O que é um médico homeopata e quais os tipos de doença ele atende? Existe para ansiedade? E infantil?

Médico homeopata é o profissional que, além de ser formado em medicina, se especializou em homeopatia. Homeopatia, por sua vez, é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Trata-se de uma ciência desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann há mais de 220 anos (leia mais abaixo). O médico homeopata é o profissional que domina as formas de uso e aplicação da homeopatia.  

Nesse artigo, além de entender melhor a atividade de um médico homeopata, vamos ver de forma mais detalhada o que é para que serve a homeopatia, quais os tipos de doenças um médico homeopata pode tratar, se serve para ansiedade, como é a consulta de um médico homeopata, qual a diferença entre o médico homeopata infantil e o pediatra convencional.

Também vamos abordar algumas curiosidades, como, por exemplo, quanto é a consulta de um médico homeopata e qual é o salário de um médico homeopata.

Quais os tipos de doenças um médico homeopata pode tratar?

Existe uma máxima que diz que a homeopatia trata o doente e não a doença, considerando o paciente em sua totalidade, abrangendo sua realidade física, emocional e psíquica. Sendo assim, é possível dizer que o médico homeopata pode tratar de qualquer tipo de doença,  uma vez que seu foco é o paciente. Além disso, a homeopatia age de forma a fornecer ao organismo caminhos para a cura, qualquer que seja o problema. Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico e atua para a  manutenção ou recuperação do equilíbrio vital do paciente. Ou seja, atua no paciente como um todo, podendo ser uma terapia importante para auxiliar na melhora de qualquer caso.

Quais os tipos de doenças um médico homeopata pode tratar

Além dessa definição de homeopatia, existem estudos que comprovam a eficácia da homeopatia em diferentes tipos de doenças, inclusive doenças endêmicas, com a vantagem de ser uma terapia segura e mais suave para o organismo.

Para ficar mais claro, vamos uma lista de doenças que o médico homeopata pode tratar, ficando assim clara a variedade da atuação e o alcance dessa terapia.

Doenças respiratórias

Rinites alérgicas, doenças respiratórias relacionadas como bronquite, sinusite e asma podem utilizar da homeopatia para serem equilibradas no organismo. O médico homeopata vai buscar o medicamento adequado para balancear os alérgenos, por exemplo, medida que reduz o número de crises ligadas à alergia.

Problemas emocionais

Condições como estresse, ansiedade, síndrome de pânico e outros sintomas psicoemocionais também podem ser abordadas pelo médico homeopata. Ele pode fazer uma avaliação profunda do estado emocional do paciente, seu histórico de saúde-doença e, por meio dessa ação, chegar a um diagnóstico personalizado e, por consequência, ao medicamento mais adequado para cada caso.

Problemas gastrointestinais

Os problemas gastrointestinais também são tratados por médico homeopata. Prisões de ventre ou episódios frequentes de diarreia, gastrites, úlceras e demais desconfortos gastrointestinais costumam ter relação com o emocional e estresse. O médico homeopata vai buscar a causa da doença e encontrar o melhor caminho, inclusive podendo indicar medicamento que atue na gestão das emoções, de forma a equilibrar a parte digestiva.

Disfunções na tireoide

O médico homeopata pode ter ação bem específica, também, como em casos de hipo ou hipertireoidismo, em que a homeopatia pode ser um excelente coadjuvante no tratamento.

Sobrepeso e obesidade

O médico homeopata não vai prescrever um tratamento para emagrecer, mas ele tem condições de prescrever medicamento que vai ajudar a, por exemplo, reduzir a ansiedade que, normalmente, é uma das causas da compulsão alimentar.

Quais os tipos de doenças um médico homeopata pode tratar

Como é a consulta de um médico homeopata?

A consulta de um médico homeopata apresenta algumas diferenças em relação às consultas realizadas na área da medicina tradicional.

A renomada doutora Christiane Fuji, formada em medicina pela Furb (Universidade Regional de Blumenau) revelou em seu site como é a consulta com um médico homeopata; veja.

Perguntas sobre a vida do paciente

Para identificar as causas de uma determinada doença ou condição de saúde, é preciso buscar as origens do desequilíbrio no organismo do paciente. Para isso, o médico homeopata costuma fazer uma série de perguntas para obter uma análise completa da vida de cada paciente.

Os principais questionamentos envolvem hábitos alimentares, traumas de infâncias, genética familiar, qualidade do sono, problemas emocionais etc. Quanto mais informações o paciente fornecer, melhor será para o médico avaliar seu caso.

Exames laboratoriais

Ao final da consulta, o médico homeopata poderá solicitar a realização de exames laboratoriais. Diferente da medicina tradicional, os exames utilizados na área da homeopatia visam servir como um parâmetro para fazer o prognóstico da doença e acompanhar a evolução do paciente.

Prescrição de medicamentos homeopáticos

Após reunir informações completas sobre a saúde física, mental e emocional do paciente, o profissional poderá prescrever o uso de medicamentos homeopáticos, bem como sua quantidade e forma de consumo. Vale lembrar que cada receita é individualizada e os remédios homeopáticos não devem ser compartilhados com outras pessoas.

Se o tratamento iniciar antes da manifestação clínica da doença, os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados de maneira isolada. No entanto, quando a doença já se manifestou, é necessário avaliar a associação ou não do uso de medicamentos alopáticos.

Indicação de tratamentos complementares

Além dos medicamentos, o médico poderá indicar tratamentos complementares para o paciente. Essas terapêuticas são empregadas atendendo aos mesmos princípios da homeopatia, visando restaurar o equilíbrio da saúde física, mental e emocional.

Como é a consulta de um médico homeopata

Acompanhamento do paciente

As consultas de acompanhamento têm como objetivo avaliar o paciente de maneira sistêmica, procurando identificar como seu organismo está reagindo ao tratamento homeopático. Dessa forma, as consultas visam analisar se os sinais e sintomas apresentaram uma melhora, permaneceram estagnados ou se agravaram.

O acompanhamento do paciente também é necessário para identificar possíveis novos sintomas ou o reaparecimento de sintomas antigos. Caso seja necessário, o médico poderá alterar as doses ou prescrever um novo medicamento.

Qual a diferença entre o médico homeopata infantil e o pediatra convencional?

Qual a diferença entre o médico homeopata e o pediatra convencional é pergunta muito comum entre os que estão passando a conhecer a homeopatia. Estar atento aos detalhes é a chave para a indicação da homeopatia em diversos tratamentos e, no caso do médico homeopata infantil, isso é ainda mais importante.

+LEIA MAIS: Homeopatia pediátrica – atenção aos pequenos detalhes

O médico homeopata infantil se utiliza de suas habilidades para, junto com os pais e a família, descobrir para além dos sintomas de uma doença, os comportamentos fora do comum da criança. Uma entrevista minuciosa ajudará o médico homeopata a indicar a melhor combinação de medicamentos de homeopatia pediátrica para reequilibrar a energia vital das crianças, dando suporte para que o corpo e a mente se ajustem. Mais do que controlar os sintomas, a homeopatia pediátrica visa tratar os desequilíbrios orgânicos (como a recorrência de infecções, gripes e resfriados), psicológicos (como fobias e medos) e emocionais (como estresse, por exemplo).

O que é exatamente e para que serve a homeopatia?

O que é e para que serve a homeopatia? A homeopatia é o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo. Essa ciência é utilizada para restabelecer o equilíbrio da energia vital e tratar uma infinidade de doenças físicas e psicológicas, sendo considerada, inclusive, uma importante terapêutica para a ansiedade. A homeopatia também é usada para tratar pragas e doenças em plantas e animais.

O que é exatamente e para que serve a homeopatia

Samuel Hahnemann, quando desenvolveu a homeopatia, tinha por objetivo uma terapêutica que tratasse os doentes em sua totalidade, sem prejuízos à saúde.

Naquela época, os medicamentos utilizados traziam mais danos do que benefícios e Hahnemann não se conformava com essa realidade. Ele deu início, então, a uma pesquisa farmacológica em busca de medicamentos que promovessem a cura sem prejudicar o paciente. A medicina homeopática é utilizada para restabelecer o equilíbrio da energia vital e tratar doenças físicas e psicológicas. A homeopatia trata os doentes em sua totalidade e pode ser utilizada em todos os pacientes, independentemente da idade e dos quadros de doença que apresentem. A medicina homeopática pode ser usada inclusive por bebês, idosos e gestantes. A homeopatia também é usada para tratar pragas e doenças em plantas e animais.

Homeopatia pode ajudar no tratamento para ansiedade?

Um sinal de que as coisas estão saindo do controle é quando seu corpo e mente começam a acusar para ansiedade e nervosismo excessivos. Neste momento, um médico homeopata pode ajudar.

Os problemas cotidianos, pessoais ou profissionais, traumas, perdas entre outras situações podem causar doenças psicológicas como a ansiedade.

Uma crise nervosa em si não é uma doença, mas é a resposta do corpo a uma situação de grande estresse. É um alerta para que a pessoa busque ajuda e investigue a verdadeira causa desse sintoma. Um médico homeopata tem condições de diagnosticar o problema, apontar um tratamento e acompanhar a resposta do paciente.

+LEIA MAIS: Homeopatia para ansiedade: a cura para o mal dos novos tempos

O médico homeopata vai procurar entender qual é a origem da ansiedade do paciente para tratá-lo de forma personalizada. A experiência de especialistas tem mostrado que essa abordagem para ansiedade traz resposta muito positiva dos pacientes, que conseguem recuperar seu equilíbrio.

Diferente da medicina convencional, um médico homeopata não busca tratar a ansiedade e, sim, o paciente.

Homeopatia pode ajudar no tratamento para ansiedade

Quanto é a consulta de um médico homeopata?

Apesar de não se ter um valor pré-estabelecido, as consultas feitas por médicos homeopatas tem, sim, uma média de preço quanto custa em torno de R$ 400.

Qual é o salário de um médico homeopata?

De acordo com o site especializado em vagas de emprego, Catho, o salário de um médico homeopata gira em torno de R$ 10 mil mensais. Segundo o site Salário, o piso salarial de um médico homeopata fica entre R$ 5,3 mil a R$ 6,4 mil reais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram