Homeopatia para refluxo: como funciona?

Quem tem refluxo sabe bem o quanto essa doença castiga o organismo. Dor, ânsia de vômito, queimação na garganta, peito e estômago, azia, arrotos, mau hálito, tosse, indigestão, regurgitação, irritação, dificuldade para dormir, são alguns dos sintomas mais comuns provocados pelo refluxo. Para piorar, alguns dos medicamentos convencionais usados no tratamento provocam, também, muitos efeitos colaterais. É por esse motivo que a homeopatia surge como ótima opção de tratamento. Nesse artigo, vamos ver como funciona a homeopatia para refluxo e entender que ela age de forma suave no organismo.

Além de eliminar os sintomas tão incômodos, o tratamento também é importante porque, se não tratado, o refluxo pode se agravar causando inflamação na parada do esôfago, chamada esofagite.

Nesse artigo você também vai ver quais os benefícios da homeopatia para refluxo, qual a importância e por que devo usar homeopatia para refluxo, quais os sinais de que devo começar um tratamento de homeopatia para refluxo, o que devo saber sobre os principais remédios da homeopatia para refluxo, quais cuidados adicionais devo ter para amenizar o problema de refluxo, quais os tipos e onde encontrar o tratamento de homeopatia para refluxo e vai descobrir se, de fato, a homeopatia para refluxo funciona e como pode ajudar.

Homeopatia para refluxo: entenda, primeiro, o que é refluxo

O refluxo se caracteriza pelo retorno do conteúdo do estômago (onde o alimento é digerido) para o esôfago, que é um tubo que conduz o alimento da garganta até estômago. Mais especificamente, o ácido estomacal faz o caminho de volta pela garganta, podendo chegar até a boca. Ou seja, o refluxo é causado pelo retorno involuntário e repetitivo do conteúdo gástrico, que é quando os sucos do estômago sobem para o esôfago.

O refluxo, ou refluxo gastroesofágico, acontece geralmente por causa de alterações anatômicas ou no funcionamento do esfíncter que está presente entre o esôfago e o estômago, cuja função é permitir a entrada do alimento no estômago e impedir o seu retorno. Esse esfíncter funciona como uma válvula que impede a entrada do suco gástrico no esôfago, mas, quando a pessoa está com refluxo, essa válvula não funciona. 

Com isso, o suco responsável pela digestão de proteínas no estômago, que é bastante ácido e irritante retorna para o esôfago, o qual não tem mucosa preparada para lidar com o conteúdo ácido provocando a azia, ardência, dor torácica intensa, tosse entre outros sintomas já mencionados.

Quais os benefícios da homeopatia para refluxo?

O tratamento homeopático é indicado para qualquer pessoa e apresenta melhora em qualquer quadro de doença. Mas quais os benefícios da homeopatia para refluxo?  A homeopatia para refluxo é uma terapia menos agressiva ao organismo, pois não cria dependência e trata o indivíduo como um todo, ajudando o organismo a encontrar o caminho para a cura.

A homeopatia para refluxo ajuda a manter o ph do estômago equilibrado, além de evitar outros problemas no sistema digestivo. Ao usar homeopatia para refluxo, o paciente também evita inflamações no estômago, que poderia se agravar e se tornar um caso mais grave.  

Então, para ficar claro, vamos elencar em tópicos quais os benefícios da homeopatia para refluxo:

  • Homeopatia para refluxo é um tratamento menos agressivo ao organismo;
  • Homeopatia para refluxo tem ação mais segura e suave no combate ao problema;
  • Homeopatia para refluxo trata o paciente como um todo;
  • Homeopatia para refluxo ajuda o organismo a se equilibrar;
  • Homeopatia para refluxo fortalece a Energia Vital e auxilia o organismo a encontrar o caminho da cura;
  • Homeopatia para refluxo atua de forma preventiva a despeito de outras doenças;
  • Homeopatia para refluxo não gera o risco de dependência ao medicamento.

Qual a importância e por que devo usar homeopatia para refluxo?

O uso de homeopatia para refluxo é um potente auxiliar para tratar o problema e também fortalecer o sistema imunológico do paciente, que estará melhor preparado para enfrentar outras eventuais doenças.

Qual a importância e por que devo usar homeopatia para refluxo? A homeopatia para refluxo aparece como opção importante de tratamento, uma vez que sua atuação é menos agressiva, respeitando o processo natural do corpo. A homeopatia para refluxo não provoca reações bruscas que podem comprometer seu sistema digestivo a longo prazo em um repetitivo período de uso.

O uso da homeopatia para refluxo também é positivo uma vez que o medicamento atua no tratamento do paciente como um todo e não apenas nos sintomas que a doença apresenta. Ao fortalecer o sistema imunológico, a homeopatia para refluxo reequilibra o organismo que encontra o caminho da cura.

Esse tipo de ação da homeopatia para refluxo ajuda a eliminar aquela situação em que o problema é momentaneamente resolvido, mas volta no decorrer do tempo. Com isso, a homeopatia para refluxo ajuda a zerar o risco de sequelas e de as doenças se tornarem crônicas.

LEIA MAIS: O que é calêndula, como usar e quais seus benefícios?

Quais os sinais de que devo começar um tratamento de homeopatia para refluxo?

Uma pergunta bastante comum quando o assunto é refluxo é “quais os sinais de que devo começar um tratamento de homeopatia para refluxo?”. Assim como qualquer doença, quanto mais precocemente for tratada, mais chances de se alcançar um melhor resultado.

No caso de refluxo, é importante observar a presença dos sintomas já mencionados como, por exemplo: dor, ânsia de vômito, queimação na garganta, peito e estômago, azia, arrotos, mau hálito, tosse, indigestão, irritação e, o mais comum deles, a regurgitação.

Mas existem outros sinais de que é necessário iniciar um tratamento. Tosse seca frequente após comer, indigestão, dificuldade para engolir os alimentos; laringite; crises de asma ou infecções de vias aéreas superiores de repetição estão na lista

O refluxo também pode acometer bebês. O site Tua Saúde traz um artigo assinado pela Dra. Clarisse Bezerra, que esclarece sobre o tema. Reproduzimos um trecho abaixo:

“O refluxo em bebês também provoca retorno do conteúdo dos alimentos do estômago em direção à boca, por isso, alguns dos sinais e sintomas que podem indicar esta situação são vômitos constantes, sono agitado, dificuldade para mamar e ganhar peso e rouquidão devido à inflamação da laringe. Além disso, o bebê pode desenvolver otites de repetição devido a inflamações frequentes das vias aéreas ou até pneumonia aspirativa, devido à entrada de alimentos nos pulmões.”

Confira o artigo na íntegra clicando aqui.  

Claro que é sempre importante lembrar que mesmo diante de sintomas claros como esses, a pessoa deve procurar orientação médica antes de começar qualquer tratamento.

A homeopatia para refluxo funciona? Como pode ajudar?

A homeopatia para refluxo não só funciona como é indicada em diversos casos. Vamos ver como pode ajudar fazer uso da homeopatia para refluxo.

A homeopatia para refluxo atua reduzindo o acúmulo de ácido, reequilibrando o pH, restaurando o sistema digestivo e fortalecendo a válvula que separa o estômago do esôfago

O refluxo pode surgir também devido a problemas emocionais e, nesses casos, a homeopatia para refluxo tem atuação importante no processo de cura.

Homeopatia para refluxo: Quais cuidados adicionais devo ter?

No tratamento usando homeopatia para refluxo também é recomendável algumas medidas simples que vão ajudar a eliminar mais rapidamente o desconforto causado pelo refluxo. Veja abaixo quais cuidados adicionais devo ter, para amenizar o problema de refluxo:

  1. Evitar tomar líquidos durante as refeições
  2. Evitar deitar-se nos primeiros 30 minutos após as refeições
  3. Mastigar e comer devagar
  4. Usar roupas largas que não apertem na cintura
  5. Fazer refeições em pequenas quantidades, especialmente ao jantar
  6. Comer pelo menos 2 horas antes de dormir

Em artigo do site Tua Saúde, você encontra mais dicas caseiras de como ajudar no tratamento de refluxo. Veja o artigo completo aqui.

O que devo saber sobre os principais remédios da homeopatia para refluxo?

“O que devo saber sobre os principais remédios da homeopatia para refluxo” é outra pergunta que aparece com bastante frequência, em especial nas buscas do Google.

Hoje, a homeopatia engloba mais de 3 mil “medicamentos” que podem ser extraídos de fonte vegetal, mineral, animal e produtos químicos. Os remédios homeopáticos podem ser encontrados na forma de gotas, formulações magistrais, glóbulos, tabletes, comprimidos, pós e supositórios. Por esse motivo, é muito importante que você procure sempre um especialista que vai indicar qual o melhor tratamento para o seu caso.

A homeopatia trata a pessoa de forma individualizada, levando em conta seus histórico de saúde-doença, além de vários outros aspectos comportamentais e emocionais. Sendo assim, consultar um especialista é o mais indicado para você saber tudo que precisa sobre o medicamento a ser utilizado.

Quais os tipos e onde encontrar o tratamento de homeopatia para refluxo?

O grau da inflamação causada no esôfago pelo refluxo depende da acidez do conteúdo do estômago e da quantidade de ácido que entra em contato com a mucosa do esôfago. Por esse motivo, é importante consultar um especialista que vai ter condições de avaliar seu caso especificamente e indicar o melhor tratamento.

A medicina homeopática é o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo, sendo usada por cerca de 500 milhões de pessoas. No Brasil, a homeopatia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), portanto, em hospitais públicos é lugar onde encontrar o tratamento de homeopatia para refluxo, além, é claro, de clínicas e farmácias especializadas. Para saber mais sobre tratamento homeopático, leia aqui.

No tocante aos medicamentos que podem ser utilizados no tratamento de homeopatia para refluxo, na Homeopatia Brasil você encontra produtos elaborados com segurança, transparência e processos de qualidade, que vão desde a compra dos insumos – feita em laboratórios renomados e reconhecidos – até a adoção de métodos e sistemas de armazenamento e estocagem para a produção de medicamentos eficazes.

Para saber mais sobre refluxo, leia essa matéria da Gazeta do Povo: Refluxo – sintomas e tratamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram