, também pode ser medido a partir de uma simples gota de sangue retirada do dedo.

Como controlar os níveis colesterol HDL?

como controlar colesterol

Saber como controlar os níveis de colesterol HDL é importante para que o paciente estabeleça uma vida mais saudável. A prática de atividades físicas é fundamental, pois o sedentarismo é um grande aliado do alto colesterol total que se dá por um baixo nível de HDL.

Hábitos como o tabagismo podem ser um grande problema para seu organismo, fazendo com que aumente a concentração nas artérias dos colesteróis ruins (VLDL E LDL); provocando o risco do entupimento de veias. Além disso, outra maneira de manter seu nível de colesterol equilibrado é implementando em sua alimentação alimentos que apresentam um rico percentual de HDL (veja mais sobre o tema aqui).

Sendo assim, esse tripé de atividade física, alimentação saudável e abandono do tabagismo contribui de maneira efetiva para que o colesterol HDL fique equilibrado.

Por que controlar os níveis de colesterol HDL?

por que e como controlar níveis de colesterol

Por que controlar os níveis de colesterol HD é importante? Já vimos que o colesterol HDL equilibrado é fundamental para termos mais saúde. E, embora o colesterol alto não costuma apresentar sintomas, já vimos que ele é um componente ativo no quadro de vários problemas de saúde que podem ser evitadas, desde que o colesterol esteja dentro de níveis normais. Entre eles, estão:

  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Infarto;
  • Pressão alta;
  • Entupimento de veias e artérias;
  • Insuficiência cardíaca
  • Aterosclerose

Levando em consideração que cada doença citada ainda pode apresentar desdobramentos, a lista é um fator bem convincente para se manter um colesterol equilibrado.

Quais cuidados devo ter para controlar os níveis de colesterol HDL?

o que fazer para controlar o colesterol

Para ter o colesterol controlado, é importante se atentar a quais cuidados ter, pois alguns fatores são preponderantes.

Certos hábitos, condições e vícios cotidianos podem, certamente, sinalizar desequilíbrio no colesterol. Sendo que, quase sempre, esse deslocamento é para o alto nível de colesterol. Então, é de suma importância tomar alguns certos cuidados, pois o nível do colesterol HDL está totalmente ligado com alguns fatores, que são:

  • Tabagismo;
  • Histórico familiar (genética);
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Consumo de leite integral e seus derivados;
  • Frituras;
  • Carnes gordurosas;
  • Consumo de margarina;
  • Má alimentação em geral.

A alimentação é fator importante para o equilíbrio do colesterol. Veja 10 alimentos que ajudam a baixar o colesterol ruim.

Quais os outros tipos de colesterol?

Existem 3 tipos de colesterol. Além do colesterol HDL, quais os outros tipos de colesterol?

Há o colesterol LDL, considerado o colesterol ruim, e o colesterol VLDL, que é associado aos triglicerídeos. A soma desses três tipos de colesterol no organismo resulta no que chamado colesterol total.

Em português, o colesterol LDL significa “lipoproteína de baixa densidade”; já colesterol VLDL, significa “lipoproteína de muita baixa densidade”. Portanto, o trio de colesteróis no organismo fica da seguinte forma:

  • Colesterol HDL (bom);
  • Colesterol LDL (ruim);
  • Colesterol VLDL (ruim).

LEIA MAIS: O que é colesterol total?

Como a dislipidemia está relacionada ao colesterol HDL?

Como a dislipidemia está relacionada ao colesterol HDL é uma pergunta recorrente. Mas, antes de responder a essa questão, vamos entender um pouco mais sobre a dislipidemia.

Existem dois tipos de dislipidemia: a primeira delas é a primária, que surge devido à fatores genéticos. Normalmente, o pai ou a mãe também têm dislipidemia.

Depois, temos a dislipidemia secundária, que pode ser causada por outras doenças (como diabetes); por uso de medicações (como diuréticos e corticoides); ou pelo estilo de vida sedentário e consumo excessivo de alimentos gordurosos.

A dislipidemia é caracterizada pelo nível alto de lipídios no sangue, ou seja, gordura no sangue. Quando esses níveis estão muito elevados, há o risco de placas de gordura se formarem ou se acumularem nas artérias. Esse quadro pode levar à obstrução do fluxo sanguíneo que vai para o coração e o cérebro.

Mas como a dislipidemia está relacionada ao colesterol HDL? A dislipidemia é também chamada de colesterol alto e ela surge quando os níveis de colesterol HDL estão baixos ou quando os níveis de colesterol ruim estão altos.

A dislipidemia geralmente está relacionada à obesidade, alimentação inadequada e falta de exercícios. Além disso, a dislipidemia geralmente não causa sintomas. Uma dieta saudável, exercícios físicos e medicamentos hipolipemiantes podem ajudar a prevenir complicações.

Separamos um artigo que fala sobre isso mais profundamente. Para saber se colesterol alto pode matar, clique aqui.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram