Colesterol LDL: o que é, quais os sintomas e taxas ideais

Sumário

O termo colesterol LDL vem do inglês Low Density Lipoprotein, que em português significa Lipoproteínas de Baixa Densidade. Mas, popularmente, o que é colesterol LDL. O colesterol LDL também é conhecido grosso modo como o “colesterol ruim”, juntamente com o VLDL. A lipoproteína que compõe o colesterol LDL transporta o colesterol e os triglicerídeos do intestino delgado e do fígado para as células e tecidos do corpo. O colesterol LDL compõe o colesterol total presente no corpo humano junto com o HDL (colesterol bom) e o VLDL. O colesterol LDL em altas taxas pode ocasionar em sérios riscos para a saúde como um acidente vascular cerebral ou uma parada cardiovascular.

Existem muitas dúvidas com relação aos perigos do colesterol LDL, alguns o confundem com o bom colesterol, outros não sabem exatamente seus efeitos no organismo humano. Nesse artigo, vamos ver o que é colesterol LDL, quais os tipos de colesterol, quais os sintomas do colesterol LDL alto e por que pode estar alto? Se a alteração tem relação com alimentação? Também vamos aprender a como abaixar o colesterol LDL e como controlar. E descobrir quando é perigoso o colesterol LDL, quais as taxas ideais do colesterol LDL e veja como medir o colesterol LDL

Quais os sintomas do colesterol LDL alto?

Colesterol LDL alto

Uma das dificuldades de se estar com uma alta taxa de colesterol LDL é justamente saber quais os sintomas do colesterol LDL alto e o que é, já que muitas das vezes nosso organismo pode sequer manifestar a alteração. Mas se engana quem pensa que o corpo humano passa ileso a uma alta taxa de colesterol LDL. Isso porque muitas vezes ele se manifesta quando alguma doença mais grave já foi desenvolvida. Na maioria das vezes essa doença está ligada a problemas cardiovasculares, ou como é conhecido popularmente, problemas do coração. Por isso é importante ficar atento a sintomas de cansaço frequente, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações, pois esse quadro pode indicar um problema cardiovascular ocasionado pela alta taxa de colesterol LDL.

Para esse acompanhamento, é importante também que o paciente realize exames de rotina com frequência. São nesses check-ups periódicos que problemas como o colesterol LDL podem ser descobertos por profissionais.

Além desses cuidados, outra recomendação é sempre observar seus hábitos alimentares, pois alguns alimentos, se consumidos em excesso, podem fazer disparam as taxas de colesterol LDL.

LEIA MAIS: Colesterol alto pode matar? Saiba como prevenir, os sintomas, como tratar e conheça opções de dieta

Por que pode estar alto? Tem relação com alimentação?

Colesterol LDL tem a ver com a alimentação?

Quando se trata de colesterol LDL, saber por que pode estar alto e se tem relação com alimentação são os primeiros passos para se fazer um controle.

Certos alimentos surgem como os grandes vilões das pessoas com tendência ou que já estão diagnosticadas com o alto colesterol LDL. Entende-se que para uma vida mais saudável é indicado que nossas refeições sejam ricas em fibras oriundas de folhas, legumes e vegetais. Entretanto, na sociedade moderna é cada vez mais comum nos depararmos com pessoas se alimentando de forma inadequada. Má alimentação essa que, na maioria dos casos, cobra um preço bem salgado.

O colesterol LDL tem suas taxas elevadas quando o paciente se alimenta de alimentos ricos em gordura. As famosas frituras, como os bolinhos, os pasteis e a longa lista de salgados. As batatas fritas, as carnes gordurosas são alimentos que apresentam uma alta taxa de colesterol LDL. Mas não são apenas os salgados que compõe essa lista de alimentos estimulantes do colesterol. Os doces também são responsáveis pela elevação dos níveis do colesterol ruim. Alimentos como o chocolate e o achocolatado, o leite condensado, o creme de leite e até mesmo o leite integral possuem um valor elevado de colesterol. Embutidos como a mortadela e o salaminho também são um verdadeiro “veneno” quando o assunto é colesterol alto. O mesmo vale para o bacon e queijos gordos.

Todos esses alimentos citados, somados a uma vida sedentária, fazem com que fatalmente as taxa de colesterol do corpo humano disparem. A boa notícia é que o controle no consumo desse tipo de alimento, somado à prática de exercícios físicos e hábitos mais saudáveis ajudam de maneira efetiva a reduzir as taxas de colesterol LDL. Veja mais abaixo sobre como abaixar o colesterol LDL e como controlar.

Além da alimentação e estilo de vida, existem outros quadros que podem, sim, alterar os níveis de colesterol LDL no organismo. Dentre eles está o excesso de peso, uso de alguns medicamentos como corticosteroides e outros para tratamento do HIV, além de causas genéticas.

Para entender mais sobre a alimentação e sua relação com doenças cardíacas clique aqui.

Como abaixar o colesterol LDL? E como controlar?

Como abaixar o colesterol LDL? E como controlar?

Quando os níveis de colesterol estão altos, essas gorduras podem grudar nas paredes das artérias e deixar os vasos sanguíneos mais estreitos ou até mesmo entupidos. Por isso é importante manter esses níveis sob controle.

Na consulta com um especialista é possível receber a indicação de medicamentos próprios para reduzir as taxas de colesterol LDL. Mas para além de remédios, o ponto central sobre como abaixar o colesterol LDL e como controlar está, como já mencionado, ligado à alimentação e atividades físicas. É a famosa “mudança no estilo de vida” que faz toda a diferença.

Para controlar os níveis de colesterol total é recomendado que o paciente estabeleça uma vida mais saudável. Pratique atividades físicas, pois o sedentarismo é um grande aliado do alto colesterol total que se dá por um baixo nível de HDL.

Hábitos como o tabagismo também podem ser um grande problema para seu organismo, fazendo com os colesteróis ruins (VLDL E LDL) tenham uma grande concentração nas artérias, favorecendo o entupimento de veias.

Outra maneira de como controlar o colesterol é implementando em sua alimentação os alimentos que apresentam um rico percentual de HDL, o colesterol bom. Esses alimentos fazem com que seu organismo suba os níveis do bom colesterol e consequentemente, abaixe os níveis do colesterol ruim. Você pode inserir na sua dieta cotidiana alimentos como abacate, nozes, avelã, castanhas, peixes ricos em ômega 3, sementes de girassol, sementes de gergelim, óleo de canola, azeitona e azeite. Além das já mencionadas frutas, verduras e vegetais variados.

O colesterol bom, em excesso, também pode fazer mal pra saúde. Entenda lendo este artigo.

Quando é perigoso o colesterol LDL?

Quando o colesterol LDL é perigoso?

Se o assunto é colesterol LDL, é importante saber quando está alto e quando é perigoso. O valor considerado normal deve ser abaixo dos 130 mg/dL de sangue. Em se tratando se pessoas que apresentem algum quadro de risco cardiovascular, os níveis devem estar mais baixos e não devem ultrapassar os 70 mg/dL.

O colesterol total para ser considerado ideal deve estar um pouco inferior a 200 mg/dl. O colesterol total sendo superior a 240 mg/dl já pode ser considerado um colesterol alto e prejudicial à saúde humana. O nível ideal de colesterol HDL no corpo humano deve ser superior a 40 mg/dl e inferior a 100 mg/dl. Lembrando que essa taxa é válida apenas para o colesterol HDL.

Lembrando que, um colesterol HDL alto, acima de 100 mg/dl também pode ser responsável para que o colesterol total ultrapasse os 240 mg/dl. Veja mais sobre os níveis ideais de colesterol LDL aqui.

E por que é perigoso o alto colesterol LDL?

Veja alguns dos males que podem ser causados pelo colesterol total alto:

•     Acidente vascular cerebral (AVC);

•     Infarto;

•     Pressão alta;

•     Entupimento de veias e artérias;

•     Insuficiência cardíaca

•     Aterosclerose

Veja mais sobre os riscos de colesterol alto aqui.

Taxas ideais do colesterol LDL

As taxas ideais do colesterol total, como já dito, devem estar abaixo de 130 mg/dl. Considerando é claro que, em pessoas que já apresentam problemas cardíacos, para seguirem fora de risco, essa taxa tem de estar no nível máximo de 70 mg/dl.

Veja como medir o colesterol LDL

A maneira mais convencional de saber como medir o colesterol é a partir de um exame de sangue. O sangue é colhido após um jejum de 12 horas e por meio da análise é possível medir as gorduras presentes nele como o HDL, VLDL, LDL e triglicerídeos.

Quais os tipos de colesterol?

Agora vamos ver em detalhes quais os tipos de colesterol.

O colesterol total é constituído por três tipos de colesterol: o HDL, LDL e o VLDL. Mas engana-se quem pensa que esses três colesteróis sejam a mesma coisa ou que até mesmo desempenham a mesma função.

O colesterol HDL ou também conhecido como o bom colesterol, é o responsável por transportar o colesterol dos tecidos do corpo humano para o fígado. Esse transporte é tratado na medicina como o transporte reverso. O termo HDL vem do inglês High Density Lipoprotein que em português tem o significado de Lipoproteína de Alta Densidade. O HDL exerce uma função contraria ao LDL e VLDL, os colesteróis ruins.

O HDL funciona como um elemento de limpeza no organismo. Tirando o colesterol das artérias e os conduzindo até o fígado, a partir de onde serão processados e eliminados. Isso impede que o corpo apresente o indesejável problema de excesso de colesterol nas artérias. Ele é um faxineiro do organismo.

O mal colesterol, ou o colesterol LDL faz a ação contrária, ou seja, leva partículas do colesterol acumulado no fígado e em outras partes do organismo até as artérias. Papel semelhante realiza o colesterol VLDL, o outro colesterol ruim. A diferença entre eles está expressa justamente na sigla. Enquanto o LDL é lipoproteína de baixa densidade, o VLDL aparece como a Lipoproteína de Muito Baixa Densidade. Leia mais aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn