Solo orgânico, como o próprio nome sugere, é um solo composto por materiais orgânicos. Material orgânico, por sua vez, é tudo aquilo que já foi um organismo vivo, como cascas e restos de frutas, vegetais, folhas e restos animais. O solo orgânico se nutre da decomposição desses vegetais, animais e dos microrganismos.
Nesse artigo, você vai ver mais detalhes sobre o que é solo orgânico, solo orgânico características, receita de solo orgânico e, também, vai entender a diferença entre solo orgânico e inorgânico.
Qual a diferença entre solo orgânico e inorgânico?
Quando se fala em solo orgânico ou o que é solo orgânico, quase que imediatamente se associa com seu oposto, que é o solo inorgânico. Mas qual a diferença entre solo orgânico e inorgânico?
Como já citado acima, o solo orgânico é aquele solo composto pela decomposição vegetal, animal ou de microrganismos. Não podemos falar de solo orgânico sem falar do húmus. O húmus é a matéria escura responsável por dar fertilidade ao solo orgânico e ele fica depositado no solo quando existe a presença de oxigênio. Um outro fator importante para o solo orgânico é a turfa. A turfa surge a partir da falta de oxigênio e chega ao solo através dos fungos e dos microrganismos.
LEIA MAIS: O que é calêndula, como usar e quais os benefícios
O solo inorgânico não possui restos decompostos de nenhum organismo que já teve vida. O solo inorgânico surge a partir do tempo geológico, por meio da decomposição de rochas, causada quase sempre por fatores climáticos ao longo do tempo. Elementos importantes podem ser encontrados no solo inorgânico como o quartzo, calcário, mica e a argila. O solo inorgânico não é apropriado para atividade da agricultura. Ele é encontrado em territórios pouco férteis e geralmente de muita sequidão, como em áreas de deserto, por exemplo.
Receita de solo orgânico
Para se obter um solo orgânico, a melhor receita de solo orgânico é um bom adubo orgânico. Esse tipo de adubo pode ser comprado ou produzido de forma caseira.
Seja qual for o método escolhido, o fato é que uma adubagem orgânica feita de maneira correta pode elevar seu solo inorgânico à condição de solo orgânico. Para saber mais sobre adubo organico, clique e leia este artigo do Canal Agro do jornal Estadão.
O adubo orgânico pode ser produzido, como já dito, por restos vegetais, como folhas secas; com dejetos de animais, como esterco de vaca, e com restos de alimentos, por exemplo. O adubo orgânico é rico em minerais, como nitrogênio e cálcio e, resultante de processos de compostagem, o adubo orgânico pode ser aplicado direto na terra ao redor das plantas como nutrição ou como preparação para o plantio.
Confira o passo a passo de uma receita de solo orgânico simples para fazer o seu próprio adubo orgânico de maneira caseira e assim obter um bom solo orgânico:
1 – Em um liquidificador adicione cascas de frutas, restos de alimentos (não temperados), restos animais (como peixes e aves) numa quantidade que o aparelho consiga bater sem dificuldade. Caso precise, adicione um pouco de água, apenas para que auxilie a triturar os alimentos. Quanto menos água melhor;
2 – Ao terminar o processo, distribua toda a mistura imediatamente em seus vasos de plantas;
3 – Regue as plantas imediatamente após adicionar a mistura como cobertura do solo. Pronto!!!
Outra opção para trabalhar com adubo orgânico é batendo (ou cozinhando) restos de vegetais e alimentos, coando e usando o caldo para regar as plantas, sejam comestíveis ou decorativas. Atente para o fato de que alguns nutrientes podem se perder durante o cozimento. Conforme for o ingrediente escolhido, é mais indicado apenas bater no liquidificador e coar.
De qualquer maneira, a matéria sólida que sobra após coar também pode ser dispersada no solo, proporcionando, além de nutrientes que serão absorvidos mais lentamente, uma camada de proteção na base das plantas.
Existem inúmeras maneiras de se produzir adubo orgânico e eles se subdividem em diferentes tipos, como misto, o composto, o organomineral, o vermicomposto e até os feitos de logo de esgoto.
Confira aqui outras formas de se obter adubo orgânico e ainda ajudar o meio ambiente.
Características do solo orgânico
Muitas pessoas pesquisam na internet “solo orgânico características” e querem saber quais são. A principal é sua alta fertilidade. Por ser muito rico em nutrientes, o solo orgânico é propício para a agricultura.
Todos os materiais orgânicos que compõe o solo orgânico, ou seja, restos de animais, vegetais e microorganismos – ao final do processo vão virar solo, também. Dessa matéria se origina, como já dito, o húmus e a turfa, dependente da presença ou não de oxigênio. Descubra como é fabricado composto orgânico lendo essa matéria da Embrapa.
O húmus é um material escuro, que fertiliza o solo e ali se deposita em estado aeróbico (presença de oxigênio) através dos animais. A turfa é uma matéria orgânica que se forma por processos anaeróbicos (sem oxigênio) através de fungos, bactérias e outros microrganismos.
Aprenda, também, o que é fertilizante orgânico e como usar.
Solo orgânico e agricultura orgânica
O solo orgânico é o solo utilizado na agricultura orgânica, também chamada de agricultura biológica. Esse é um tipo de agricultura alternativa que tem por finalidade a oferta de produtos saudáveis, priorizando a qualidade do alimento. Leia material completo a respeito aqui.