Stodal Xarope funciona para tosse seca e tosse alérgica? Para que serve e como tomar

O Stodal xarope é um remédio homeopático que age como um importante auxiliar no tratamento da tosse seca ou tosse com catarro, a chamada tosse produtiva. Seu uso também promove o alívio da irritação da garganta e diminui a viscosidade das secreções facilitando a expectoração.

O Stodal Xarope é produzido pelo Laboratório Boiron, um dos mais renomados laboratórios de homeopatia do mundo. Seus produtos são seguros e reconhecidamente eficazes.

Nesse artigo vamos esclarecer algumas dúvidas a respeito do uso do Stodal Xarope, entre elas: Para que serve Stodal Xarope? Quais os componentes do Stodal Xarope? Stodal é homeopático? Stodal Xarope é bom para crianças? A partir de qual idade pode-se tomar Stodal xarope? Como tomar Stodal Xarope? Stodal Xarope funciona para tosse seca e tosse alérgica?

Para que serve Stodal Xarope?

O Stodal Xarope é indicado como auxiliar no tratamento de casos como tosse seca ou produtiva. O Stodal Xarope reduz a viscosidade das secreções e facilita a expectoração. Promovendo um alivio naquela sensação de irritação da garganta.

Como um medicamento homeopático, o Stodal Xarope é uma alternativa aos remédios convencionais para tosse seca ou produtiva.

Stodal Xarope é bom para crianças? A partir de qual idade pode-se tomar Stodal xarope?

Sim, o Stodal xarope é bom para crianças. A homeopatia atua visando o paciente por inteiro, independentemente da idade, e Stodal Xarope pode ser usado tanto por crianças, quando por adultos e idosos.

Stodal não provoca complicações gástricas e intestinais nem causa sonolência e não há relatos de interação medicamentosa e/ou alimentar. Por isso, pode ser usado por toda a família. É indicado para crianças, inclusive menores de 2 anos. Grávidas, lactantes, idosos e pacientes em politerapia também podem fazer uso de Stodal Xarope. Em todos os casos, é bom o uso com orientação médica.

Stodal Xarope é bom para crianças A partir de qual idade pode-se tomar Stodal xarope

O que pode implicar alguma restrição ao medicamente é uma eventual hipersensibilidade aos componentes da fórmula do Stodal Xarope (veja a lista de componentes abaixo).

Também é importante seguir a posologia. A bula de Stodal Xarope indica que para crianças menores de 5 anos, o indicado é uma dose de 2,5 ml de 2 a 3 vezes ao dia. Quantidade essa que pode ser adequada de acordo com o entendimento do médico homeopata (veja abaixo as recomendações de posologia para diferentes faixas etárias).

+LEIA MAIS: Homeopatia pediátrica: atenção aos pequenos detalhes

Stodal Xarope também não é indicado para quem tem diabetes, uma vez que Stodal Xarope contém 2,1 g de sacarose por dose de 2,5 ml. 

Como tomar Stodal Xarope?

Para como tomar Stodal Xarope é indicado que se utilize o copo de medida, para manter o controle da dose.

No caso de adultos, recomenda-se uma (1) dose de 15 ml, duas (2) a três (3) vezes ao dia, via oral. Já para as crianças acima de 5 anos de idade, é bom uma (1) dose de 5 ml, duas (2) a três (3) vezes ao dia, via oral. Em crianças menores de 5 anos, conforme já citado, uma (1) dose de 2,5 ml, duas (2) a três (3) vezes ao dia, também via oral.

Clique aqui e veja a bula completa de Stodal Xarope.

Stodal Xarope funciona para tosse seca e tosse alérgica?

As indicações terapêuticas deste medicamento foram definidas conforme dados publicados na literatura homeopática, antroposófica ou anti-homotóxica. E, embora não tenha sido submetido a estudos clínicos para comprovação de eficácia, Stodal Xarope tem sido largamente utilizado porque funciona para tosse seca e tosse alérgica. É, por esse motivo, um dos principais medicamentos homeopáticos indicados para esses casos. Além disso, Stodal Xarope também contribui para reduzir daquela sensação de peito cheio.

A ação do Stodal Xarope é rápida e as doses devem ser repetidas até o desaparecimento completo dos sintomas ou conforme orientação do seu médico.

Stodal Xarope funciona para tosse seca e tosse alérgica

Qual a diferença do Stodal, que é homeopático, para os xaropes convencionais? 

O medicamento homeopático é menos agressivo e atua no organismo do indivíduo como um todo e funciona por meio de estímulos sutis e discretos para que o organismo busque o caminho natural de cura e saúde. Ele pode ter origem vegetal, animal, mineral como também sintética.

As substâncias utilizadas na fabricação dos medicamentos homeopáticos, entre eles o Stodal Xarope, são experimentadas em indivíduos sadios e desenvolvem determinados sinais e sintomas que revelam seu potencial medicamentoso. A preparação em doses mínimas dos medicamentos homeopáticos, a partir dessas substâncias, objetiva a ação inversa à provocada na experimentação.

A Homeopatia está baseada na Lei da cura pelo similar, que afirma: “O semelhante pode curar o semelhante”. Assim, as substâncias que provocam estes sintomas da tosse, são utilizadas em doses homeopáticas para auxiliar o tratamento desse distúrbio (leia mais sobre homeopatia abaixo).

O que é homeopatia?

A homeopatia foi desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann, que tinha como principal objetivo encontrar um método de cura seguro, que funciona e que fosse menos doloroso e menos prejudicial do que a própria doença e do que os medicamentos usados à época.

Para Hahnemann, a arte de curar deveria ser rápida, suave e duradoura e sua farmacologia se fundamenta em 3 princípios básicos: a lei do semelhante, as doses infinitesimais e a prescrição individualizada.

+LEIA MAIS: O que é Homeopatia e para que serve? como funciona, princípios e medicamentos

A cura pelo semelhante, já mencionada, é um dos pilares dessa ciência. Ao longo de seus estudos, Hahnemann descobriu que um medicamento que causava sintomas similares aos da malária e outras epidemias, a quinina ou quina, por exemplo, poderia ser utilizada em pacientes doentes para tratamento desses sintomas. Isso porque durante a experimentação, Hahnemann percebeu que os sintomas experimentados com essa droga, eram os mesmos que o doente da malária tinha, ou seja, curaria por semelhança se ela fosse diluída e dinamizada (sucussão) ao ponto de estar presentes na substância líquida (água ou álcool) de forma infinitesimal. É daí que se originam duas das bases da homeopatia: a cura pela semelhança e as doses infinitamente pequenas.

O que é homeopatia

Outro pilar da homeopatia é a individualização do paciente. Não é a doença que é tratada, o foco está na pessoa como um todo, em seu histórico de saúde/doença.

Como é feito um medicamento homeopático?

No preparo dos medicamentos homeopáticos, as substâncias são diluídas e sucussionadas, em um processo chamado dinamização, com a utilização de veículo adequado e agitação rigorosa e ritmada.

Podem ser dispensados ao paciente em diversas formas farmacêuticas, tanto líquidas (gotas, xaropes, doses únicas etc.) como sólidas (glóbulos, tabletes, comprimidos, papéis, pós etc.) com a finalidade de manter o organismo saudável, num momento prévio às doenças, ou no tratamento dessa já estabelecida. Além de atuar na área da saúde humana, pode ser utilizado na saúde animal e vegetal, atuando no reequilíbrio do sistema solo-planta.

A principal função do remédio homeopático é equilibrar o organismo como um todo, mantendo todas suas funções e sensações de forma harmoniosa. Dessa forma, o sistema imunológico fica fortalecido e o indivíduo com maior capacidade de resiliência frente às adversidades enfrentadas.

O tratamento convencional (alopático) geralmente tem efeitos imediatos, mas seus benefícios costumam durar menos ou trazem efeitos colaterais indesejáveis, pois esse tipo de tratamento não fortalece as defesas próprias do organismo. Diferente de como funciona a alopatia, a homeopatia atua sobre o paciente como um todo e tem efeitos significativos para aumentar a imunidade do paciente, dependendo da prescrição médica ao paciente de como tomar.

O remédio homeopático funciona ajudando a manter o sistema imunológico fortalecido e saudável, uma vez que atua diretamente nas forças naturais do organismo, ou seja, prepara o corpo para resistir contra as doenças. Com o uso da alopatia, normalmente os sintomas desaparecem, mas, depois, retornam, porque a causa real do problema não foi levada em conta, então, o estímulo (ruim) permanece e logo a pessoa volta a adoecer.

Como é feito um medicamento homeopático

Quais os componentes de Stodal Xarope?

Feito a partir de doses mínimas de medicamentos homeopáticos, o Stodal Xarope apresenta os seguintes componentes em sua fórmula.

Drosera 3 CH

Auxiliar no tratamento da tosse seca ou produtiva, por promover o alívio da irritação da garganta ou por diminuir a viscosidade das secreções.

Arnica Montana

Ajuda no tratamento do conjunto de sintomas que caracterizam o quadro de determinada doença. Segundo foram revelados experimentos feitos em pessoas sadias, a ação da substância ativa no indivíduo apresenta algumas reações adversas para aquelas que já representam a patogenesia da substância.

Belladonna

É um medicamento homeopático que auxilia no tratamento de processos inflamatórios e outros derivados tanto na pele quanto no organismo.

Cina

Trata-se de um excelente medicamento homeopático, muito utilizado para tratar dores, doenças que possuem sintomas semelhantes do verme e tosse seca regular.

Cuprum

Serve para tratar doenças em qualquer parte do corpo e também tem a capacidade de cuidar de sintomas intestinais e náuseas, asma e paralisias em geral.

Ipeca

Utilizado para auxiliar no tratamento da tosse catarral e bronquite, a Ipeca pode ser encontrada em diversos produtos naturais. Sua função de combater as secreções do sistema respiratório a fazem ser essencial para o Stodal Xarope. Além disso, a ipeca também serve para fins fitoterápicos, estes procurados em sua forma de planta.

Ferrum phosphoricum

Ao contrário da maioria dos componentes do Stodal Xarope, Ferrum phosphoricum é indicado como auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, de enfermidades respiratórias inflamatórias agudas, na predisposição a resfriar-se, na coriza aquosa com obstrução nasal, cefaleia congestiva com febre, prostração durante a gripe e dengue.

Solidago virgaurea 

O Solidago virgaurea dá forças formativas e contribui tanto para estruturação quanto harmonização do metabolismo e regeneração de lesões nos órgãos e tecidos.

Onde comprar Stodal Xarope?

Você pode encontrar Stodal Xarope na farmácia da Homeopatia Brasil.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram